já vi e o cube não dá uma surra muito pelo contrário, vou postar aqui para tu ver: processador, midia, gpu, memoria, contagem poligonal e os jogos em si.
PS2; CPU EE (core + vu1 + vu0) 6,2 Gigaflops;
GCN: CPU (single core) 1.9 Gigaflops;
Mídia: PS2 DVD 4,7GB/8,4GB
Mídia: GCN Mini dvd 1,5GB
Gráficos: 2,4 Giga Pixels max theoretical performance
Gráficos: 0,6 Giga Pixels max theoretical performance
PS2: Memory Array: 4MB Vram Cache 40 gb / s + 32MB main dram 3.2gb / s + 2mb sound: Total: 36MB (4+32) + sound 2mb + ps1 memory. Total: 40MB
GCN: Memory Array: 3MB Vram (2mb para framebuffer) + 1mb texture cache de 1t-sram 20gb / s + 24MB main 2.6 gb / s + 16mb auxiliar 81mb / s (used only for sound,loading and otimizations) Total: 27MB (3+24) + sound 16mb of slow A-memory Total: 43MB
Ta aí, menos memoria principal, menos vram, menos espaço em disco, menos taxa de preenchimento gráfico, a titulo de curiosidade já que esse é um tópico do xbox o xbox possuí loadings mais rápidos do que os do Cube, medidos nos principais face offs da internet, mas prossegue o mito do gamecube sendo o console com menos loadings.
Mais detalhes: outras medidas,
como por exemplo: eu compilei cerca de 180 jogos, destes apenas 52 são melhores no cube, e entre os melhores apenas 13 dão diferença substancial 7% dos multis (por diferença substancial entenda aquela que vai além de um AA ou 480i vs 480p) no caso do ps2 128 jogos são melhores no ps2 ou iguais, e 38 mostram diferenças substancias em favor do ps2.
ps2 possuí mais jogos em 16:9 do que o cube 71 contra 240, e IMO 4:3 é um aspecto ratio ultrapassado.
Games com 480p e 16:9 ao mesmo tempo são 55 no cube e 125 no ps2,
Games exclusivos com 480p e 16:9 ao mesmo tempo são 8 no cube e mais de 16 no ps2. e por fim, eu acho os jogos exclusivos do ps2 maiores e mais impressionantes do que os do cube, eu não consigo imaginar um Rogue Galaxi, MGS3, Jak 3 no cube