O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Ótima lista feita pelo usuário do Facebook: Wyl Ares.

★WATERMELON
●Pier Solar [2010]

★SUPER FIGHTER TEAM
●Beggar Prince [2006]
●Legend of Wukong [2008]
●Star Odyssei [2011]
●Cascade [2015]
●Magic Girl [2015]
●Vixen 357 [2019]

★PIKO INTERACTIVE
●Water Margin [2015]
●Duke Nukem 3D [2015]
●Gadget Twins [2016]*
●Wisdom Tree Collection [2017]
●Generals of the Yang Family [2017]
●Smart Mouse [2017]
●Sumo Slam [2017]
●3D Noah's Ark [2018]
●Custodian [2018]*
●Brave Battle Saga: The Legend of the Magic Warrior [2018] *
●Thunderbolt II [2019]
●Canon - The Legends of the New Gods
[2019]
●Switchblade [2019] *

★MEGA CAT STUDIOS
●Coffee Crisis [2017]
●Mega Marble World [2018]
●Little Medusa [2018]
●Tanzer [2019]

★OrionSoft
●Escape 2042: The Truth Defenders [2016]

★STUDIO VETEA
●Bomb on Basic City
●Bomb on Basic City Special Edition
●Papi Commando
●Papi Commando Remix

★PIXELHEART
●FX Unit Yuki - The Henshin Engine
●Magic Pockets

★1985 ALTERNATIVO
●Oh Mummy Genesis [2012]
●Uwol - Quest for Money [2013]
●SupraKillminds [2014]
●Tro-Now
●Mega Cheril Perils
●Mega Mindtris

★PLAY ON RETRO
●L' Abbaye des Morts
●Miniplanets
●Zooming Secretary - GOING PANIC! [2018]

★BIG EVIL CORP.
●Tanglewood [2018] *

★SECOND DIMENSION
●Kromasphere [2019]

★BITMAP BUREAU
●Xeno Crisis [2019]

★RETROSOULS
●Old Towers [2019]
●Misplaced [2019]

★Oook!Lab
●Griel's Quest For Holy Porron

★Outros
●Rick Dangerous
●Rick Dangerous II


★Licenciados
●Darius [2019]
●Tetris [2019]

★Lançamentos extra-oficiais:
●Ultracore [2019]
●Gleylancer [2019] (relançamento)
●16Bit Rhythm Land [2019]

☆Em desenvolvimento
●The Curse of Illmore Bay
●Phantom Gear
●Lethal Wedding
●Demons of Asteborg
●FoxLand



@edineilopes Esse e o MK Remaster, o autor do projeto e o mesmo do Journey tô Oblivion



 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.747
Pontos
1.299
Olha isso :kwow
1.gif

https://www.patreon.com/PSCDgames
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.345
Pontos
704
Acabei descobrindo esse jogo hoje. Achei muito bom. Um dos poucos jogos da geração a contar com um modo cooperativo com personagem controlado pela máquina, pelo que me lembro.

 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854


Lucaass

Bam-bam-bam
Mensagens
61
Reações
150
Pontos
203
O fórum continua rendendo, graças a Deus. Haha
Eu tive apenas alguns comentários aqui anos atrás mas nunca mais entrei, me recordei agora daqui.

Uma dúvida técnica que eu não consegui achar muito a respeito. Qual seria o motivo técnico pelo qual o VDP "não conseguir" soltar mais do que 64 cores? Eu conheço bastante do hardware do Mega Drive porém nunca consegui encontrar algo esclarecedor em relação a isso.

Além disso, a maioria dos jogos dele parece que sempre ficam na faixa das 30 cores, sendo que se olhar um pouco mais, os jogos que utilizam próximo das 64 cores não há uma diferença muito grande aos comparativos de Snes.

Um jogo que eu sempre me questiono é o Rendering Ranger do Snes rodar tão bem daquele jeito. O desenvolvedor fala que são "tricks" e ótima programação que fez o console rodar bem daquele jeito, mas não comentou de fato o que foi feito, seria interessante saber.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
O fórum continua rendendo, graças a Deus. Haha
Eu tive apenas alguns comentários aqui anos atrás mas nunca mais entrei, me recordei agora daqui.

Uma dúvida técnica que eu não consegui achar muito a respeito. Qual seria o motivo técnico pelo qual o VDP "não conseguir" soltar mais do que 64 cores? Eu conheço bastante do hardware do Mega Drive porém nunca consegui encontrar algo esclarecedor em relação a isso.

Além disso, a maioria dos jogos dele parece que sempre ficam na faixa das 30 cores, sendo que se olhar um pouco mais, os jogos que utilizam próximo das 64 cores não há uma diferença muito grande aos comparativos de Snes.

Um jogo que eu sempre me questiono é o Rendering Ranger do Snes rodar tão bem daquele jeito. O desenvolvedor fala que são "tricks" e ótima programação que fez o console rodar bem daquele jeito, mas não comentou de fato o que foi feito, seria interessante saber.
Vou comentar sobre profundidade de cor, que ajuda a compreender porque uma imagem pode ficar limitada. Sobre o funcionamento do hardware em si, não tenho conhecimento.

Para representar uma cor em um pixel, é necessário um conjunto de informações. 1 bit por pixel (0 ou 1) permite 2 opções, preto ou branco. Se fossem 4 bits por pixel, teríamos 16 cores. Quanto mais bits para cada pixel, mais informações, mais cores possíveis. Se chegarmos a 24 bits de cor, atingiremos o chamado "Truecolor", com as mais de 16 milhões de cores.

Se Mega trabalha com 4 paletas de cor de 16 cores, provavelmente é porque internamente seu sistema operacional trabalha com profundidade de cor condizente com essa limitação. Uma paleta de 512 cores contemplaria 9-bit RGB.

Muitos games não chegam perto das 64 cores porque ele não tem 64 cores, mas 4 paletas de 16. Então pode acontecer de você precisar de "vermelho" nas 3 paletas. Isso faz as cores disponíveis caírem, por ter perdido "2 espaços" com cor "repetida".
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.747
Pontos
1.299
Esse jogo não o Odallus da Joymasher?

Sim, imagine essa belezinha sendo feita a 4 mãos com todo carinho para o Meguinha vai ser puro win!

Mudando de assunto, lembram páginas atrás quando discutíamos sobre a viabilidade do Mega gerar voxels em tempo real na techdemo Resistence? Pois é parece que esse game em estágio bem inicial responde a questão , o resultado apesar de não ser fullscreen é muito muito impressionante!


https://www.sega-16.com/forum/showthread.php?34941-New-Genesis-game-VergeWorld-Icarus
Pra variar, sem hardware adicional :ksafado
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Sim, imagine essa belezinha sendo feita a 4 mãos com todo carinho para o Meguinha vai ser puro win!

Mudando de assunto, lembram páginas atrás quando discutíamos sobre a viabilidade do Mega gerar voxels em tempo real na techdemo Resistence? Pois é parece que esse game em estágio bem inicial responde a questão , o resultado apesar de não ser fullscreen é muito muito impressionante!


https://www.sega-16.com/forum/showthread.php?34941-New-Genesis-game-VergeWorld-Icarus
Pra variar, sem hardware adicional :ksafado

Lembra um pouco aquela demo do comanche do snes.



Que usaria o sfx2 para dar conta do recado. Mega Drive é muito bruto mesmo.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sim, imagine essa belezinha sendo feita a 4 mãos com todo carinho para o Meguinha vai ser puro win!

Mudando de assunto, lembram páginas atrás quando discutíamos sobre a viabilidade do Mega gerar voxels em tempo real na techdemo Resistence? Pois é parece que esse game em estágio bem inicial responde a questão , o resultado apesar de não ser fullscreen é muito muito impressionante!


https://www.sega-16.com/forum/showthread.php?34941-New-Genesis-game-VergeWorld-Icarus
Pra variar, sem hardware adicional :ksafado
Tecnologia é algo fascinante.
Muito legal ver uma máquina fazendo coisas talvez nem imaginadas pelos engenheiros que as criaram.
Lembra um pouco aquela demo do comanche do snes.



Que usaria o sfx2 para dar conta do recado. Mega Drive é muito bruto mesmo.

Deram uma bela migué colocando o jogo dentro do visor. Deve estar rodando quase metade da tela. De todo modo, estava ficando algo nunca visto na geração, merecia ser finalizado.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.429
Reações
7.540
Pontos
453
Me desculpem se isso já foi postado antes, mas estou totalmente boba com as técnicas utilizadas nessa parte de The Lost World: Jurassic Park:

giphy.gif




(A perseguição começa as 1:03 do vídeo)

Rapaz, como?!?! :keehk:keehk:keehk O jogo é bem impressionante num geral, mas essa sessão simplesmente explodiu a minha cabeça de todas as maneiras possíveis. O fato desse game ter sido lançado muito tarde na vida do console (1997) me faz pensar se o meguinha conseguiria realizar truques ainda mais sinistros se a quarta geração de videogames tivesse sido prolongada por mais alguns anos.

No mais...

giphy.gif

São coisas assim que me fazem desejar ter um Mega Drive quando era criança. Enquanto sou eternamente grata ao SNES que os meus pais me deram e games que joguei (até hoje, Donkey Kong Country é o meu platformer 2D favorito, Earthbound me introduziu a minha série de JRPGs predileta, etc.), não resistiria aos charmes do console se visse todos esses efeitos especiais na minha infância. Meus amigos e primos possuíam videogames SEGA, mas não lembro de ter visto jogos desse calibre quando os visitava. :klol

Se pudesse, teria os dois, mas videogames também eram bem caros naquele tempo. Para ganhar jogos ou um aparelho de aniversário, precisava implorar (e perturbar) muito os coitados dos meus país, principalmente a minha mãe que não gostava - e ainda não gosta, mas joga comigo de vez em quando:kmario - de videogames.:kforever
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
giphy.gif


Rapaz, como?!?! :keehk:keehk:keehk
Lembro de ter sido postado a muito tempo e dei uma analisada no que fizeram.
O fundo, a grade e o chão fazem parte da mesma camada animada.
O carro com o cara atirando por fora faz parte da outra camada, se utilizando de column scrolling para se distorcer pros lados, parecendo rotação (bastante usado no Mega Drive).
Já o dinossauro e a luz são sprites. A luz é especialmente interessante, já que usa highlight pra deixar o fundo mais claro.
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.423
Reações
6.700
Pontos
1.449
Sempre que estou triste venho nesse tópico pra dar uma melhorada no humor.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.429
Reações
7.540
Pontos
453
Lembro de ter sido postado a muito tempo e dei uma analisada no que fizeram.
O fundo, a grade e o chão fazem parte da mesma camada animada.
O carro com o cara atirando por fora faz parte da outra camada, se utilizando de column scrolling para se distorcer pros lados, parecendo rotação (bastante usado no Mega Drive).
Já o dinossauro e a luz são sprites. A luz é especialmente interessante, já que usa highlight pra deixar o fundo mais claro.
Obrigada! Antes dessa explicação, pensava que essa parte utilizava algum tipo de truque com FMV. :klol

O fato do dinossauro ser feito apenas de sprites é o que mais me surpreende! Em termos de uso de cor e técnicas de animação, acho que nunca vi um personagem pré-renderizado tão bem feito quanto esse em outros games semelhantes do console.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.881
Reações
16.614
Pontos
803
Me desculpem se isso já foi postado antes, mas estou totalmente boba com as técnicas utilizadas nessa parte de The Lost World: Jurassic Park:

giphy.gif




(A perseguição começa as 1:03 do vídeo)

Rapaz, como?!?! :keehk:keehk:keehk O jogo é bem impressionante num geral, mas essa sessão simplesmente explodiu a minha cabeça de todas as maneiras possíveis. O fato desse game ter sido lançado muito tarde na vida do console (1997) me faz pensar se o meguinha conseguiria realizar truques ainda mais sinistros se a quarta geração de videogames tivesse sido prolongada por mais alguns anos.

No mais...

giphy.gif

São coisas assim que me fazem desejar ter um Mega Drive quando era criança. Enquanto sou eternamente grata ao SNES que os meus pais me deram e games que joguei (até hoje, Donkey Kong Country é o meu platformer 2D favorito, Earthbound me introduziu a minha série de JRPGs predileta, etc.), não resistiria aos charmes do console se visse todos esses efeitos especiais na minha infância. Meus amigos e primos possuíam videogames SEGA, mas não lembro de ter visto jogos desse calibre quando os visitava. :klol

Se pudesse, teria os dois, mas videogames também eram bem caros naquele tempo. Para ganhar jogos ou um aparelho de aniversário, precisava implorar (e perturbar) muito os coitados dos meus país, principalmente a minha mãe que não gostava - e ainda não gosta, mas joga comigo de vez em quando:kmario - de videogames.:kforever

Realmente impressionante. Não conhecia esse jogo e não sei se é esse que muita gente diz que é muito bom. Só por essa parte me convenceu a jogar.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.080
Pontos
453
Quais as ferramentas que vcs usam pra "hackear" as roms ???
Sou programador, tenho maior curiosidade nessa parada...

Eu não sou hacker, não entendo quase nada de computação mas estou pegando o "jeito" em algumas coisas, duas das ferramentas mais básicas e mais simples que todo programador inicialmente usa é um "hex editor" e "Tile Layer Pro", isso é só o começo, pra coisas mais complexas é preciso programas mais poderosos e complexos ou então específicos para determinada tarefa ou então determinado jogo, fóruns ou sites dedicados ao romhacking (esmagadoramente gringos) são o melhor caminho... ...
 
Topo Fundo