O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Esse vídeo foi um soco na cara sobre a triste realidade retrogamer no Brasil

Andore_br

Bam-bam-bam
Mensagens
264
Reações
241
Pontos
468
me admiro como as pessoas ainda discutem isso; Acredito que quem se revolta com esse tipo de video sempre tem a intenção de fazer o mesmo, comprar barato e vender caro ou... fez vendeu boa parte da coleção a um preço de banana a alguns anos a trás e hoje vê que os mesmo itens estão valendo muito mais... Parei com colecionismo a muito tempo, pois jogo parado pra mim é perca de tempo, hoje se quero jogar algo antigo vou la e emulo da melhor forma possível e já era, a um custo bem menor e as vezes até mais divertido q no console original.
 

Andore_br

Bam-bam-bam
Mensagens
264
Reações
241
Pontos
468
Se eu tivesse um PC nos anos 90 e soubesse emular jogos nele, nunca mais eu iria comprar jogos naquele tempo. Hoje temos em mãos o que sonhavamos a uns 20 anos trás e não valorizamos isso, alguns querem "regredir" (ou investir) e pagar 200 golpes em 1 único cartucho. Acho isso um completo atraso de vida... sério.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Nem vi o vídeo, mas é justo o cara reclamar ué. Pessoal aqui fica naturalizando uma realidade que é ruím, de fato. Em 2011 eu comprei Conker's por 80 reais, com frete, ou seja, saiu uns 60 na época. Mesmo se ajustar com a inflação, não deve dar os 400 reais pedidos hoje.

Independente da "oferta e demanda" que todo mundo usa pra passar pano pros preços inflacionados, é justo ficar indignado sim.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Entendo o desabafo, mas realmente o vendedor pode cobrar o preço que quiser, pois não é um bem de consumo essencial. É revoltante? Sim, claro! Mas o vendedor está no seu direito, mesmo sendo insensato.

Por sorte, há formas de combater isso. Primeiro, é não comprando. Se as pessoas pararem de comprar, os preços vão se reajustando. É certo que "uma andorinha só não faz verão", mas é necessário que alguém dê o primeiro passo e vá conscientizando os outros. Com o tempo, poderá haver a melhora da situação.

Todavia, pra mim, a melhor forma é a velha (e cada vez aprimorada) emulação. Os consoles antigos estão fadados a perecerem por desgaste, haja vista serem compostos de peças foras de linha cuja disponibilidade vai se tornando mais escassa. A emulação preserva o software e o permite ser executado com precisão em outro hardware, mais moderno e com maior facilidade de reparo ou reposição, em caso de falha. Novos acessórios, como controles USB inspirados em outros antigos, ajudam a imprimir mais autenticidade à experiência. Basta o usuário não ter preconceito.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.372
Pontos
1.409
Nem vi o vídeo, mas é justo o cara reclamar ué. Pessoal aqui fica naturalizando uma realidade que é ruím, de fato. Em 2011 eu comprei Conker's por 80 reais, com frete, ou seja, saiu uns 60 na época. Mesmo se ajustar com a inflação, não deve dar os 400 reais pedidos hoje.

Independente da "oferta e demanda" que todo mundo usa pra passar pano pros preços inflacionados, é justo ficar indignado sim.

é justo, mas o vídeo é ruim. me irrita mais sensacionalismo em cima de coisas justas, inclusive.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.880
Reações
50.996
Pontos
1.003
Independente da "oferta e demanda" que todo mundo usa pra passar pano pros preços inflacionados, é justo ficar indignado sim.
Eu só consigo entender se a pessoa for vendedora também, porque se não eu não consigo entender como alguém comemora estar inserida num mercado altamente inflacionado como um consumidor, como a pessoa que é mais prejudicada no negocio
 


ChaosRaptor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.997
Reações
13.376
Pontos
453
paguei 100 e picas no Wing Commander IV na caixa em PTBR

Tem maluco no emrcado livre que vende o Quake 1 na caixa original pelo preço de um jogo novinho.
Ate hoje eu procuro o Ultimate Doom Collection que vendia nas americanas nos meados da decada passada.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.622
Reações
33.123
Pontos
1.048
Que se foda as lojas retrogamers no Brasil,eu comprei os três jogos da série Tekken PlayStation one por 69 reais cada num pacote ,vai demorar um mês para chegar e mesmo taxado saiu metade do que o povo cobraria num metal gear solid por 277, o preço que paguei nos meus 3 jogos no ebay,sou jogador esperto e não otário.
Comprei minha coleção de Resident Evil de PSX assim. Três jogos pelo preço de um cobrado aqui. Paga caro quem quer.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Problema que está inflacionado no mundo inteiro. Acabei de voltar dos EUA e fui em uma cybertron, jogos caríssimos!!! Muito caros mesmo.
Jogo de Mega na caixa a 60 doláres... por mais inteiro que esteja, não vale isso.
Super nintendo a 50 dolares... Mega Drive a 50 dolares... Voltei só com meu sega genesis mini e meu controle de 6 botoes da retrobit q comprei na gamestop feliz e contente... e vai ser assim, paciência.
Por incrível que pareça, no Brasil ainda é mais barato. Comprei um SNES mini outro dia por 30 reais...
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.882
Reações
16.616
Pontos
803
Problema que está inflacionado no mundo inteiro. Acabei de voltar dos EUA e fui em uma cybertron, jogos caríssimos!!! Muito caros mesmo.
Jogo de Mega na caixa a 60 doláres... por mais inteiro que esteja, não vale isso.
Super nintendo a 50 dolares... Mega Drive a 50 dolares... Voltei só com meu sega genesis mini e meu controle de 6 botoes da retrobit q comprei na gamestop feliz e contente... e vai ser assim, paciência.
Por incrível que pareça, no Brasil ainda é mais barato. Comprei um SNES mini outro dia por 30 reais...
30 pratas um snes mini ? o.O
 

zeppelinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
543
Reações
730
Pontos
789
Posso comprar o produto por 10 centavos... e se o mercado paga 1k+ nesse produto eu dificilmente venderei por menos.

Fico imaginando se fosse o contrario, e encontrassem um cartucho raro sendo vendido por 15 pila por um comerciante desavisado.
Vocês pagariam a mais que o pedido porque querem pagar o preço justo ne.

No japão é barato assim por ser considerado junkie como mencionado no video.

Na visão do OP quanto um pescador deveria vender seu peixe? Ja que supostamente veio de "graça"?
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.658
Pontos
1.689
Cara acho isso bem melhor que certificação.
Agora tem uma galera querendo ganhar milhares de reais com certificação, só inflacionando o mercado
Certificação é um soco no estomago.
Não acredito q a pessoa põe o jogo numa caixa de acrílico e quer vender por um preço absurdo depois.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
O cara está indignado, ok eu entendo.
Mas o próprio mercado regula isso. Vamos supor que eu também seja um indignado como ele, porque ele não aproveita essa revolta, se profissionalize em trazer esse jogos pra cá e venda mais baratos que os "malfeitores".
Se ele fazer isso e trazer jogos a preços competitivos, é questão de tempo pra ele foder com quem cobra caro.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Nós hoje temos a possibilidade de jogar 6 ou 7 gerações de videogames facilmente e DE GRAÇA através da emulação.

Mas por preciosismo (estado de espírito, caráter de pessoa, cujas maneiras, linguagem, sentimentos estão impregnados de delicadeza e refinamento artificiais) queremos jogar esses jogos em nossos consoles originais, numa vã tentativa de nos conectarmos ao nosso eu passado.

Bom, isso tem um preço. E graças a alguns (muitos) otários, está inflacionado.

Paga quem quer e/ou pode. :kjoinha
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Se eu tivesse um PC nos anos 90 e soubesse emular jogos nele, nunca mais eu iria comprar jogos naquele tempo. Hoje temos em mãos o que sonhavamos a uns 20 anos trás e não valorizamos isso, alguns querem "regredir" (ou investir) e pagar 200 golpes em 1 único cartucho. Acho isso um completo atraso de vida... sério.

Também acho.
O cara pode muito bem comprar um Console modificado com leitor de cartão de memória ou com um Raspberry Pi dentro e viver na excelência. E pode usar o espaço que seria dedicado aos cartuchos e mídias para colocar livros, jogos de tabuleiro, action figurines ou qualquer outra coisa que ele goste.

Mas enfim, quanto mais caras como esse existirem, melhor para os vendedores e empresários.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.401
Reações
44.200
Pontos
1.339
Nós hoje temos a possibilidade de jogar 6 ou 7 gerações de videogames facilmente e DE GRAÇA através da emulação.

Mas por preciosismo (estado de espírito, caráter de pessoa, cujas maneiras, linguagem, sentimentos estão impregnados de delicadeza e refinamento artificiais) queremos jogar esses jogos em nossos consoles originais, numa vã tentativa de nos conectarmos ao nosso eu passado.

Bom, isso tem um preço. E graças a alguns (muitos) otários, está inflacionado.

Paga quem quer e/ou pode. :kjoinha
E ainda com conquistas, jogatina online e hacks que melhoram o jogo.
Tentei colecionar mas não durou um ano! hahah vendi tudo
 

Gameboy player

Veterano
Mensagens
677
Reações
948
Pontos
128
Entendo o desabafo, mas realmente o vendedor pode cobrar o preço que quiser, pois não é um bem de consumo essencial. É revoltante? Sim, claro! Mas o vendedor está no seu direito, mesmo sendo insensato.

Por sorte, há formas de combater isso. Primeiro, é não comprando. Se as pessoas pararem de comprar, os preços vão se reajustando. É certo que "uma andorinha só não faz verão", mas é necessário que alguém dê o primeiro passo e vá conscientizando os outros. Com o tempo, poderá haver a melhora da situação.

Todavia, pra mim, a melhor forma é a velha (e cada vez aprimorada) emulação. Os consoles antigos estão fadados a perecerem por desgaste, haja vista serem compostos de peças foras de linha cuja disponibilidade vai se tornando mais escassa. A emulação preserva o software e o permite ser executado com precisão em outro hardware, mais moderno e com maior facilidade de reparo ou reposição, em caso de falha. Novos acessórios, como controles USB inspirados em outros antigos, ajudam a imprimir mais autenticidade à experiência. Basta o usuário não ter preconceito.
Sim,mas sempre vai ter os amantes de jogos lacrados que pagam os olhos da cara pra ter tal jogo raro,e olha que eles tem preconceito danado contra fitas de vários jogos, everdrive e emuladores.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Sim,mas sempre vai ter os amantes de jogos lacrados que pagam os olhos da cara pra ter tal jogo raro,e olha que eles tem preconceito danado contra fitas de vários jogos, everdrive e emuladores.
Bom... Aí é a carteira deles que sofre, não a nossa. Te garanto que com um PC ou Raspberry Pi, você consegue ter mais jogos que eles, além de mais praticidade e eficiência, sem participar desse roubo que os vendedores impõem.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
Hoje em dia qualquer um vai buscar até no Paquistão o que quiser. Só que dá trabalho, e tem os seus riscos

Se você quer moleza, pague o preço. Existe uma "triste realidade retrogamer no Brasil" porque as pessoas pagam por isso. O verdadeiro culpado é o comprador, e não o vendedor. Se você pode vender por algo por 200 e não por 20....tu venderia por 20? Não faz sentido nenhum.

Caso ninguém pagasse pelos 200, aí sim, teríamos um preço menos inflacionado.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
A partir do momento em que o consumidor por no cabeção dele que ele é quem regula os preços, as coisas vão mudar.
Tá caro? não compre! Façamos isso durante um ano pra você ver se o negócio na melhora.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Tudo tem limite, menos a ganância de muitos BRs, dentro e fora do meio.
Capitalismo NÃO É ISSO. Isso é extorsão, ou capitalização do sanguessuguismo.

O Brasil é o paraíso da capitalização do dinheiro público, logo isso não é sinônimo de Capitalismo.
Lá fora tá cheio de arrombado ganacioso também, mas ainda há MUUUUUITAS opções pra gringo.
ISSO É CAPITALISMO. Não uma ou duas opções mequetrefes nacionais, como Mercado Livre ou grupilho de rede social.


Há grupos com extorsores, mas há bons vendedores dentro desses grupos, vendendo seus games com preços realistas.
Talvez o pessoal esteja desinformado do cenário, tendo caído no shalalá de raridade de Mercado Livre.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.095
Pontos
1.054
Tudo tem limite, menos a ganância de muitos BRs, dentro e fora do meio.
Capitalismo NÃO É ISSO. Isso é extorsão, ou capitalização do sanguessuguismo.

O Brasil é o paraíso da capitalização do dinheiro público, logo isso não é sinônimo de Capitalismo.
Lá fora tá cheio de arrombado ganacioso também, mas ainda há MUUUUUITAS opções pra gringo.
ISSO É CAPITALISMO. Não uma ou duas opções mequetrefes nacionais, como Mercado Livre ou grupilho de rede social.


Há grupos com extorsores, mas há bons vendedores dentro desses grupos, vendendo seus games com preços realistas.
Talvez o pessoal esteja desinformado do cenário, tendo caído no shalalá de raridade de Mercado Livre.

Lembro que alguém comprava jogos a preço de banana no fórum nesarchive e depois vendia os jogos pelo preço de um rim(não é atoa que o foro é mais fechado hoje em dia, graças a essa putaria). A mesma coisa acontece nos OLX e grupos de facebook da vida, um cara vem com aquele papinho de "compro seu console ou jogo antigo que guardarei com carinho e tals, aceito doações também", dai o pessoal vende barato ou doa pra esse cara que depois vende custando ouro no OLX e ML as vezes dizendo que é raro ou algo do tipo.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Lembro que alguém comprava jogos a preço de banana no fórum nesarchive e depois vendia os jogos pelo preço de um rim(não é atoa que o foro é mais fechado hoje em dia, graças a essa putaria). A mesma coisa acontece nos OLX e grupos de facebook da vida, um cara vem com aquele papinho de "compro seu console ou jogo antigo que guardarei com carinho e tals, aceito doações também", dai o pessoal vende barato ou doa pra esse cara que depois vende custando ouro no OLX e ML as vezes dizendo que é raro ou algo do tipo.

OLX, ML e muitos exemplos de grupos de facebook e WhatsApp são realmente o antro da extorsão e de ladino usurpador.
Mas me recordo que os CIB de SNES que adquiri com preço ok justamente desses grupos.
Também me recordo de ter comprado games de PS3 com ótimos preços aqui na OS, num passado remoto.
Já se foi o tempo em que havia abundância e bom senso no retrogame e no nicho gamer em geral.

Mas também concordo com o que já mencionaram aqui: o jogador atual se submete, alegando que quer pra ontem, então paga o preço de qualquer maneira.
Isso é um enorme desserviço ao meio. É essa inconsciência, de que não importa quanto você queira um jogo, ele não vale tudo isso financeiramente falando.

Mas aí já vem a história de que gringo costuma colecionar por gosto mesmo e brasileiro pra ostentar, então cada um paga o preço segundo suas intenções.

Eu tenho 1 CIB de SNES, o restante é loose ou com caixa antiga, semi baleada ou eu mesmo fiz, no caso de Super Metroid. Ficou fenomenal, embora dependendo do papel impresso se perceba facilmente se tratar de arte refeita.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
OLX, ML e muitos exemplos de grupos de facebook e WhatsApp são realmente o antro da extorsão e de ladino usurpador.
Mas me recordo que os CIB de SNES que adquiri com preço ok justamente desses grupos.
Também me recordo de ter comprado games de PS3 com ótimos preços aqui na OS, num passado remoto.
Já se foi o tempo em que havia abundância e bom senso no retrogame e no nicho gamer em geral.

Mas também concordo com o que já mencionaram aqui: o jogador atual se submete, alegando que quer pra ontem, então paga o preço de qualquer maneira.
Isso é um enorme desserviço ao meio. É essa inconsciência, de que não importa quanto você queira um jogo, ele não vale tudo isso financeiramente falando.

Mas aí já vem a história de que gringo costuma colecionar por gosto mesmo e brasileiro pra ostentar, então cada um paga o preço segundo suas intenções.

Eu tenho 1 CIB de SNES, o restante é loose ou com caixa antiga, semi baleada ou eu mesmo fiz, no caso de Super Metroid. Ficou fenomenal, embora dependendo do papel impresso se perceba facilmente se tratar de arte refeita.

Mas cara...como é que você vai classificar quem acha que deve pagar fábulas em algo que ele queria muito? O gosto é o regalo da vida.

Tudo é sobre oferta e procura. Ainda mais itens de relevância zero na sobrevivência de alguém, como videogames.

Se tem quem pague...o vendedor que cobre o que estão dispostos a pagar. Não é uma questão de ser justificável. É a lei da oferta e da procura.

Existem duas questões também que estão deixando de lado nesta discussão: a 5 anos atrás, a abundância de material retro era outra. E a cada ano que passa, o cenário muda mais ainda. Esses itens não são fabricados de novo. O que tem no mundo, é o que se pode obter. E a cada ano, mais destes itens vão parar na mão de alguém que não tem interesse em vender.

Exemplo: MUSHA do Gênesis. Não tem barato. Quer com caixa e Manual também? Pode começar a chorar. É de 800 paus pra cima um original.

Agora...se o comprador sai pagando 200 reais num super mario world que tem de baciada em qualquer buteco por aí, a culpa é do comprador que é cabaço e não se informa.

Em pleno 2019, até cafeteira tem internet, e um cara que quer comprar retro games não se informar sobre disponibilidade e preço médio...e achar que vendedor tem que ser “bonzinho”...desculpa...é muita cabacisse.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.095
Pontos
1.054
Mas cara...como é que você vai classificar quem acha que deve pagar fábulas em algo que ele queria muito? O gosto é o regalo da vida.

Tudo é sobre oferta e procura. Ainda mais itens de relevância zero na sobrevivência de alguém, como videogames.

Se tem quem pague...o vendedor que cobre o que estão dispostos a pagar. Não é uma questão de ser justificável. É a lei da oferta e da procura.

Existem duas questões também que estão deixando de lado nesta discussão: a 5 anos atrás, a abundância de material retro era outra. E a cada ano que passa, o cenário muda mais ainda. Esses itens não são fabricados de novo. O que tem no mundo, é o que se pode obter. E a cada ano, mais destes itens vão parar na mão de alguém que não tem interesse em vender.

Exemplo: MUSHA do Gênesis. Não tem barato. Quer com caixa e Manual também? Pode começar a chorar. É de 800 paus pra cima um original.

Agora...se o comprador sai pagando 200 reais num super mario world que tem de baciada em qualquer buteco por aí, a culpa é do comprador que é cabaço e não se informa.

Em pleno 2019, até cafeteira tem internet, e um cara que quer comprar retro games não se informar sobre disponibilidade e preço médio...e achar que vendedor tem que ser “bonzinho”...desculpa...é muita cabacisse.

Como eu disse aqui na segunda página, trouxa é quem compra...

Mas também não muda o fato de que tem muito vendedor fdp que merece uma AIDS 2.0 combinado com Gonorreia PLUS SIZE por fazer coisas do tipo que eu disse anteriormente(comprar jogos baratos em fóruns e grupos ou pegar doações pra depois revender no mesmo dia com um preço 300% maior que o normal no OLX e ML). Infelizmente enquanto tiver trouxa cabaço burro pra kcet que paga numa porra superfaturada dessas, vai ter sempre um desgraçado que vai querer cobrar um rim num jogo velho.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Mas cara...como é que você vai classificar quem acha que deve pagar fábulas em algo que ele queria muito? O gosto é o regalo da vida.

Tudo é sobre oferta e procura. Ainda mais itens de relevância zero na sobrevivência de alguém, como videogames.

Se tem quem pague...o vendedor que cobre o que estão dispostos a pagar. Não é uma questão de ser justificável. É a lei da oferta e da procura.

Existem duas questões também que estão deixando de lado nesta discussão: a 5 anos atrás, a abundância de material retro era outra. E a cada ano que passa, o cenário muda mais ainda. Esses itens não são fabricados de novo. O que tem no mundo, é o que se pode obter. E a cada ano, mais destes itens vão parar na mão de alguém que não tem interesse em vender.

Exemplo: MUSHA do Gênesis. Não tem barato. Quer com caixa e Manual também? Pode começar a chorar. É de 800 paus pra cima um original.

Agora...se o comprador sai pagando 200 reais num super mario world que tem de baciada em qualquer buteco por aí, a culpa é do comprador que é cabaço e não se informa.

Em pleno 2019, até cafeteira tem internet, e um cara que quer comprar retro games não se informar sobre disponibilidade e preço médio...e achar que vendedor tem que ser “bonzinho”...desculpa...é muita cabacisse.

Já ouviu falar em cotação?
Gringo sabe disso pois mesmo sendo algo trivial como colecionismo, segue uma tabela realista de preços segundo o mercado.
Não é porque o Brasil é terra sem lei que se justifica essa falta de consciência do cara que compra.
Não adianta passar pano, se um jogo vale no mercado, em média, 1000 reais quando bem conservado, não adianta nego vir cobrando 4300 que isso é arrombo e usurpação. Ele tem direito de fazer isso? Tem. Mas no momento que fulado que se diz mal informado decide pagar esse preço, já patrocinou a extorsão sim.
Não venha com esse lerolero.com.

PS.: nitidamente não estamos no mesmo pé de realidade.
O que eu vi de retro em finíssimas condições, dentro do país, num único grupo de facebook NÃO ESTÁ NO SCRIPT.
Nem sabia que existia essa quantidade de retrojogos bem conservados DENTRO DO BRASIL e com aquele preço.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.486
Reações
7.966
Pontos
453
tem muito vendedor fdp que merece uma AIDS 2.0 combinado com Gonorreia PLUS SIZE
Eu ri. :kkk

Sobre o video, nem vi (esse tipo de thumbnail é broxante. Te dá menos vontade de assistir), pq meu básico chute diz que é a mesma coisa de sempre sobre retrogames (preços elevados).
Pra quem apenas joga, ainda bem que existem emuladores, flashcards e desbloqueios.
 
Topo Fundo