Que briga tosca sobre emulador e console original... Mas não é o foco desse tópico, então vamos ao que interessa: Acho que o pessoal não entendeu o conceito aqui, o que acontece é que o ps2 foi feito na época que as primeiras tvs hd eram tubo, assim, as imagens numa dessas eram lindas. Mas o mesmo não acontece com lcd, plasma, ou tecnologia superior, pois as imagens são mais nítidas, ressaltando as imperfeições do video-game. O principal, o serrilhado, é o que é contornado pelo upscaler. O upscaling é o simples processo de aumentar a imagem, multiplicando o numero de pixels, mas isso aumenta o serrilhado. Esse é o motivo do GSM não ser eficaz, ao contrário do upscaler físico que tem um processador próprio, que não só aumenta, mas trata a imagem com diversas técnicas para minimizar a perda da qualidade, o GSM usa um upscaling simples. Esse tipo de upscaler avançado é comum em dvd ou blu-ray players e no geral são os mais avançados. Conlcuindo, jogos antigos do ps2, com gráficos ainda quadrados, continuarão quadrados, mas jogos que ficam belíssimos em tubão, mas perdem muita qualidade num televisor moderno, terão o problema resolvido, ou pelo menos amenizado. Por isso gran turismo 4 merece estar sendo testado, já que sua qualidade fica próxima aos de um de ps3, mas o red faction parece ainda um jogo de psone tratado em um emulador. Outra coisa, deveria existir um homebrew capaz de forçar o widescreen nos jogos, já que suponho que o problema de muitos jogos seja a imagem esticada. Acho que se estiver certo, pelo menos a maioria dos jogos teriam seus problemas com o upscaler resolvidos.