O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Impressão 3D - Algum adepto por aqui ?

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Comecei a me interessar pela impressão 3D depois que pedi a um amigo para imprimir umas coisas para mim, vejo como um hobby interessante para desenvolver e que posso usar bastante com meu filho, imprimir coisas para ele e etc.

Alguém por aqui tem experiência ? Li alguns artigos e livros para entender como funcionam as coisas e pretendo pegar uma Ender 3 V2 em breve.

O que tenho focado é justamente o que pode me afastar, tipo problemas que posso vir a ter, complicações... Não vejo problema em imprimir algo e sair errado, filamento errado e etc. O que tenho visto é problemas pré-impressão, tipo mesa zoada, ter que ficar regulando a máquina inteira a cada impressão e etc.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
Tenho uma breve experiência por conta do meu TCC da faculdade, montei uma do zero, modelo Prusa Mendel V2.

Além disso tive que pesquisar vários aspectos pra escrever o artigo.

De cara eu te falo que não é um hobby fácil, tem que conhecer muito a sua máquina e ter muita paciência para o ajuste fino. Mas no fim é muito gratificante.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Tenho uma breve experiência por conta do meu TCC da faculdade, montei uma do zero, modelo Prusa Mendel V2.

Além disso tive que pesquisar vários aspectos pra escrever o artigo.

De cara eu te falo que não é um hobby fácil, tem que conhecer muito a sua máquina e ter muita paciência para o ajuste fino. Mas no fim é muito gratificante.

HAHA meu cunhado fez igual... Mas ele montou a impressora para depois usar a impressora para fazer o TCC.

O que tenho visto é isso : Escolhe uma máquina e aprende com ela, não é o tipo de coisa que você fica trocando pela melhor quando lança porque tem que reaprender tudo de novo (em relação a como a máquina funciona), venho recebendo umas dicas de um amigo, tipo a dele é uma Ender 3 V1 e ele teve problema de como fixar a primeira camada, passou por uns perrengues e tal.

Eu não me frustraria em ter a impressão em si zoada e ter que ajustar, umas coisas que estou vendo é que tem alguns modelos que até chegar na parte de imprimir tem muita coisa para fazer, então estou optando por uma que meio que "já vem pronta" e tem uma comunidade gigante suportando e usando ela.

Inclusive me inscrevi em um curso da 3D Print Academy, vou fazer a aula grátis no Youtube para ver como é a didática, quero aprender do zero com calma, ver se me interesso de verdade e aí comprar uma.

Porque é foda, o negócio é "mágico" quando você vê algo pronto, porém nos bastidores tem vários perrengues.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.016
Pontos
1.044
Marcando para ler em 2028 quando o tópico estiver na página 2850 e quando imprimir um action figure será como imprimir uma página de Word.
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.103
Reações
8.590
Pontos
1.059
Montei a mesma impressora que o Freddie Mercury montou. Tenho de dizer que foi bem dificil fazer ela funcionar 100%, mas foi muito gratificante!
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.016
Pontos
1.044
Mas e aí ? Qual é a vibe boa.......resina ou pvc ? Tem outro tipo ?

O que determina ser boa ? Velocidade ? Potência ? Cheiro forte ? Refrigeração ?
 


Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Mas e aí ? Qual é a vibe boa.......resina ou pvc ? Tem outro tipo ?

O que determina ser boa ? Velocidade ? Potência ? Cheiro forte ? Refrigeração ?

Para iniciantes recomendam as FDM que usa PLA/ABS/PETG porque são mais baratas de se trabalhar e não precisam de nenhum trabalho pós-impressão.

PLA/ABS/PETG - De certa forma, imprimiu tá pronto, um rolo de 1kg de filamento gira em torno de R$100~150
Resina - Exige que o material receba uma "cura" com álcool isopropílico + luz UV, um pote de resina custa cerca de R$ 220 de 500ml se não me engano.

O preço das impressoras hoje não são tão diferentes, da para achar de resina por R$2k, o foda é todo esse trabalho... Além do cheiro fortíssimo.

Já ser boa vai do que você procura, tempo de impressão é algo que eu não me importo uma vez que não quero produzir nada em volume... Quero peças para mim, então o quanto mais detalhes e qualidade tiver, melhor para mim.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.016
Pontos
1.044
Para iniciantes recomendam as FDM que usa PLA/ABS/PETG porque são mais baratas de se trabalhar e não precisam de nenhum trabalho pós-impressão.

PLA/ABS/PETG - De certa forma, imprimiu tá pronto, um rolo de 1kg de filamento gira em torno de R$100~150
Resina - Exige que o material receba uma "cura" com álcool isopropílico + luz UV, um pote de resina custa cerca de R$ 220 de 500ml se não me engano.

O preço das impressoras hoje não são tão diferentes, da para achar de resina por R$2k, o foda é todo esse trabalho... Além do cheiro fortíssimo.

Já ser boa vai do que você procura, tempo de impressão é algo que eu não me importo uma vez que não quero produzir nada em volume... Quero peças para mim, então o quanto mais detalhes e qualidade tiver, melhor para mim.
Creio que num futuro próximo já deva existir outra forma de insumo para impressão, de modo que não cause câncer ou alergia mediante cheiro forte. Desnecessário.

Tempo de impressão acho interessante visto que há quem produza itens, como por exemplo, suporte para pendurar headset e joystick personalizado. Daí produzir de 2 a 3 por dia fica tenso né !? O ideal é que no futuro seja rápido, sem cheiro, com maior qualidade.

Ainda não acho interessante para fins residenciais. Muito a quem ainda.

Quero poder "imprimir" uma coleção de action de 10 cm da Marvel com praticamente todos os personagens mais conhecidos altamente detalhados.

Hoje é impossível. Ou 1 por dia.

No fim, o custo com a impressora e insumos superará o valor da máquina umas 4 vezes. Diferente de uma resma de papel que custa R$ 13,00.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Não sei como está hoje, mas usei bastante lá pelo anos de 2016/2017 e achava a qualidade das coisas impressas muito mal acabadas e frágeis. E olha que eu comprava o material que os entendidos recomendavam.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
HAHA meu cunhado fez igual... Mas ele montou a impressora para depois usar a impressora para fazer o TCC.

O que tenho visto é isso : Escolhe uma máquina e aprende com ela, não é o tipo de coisa que você fica trocando pela melhor quando lança porque tem que reaprender tudo de novo (em relação a como a máquina funciona), venho recebendo umas dicas de um amigo, tipo a dele é uma Ender 3 V1 e ele teve problema de como fixar a primeira camada, passou por uns perrengues e tal.

Eu não me frustraria em ter a impressão em si zoada e ter que ajustar, umas coisas que estou vendo é que tem alguns modelos que até chegar na parte de imprimir tem muita coisa para fazer, então estou optando por uma que meio que "já vem pronta" e tem uma comunidade gigante suportando e usando ela.

Inclusive me inscrevi em um curso da 3D Print Academy, vou fazer a aula grátis no Youtube para ver como é a didática, quero aprender do zero com calma, ver se me interesso de verdade e aí comprar uma.

Porque é foda, o negócio é "mágico" quando você vê algo pronto, porém nos bastidores tem vários perrengues.
Com o tempo você aprende uns macetes tipo:

Fixação na mesa: use o spray de cabelo (laque) antes de aquecer a mesa, sua peça vai prender bem e não vai soltar.

Para melhorar a qualidade é bom ter um ambiente controlado, sem brisas, o ideal é construir uma capsula em volta da impressora, era o meu sonho kkk

Outra coisa que estava em meus planos era construir uma mini estufa de acetona, essa estufa serviria para dar um acabamento fino nas peças impressas, a acetona da uma leve derretida no plástico e se for na quantidade certa a peça fica lisinha.

Tem várias outras coisas interessantes que dá pra fazer, é a verdadeira arte da gambiarra kkk
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Com o tempo você aprende uns macetes tipo:

Fixação na mesa: use o spray de cabelo (laque) antes de aquecer a mesa, sua peça vai prender bem e não vai soltar.

Para melhorar a qualidade é bom ter um ambiente controlado, sem brisas, o ideal é construir uma capsula em volta da impressora, era o meu sonho kkk

Outra coisa que estava em meus planos era construir uma mini estufa de acetona, essa estufa serviria para dar um acabamento fino nas peças impressas, a acetona da uma leve derretida no plástico e se for na quantidade certa a peça fica lisinha.

Tem várias outras coisas interessantes que dá pra fazer, é a verdadeira arte da gambiarra kkk

Esse lance do spray Karina eu já recebi, meu camarada disse que para ele não funcionou e me passou uma cola que vende em um tal doutor impressora, mas ele disse que do amigo dele o spray funcionou, então vai de cada local, mesa de impressão, mas já guardei que tenho que aprender a fixar o bagulho.

Essa da acetona eu agradeço DEMAIS porque em alguns momentos eu acho legal aquelas linhas mas tem horas que não rola...

Eu vejo que impressão 3D tem um futuro muito bom e que poderei no futuro ensinar meu filho a fazer as coisas também, fico imaginando as maquetes escolares usando impressões 3D, ou até mesmo uma automação caseira para algum brinquedo e tal...
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
HAHA meu cunhado fez igual... Mas ele montou a impressora para depois usar a impressora para fazer o TCC.

O que tenho visto é isso : Escolhe uma máquina e aprende com ela, não é o tipo de coisa que você fica trocando pela melhor quando lança porque tem que reaprender tudo de novo (em relação a como a máquina funciona), venho recebendo umas dicas de um amigo, tipo a dele é uma Ender 3 V1 e ele teve problema de como fixar a primeira camada, passou por uns perrengues e tal.

Eu não me frustraria em ter a impressão em si zoada e ter que ajustar, umas coisas que estou vendo é que tem alguns modelos que até chegar na parte de imprimir tem muita coisa para fazer, então estou optando por uma que meio que "já vem pronta" e tem uma comunidade gigante suportando e usando ela.

Inclusive me inscrevi em um curso da 3D Print Academy, vou fazer a aula grátis no Youtube para ver como é a didática, quero aprender do zero com calma, ver se me interesso de verdade e aí comprar uma.

Porque é foda, o negócio é "mágico" quando você vê algo pronto, porém nos bastidores tem vários perrengues.
Eu usei muito os conhecimentos da faculdade (engenharia de automação), daí quando o assunto era eletrônica, programação do arduino, etc já estava tudo na mente.

Eu pesquisei bastante em sites gringos também, já que não tinha muita coisa por aqui.

Um site que eu recomendo pra abrir um pouco a mente é o thingverse, é maravilhoso, você escreve o nome de qualquer coisa e tem pra imprimir lá, só baixar o arquivo stl e colocar na impressora
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Creio que num futuro próximo já deva existir outra forma de insumo para impressão, de modo que não cause câncer ou alergia mediante cheiro forte. Desnecessário.

Tempo de impressão acho interessante visto que há quem produza itens, como por exemplo, suporte para pendurar headset e joystick personalizado. Daí produzir de 2 a 3 por dia fica tenso né !? O ideal é que no futuro seja rápido, sem cheiro, com maior qualidade.

Ainda não acho interessante para fins residenciais. Muito a quem ainda.

Quero poder "imprimir" uma coleção de action de 10 cm da Marvel com praticamente todos os personagens mais conhecidos altamente detalhados.

Hoje é impossível. Ou 1 por dia.

No fim, o custo com a impressora e insumos superará o valor da máquina umas 4 vezes. Diferente de uma resma de papel que custa R$ 13,00.

O PLA até onde sei é feito de milho e mais alguma coisa que não lembro.

E sim, ainda estamos longe demais de imprimir action figures, algumas impressoras TOP de resina já conseguem fazer algo quase próximo do comercial, então creio que menos de 10 anos teremos isso de forma mais prática para todos.

Quanto a produzir muitos itens, como te falei, no MEU caso se eu for imprimir essas coisas que você falou eu imprimo em 2,3 dias e acabou, não vou comprar a impressora 3D para trabalho, apenas hobby mesmo... O máximo que farei é umas coisas bem básicas e rústicas no começo para gastar pouco filamento e ir aprendendo as técnicas.

Se alguém pensar em fazer $$ com isso tem que investir em umas mais robustas, de uns R$5k+ creio eu.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Eu usei muito os conhecimentos da faculdade (engenharia de automação), daí quando o assunto era eletrônica, programação do arduino, etc já estava tudo na mente.

Eu pesquisei bastante em sites gringos também, já que não tinha muita coisa por aqui.

Um site que eu recomendo pra abrir um pouco a mente é o thingverse, é maravilhoso, você escreve o nome de qualquer coisa e tem pra imprimir lá, só baixar o arquivo stl e colocar na impressora

Foi onde achei a pista de hotwheels para meu filho que mandei imprimir, também pedi um Geralt e um Kenshin para esse meu camarada que está nesse hobby.

Porém o Geralt e Kenshin ele fez todo o pós, pintou e etc. Eu nem de longe quero isso, quero coisas mais simples para o dia-a-dia, acessórios para os brinquedos do meu filho e etc.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
Ja tentou converter de direct drive para bowden?
Não, eu sempre preferi o bowden por conta da velocidade de impressão, acho o sistema direct drive muito pesado pra o tamanho da impressora que eu tenho. Precisaria de uma fixação ou estrutura mais robusta.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
Foi onde achei a pista de hotwheels para meu filho que mandei imprimir, também pedi um Geralt e um Kenshin para esse meu camarada que está nesse hobby.

Porém o Geralt e Kenshin ele fez todo o pós, pintou e etc. Eu nem de longe quero isso, quero coisas mais simples para o dia-a-dia, acessórios para os brinquedos do meu filho e etc.
Hoje eu penso um pouco diferente da época da faculdade, que preferia fazer as coisas do zero e tal, mas hoje com minha filha chegando, casado, trabalho....

Eu compraria fácil uma impressora pronta já sem precisar de muitos ajustes, me lembro que em 2016 estava por volta de uns 3 mil, hoje com o dólar deve estar mais de 6 mil. Se fosse naquelq faixa de preço ainda eu pegaria pra fazer impressões rápidas em casa.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Hoje eu penso um pouco diferente da época da faculdade, que preferia fazer as coisas do zero e tal, mas hoje com minha filha chegando, casado, trabalho....

Eu compraria fácil uma impressora pronta já sem precisar de muitos ajustes, me lembro que em 2016 estava por volta de uns 3 mil, hoje com o dólar deve estar mais de 6 mil. Se fosse naquelq faixa de preço ainda eu pegaria pra fazer impressões rápidas em casa.

Essa Ender 3 V2 está na casa dos 2K aqui no Brasil, acho um preço bem OK para iniciar no ramo.
Tem vários upgrades possíveis e baratos, vários inclusive você mesmo imprime.

Tem outras impressoras melhores e com preços similares, porém são menos conhecidas... Daí é onde fica meu medo, pegar uma put* impressora que poucos tem e se ferrar se der algum problema ou pegar uma inferior mas imensamente popular que já foi destrinchada pela comunidade ? No momento eu opto pela que me dará menos dor de cabeça.
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.103
Reações
8.590
Pontos
1.059
Não, eu sempre preferi o bowden por conta da velocidade de impressão, acho o sistema direct drive muito pesado pra o tamanho da impressora que eu tenho. Precisaria de uma fixação ou estrutura mais robusta.
O direct drive é muito pesado mesmo, causa muito ringing. No momento ela está como direct drive né?
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
Essa Ender 3 V2 está na casa dos 2K aqui no Brasil, acho um preço bem OK para iniciar no ramo.
Tem vários upgrades possíveis e baratos, vários inclusive você mesmo imprime.

Tem outras impressoras melhores e com preços similares, porém são menos conhecidas... Daí é onde fica meu medo, pegar uma put* impressora que poucos tem e se ferrar se der algum problema ou pegar uma inferior mas imensamente popular que já foi destrinchada pela comunidade ? No momento eu opto pela que me dará menos dor de cabeça.
É aquela coisa neh, se você tiver um Golf GTI e ele quebrar você vai ter que chamar um mecânico e pagar caro, mas se tiver um fusca você mesmo pode arrumar e se precisar de ajuda será barata.

Obs: hoje eu optaria pela facilidade, mas o prazer de você montar uma máquina do zero, ajustar e ver funcionando não tem preço.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.010
Pontos
1.053
To tirando fotos da minha pra colocar aqui num anuncio do fórum:

Visualizar anexo 238674
isso dá trabalho.
pra quem vai entrar no hobby é só aplicar os conhecimentos de matematica e fisica ou vai ficar dependente de projetos de terceiros.
imprimir leva tempo e montar os projetos as vezes tem a msm dificuldade que montar a impressora posta aew em cima.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
O direct drive é muito pesado mesmo, causa muito ringing. No momento ela está como direct drive né?
Sim, nesse kit que eu tenho ela está pré montada como direct drive (a extrusora e hotend) formam uma peça só.

Foi montada assim pro TCC, mas a minha ideia era separar pra melhorar a estabilidade e a velocidade.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.010
Pontos
1.053
É aquela coisa neh, se você tiver um Golf GTI e ele quebrar você vai ter que chamar um mecânico e pagar caro, mas se tiver um fusca você mesmo pode arrumar e se precisar de ajuda será barata.

Obs: hoje eu optaria pela facilidade, mas o prazer de você montar uma máquina do zero, ajustar e ver funcionando não tem preço.
preços das impressoas deram uma disparada.
um colega meu quer pegar uma de resina, mas acho que resina não serve pra prototipagem (coisa que eu tenho mais interesse.)
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
preços das impressoas deram uma disparada.
um colega meu quer pegar uma de resina, mas acho que resina não serve pra prototipagem (coisa que eu tenho mais interesse.)
A impressora de resina serve basicamente pra imprimir boneco, joias, enfeites e tal. Essas peças não tem resistência mecânica e quebram com facilidade.

Agora as de filamento são boas pra fazer peças mais rústicas como suportes, encaixes, etc.
 
Mensagens
609
Reações
3.466
Pontos
333
Tem alguns adeptos nesses tópicos

 

[Noob Saibot]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.542
Reações
601
Pontos
1.174
Opa, eu aqui. Minha esposa e eu temos empresa. Estamos com duas Ender 3 V2 e duas Ender 3 S1. Nossa página do Instagram.

Vamos fazer 3 anos de empresa
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
Opa, eu aqui. Minha esposa e eu temos empresa. Estamos com duas Ender 3 V2 e duas Ender 3 S1. Nossa página do Instagram.

Vamos fazer 3 anos de empresa
Muito boa a qualidade das impressões eim, quanto custa uma peça?

Trabalha com peças personalizadas ou catálogo fechado?
 

[Noob Saibot]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.542
Reações
601
Pontos
1.174
Muito boa a qualidade das impressões eim, quanto custa uma peça?

Trabalha com peças personalizadas ou catálogo fechado?
Obrigado que bom que gostou.
Varia muito cara, mas algumas peças ali tem o preço, com link pra nossa loja.
Fazemos bastante personalizados, como o cliente desejar, dentro das nossas possibilidades. Agora estamos fazendo bastante letreiro para empresas colocar neon.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
Opa, eu aqui. Minha esposa e eu temos empresa. Estamos com duas Ender 3 V2 e duas Ender 3 S1. Nossa página do Instagram.

Vamos fazer 3 anos de empresa

O preço é pelo tanto de material que é gasto? Cor? Complexidade?

Vou ver se um toca-fitas que comprei tem salvação, se tiver acho que vou ter que mandar pra impressão as tampas dos decks.
Existe material translúcido ou transparente?
 

[Noob Saibot]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.542
Reações
601
Pontos
1.174
O preço é pelo tanto de material que é gasto? Cor? Complexidade?

Vou ver se um toca-fitas que comprei tem salvação, se tiver acho que vou ter que mandar pra impressão as tampas dos decks.
Existe material translúcido ou transparente?
O preço é calculado pelo peso e tempo pra fazer, mais algumas despesas fixas que são colocadas na planilha.

Existe sim translúcido, uma vez eu comprei agora não tenho mais. Transparente 100% acho que não existe, mas se você imprimir uma coisa bem fina, como um vaso ele fica translúcido. Mas as peças grandes imprimindo com material transparente não vai dá pra ver atravéz dele, pois tem muitas camadas.
 

[Noob Saibot]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.542
Reações
601
Pontos
1.174
Tem uma impressão transparente minha que a empresa de filamentos colocou em seu site, vou ver se acho
 
Topo Fundo