O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ex-Rockstar diz que "era como trabalhar com uma arma apontada à cabeça durante 7 dias por semana"

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Ficar com discurso humanitário e depois ir lá e comprar o jogo é muita fanfarronice.

Quero ver se o Sr. não vai comprar o jogo. Se tu comprar o jogo, teu discurso não vale um lenço sujo chorado. Demagogia. Nítida.
Discurso humanitário?

Continua ai apoiando regime de trabalho estilo China então.
Pra mim isso é questão de bom senso.

Pessoal quer morar em um país parecido com o EUA mas tem ideais completamente chineses, vai entender.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
Sinceramente, em qualquer profissão hoje em dia você é explorado.

Eles ainda trabalham na sombra, sentados, no conforto do ar condicionado, isso não é padrão em outras profissões ao redor do mundo.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
Quase ninguém rasga elogios de "ex", se esse está em evidência (no caso próximo do lançamento), acaba sobrando as farpas mesmo.



.
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.699
Reações
91.335
Pontos
1.494
Confirmado então? Rockstar ta escravizando o povo pra fazer os seus jogos?

:klol
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Sinceramente, em qualquer profissão hoje em dia você é explorado.

Eles ainda trabalham na sombra, sentados, no conforto do ar condicionado, isso não é padrão em outras profissões ao redor do mundo.
Hoje esta foda mesmo, antigamente é que era bom.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
É sempre o Kotaku e sua cruzada para tornar o mundo um lugar "belo", mas daí se o game sai tosco é o primeiro a falar que o jogo é uma porcaria ou que estão atrasando demais. Em suma, quer jogo bom, mas não quer atraso e quer qualidade, game feito na base do milagre.

Nunca vi um lugar que trabalhe com produção de software que não tenha crunch, faz parte, é simplesmente impossível prever quantos bugs seu código vai ter e o prazo sempre esgota se não der aquele gás no final. Quem trabalha na indústria está careca de saber disso, antes mesmo de escolher a profissão, portanto não cabe este papo de explorar, a não ser quando não sejam devidamente pagos por este esforço extra (neste caso é picaretagem mesmo).
 


Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Lamentável, mas provavelmente irei comprar o jogo mesmo assim. Mundo é injusto mesmo, triste.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.660
Pontos
1.689
Teve o caso da Konami alguns anos atrás, dizendo que o ambiente lá é horrível pra trabalhar.
Pois é. Os japas são muito "bons" em abafar os problemas.
Até mesmo para cultura deles de nunca fazer "corpo mole".
Acho (não tenho certeza porque obviamente não conheço de fato eles) que lá, não fazer hora-extra deve até ser uma coisa malvista entre os funcionários.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Horas extras = menos bug.

Trabalhem seus putos!
chefe-engolir-sapos-submisso-empregado-patrao-chicote-mandar-1337357744793_615x300.jpg


:coolface
 

Bldx1980

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
538
Reações
1.114
Pontos
583
Se eles tiverem uma participação nos lucros, por mínima que seja, acredito que deve valer a pena! De qualquer forma, eu ia passar batido por esse jogo devido ao backlog monstro e mais os lançamentos do fim desse ano e começo do próximo mas vou esperar uma promoção até a Black Friday, não vou conseguir resistir!
9c8bfefb8be49a5c931c436802d52711.jpg


Enviado de meu SM-G930P usando o Tapatalk
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
E eu acho bom que não tenha nenhum bug, senão vão ter que fazer mais horas extras. :kdiabo:kdiabo:kdiabo
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
Agora que vão lançar um Jogo ai começam a pipocar essa notícias pra botar no c* dos caras... Sempre a mesma.



Dan Houser responde:

"There seems to be some confusion arising from my interview with Harold Goldberg. The point I was trying to make in the article was related to how the narrative and dialogue in the game was crafted, which was mostly what we talked about, not about the different processes of the wider team. After working on the game for seven years, the senior writing team, which consists of four people, Mike Unsworth, Rupert Humphries, Lazlow and myself, had, as we always do, three weeks of intense work when we wrapped everything up. Three weeks, not years. We have all worked together for at least 12 years now, and feel we need this to get everything finished. After so many years of getting things organized and ready on this project, we needed this to check and finalize everything.

More importantly, we obviously don’t expect anyone else to work this way. Across the whole company, we have some senior people who work very hard purely because they’re passionate about a project, or their particular work, and we believe that passion shows in the games we release. But that additional effort is a choice, and we don’t ask or expect anyone to work anything like this. Lots of other senior people work in an entirely different way and are just as productive – I’m just not one of them! No one, senior or junior, is ever forced to work hard. I believe we go to great lengths to run a business that cares about its people, and to make the company a great place for them to work."



É como o PhylteR falou... se não ta compensando, pega e sai fora, ninguém ta com uma arma na cabeça do cara obrigando ele a ficar la...
Foi o próprio Dan que deu a entrevista falando que trabalharam várias vezes 100 horas por semana. O que é basicamente trabalho escravo, não importa o quanto a pessoa receba essa carga horária é doentia. Por isso os jornalistas estão pressionando e com razão.

O problema é muito mais complicado, não acontece apenas na Rockstar. Na verdade o "crunch" acontece em praticamente todas as devs na industria, não é como se a pessoa fosse simplesmente trocar de empresa e o problema fosse acabar.

Na CD Red mesmo, os relatos eram bem piores do que esses aí. A Konami pra pegar um exemplo mais extremo, trancava os funcionários dentro do prédio pra eles serem obrigados a fazerem hora extra.

Esse debate tem que continuar, já demorou muito pra galera levar isso a sério. E eu que não sou fã de sindicato espero que consigam sindicalizar a industria. Porque sem isso meu amigo, não tem ninguém que vá lutar por uma troca justa pra quem trabalha na industria. Os CEO bilionários com certeza não vão.
 

KingMaster80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.137
Reações
2.330
Pontos
453
Foi o próprio Dan que deu a entrevista falando que trabalharam várias vezes 100 horas por semana. O que é basicamente trabalho escravo, não importa o quanto a pessoa receba essa carga horária é doentia. Por isso os jornalistas estão pressionando e com razão.

O problema é muito mais complicado, não acontece apenas na Rockstar. Na verdade o "crunch" acontece em praticamente todas as devs na industria, não é como se a pessoa fosse simplesmente trocar de empresa e o problema fosse acabar.

Na CD Red mesmo, os relatos eram bem piores do que esses aí. A Konami pra pegar um exemplo mais extremo, trancava os funcionários dentro do prédio pra eles serem obrigados a fazerem hora extra.

Esse debate tem que continuar, já demorou muito pra galera levar isso a sério. E eu que não sou fã de sindicato espero que consigam sindicalizar a industria. Porque sem isso meu amigo, não tem ninguém que vá lutar por uma troca justa pra quem trabalha na industria. Os CEO bilionários com certeza não vão.
A Konami trancava os funcionários? Sério isso? Que horrivel.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
se nao gostava de trabalhar sob pressao

era so ir mandar curriculo pra polyphony digital

afinal eles trabalham sem prazo e lançam o game quando bem querem rsrs
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.386
Reações
21.998
Pontos
1.109
É só comparar a Marvel com as produtoras de quadrinhos européias que não tem prazo pro cara entregar a história.
Adivinha qual das duas tem melhor qualidade de roteiro e arte?

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
A verdade é que desenvolvimento de games em si é uma tarefa hercúlea mais ainda dependendo do escopo do projeto e o tamanho do estúdio.

AJpsJ2RS861oQK3muiTo_x3rzLKX_mQCBUaEzIDONoI.jpg
Hahaha. Essa foto ilustra bem...

Pior que isso já foi denunciado da Naughty Dog também....E deve ser muito frequente nas grandes produtoras.

Outro dia vi um produtor Americano que trabalhou no Japão reclamando da carga de trabalho de lá nas grandes produtoras..Em alguns casos é ainda pior.

Eu concordo que isso tem que vir a público e até criar leis contra isso..A qualidade de vida das pessoas com o stress e cansaço é algo que não dá pra aceitar.

Não é questão de escolha, mas de leis que protejam os desenvolvedores.Infelizmente isso é algo que é bem comum na indústria do cinema Americano também.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
Experiência que eu tive na vida é que pra mim não vale a pena trabalhar em ambientes tóxicos...As vezes a grana era boa,mas já começa contar os meses e juntar uma grana e cair fora....E mandar a m**** o primeiro imbecil e filha da mãe.
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.649
Reações
27.388
Pontos
1.053
Acho muito mimimi. Se alguém não estiver satisfeito com o emprego, que peça as contas, ninguem é obrigado a nada em países livres e democráticos.
 
Ultima Edição:

Preaeng83

Bam-bam-bam
Mensagens
1.950
Reações
2.382
Pontos
453
Normal em TI, eu preferi ser funcionário publico e ganhar um pouco menos que eu ganhava com TI, sim todo serviço tem stress mas cabe a cada um decidir o que quer. E no mais eh muito mimimi
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Po o pessoal falando "achou ruim vai pra outro", mas estamos falando das maiores empresas desse mercado dos games.

Se os melhores estão nessa situação (ainda mais R* recorde de vendas no mundo dos games) imagina nos piores :kkk




Nem é questão de trocar de lugar, é questão de sair dessa área mesmo e se os melhores saírem a qualidade dos produtos vai obviamente cair né.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
E exatamente por isso que muito estúdio morreu, queriam fazer Mass Effect e Dragon Age na base da chicotada forçando todo mundo a terminar o jogo em um tempo muito menor que o planejado, se antes fizeram o "Dragon Age Origins" pq amam o gênero RPG e queriam voltar as raízes dos RPGs medievais como no Baldur's Gate, o Dragon Age 2 mostra exatamente a diferença sobre o que é um jogo feito debaixo desse tipo de 'metodologia de trabalho'.

Não, os games que você citou não tem problemas com crunch, mas de liderança. São projetos sem direcionamento, que seguiram um caminho, mas depois seguiram outro caminho, gerando toneladas de retrabalho e falta de foco. Não é questão de horas de trabalho, mas horas de trabalho jogadas fora.

Você quer saber que jogos tem crunch? GTA V é largamente citado, Witcher 3, quer saber mais? Motoi Okamoto falou em entrevista de Miyamoto colocando geral para trabalhar até 5 horas da manhã e chamando este singelo crunch de Mario Time.

Não tem jeito, todo game foda que você jogou provavelmente foi fruto de crunch, qualidade tem preço e este não são dois anos a mais de produção, mas horas extras de trabalho. Faz parte, não tem muito do que reclamar, pois é o consumidor que colhe os frutos. Se isso fizer a galera se sentir melhor, pelo menos sobra o alento de que crunch geralmente é comum no final do projeto e não durante toda a extensão, a maior parte do tempo o ritmo é mais normal.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Não, os games que você citou não tem problemas com crunch, mas de liderança.
Fi tu que não sabe o que é crunch.

Crunch é desespero pq ta chegando o prazo e não terminou ainda o jogo, ai dobram as horas de trabalho.
Dragon Age 2 foi resolvido em 1 ano depois do lançamento do Mass Effect 2, é basicamente um crunch que dura o ano todo e não os últimos meses antes do lançamento... e ainda ficou uma b*sta por causa disso.

Quem teve problema de liderança é ME:Andromeda, mas isso só aconteceu pq todo mundo tinha ido embora antes pq o estúdio se tornou insuportável de se trabalhar, ai o problema é que a liderança boa foi embora mesmo e ficou só o resto... e é isso que acontece, os bons vão pra outras áreas e fica só o resto.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
[QUOTE="7 outros, post: 16325437, member: 180113"Crunch é desespero pq ta chegando o prazo e não terminou ainda o jogo, ai dobram as horas de trabalho.
Dragon Age 2 foi resolvido em 1 ano depois do lançamento do Mass Effect 2, é basicamente um crunch que dura o ano todo e não os últimos meses antes do lançamento... e ainda ficou uma b*sta por causa disso.[/quote]

DA 2 tem problema de liderança, não de produção, o jogo não está incompleto ou bugado, dentro do que ele se propôs a fazer é um jogo pronto e redondo, só que sua proposta é zoada.

Os caras leram o feedback das resenhas do primeiro game, de comentários sobre a história e combate e entenderam que o que foi feito em Origins estava errado e que a continuação deveria ter uma outra narrativa e ser mas action, mais tempo de produção (e consequentemente menos crunch) não resolve este tipo de problema. O que resolveu foi voltar as raízes, o que foi feito em DA Inquisition que teve um crunch pesado e foi GotY.

Para falar mal do crunch não tem que citar os games que falou, tem que citar exemplos reconhecidos de crunch BEM pesados, tem que falar do impacto negativo disso em GTA V, tem meter o pau em Witcher 3, tem que falar mal do Mario e qualquer outro game de Miyamoto.

Todo mundo que usa crunch não o faz por uma noção de que todo patrão é vilão e funcionário é vítima, usam porque funciona. Boa parte dos jogos bons que você jogou atingirm este nível de qualidade porque a galera entrou no sufoco e mandou ver. Ninguém entrou de gaiato, por isso não critico.





Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
Eu não acredito que tem gente defendendo isso.
Bem simples, se é contra não compre games da Rockstar, da CD Projekt, da Ubi e dezenas de outros games de peso.

Falar que é contra, mas depois ir lá e colher os frutos não passa de demagogia, é que nem a galera que fala que quem usa Kickstarter é otário, mas basta sair um Divinity 2 e sai correndo comprar e dizer que é o melhor RPG já feito...

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.469
Pontos
503
É foda isso, agora toda vez que for jogar meus jogos da Rockstar vou ficar com remorso... :coolface

Mas falando sério, isso não acontece somente com o desenvolvimento de games, em outras empresas também acontece, lembro das cenas dos filmes em que aparece a história do Steve Jobs, e o que ele fazia com seus programadores no início da Apple, ele humilhava os caras, que ficavam horas trabalhando que nem zumbis, acho que devem ter leis contra isso mesmo, só acho que esse cara esta sendo meio oportunista, ele devia ter sempre denunciado isso, e fazer campanhas contra isso, não só aparecer na hora do lançamento de um grande jogo...
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.254
Reações
42.328
Pontos
1.003
Isso não é nada, imagmina pra quem faz jogo de luta, titio harada vai ficar piradinho daqui a pouco, ah já tá, colocando Noctis e Negan em Tekken

Ainda mais que tem que saber os frame certos pra não deixar o jogo quebrado, mas que os mais determinados façam combos gigantescos apenas usando 1 janela de frame disponível
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
Bem simples, se é contra não compre games da Rockstar, da CD Projekt, da Ubi e dezenas de outros games de peso.

Falar que é contra, mas depois ir lá e colher os frutos não passa de demagogia
Até porque o culpado somos nós obviamente. Não o empregador, somos nós que compramos...

Boicote é o correto a se fazer, mas falar como se a culpa disso é de quem compra e que não se pode criticar essas práticas quem compra o jogo é uma lógica burra.

A realidade é que hoje trabalho escravo ainda é a norma pra maioria do mundo, afinal as empresas mais ricas do globo todas terceirizam mão de obra onde é mais barato. Roupas, eletrônicos, carros etc todos são feitos assim, usando pessoas que tem menos direitos trabalhistas e qualidade de vida que nós aqui no ocidente.

Agora não é porque não se pode mudar isso de um dia pro outro que eu tenho que achar isso bom ou moral, apenas é a realidade... Agora defender esse tipo de coisa é nojento.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Isso explica porque a rockstar está um caos e não lançou nenhum jogo até então nessa geração.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
A realidade é que hoje trabalho escravo ainda é a norma pra maioria do mundo, afinal as empresas mais ricas do globo todas terceirizam mão de obra onde é mais barato. Roupas, eletrônicos, carros etc todos são feitos assim, usando pessoas que tem menos direitos trabalhistas e qualidade de vida que nós aqui no ocidente.

Tem que separar as coisas aqui. Uma coisa é crunch time REMUNERADO, isso não tem nada a ver com trabalho escravo, são horas extras e como tal o cara é recompensado por seu esforço.

Isso pode ser visto como algo inerente, porque não há outra opção, não há como imprimir qualidade e evitar que períodos de produção que são longos demais se tornem ainda mais longos. Isso é parte da vida de TI, assim como arriscar a vida faz parte da vida de um policial.

Agora quando se fala de crunch time não remunerado, entramos na área da picaretagem, isso sim é completamente inaceitável e algo que tem diminuído com o tempo (apesar de ser longe do ideal, os remunerados não são sequer a maioria).

Então acho que é brigar por aquilo que é possível, não pelo fim do crunch porque isso vai contra a demanda até mesmo do crítico mais ferrenho, mas que isso pelo menos seja compensado de forma justa e adequada.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:
Topo Fundo