Halo 5 está muito longe de ser um game ruim, inclusive a campanha.
Ele é criticado porque o sarrafo de Halo estava muito alto com a Bungie, e Halo 4 foi de alto nível. A expectativa era a superação, nova geração e tal, mas entregaram um game meio morno. De qualquer forma, entre campanha e multiplayer, campanha é o ponto mais baixo mesmo, e não pelo fato do Locke ser o protagonista majoritário, mas porque quando o jogo finalmente fica interessante, acaba, e você sente que jogou um filler. Além do Warden Eternal ser praticamente o único boss do jogo, repetido ad aeternum, chato pra baralho.
Isso sem contar que o próprio jogo faz ZERO de esforço pra te explicar o que diabos está acontecendo. É só "lore, lore, lore, leia os HQs, assista a série pra entender". Eu quero entender plenamente um jogo pelo que há de conteúdo NO PRÓPRIO JOGO, não ficar atrás de conteúdo externo. Pelo que parece, esse foi um ponto de mudança radical em Halo Infinite. Simplificaram as coisas e tentam informar para o jogador o que está acontecendo, porque você está indo para X, porque precisa de Y etc, como Halo CE fez absurdamente bem. Enfim, o cenário que Halo 5 cria é bem bacana, a questão das IAs, as equipes (principalmente o Buck), mas a abordagem foi ruim.
Na parte técnica, ele saiu de 30fps e foi para os 60, campanha e multiplayer. Isso teve um custo técnico muito alto, mas na época eu achava os gráficos bem mais bonitos que concorrentes diretos, a 60fps, tipo Call Of Duty ou Titanfall. Nunca foi um problema, além da escala do Warzone ser imensa. O multiplayer é um dos melhores da série, Warzone é fantástico, a jogabilidade é ótima no Arena, competitivo... Não tenho do que reclamar, até hoje não encontrei um FPS tão bom pra jogar online.