O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Homens podem (e devem) ser feministas [FEMINISTAS ANTI-MISANDRIA]

SPYCRAB

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.030
Reações
21.713
Pontos
584
O tempo todo postam textos de feministas misândricas, então resolvi compartilhar esse textinho de uma feminista anti-misandria. A formatação tá ruim por causa do fórum (tentei arrumar), mas podem ler por esse link, se preferirem: http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2014/06/homens-podem-e-devem-ser-feministas.html

HOMENS PODEM (E DEVEM) SER FEMINISTAS



No final de abril a jovem Jarid Arraes publicou um post muito completo e embasado na Fórum, analisando o papel dos homens no feminismo.


Ela entrevistou oito homens (alguns conhecidos meus), que se dividem entre se declarar feministas ou pró-feminismo -- em linhas gerais, os pró-feminismo não se assumem feministas para não ameaçar o protagonismo das mulheres.

Ontem saiu um artigo no New York Times, escrito por um homem, perguntando: "É possível ser um homem feminista?", com várias perspectivas, todas com um viés bem americano, como é de se esperar.

Minha posição sobre o assunto não mudou nesses 6,5 anos de blog: sim, homens podem ser feministas. Aliás, eu quero mais é que sejam. Eu quero que todo mundo se assuma feminista, ué. Eu não segrego, eu não excluo. Mesmo que minha definição de feminismo tenha se alterado um pouquinho -- antes eu achava que era só ser "a favor de direitos iguais", hoje eu acho que é uma luta contra todas as opressões, principalmente contra a opressão do machismo --, eu sempre achei que feminismo é pra todo mundo. Esse inclusive é o título de um belo livro da magnífica bell hooks.


Para hooks, feminismo é um movimento para acabar com o sexismo, a exploração sexista e a opressão. Desse jeito, ela nomeia o inimigo -- não é o homem, é o machismo. Ninguém deveria querer acabar com os homens. Mas todo mundo deveria querer acabar com o machismo. E, para hooks, ser revolucionárix não é só querer mais direitos dentro do sistema. É querer transformar o sistema.Concordo 100% com ela.

Pra mim, o feminismo deve ser inclusivo. Não é pra um grupinho seleto que leu as "bíblias" do feminismo (livros sagrados que variam bastante, de acordo com cada corrente). Não é um clubinho fechado. Não é apenas pra quem milita. É pra todo mundo. E como esse "todo mundo" poderia querer excluir homens?

Mas, sem dúvida, muitos homens sentem-se excluídos do feminismo. Em abril do ano passado recebi email de um leitor, um sociólogo, casado, que fora com a esposa a um evento feminista, e viu-se rejeitado porque "o discurso é sempre voltado às mulheres". Pra piorar, na saída do evento, ele ouviu uma participante dizer pra outra que seria melhor se o encontro fosse "restrito ao público feminino". Essa foi a gota d'água pro sociólogo. Ele, que sempre se dissera feminista, iria "abdicar do rótulo". A partir de então, não mais lutaria contra a opressão de mulheres.

Na ocasião, eu respondi com um email dizendo que o feminismo é plural, que a opinião de uma pessoa não representava o movimento inteiro, que quem sabe no próximo evento haveria discussão envolvendo homens. Só que, na hora de editar o post, percebi que o moço estava transformando um movimento político num problema individual. Pareceu chantagem: vocês não me dão a devida atenção, então tô fora. O que de jeito nenhum deveria ser o comportamento de um homem, feminista ou não. Muito menos de um homem feminista. Então respondi novamente (tudo foi relatado neste post. Os comentários também são interessantes).

No começo do ano publiquei um guest post de uma moça que trabalha com programação e escreveu sobre o forte machismo na área de TI. Nos comentários apareceu um professor de TI indignado, dizendo que não era assim, que não havia machismo, e que ele sim podia falar porque trabalhava na área. Eu rebati que a autora do guest post também trabalhava na área, que aquela era a experiência dela, e que a dele não era mais importante.

Ele me enviou um email mais revoltado ainda relatando que já tinha ido a uma palestra minha com a namorada: "Os olhos dela brilhavam ao falar de você e dos seus pensamentos. Ela citou o quanto você é ofendida e ameaçada. Mas depois que li no seu blog a minha resposta, você perdeu todos os seus pontos positivos. Nunca vi tamanho desrespeito, preconceito e ofensa a mim. Uma pessoa totalmente honesta e correta!"

Levei um mês pra parar de revirar os olhos. Daí respondi: "Vc escreveu um comentário negando que a experiência de uma leitora seja legítima e verdadeira. Não sei se vc sabe, mas esse é o comportamento padrão de trolls machistas. Não estou dizendo que vc é um troll machista, estou dizendo que vc agiu como um. Entenda: não é sobre você. Vc parece centrado demais na validação da sua pessoa, da sua experiência. Vc insiste que a sua experiência é a única que deve ser ouvida. Se vc age dessa forma -- deslegitimando experiências alheias, se revoltando com uma resposta -- mesmo depois de ter algum contato com o feminismo, bom, tudo o que posso dizer é que vc precisa de muito mais contato com o feminismo, porque vc parece não ter aprendido muita coisa. Espero que sua namorada possa ajudá-lo".

Camiseta unissex
Não sei se este é um bom exemplo, porque nem sei se esse rapaz algum dia se identificou como feminista. Mas ele namora uma feminista, falava sobre feminismo. E ainda assim, na primeira discordância com uma feminista, fez um mimimi incrível e disparou um "Vc perdeu seus pontos". Logicamente que existem mulheres que agem dessa forma, mas convenhamos: é muito mais comum entre homens.

Meu terceiro e último caso de frustração com homens feministas: já troquei mensagens com um feminista que me disse, na cara dura, que ele era feminista para seduzir mais mulheres, porque, afinal, tudo que os homens fazem é pra conseguir sexo. Como o cara em questão sempre evita confronto e mantém um ar blasé de "tudo que eu falo é irônico pra provocar", pode ser que ele estivesse apenas brincando. Mas foi meio chocante.

Tem o outro lado também (sempre tem). Eu posso citar uma dúzia de exemplos de homens que se assumem feministas e não decepcionam. O melhor blog de feminismo acadêmico que acompanho é escrito por três homens feministas. Mas observo de longe casos de homens que vem com toda boa vontade se unir ao feminismo e são recebidos com pedradas.


Campanha da página do FB Homens
contra o Machismo (sem relação com
a Marcha das Vadias)


Num post de um mês atrás na sua página no FB, Cynthia Semíramis, uma feminista que conheço desde que comecei o blog, e que, apesar de várias discordâncias, sempre teve a maturidade de não "romper relações", relatou uma situação bizarra. Um rapaz tirou uma foto apoiando a Marcha das Vadias de BH. Em represália, ganhou uma montagem com a frase "Vou tirar delas a única coisa que elas ainda têm: o protagonismo em seus movimentos".

Cynthia pergunta, com razão, como uma foto de um apoiador pode tirar o protagonismo de um movimento. Sendo que o rapaz nunca se disse protagonista de nada. Sinceramente: isso é necessário? Por que tratar com agressão gratuita um aliado?

Faz pouco tempo brincávamos de "adoro homem feminista", "homem feminista é sexy", e agora estamos pejorativamente chamando homens feministas de "feministos". O que mudou, de lá pra cá? (Minha hipótese é que correntes minoritárias do feminismo, que antes só existiam no Orkut, muitas vezes em comunidades fechadas, tornaram-se mais vocais com o Facebook.) Claro que existe um amplo debate acadêmico sobre homens no feminismo, mas não é isso que vemos na internet. Infelizmente, o que vemos aqui é feminista achar que contribui pra discussão escrevendo "iuzomismo" e "male tears".

Homens contra o
Machismo


Em outubro do ano passado, participei do I Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta, que contou com mais de duas mil mulheres feministas e socialistas. Enquanto as mulheres palestravam e debatiam, os homens (também feministas e socialistas) cuidavam da infra-estrutura, cozinhando, dirigindo, limpando, cuidando das crianças (havia uma creche, como tem que ter). Um deles me contou que os homens estavam fazendo o que as mulheres tradicionalmente costumam fazer enquanto os homens se reúnem politicamente (ainda assim, algumas feministas achavam que as mulheres deveriam tomar conta da infraestrutura do evento também. Não havia unanimidade, nunca há).

Em toda palestra que eu vou tem homem. E em todas eles parecem ouvir atentamente, ávidos para aprender. Em muitas eles perguntam o que eu acho dos homens no feminismo. Minha resposta é sempre a mesma: eu acho ótimo. Vengan! Só não creio que homens devem ser protagonistas, assim como héteros não devem ser líderes de movimentos LGBT, e brancos não devem liderar movimentos negros.

Depois das palestras, muitos homens vem me abraçar e tirar foto comigo. Sinto um carinho genuíno vindo deles. Sei que há um monte de homens que querem a minha caveira. São homens preconceituosos, de direita, atrasados no tempo. Não dou a mínima pro que eles pensam de mim ou do feminismo. Mas a grande maioria dos homens com quem tenho contato de verdade (meu marido, meus amigos, meus alunos, o pessoal que vem as minhas palestras) luta pelos mesmos ideais que eu. Nunca na minha vida cogitei não gostar dos homens.

Precisamos dos homens pramudar o mundo. Com isso não quero dizer que devemos pedir a eles delicadamente que nos concedam alguns direitos, ou agradecer por migalhas. O que quero dizer que é impossível mudar o mundo sem mudar metade da população mundial. Já conquistamos muitas leis que na teoria nos garantem direitos iguais. Mas na prática é outra história.


Eu não quero prisão perpétua pro marido que bate na mulher, eu quero é que ele nunca bata na mulher, e, portanto, não precise de punição ou de reabilitação. Eu quero que ele entenda que o modelo de masculinidade que ele teve que engolir é falho, até porque lhe condicionou a só resolver conflitos através da violência. A maior causa dos nossos problemas hoje é cultural, não penal. Como mudar a cultura falando apenas a uma parte das pessoas?

Pra mim, me dizer feminista me basta. Não preciso, nem quero, me enquadrar em nenhuma corrente feminista específica. Tenho discordâncias e concordâncias com todas as correntes que conheço, e até dentro de correntes específicas há bastante pluralidade. Pros homens (quase todos de direita) que odeiam o feminismo e não sabem nada sobre ele, eu sou a mais misândrica e radical das feministas, quase empatando com a segunda feminista que eles conhecem, Valerie Solanas.

Já muitas feministas radicais se indignam comigo, me consideram mole demais (e um post falando que eu quero homens no feminismo certamente não as fará gostar mais de mim).


Mas quer saber? Não estou aqui pra agradar machista ou misógino, nem pra agradar feminista segregacionista, nem pra agradar homem que se diz feminista desde que ele seja protagonista do movimento. Agora, pra todos os outros, pelo menos no que me diz respeito, só posso dizer: seja bem-vindo. Sinta-se acolhidx.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.370
Reações
46.982
Pontos
1.454
Eu sou a favor da igualdade entre os sexos, não sou nem machista nem feminista/feminazi.
:klolz
 


Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
id8WaVByAkwH0.gif
 

SPYCRAB

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.030
Reações
21.713
Pontos
584
O que é ser homem-feminista em suma?


Ser um homem que apoia o feminismo ativamente, há aí uma distinção entre homens que participam do ativismo e aqueles que apenas apoiam e não se dizem feministas. A autora diz que prefere não fazer distinção e nem discriminar homens feministas, como muitas mulheres feministas fazem.

Muitas vezes os homens feministas são motivados pela opressão que os eles próprios sofrem na nossa sociedade. Além da crítica à misandria, o texto foca no próprio fato de falarem que homem só é feminista porque quer arranjar mulher, ou que ser feminista é coisa de "v****", ou que "homem tem que ser homem".
 

Saitama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.439
Reações
1.445
Pontos
203
"São homens preconceituosos, de direita, atrasados no tempo."
Parei aqui.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
No que tange a direitos, eu procuro tratar todos, a priori, como se fossem todos iguais, como se fosse um único direito para todos. Depois, com as diferenças peculiares de cada um, mantenho uma conduto mais rígida ou flexível a depender do caso. Existem, sim, diferenças entre homens e mulheres, mas nenhuma que seja considerada degradante a nenhum dos sexos. Portanto, ninguém deveria sofrer só por ser homem ou mulher. Coisa ruim é ser desonesto, desrespeitoso, estuprador, ladrão, assassino, preconceituoso, apático, etc. Já a mera carga genética é detalhe; ser homem, mulher, branco, negro... nada disso te faz pior ou melhor. Quanto ao gosto, já acho mais relativo: alguns são tranquilos, mas outros são extremistas (como religiões que preterem outras pessoas ou até mesmo consideram certo subjulgá-las).

Enfim, não sou um cara de conversar com várias pessoas, mas às mulheres as quais encontro dispenso um tratamento justo, amigável e imparcial. Com a minha namorada, ajo com cavalheirismo: sempre carrego as coisas, não porque mulher não serve pra isso, mas porque sou bem mais forte que ela, faz menos mal a mim que a ela; se eu namorasse uma halterofilista, por exemplo, deixaria ela se virar, por pura desnecessidade de minha interferência. Não levanto bandeira de feminismo, machismo, semitismo ou outros "coitadismos", apenas busco tratar (e me esforço para isso) os outros como eu gostaria de ser tratado: com justiça e fraternidade. Óbvio que eu mesmo fraquejo e tomo atitudes as quais depois me arrependo, necessito repensá-las para poder mudar pra melhor, mas se todo mundo buscasse essa melhoria dentro de si, não haveria tantas pessoas em situações tão desfavoráveis.
 

SPYCRAB

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.030
Reações
21.713
Pontos
584
"São homens preconceituosos, de direita, atrasados no tempo."
Parei aqui.

Se vai focar só no uso desse termo, vou apagar pra ti e tu pode ler o resto e contra-argumentar, porquê logo depois ela diz que "quase todos" (não todos) são de direita.

E é a verdade, qual é o maior grupo anti-feminista? O conservador.

Não gosto dos termos esquerda e direita porque são vagos demais, então o que dá pra interpretar é isso.
 

Jeovas

Bam-bam-bam
Mensagens
8.490
Reações
5.331
Pontos
434
Aí você vê os comentários é um verdadeiro quebra-quebra, o que meio que denota que isso é muito mal resolvido entre as feministas.

De qualquer maneira, eu já desisti de tentar entender todas essas N correntes. Vejo, de maneira simplificada, três grupos feministas majoritários:

1) Feministas misândricas e radicais em geral - feministas hardcore que odeiam homens, levando sua visão de luta de classes às últimas consequências interpretativas. São minoria, mas me parece que estão crescendo;

2) Feministas socialistas/comunistas/"libertárias" (tipo a maioria do grupo Lola) - que são, basicamente, mulheres esquerdistas em geral. Algumas são mais tranquilas, outras um pouco mais radicais. São a maioria do movimento;

3) Feministas liberais - feministas não-marxistas, pró livre mercado e coisa e tal, mais voltadas para o ideal de liberdade defendido pelos liberais. São a menor minoria significativa e não fazem barulho, por isso não são notadas (mas que existem, existem).

Então essa parada de "homem tem que ser feminista" não é tão simples quanto parece. Enquanto elas não se resolvem, é melhor se abster de quaquer pronunciamento...

O que é ser homem-feminista em suma?

Depende, cara. É impossível um homem ser feminista do tipo radical, já que elas vão te expulsar do movimento te chamando de esquerdomacho;

Do tipo dois, que descrevi acima, é só ser de qualquer grupo socialista, pró lutas sociais e anticapitalista;

Do três, é só ter bom senso prático, ou seja, não ser à favor de coisas medonhas que vão contra o príncipio de não-agressão, já que as feministas liberais costumam ser bem mais tranquilas (das que conversei, pelo menos) e não se identificar com a atual esquerda e muito menos com as radicais;

Ser um homem que apoia o feminismo ativamente, há aí uma distinção entre homens que participam do ativismo e aqueles que apenas apoiam e não se dizem feministas. A autora diz que prefere não fazer distinção e nem discriminar homens feministas, como muitas mulheres feministas fazem.

Muitas vezes os homens feministas são motivados pela opressão que os eles próprios sofrem na nossa sociedade. Além da crítica à misandria, o texto foca no próprio fato de falarem que homem só é feminista porque quer arranjar mulher, ou que ser feminista é coisa de "v****", ou que "homem tem que ser homem".

Extremamente complicado e muito tênue entre o "ser contra opressão" e querer ditar uma normatividade social com base nos teus valores, que é, basicamente, o que muitas acabam por fazer.

Depois disserto melhor, agora tô com sono.

flw
 

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Você leu o texto ou só olhou as fotos, amigo? Gostaria de ver seu argumentos contra o feminismo, ou homens feministas especificamente.
A autora é bem sensata.

Não nego a necessidade de um movimento como o feminismo no século passado, onde ainda existiam as diferenças e por causa delas, ainda tratávamos mulheres como um ser inferior.
Não é o que eu vejo com o movimento atual, lutando por direitos exacerbados e que vão além da igualdade entre homem e mulher.
Eu não nasci um homem feminista, nasci um homem que respeita qualquer ser pelo que é , e não necessito fazer essas bajulações as mulheres, pois as trato como ser humano antes de tudo e coexisto muito bem com elas e as respeito muito.
 

SPYCRAB

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.030
Reações
21.713
Pontos
584
Extremamente complicado e muito tênue entre o "ser contra opressão" e querer ditar uma normatividade social com base nos teus valores, que é, basicamente, o que muitas acabam por fazer.

Depois disserto melhor, agora tô com sono.

flw

Que tipo de normatividade social?
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.057
Reações
182.343
Pontos
1.029
Quando falo de homem-feminista e o que é ser um, digo, o que ele defende? Direitos das mulheres ao trabalho e igualdade, não obrigatoriedade de casamento, liberdade sexual... o quê?
 

Guilge

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.562
Reações
15.547
Pontos
753
Afina o que realmente o feminismo (atual)reivindica?
(sério mesmo não to de zuação aqui não,pois eu li o texto e fiquei confuso pra caraio)
 

Duckdodgers

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.054
Reações
17.612
Pontos
674
HAAAAAAA
O cara me vem com texto dessa maluca escrota da ''Lola'', misandra de marca maior,falar o contrário.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.083
Reações
5.555
Pontos
1.494
Enquanto feminazis mal comidas e homens que não sabem se relacionar com mulheres e tentam se aproximar delas apoiando um movimento patético, eu to passando a rola em geral. Prontofalei
 

constatine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.524
Reações
88.293
Pontos
1.244
"As feministas não criaram um monstro chamado machismo, elas transformaram o machismo num monstro, é diferente (...) Para se saber o real significado de uma palavra, deve se buscar o seu primeiro sentido, e isso se faz pesquisando sua etimologia, a origem desta palavra. Ao se fazer isso com o termo "machismo", chega-se ao significado "Exaltação das características masculinas".

Este outro sentido pejorativo de "machismo", de homens oprimindo/desfavorecendo as mulheres, e/ou outra característica negativa qualquer, é uma distorção moderna do sentido original da palavra, distorção esta intencionalmente feita pelo movimento feminista, com o objetivo de sujar a imagem do homem, usando o termo que a ele esta diretamente relacionado. Pois "machismo" vem de "macho", e todo homem é macho, logo, quando usa-se machismo no sentido pejorativo, culpa-se somente o homem por qualquer ato que seja, na medida que isenta a mulher de sua responsabilidade.

Não é correto por este e outros motivos, usar o termo "machismo" para indicar discriminação de gênero, e sim "sexismo" que é um termo neutro, podendo indicar discriminação tanto contra homens como contra mulheres, sem no entanto culpabilizar somente um dos gêneros sempre, como é feito no uso inadequado da palavra "machismo" em seu sentido pejorativo."
 

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.339
Reações
5.336
Pontos
1.049
Agradeço a tentativa do colega SPYCRAB tentando trazer algo interessante, mas os exatoides da OS não estão prontos para assumirem que não comem ninguém, e se tentam ser feministas para "pegar molier", viram friendzone, visto o monte de comentário b*sta que postaram

Sobre o texto, concordo em alguns pontos, acredito que nada pode ser excessivamente radical, isso nunca funcionou com as massas, tanto que a estratégia de manipulação da mídia se baseia em ir nos acostumando com o pior aos poucos, no caso do feminismo, e outras ideias que rompam com o "senso comum" atual, poderiam ser introduzidas de formas mais sutis e mnemônicas, assim mesmo ignorantes acabam absorvendo um pouco sem perceber
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.609
Reações
14.377
Pontos
1.053
Cara, eu acompanhei uma comunidade no facebook onde faziam fortes críticas ao auto-intitulado feminazismo e digo que o problema em sua maioria não são as feministas, mas as retardadas que são incapaz de verem que homens também fazem parte desse mundo e que elas não são superiores a eles e nem inferiores, mas iguais respeitando as devidas diferenças.

O chato é que infelizmente são as feminazistas que são ouvidas em sua maioria e não as feministas.
 

Mongo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.721
Reações
6.382
Pontos
954
Ja começa bem mal dizendo como eu devo pensar.

E o resumo do texto é esse:
"Nossa como ele é careta! não é feminista."
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.960
Reações
131.034
Pontos
2.274
Não pode só ser normal e respeitar as mulheres como elas devem ser respeitadas?
.
Tipo, sem se sujeitar a essa palhaçada?
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.695
Reações
4.713
Pontos
714
Pessoas merecem respeito independente de sexo. Machismo e Feminismo são duas grandes babaquices que não servem pra m**** nenhuma, senão por pessoas em conflito.
 

Lucas Oliveira

Supra-sumo
Mensagens
1.205
Reações
1.124
Pontos
193
Não preciso militar a favor do feminismo. Só preciso fazer o que aprendi, respeitar as PESSOAS e ponto final.
Essa m**** de genero é uma putaria, repito, PUTARIA!
 
Topo Fundo