O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ex-Rockstar diz que "era como trabalhar com uma arma apontada à cabeça durante 7 dias por semana"

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
São propostas diferentes. O nível de detalhes de RDR 2 é absurdo, um tipo de design que a Nintendo não produz.

São games diferentes que dão certo para ambas, a Rockstar não venderia o que vende se fizesse um Zelda e a Nintendo não conseguiria fazer um RDR 2 em 4 anos com 300 pessoas como fez com BotW. São como as coisas são, mas uma coisa é certa, ou fazem produções em paralelo como a Ubi ou dificilmente teremos mais de um ou dois games da mesma franquia na geração.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk

Já vi relatos de funcionários japoneses insatisfeitos com a Nintendo, até contra o shigero miyamoto de produtores ocidentais que prestaram trabalhos conjuntos e a morte de gunpei yokoi (o criador do gameboy) até hoje é uma história muito mal contada após ele se desligar da nintendo.

Particularmente nem sou muito fã da rockstar mas ficar nessa de falar de empresa mais limpa que a outra sem olhar pro histórico da mesma acho uma tremenda falácia...
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.401
Reações
19.990
Pontos
1.434
Mas antigamente, ela lançava varios jogos por geração, na anterior mesmo, eles lançaram varios jogos e não impediu deles lançarem GTA V e dar no que deu, pra mim, depois de GTA V ela se acomodou, isso sim.

A quantidade de conteúdo nos games atuais da Rockstar estão anos luz a frente do que ela fazia antigamente. Isso vale para todas as produtoras, em todos os lugares você verá que os custos de produção de games aumentaram drasticamente, isso reflete o fato dos games precisarem de mais gente e mais tempo para serem feitos.

No caso específico da Rockstar, um game como GTA ocupava um time interno da produtora por 4 anos, já RDR 2 está ocupando TODOS os times da produtora, por OITO anos para ser feito, são as mesmas pessoas, fazendo o mesmo crunch de sempre, só que a demanda por qualidade é MUITO maior e isso reflete na carga de trabalho. Não é que os caras pararam de trabalhar, mas que nós games não achamos que algo com a qualidade de GTA V é suficiente, tem que ser melhor.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.401
Reações
19.990
Pontos
1.434
Uma amiga minha fez um intercâmbio por lá, e trabalhou lá no Japão por uns 5 meses. Ela disse que eles trabalham pra c***lho, mas pra c***lho mesmo, horas extras são algo bem comum por lá, é tenso pra cacete, dava pra notar a cara de extremo cansaço deles, dizia ela.

É só ver relatos de brasileiros que vão para lá e trabalham no regime de hora de serviço. A maioria fala que só consegue fazer o pé de meia com o abuso de horas extras, isso está bem enraizado por lá.

Já vi relatos de funcionários japoneses insatisfeitos com a Nintendo, até contra o shigero miyamoto de produtores ocidentais que prestaram trabalhos conjuntos e a morte de gunpei yokoi (o criador do gameboy) até hoje é uma história muito mal contada após ele se desligar da nintendo.

Particularmente nem sou muito fã da rockstar mas ficar nessa de falar de empresa mais limpa que a outra sem olhar pro histórico da mesma acho uma tremenda falácia...

Existem vários relatos que Miyamoto é adepto de crunch pesado, com galera varando as madrugadas em reuniões e ajustes em seus games. Duvido que seja muito diferente em outras produtoras japoneas, o que rola por lá é que funcionários, até os desligados, tendem a ser bem mais discretos em relação a isso. Em termos de crunch não creio que tenha uma produtora que esteja isenta, até em algumas indie você vê comentários sobre o assunto.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Pois é. Os japas são muito "bons" em abafar os problemas.
Até mesmo para cultura deles de nunca fazer "corpo mole".
Acho (não tenho certeza porque obviamente não conheço de fato eles) que lá, não fazer hora-extra deve até ser uma coisa malvista entre os funcionários.

Sim, é cultural. Só que nem sempre é trabalhando, e sim que tem gente que termina antes do expediente ou só fica só pra não ser alvo de fofoca, mesmo que ninguém nessas horas faça nada a não ser fingir trabalho ou girar cadeira..
 

cezar.lobo

Bam-bam-bam
Mensagens
3.077
Reações
1.332
Pontos
219
Se a pessoa acha que é compensada de forma suficiente para trabalhar num ambiente tão exaustivo, beleza. Se acha que é ruim, deve buscar outro emprego.

Sei que falar de fora é fácil. Mas em países onde a indústria de games é enorme, não tem motivo pra você trabalhar num lugar que não gosta, caso tenha talento ou seja bom no que faz.
Exatamente, em um pais onde o mercado é amplo, para que ficar sofrendo.
 

Clums

Bam-bam-bam
Mensagens
393
Reações
1.008
Pontos
318
Engraçado que ninguém posta textão chorando ENQUANTO está na equipe de desenvolvimento.
 


Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
Esses casos me fazem lembrar o Inafune, o cara vivia criticando a capcom e saiu da empresa pra fazer aquele seu jogo com um projeto pra lá de duvidoso, no fim se provou ser mais um charlatão.

Só vou confiar nesses mimimis se um dia as produtoras forem terceirizar totalmente a produção de games em países com mão de obra escrava, no momento não passa de choro de gente primeiro mundista reclamando de barriga cheia, ainda mais vindo da kotaku que é cheio de esquerdices.

Entretanto na Konami é bem verídico os relatos, tamos falando de um empresa que usa um monte de leis idiotas a seu favor explorando todas as brechas possíveis pra investir em jogos de azar (que é proibido no Japão) e fuder com seus funcionários, por isso sou adepto ao estado mínimo, menos leis e uma constituição simplificada e sólida como dos EUA.

É só ver relatos de brasileiros que vão para lá e trabalham no regime de hora de serviço. A maioria fala que só consegue fazer o pé de meia com o abuso de horas extras, isso está bem enraizado por lá.



Existem vários relatos que Miyamoto é adepto de crunch pesado, com galera varando as madrugadas em reuniões e ajustes em seus games. Duvido que seja muito diferente em outras produtoras japoneas, o que rola por lá é que funcionários, até os desligados, tendem a ser bem mais discretos em relação a isso. Em termos de crunch não creio que tenha uma produtora que esteja isenta, até em algumas indie você vê comentários sobre o assunto.

No japão passa longe o marxismo na cabeça das pessoas, pois além do bom sistema educacional o fator mais decisivo é a cicatriz cultural deixado pelo exercito vermelho, grupos terroristas ligados ao comunismo que realizavam diversos atentados no japão entre os anos 70 e 90.

Nos EUA ainda é virgem do marxismo que foi culturalmente disseminado pela mídia nos últimos anos e só agora que eles vem conseguindo se descontaminar disso...
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
RDR2 está a 7 anos em desenvolvimento, acho que pelos previews valeu a pena esse hiato.
Legal, e cade os outros jogos da rockstar durante esse periodo de 7 anos?


Os caras só estão as 8 anos trabalhando, com todos os seus estúdios envolvidos, no que provavelmente vai ser O JOGO da geração...

Se o jogo sair ruim ai você pode vir reclamar...

Agora se você quer lançamentos anuais copy and paste tem várias outras produtoras ai lançando.
Sendo bom ou ruim não é o merito que estou entrando, minha opinião é sobre como o estudio esta sendo administrado e não os talentos que eles contrataram para fazer o jogo.


Vc quis dizer o jogo né....
Pq pelo nível de detalhamento poderia ter demorado 20 anos.
Pq a square demorou 10 e fez aquele ff15 cheio de bug e mal otimizado.
Square é outra que passou por uma crise administrativa.

Ficar 40 anos fazendo o FF13 Vs é porque tem algo muito errado.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.401
Reações
19.990
Pontos
1.434
Legal, e cade os outros jogos da rockstar durante esse periodo de 7 anos?

RDR 2 está tomando o tempo de todo o estúdio e não apenas um time, claro que o alocamento depende de outras produções e não tenha duvida que GTA VI e, provavelmente, Bully 2 também estejam em produção em diferentes níveis de intensidade.

É matematica simples, se cada jogo que os caras fazem demandam 4 vezes mais esforço é natural que existam 4 vezes menos jogos, mesmo a empresa expandindo chegou em um nível para fazer dois games de peso por geração e olhe lá. Pode ter certeza que, na estrutura gigantesca da Rockstar, fazer a manutenção do GTA online não faz cosquinha, considerando que milhares de funcionários estão recebendo salário todo mês, coçando o saco eles não estão.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.660
Pontos
1.689
Engraçado que ninguém posta textão chorando ENQUANTO está na equipe de desenvolvimento.
Galera tem boleto para pagar né, conta de energia, alimentação, escola de filhos... a prudência recomenda discrição nessas horas.

Não gosto dessa lavagem de roupa suja, apesar que algumas empresas merecem.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
No final vai ser o trabalhador escravo aqui comprando jogo de trabalho escravo.

Justo.
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.317
Reações
8.256
Pontos
453
Que absurdo! Em solidariedade não comprarei mais o jogo.

:coolface trabaia desgraça!!
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553

Pelo visto eles evoluíram bastante, as pessoas que relataram esses crunchs abusivos trabalharam no GTAV ou antes.

Bom, feliz em saber. Tinha deixado um gosto amargo pra mim essa história, Rockstar é uma das top 3 devs of all time pra mim.

Agora, como foi falado por todos, essas práticas são muito comuns na industria. A Rockstar infelizmente está na minoria.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Gostei tanto do tema que estou lendo o Blood Sweat and Pixels, por enquanto está excelente a leitura. É muito interessante o quão selvagem é a indústria de games, pelo pouco que eu li recomendo.
 

Homem da Lei

Bam-bam-bam
Mensagens
3.382
Reações
4.612
Pontos
349
Comprei special edition digital e steelbook físico do RDR2 e depois disso digo:
TRABALHEM MAIS!!

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.097
Reações
47.803
Pontos
1.053
Não, os games que você citou não tem problemas com crunch, mas de liderança. São projetos sem direcionamento, que seguiram um caminho, mas depois seguiram outro caminho, gerando toneladas de retrabalho e falta de foco. Não é questão de horas de trabalho, mas horas de trabalho jogadas fora.

Você quer saber que jogos tem crunch? GTA V é largamente citado, Witcher 3, quer saber mais? Motoi Okamoto falou em entrevista de Miyamoto colocando geral para trabalhar até 5 horas da manhã e chamando este singelo crunch de Mario Time.

Não tem jeito, todo game foda que você jogou provavelmente foi fruto de crunch, qualidade tem preço e este não são dois anos a mais de produção, mas horas extras de trabalho. Faz parte, não tem muito do que reclamar, pois é o consumidor que colhe os frutos. Se isso fizer a galera se sentir melhor, pelo menos sobra o alento de que crunch geralmente é comum no final do projeto e não durante toda a extensão, a maior parte do tempo o ritmo é mais normal.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk


"Mario time":kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk

Tipo, "vou arregaçar teu cu violentamente mas vai ser divertido":lolwtf:lolwtf:lolwtf
 
Topo Fundo