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Comercialmente o PS2 foi imbatível. É o recorde até hoje."O melhor daquela geração", aquela geração ele concorreu com PS2.
Aí é forçar a amizade né, não tem como comparar o GC com a biblioteca do PS2, não tem.
Dito isso, do que joguei de exclusivo dele na época: Wind Waker, Eternal Darkness, MGS Remake, Sunshine etc... todos mto fodas.
GTA não rodaria no Cube devido a mídia dele comportar somente 1.46gb, outra vez a Nintendo enfrentou (depois do N64) problemas de espaço com sua mídia, espantando algumas versões de jogos thirds, mas dessa vez não se comprometendo tanto como na fase dos cartuchos em seu console anterior.Teoricamente o Cube foi o console que mais chegou perto de ser o “SNES 2”. Teve a volta de franquias da Big N em grande estilo como Metroid e F-zero. Teve também dois ótimos games da franquia Zelda. Além disso era um console potente graficamente, e também tinha apoio das thirds.
Acho que os principais problemas foram a abordagem infantil, acho que na América, o controle e o console deveriam ter uma abordagem mais sóbria, com a cor principal sendo preto ou prata e o controle sem botões coloridos, como a Nintendo fez com o SNES quando “americanizou” o SFC. Sua aparência nas prateleiras realmente era de um “brinquedo”, e isso pode ter afetado quem não conheceu o console a caracteriza-lo como vídeo game de criança.
Outro problema também era a abordagem da Nintendo em não querer jogos +16 no console, fazendo com que franquias como GTA ficassem de fora do console.
E também acho que Mario Sunshine não foi tudo que os fãs esperavam, seria mais interessante se a Nintendo trouxesse um Mário logo no lançamento e trabalhasse mais o Sunshine para o final da gen, que claramente foi rushado em algumas partes para ser lançado.
Para mim ele está no TOP 3 consoles da Nintendo, só perdendo para o SNES e NES.
Isso é conversa. Game Cube compactava e descompactava textura via hardware. 8MB de texturas na mídia do PS2 ocupava 1MB na midia do GC.GTA não rodaria no Cube devido a mídia dele comportar somente 1.46gb, outra vez a Nintendo enfrentou (depois do N64) problemas de espaço com sua mídia, espantando algumas versões de jogos thirds, mas dessa vez não se comprometendo tanto como na fase dos cartuchos em seu console anterior.
GTA não rodaria no Cube devido a mídia dele comportar somente 1.46gb, outra vez a Nintendo enfrentou (depois do N64) problemas de espaço com sua mídia, espantando algumas versões de jogos thirds, mas dessa vez não se comprometendo tanto como na fase dos cartuchos em seu console anterior.
Exatamente!Isso é conversa. Game Cube compactava e descompactava textura via hardware. 8MB de texturas na mídia do PS2 ocupava 1MB na midia do GC.
Gta sequer tem CG. Não sei de onde tiram que não caberia numa midia do GC.
Nem DVD dupla camada GTA usava.
GTA nao saiu pra GC por desinteresse comercial por parte da Rockstar e da Nintendo, que sequer se esforçou pra que a série saísse no seu console.
Ao contrário da MS que foi atrás da Rockstar pra que GTA saisse, mesmo que atrasado, pra Xbox.
GTA não rodaria no Cube devido a mídia dele comportar somente 1.46gb, outra vez a Nintendo enfrentou (depois do N64) problemas de espaço com sua mídia, espantando algumas versões de jogos thirds, mas dessa vez não se comprometendo tanto como na fase dos cartuchos em seu console anterior.
Isso é conversa. Game Cube compactava e descompactava textura via hardware. 8MB de texturas na mídia do PS2 ocupava 1MB na midia do GC.
Gta sequer tem CG. Não sei de onde tiram que não caberia numa midia do GC.
Nem DVD dupla camada GTA usava.
GTA nao saiu pra GC por desinteresse comercial por parte da Rockstar e da Nintendo, que sequer se esforçou pra que a série saísse no seu console.
Ao contrário da MS que foi atrás da Rockstar pra que GTA saisse, mesmo que atrasado, pra Xbox.
Tinha uma matéria na EGM americana em que foi perguntado um dos produtores da Rockstar se o jogo seria possivel no GC, ele respondeu que a dev enfrentaria problemas com tamanho da mídia e alguns outros obstáculos como memória de video, teria que certamente sofrer um downgrade acentuado para rodar e por isso seria inviável na plataforma. Obviamente a primeira barreira era a política da Nintendo e isso foi citado na matéria, ela não permitiria um GTA em sua consola. Na prática, acho muito difícil um san andreas couber em 1.46GB mesmo com esse refinamento de compreensão de texturas em 1:6 do cube. É so ver que grande parte dos jogos dele está no limite de espaço da mídia. E ainda tem o problema da memória central.Isso é conversa. Game Cube compactava e descompactava textura via hardware. 8MB de texturas na mídia do PS2 ocupava 1MB na midia do GC.
Gta sequer tem CG. Não sei de onde tiram que não caberia numa midia do GC.
Nem DVD dupla camada GTA usava.
GTA nao saiu pra GC por desinteresse comercial por parte da Rockstar e da Nintendo, que sequer se esforçou pra que a série saísse no seu console.
Ao contrário da MS que foi atrás da Rockstar pra que GTA saisse, mesmo que atrasado, pra Xbox.
Isso me lembra quando Yu Suzuki disse que Shenmue não seria possível no PS2 devido aos 4mb de vram contra os 8 do DC.o gta 3 da cerca de 1gb caberia sim, o problema do cube para com esse não é a mídia. É a memoria ram principal de apenas 24MB, os devs comentaram que a maior dificuldade foi fazer o jogo caber nos 32MB de ram principal do PS2, então seria tenso no cube. GC mais para jogo colorido e linear mesmo.
Aqui trecho da entrevista explicando as dificuldades
IGN: How technically difficult was it for you to create Grand Theft Auto III on PlayStation 2?
Les: With the variation on pedestrians, cars and maps, one of the hardest tasks was squeezing Grand Theft Auto III into 32 megabytes. Also with the amount of action that takes place, speed was an issue. A lot of time was spent optimizing memory and speed to get every ounce of power from the PS2.
IGN: What other technical difficulties did you encounter and overcome?
Les: This was also our first PS2 game so we had to spend some time at the beginning of the project getting used to the PS2 development environment and creating new tools to generate data in a game format.
An Interview With DMA's Les Benzies - IGN
Ha! You thought you'd read about deep fried Snickers bars and deep-fried pizza, the true taste of Scottish Cuisine, didn't you? You clicked on this taunting link believing you'd learn about the many delicate textures and deep luxurious flavors of Haggis, didn't you? Well, guess again! This...www.ign.com
Para vários jogos esses 8MB a menos de Ram quebraram as pernas do cube
GCN vs. Xbox vs. PS2: Understanding the Visuals
Hey Everybody, I was just thinking how a lot of people are still in the dark why GameCube tends to get the shaft when it comes to ports or games that use engines designed on another system. I mean, we all look at Rogue Leader, Resident Evil, Star Fox Adventures, Metroid Prime, Eternal...www.ignboards.com
Game Cube tinha processador superior, Gpu superior e maior qtdade de Ram (somadas a ram e vram), além de que, grande parte dela era do tipo 1tsram, que era mais cara e superior a Ram usada no PS2.Tinha uma matéria na EGM americana em que foi perguntado um dos produtores da Rockstar se o jogo seria possivel no GC, ele respondeu que a dev enfrentaria problemas com tamanho da mídia e alguns outros obstáculos como memória de video, teria que certamente sofrer um downgrade acentuado para rodar e por isso seria inviável na plataforma. Obviamente a primeira barreira era a política da Nintendo e isso foi citado na matéria, ela não permitiria um GTA em sua consola. Na prática, acho muito difícil um san andreas couber em 1.46GB mesmo com esse refinamento de compreensão de texturas em 1:6 do cube. É so ver que grande parte dos jogos dele está no limite de espaço da mídia. E ainda tem o problema da memória central.
Pura conversa fiada, era possível alocar parte dos 32MB da RAM principal do PS2 pra servir como VRAM.Isso me lembra quando Yu Suzuki disse que Shenmue não seria possível no PS2 devido aos 4mb de vram contra os 8 do DC.
Pura conversa fiada, era possível alocar parte dos 32MB da RAM principal do PS2 pra servir como VRAM.
Esses jogos são ports do Dreamcast, não foram otimizados para o PS2.Mas renderizava mal que o DreamCast. Tanto que prefiro o DreamCast que o PS2.
Veja o vídeo comparativo de alguns jogos de DC x PS2:
o GC sofre disso desde o início por isso não há Max payne por exemplo na plataforma.
Esses jogos são ports do Dreamcast, não foram otimizados para o PS2.
Olha o nível dos melhores gráficos do PS2. Dreamcast não mostrou nada igual, era uma máquina inferior.
Verdade, na falta de Max Payne, compensava em outros jogos como Dead to Rights ou Enter the Matrix que são jogos bacanas.
O console que mais tenho carinho depois do Dreamcast. Posso dizer que foi a última geração de videogames que realmente vivenciei. Tive ele, PS2 e Dreamcast, depois disso só X360 e só nos PC's.
Aliás, não deu para vivenciar legal com o 360??
Vendi mais rápido do que gostaria porque não consegui me acostumar com o custo dos jogos na época. Hoje em dia, com estes gamepass e tal, seria mais fácil, talvez.
o gta 3 da cerca de 1gb caberia sim, o problema do cube para com esse não é a mídia. É a memoria ram principal de apenas 24MB, os devs comentaram que a maior dificuldade foi fazer o jogo caber nos 32MB de ram principal do PS2, então seria tenso no cube. GC mais para jogo colorido e linear mesmo.
Aqui trecho da entrevista explicando as dificuldades
IGN: How technically difficult was it for you to create Grand Theft Auto III on PlayStation 2?
Les: With the variation on pedestrians, cars and maps, one of the hardest tasks was squeezing Grand Theft Auto III into 32 megabytes. Also with the amount of action that takes place, speed was an issue. A lot of time was spent optimizing memory and speed to get every ounce of power from the PS2.
IGN: What other technical difficulties did you encounter and overcome?
Les: This was also our first PS2 game so we had to spend some time at the beginning of the project getting used to the PS2 development environment and creating new tools to generate data in a game format.
An Interview With DMA's Les Benzies - IGN
Ha! You thought you'd read about deep fried Snickers bars and deep-fried pizza, the true taste of Scottish Cuisine, didn't you? You clicked on this taunting link believing you'd learn about the many delicate textures and deep luxurious flavors of Haggis, didn't you? Well, guess again! This...www.ign.com
Para vários jogos esses 8MB a menos de Ram quebraram as pernas do cube
GCN vs. Xbox vs. PS2: Understanding the Visuals
Hey Everybody, I was just thinking how a lot of people are still in the dark why GameCube tends to get the shaft when it comes to ports or games that use engines designed on another system. I mean, we all look at Rogue Leader, Resident Evil, Star Fox Adventures, Metroid Prime, Eternal...www.ignboards.com
Game Cube tinha processador superior, Gpu superior e maior qtdade de Ram (somadas a ram e vram), além de que, grande parte dela era do tipo 1tsram, que era mais cara e superior a Ram usada no PS2.
Não havia impedimento técnico algum para portar GTA para ele. Se o PS2 rodava, o GC rodava com as mãos nas costas.
Haveria algum desafio tecnico no port pois a arquitetura do PS2 era bem diferente, já que trabalhava com unidade de apoio (V0 e V1), que nem sempre eram usadas, mas certamente não por falta de capacidade.
Mas nada que a Rockstar não tenha enfrentado no port do Xbox.
GTA rodaria no Cube sim se a Rockstar quisesse, inclusive os 16MB de DRAM dedicados para áudio e I/O poderiam ser aproveitados pra jogos também, estava na documentação da Nintendo.
A questão é que não houve interesse econômico e provavelmente não venderia bem no Cube, não era o perfil do console.