Game Pass é um serviço foda, vários indies thirds e os first party da MS chegam day one no catálogo.
Mas eu queria saber como a MS ganha dinheiro com esse serviço, já que não são poucos os casos de assinaturas por 1 real ou de pessoas que converteram vários meses de live e gp e tem o gp ultimate até 2022.
Enviado de meu Redmi 4A usando o Tapatalk
Podemos apenas especular, por enquanto. No meu caso, eu compartilho assinatura do GamePass Ultimate com meu irmão, são 20 reais para cada um.
Isso dá 240 reais por ano, para cada um, o preço cheio de um lançamento AAA. Não há custo com mídia física, logística e margem de revendedores. No meu caso, eu não costumo comprar DLCs, a única que comprei foi a promoção do Forza 6, com uma tonelada de conteúdo por 13 reais.
A maior parte dos jogos que estão no GamePass já venderam 99% do que poderiam vender para o resto de suas histórias, ou alguém acha que Doom e Deus Ex ainda tinham grande potencial de venda??? Eu não acho, já deram o que tinham que dar, mas são excelentes jogos, que agregam grande valor para o serviço.
Então, o GamePass, ainda que seja compartilhado com alguém, rende, por ano, o valor de um jogo AAA, com custos baixíssimos, com potencial de alavancar DLCs e MTXs, para um público bastante amplo (Xbox + PC).
Garante demanda e escala para a Microsoft investir pesado em servidores Azure, para competir de igual para igual com a Amazon e o Google, neste mercado.
Mantém a base de usuários online ativa. Mesmo vendendo menos consoles que a Sony, o Xbox pode manter um número similar de usuários jogando online. Com um amplo mercado (Xbox + PC), o Xbox Game Studios tem escala para produzir os jogos.
O serviço possui potencial para crescer o número de assinantes por muitos anos, não é suscetível às variações e quedas comuns neste mercado, no período de transição entre gerações.
Como é um serviço comum para Xbox One, Xbox One S, Xbox One X e PC, exige uma especialização do Xbox Game Studios em otimizar os jogos para uma grande variedade de configurações. Gears 5 é um dos jogos mais escaláveis do mercado: Roda lindo no Xbox One, com 1080p e 30 FPS, no Xbox One X, em 4K e 60 FPS, e no PC, em até 240 FPS e com gráficos muito superiores ao X. Sony e Nintendo não possuem esse tipo de expertise.
A Microsoft ainda não começou a divulgar números de assinantes do GamePass, mas o serviço faz bastante sentido para a empresa como um todo. A Nintendo entendeu que não pode competir com a Sony no mercado tradicional, e seguiu um caminho próprio, e agora tem potencial para vender mais hardwares por ano que o PlayStation. A Microsoft parece ter entendido isso também e decidiu investir em algo diferente.
Minha única preocupação com o Gamepass é a mesma preocupação que tem sobre o Spotify e Netflix:
Quem cria os conteúdos deixa de ganhar dinheiro enquanto a empresa dona leva toda a vantagem (que não é exatamente monetária afinal, estão sempre com dívida) então desnecessário dizer que se os criadores se fodem o consumidor consequentemente se fode já que o nível tende a cair.
No mundo da música que é relativamente barato de se produzir o impacto não é lá tão grande (ainda mais como era a pirataria), mas já da pra ver como as produções de hoje do Netflix tão deixando a desejar se comparado com os trabalhos da época que bombou.
Hoje tão dando Gears 5, ninguem sabe se amanhã quando só existir esses serviços de assinatura voltam a dar Crackdown.
Quanto à isso, não me preocupo, existem tantos jogos bons no GamePass que, se parassem agora de colocar jogos, ainda haveria conteúdo para eu jogar por uns 5 anos.
Ainda que Netflix e Spotify parassem de adicionar conteúdo, também haveria bastante coisa para curtir por anos.
O backlog atual do mercado de games é gigantesco.
Enquanto existir o tal ""mendigo pass"" as vendas dos jogos da MS vão ser fracas,, afinal quem vai pagar mais caro por um jogo lançamento, se daqui a poucas semanas ele vai está a preço de banana ??
sem falar na loja da MS ser um lixo total que nada ajuda.
Ou a MS muda essa política do mendigo pass ou ela vai ter que se acostumar a baixas vendas !!!
Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
Será que baixas vendas de mídias físicas é tão ruim assim para a Microsoft??? Quanto será a margem de lucro em um lançamento de 60 dólares, descontando todos os custos de produção, logística e margem das revendas??? Eu duvido que seja maior que 10 dólares.
Talvez o GamePass seja até mais lucrativo que o mercado de mídias físicas.