O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Já pararam para pensar que na época do PS1..

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.981
Reações
57.109
Pontos
2.164
CDs extras sempre são por causa da CG, então não caberia não (se tirar a cg sim, mas se fizer isso todos os jogos com mais de 1 cd caberiam em 1 disco só).

Cada disco do RE2 tem 600MB na verdade...

Já saíram matérias sobre isso e caberia sim, pois muitos dos arquivos são duplicados. Inclusive foi isso que permitiu o port milagroso por N64.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.034
Reações
63.532
Pontos
1.253
CDs extras sempre são por causa da CG, então não caberia não (se tirar a cg sim, mas se fizer isso todos os jogos com mais de 1 cd caberiam em 1 disco só).

Cada disco do RE2 tem 600MB na verdade...
Tem RE2 até pra N64, como que não caberia rs
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.545
Reações
2.636
Pontos
353
2 CD's ou mais era sempre sinônimo de jogo grande com qualidade?
Quando você tava na loja escolhendo um jogo e abria aquela capa gordenha e mais pesada, já soltava: 'olha só, 2 cd's, esse deve ser massa'

Tu já tinha garantia que o jogo era bom! :kkk

A propósito, tem algum jogo com mais de 1 cd na plataforma que foi considerado ruim?

Metal_Gear_Solid_-_North-american_cover.jpg
resident-evil-2_zknh.jpg
71350ljw7SL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg
Legend_of_Dragoon.jpg
s-l500.jpg
covert-ops-nuclear-dawn-usa-coverart.jpg

D_NQ_NP_391215-MLA25147033222_112016-O.webp
GranTurismo2.jpg
Xenogears_box.jpg
valkyrie-profile-usa-coverart.jpg
240.jpg
240.jpg

s-l640.jpg
9e7be42fc8bb37edbd509b668d2c734b.jpg
c1906b145bd7e4c77ed0781102f8d4d1.jpg
4186168-alone-in-the-dark-the-new-nightmare-playstation-front-cover.jpg
images
220px-Heart_of_Darkness_Coverart.png
Eu entendo você ter essa impressão, mas não é exatamente o caso.

Tem vários jogos com mais de 1 cd que são, com muita generosidade, no máximo medianos: Countdown Vampires, You don't know Jack, Novastorm, jogos point and click que envelheceram mal como Fox Hunt, Psychic Detective, Riven etc.

O que acontecia é que jogos com muito volume de dados - quase sempre FMV - não cabiam em um CD só. A maioria desses jogos tem uma pegada mais narrativa (as cut scenes da trama, né?), eram mais caprichados por uma questão de valor de produção mesmo, e estavam em gêneros específicos: aventura, terror, rpg.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.405
Reações
25.631
Pontos
803
In Cold Blood não conhecia, vou dar uma pesquisada.
 


Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.802
Reações
10.980
Pontos
453
Bons tempos, mas só comprava quando tinha certeza que era bom. Afinal pelo preço de um FF7 no camelo dava para levar 3 jogos.
Naquele tempo era legal que se o jogo fosse japa ou inglês tanto faz não entendia nada do mesmo jeito.
O bom que aprendi a ler um pouco de japonês na marra ou pelo menos decorar o que cada item fazia e nisso os menus da Square judiava.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.034
Reações
63.532
Pontos
1.253
RE2 tem só uns 15 minutos de FMV, a maioria dos RPGs de PS1 tem muito mais que isso. E você já viu a qualidade das cut scenes do RE2 de N64? Como feito tecnológico é admirável, mas o resultado tá longe de ser belo.
Ok que no N64 é pior, mas com otimizações essas CGs caberiam em um CD uai.
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.545
Reações
2.636
Pontos
353
Ok que no N64 é pior, mas com otimizações essas CGs caberiam em um CD uai.
Mas esse é o ponto: não é "otimização", é perda de informação. As cut scenes no PS1 já estão no limite do aceitável, super comprimidas.
 

Mitch Conner

Bam-bam-bam
Mensagens
1.500
Reações
5.373
Pontos
353
Já saíram matérias sobre isso e caberia sim, pois muitos dos arquivos são duplicados. Inclusive foi isso que permitiu o port milagroso por N64.

Tem RE2 até pra N64, como que não caberia rs
Tem Street Fighter 2 para NES e Master System tb, virtua racing para Megadrive, etc, etc...

A questão é que do jeito que foi feito precisou dos 2 cds, nada a ver o comentário sobre "lançou com 2 cds para impressionar", inclusive ninguém ficava olhando tamanho do jogo nesse época porque essa informação tinha caído em desuso com o fim dos cartuchos.
Já sobre dummy files isso é normal, jogos de ps3 então eram lotados e isso era mais para leitura, caras vindo décadas depois falar que "era só tirar arquivos porque o jogo não precisava" é especulação, naquela época e com aquelas ferramentas aquilo saiu daquele jeito e é isso.
----
@ELTORO : Mas foi isso que eu falei: tirando um monte de coisa os jogos caberiam todos em "meio cd", nesse caso do N64 aí como já dito as cgs devem ser 120p, alias 120i né, progressivo ocupa mais kkkk

----

Mas já em relação ao op acaba sendo uma verdade: jogos lotados de cgs eram as grandes produções, portanto grandes chances de serem bons (mas FF8 e seus 4 cds mostra que toda regra tem exceção :coolface).
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.050
Reações
93.854
Pontos
1.353



Name
NA Release DateNumber of Discs
Alone in the Dark: The New NightmareJune 18, 20012
Armored Core: Master of ArenaMarch 22, 20002
BrainDead 13March 6, 19962
Chronicles of the SwordNovember 27, 19962
Chrono CrossAugust 15, 20002
Colony WarsOctober 31, 19972
Command & ConquerFebruary 28, 19972
Command & Conquer: Red AlertNovember 15, 19972
Command & Conquer: Red Alert - RetaliationAugust 28, 19982
Countdown VampiresAugust 21, 20002
Covert Ops: Nuclear DawnJune 14, 20002
DMarch 8, 19963
Dracula: ResurrectionJune 18, 20012
Dracula 2: The Last SanctuaryMay 6, 20022
Dragon ValorOctober 16, 20002
Driver 2November 14, 20002
Evil Dead: Hail to the KingDecember 5, 20002
Fear EffectFebruary 14, 20004
Fear Effect 2: Retro HelixFebruary 21, 20004
Final Fantasy VIISeptember 7, 19973
Final Fantasy VIIISeptember 9, 19994
Final Fantasy IXNovember 13, 20004
Fox HuntSeptember 20, 19963
G-PoliceNovember 18, 19972
GaleriansMarch 29, 20003
Golden NuggetOctober 26, 19962
GrandiaOctober 26, 19992
Gran Turismo 2December 23, 19992
Heart of DarknessSeptember 8, 19982
In Cold BloodMay 30, 20012
JuggernautSeptember 30, 19993
KoudelkaJune 29, 20004
Lunar: Silver Star Story CompleteMay 28, 19992
Lunar 2: Eternal Blue CompleteDecember 15, 20003
Metal Gear SolidOctober 21, 19982
NovastormOctober 30, 19952
Oddworld: Abe's ExoddusNovember 17, 19982
Parasite EveSeptember 9, 19982
Parasite Eve IISeptember 12, 20002
Psychic DetectiveMarch 1, 19963
Resident Evil 2January 21, 19982
Rival Schools: United by FateSeptember 30, 19982
Riven: The Sequel to MystDecember 22, 19975
Star Ocean: The Second StoryMay 31, 19992
Star Wars: Rebel Assault II - The Hidden EmpireNovember 1, 19952
Syphon Filter 2March 14, 20002
The Legend of DragoonJune 14, 20004
The HiveJuly 27, 19962
The X-Files GameOctober 13, 19994
Thousand ArmsOctober 14, 19992
Valkyrie ProfileAugust 29, 20002
Wild Arms 2May 2, 20002
Wing Commander III: Heart of the TigerMarch 28, 19964
Wing Commander IV: The Price of FreedomMay 14, 19974
You Don't Know JackNovember 3, 19992
XenogearsOctober 20, 19982


Esses são todos os jogos com mais de 1 disco no ps1, e realmente a maioria são jogos muito bons mesmo, mas tem umas bombas aí no meio tbm.

carai lembrei de Fear Effect e bateu uma sdd
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.512
Reações
8.070
Pontos
453
Eu tinha o Metal Gear Solid Integral, que vem o terceiro CD com as VR missions. Joguei mais as VR missions que o jogo principal. Só não habilitei as missões do Ninja. O modo de habilitar as VR do Ninja é diferente do disco de VR Missions Americano/euro. Em vez de completar 85% das VR missions, vc tem q tirar o rank maximo de uma dificuldade no jogo principal (a dificuldade Very Easy, exclusiva do integral não conta acho). D:
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.034
Reações
63.532
Pontos
1.253
Mas esse é o ponto: não é "otimização", é perda de informação. As cut scenes no PS1 já estão no limite do aceitável, super comprimidas.
Não.
O jogo poderia caber em um CD se otimizado, e sem perder qualidade em nada.
Tanto que apenas convertendo pra formato CHD ele fica em torno de 600mb.
Se otimizar o código então deve diminuir mais ainda.
Tem Street Fighter 2 para NES e Master System tb, virtua racing para Megadrive, etc, etc...

A questão é que do jeito que foi feito precisou dos 2 cds, nada a ver o comentário sobre "lançou com 2 cds para impressionar", inclusive ninguém ficava olhando tamanho do jogo nesse época porque essa informação tinha caído em desuso com o fim dos cartuchos.
Já sobre dummy files isso é normal, jogos de ps3 então eram lotados e isso era mais para leitura, caras vindo décadas depois falar que "era só tirar arquivos porque o jogo não precisava" é especulação, naquela época e com aquelas ferramentas aquilo saiu daquele jeito e é isso.
----
@ELTORO : Mas foi isso que eu falei: tirando um monte de coisa os jogos caberiam todos em "meio cd", nesse caso do N64 aí como já dito as cgs devem ser 120p, alias 120i né, progressivo ocupa mais kkkk

----

Mas já em relação ao op acaba sendo uma verdade: jogos lotados de cgs eram as grandes produções, portanto grandes chances de serem bons (mas FF8 e seus 4 cds mostra que toda regra tem exceção :coolface).
Otimizando o código daria pra reduzir.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.582
Reações
4.770
Pontos
1.319
Não creio que o custo de disco era tão maior assim. Se brincar o case duplo custava mais.

Pesquisando aqui achei isso:

"The funny thing is that Resident Evil 2 wasn’t meant to be a two-disc game. In fact, the team could have, and intended to, fit the entire game on one disc. The decision to add the second disc was only made after a crucial error was discovered at the very last minute by software engineer Yasuhiro Anpo."

Foi algo de última hora, descobriram que o áudio ficou maior que o planejado e não deu tempo de otimizar.

Com um pouquinho a mais de tempo e esforço, caberia.
e perderam milhoes por isso

que cagada hein
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.070
Pontos
283
Sempre achava que quanto mais megas, melhor o jogo. Até Streets of Rage 3 sair. Mas ainda assim tinha mais detalhes, mas frames, mais golpes, mais variedade.

No PS1 eu fiquei decepcionado quando Resident Evil 3 saiu com 1cd, sendo que o segundo tinha 2cds. Pra mim era uma regressão. Mas aí fui jogar e entendi que era praticamente um jogo pra capitalizar o sucesso do 2 (uma DLC hoje), e que provavelmente RE2 caberia facilmente em um único cd também.

Aliás, se tirar as CGs ou redbook audio, a maioria dos jogos ocuparia bem menos de 100mb. Mas era o diferencial.

Tem a questão dos codecs também, na era do PS1 eles não eram tão bons assim, ocupavam muito espaço. Tanto que um grande feito do port de RE2 para o N64, foi a criação de um codec de áudio e vídeo que desse para comprimir o conteúdo em poucos MB.

Supondo que uma CG de 2 minutos com aquela qualidade do PS1, tivesse uns 30 MB, hoje com um codec moderno vc teria o vídeo na mesma qualidade, ocupando uns 500 KB. Com aquele tamanho de 30 MB, vc conseguiria 4K em alta definição.

Mesma coisa do áudio.
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.123
Reações
2.845
Pontos
954
Mesmo antes disso.
Na época do NES / MS costumávamos olhar o tamanho dos jogos em megabits e, qse sempre, isso era sinônimo de qualidade.
 

Juan Soarez

Supra-sumo
Mensagens
704
Reações
1.889
Pontos
173
Dois discos era mais sinônimo de "ih carai, esse loading ta demorando demais/essa CG ta engasgando. Vai travar..... ... .... .... FDP!!!!"

Quem teve um único Set dos Final Fantasy e jogos cheios de CGs em vários discos, teve sorte. A primeira mídia sempre era gravada com mais cuidado que as sequenciais.
Só terminei FFIX, um jogo que comecei em 2000, dois anos atrás no PC. Sempre travou em algum dos 4 discos.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.535
Reações
23.182
Pontos
803
Sim, é óbvio, e sim, já parei pra pensar. A causa dessa associação positiva, que é real, é a mesma que atrela bons gráficos a bons gameplays, é a mesma coisa que explica o motivo de, em geral, games com gráficos bonitos quase sempre terem bons gameplays, que detalhei nesse post aqui ao querido Sega&AMD

existe forte associação entre gráficos e jogabilidade. Esse negócio de "é só gráfico" é coisa de nerdola, os melhores games da história são muito bonitos, os melhores gameplays do PS1 são FF Tactics, Gran Turismo, Wipeout, Vagrant Story, MGS, são gráficos de ponta.

DK Country, Yoshi's Island, FF VI, Chrono Trigger e Ogre Battle no SNES

Super Metroid, gráficos embasbacantes


Já acontecia no PS1, acontecia no NES, e segue acontecendo ainda hoje, no Switch, no PS5 e no Xbox Serires
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.072
Reações
11.568
Pontos
1.024
Um amigo meu tinha esse aqui original. O jogo ocupa 3 CDs, mas não é por causa de qualidade não...você praticamente joga um filme, por isso os arquivos do jogo são pesados...é um jogo meio estranho.

br-11134207-7r98o-lnoh5xjbq5vr99


 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.545
Reações
2.636
Pontos
353
Não.
O jogo poderia caber em um CD se otimizado, e sem perder qualidade em nada.
Tanto que apenas convertendo pra formato CHD ele fica em torno de 600mb.
Se otimizar o código então deve diminuir mais ainda.

Otimizando o código daria pra reduzir.
1- O volume que o código (esse que você sugere otimizar) do jogo ocupa é estupidamente menor que o dos arquivos de vídeo, som e imagem. No caso desses arquivos, não tem como "otimizar código". O único jeito de diminuir o espaço que ocupam é comprimindo eles.
2- Não existe compressão "sem perder nada". Alguma coisa sempre se perde.
3- Estamos falando, no caso de RE2, de um jogo de 1998. Naquelas condições - mídia física, hardware e código da época - era o que dava pra fazer. Falar isso que você fala hoje, quase 30 anos depois, é fácil.
4- RE2 vem em dois discos, mas a maioria dos arquivos é redundante. Ou seja: o mesmo arquivo está presente nos dois discos. Por motivos óbvios, né? No caso, os dois CDs se justificam não só pelo espaço ocupado, mas também pela comodidade de não precisar trocar de mídia pra ver uma cutscene, como é o caso do D2 para Dreamcast, por exemplo.
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.545
Reações
2.636
Pontos
353
CDs extras sempre são por causa da CG, então não caberia não (se tirar a cg sim, mas se fizer isso todos os jogos com mais de 1 cd caberiam em 1 disco só).

Cada disco do RE2 tem 600MB na verdade...
Nem isso, cada disco tem "só" uns 300-400mb de dados gravados.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.034
Reações
63.532
Pontos
1.253
1- O volume que o código (esse que você sugere otimizar) do jogo ocupa é estupidamente menor que o dos arquivos de vídeo, som e imagem. No caso desses arquivos, não tem como "otimizar código". O único jeito de diminuir o espaço que ocupam é comprimindo eles.
2- Não existe compressão "sem perder nada". Alguma coisa sempre se perde.
3- Estamos falando, no caso de RE2, de um jogo de 1998. Naquelas condições - mídia física, hardware e código da época - era o que dava pra fazer.
4- RE2 vem em dois discos, mas a maioria dos arquivos é redundante. Ou seja: o mesmo arquivo está presente nos dois discos. Por motivos óbvios, né? No caso, os dois CDs se justificam não só pelo espaço ocupado, mas também pela comodidade de não precisar trocar de mídia pra ver uma cutscene, como é o caso do D2 para Dreamcast, por exemplo.
Você tá viajando.
Lógico que dá pra otimizar.
Compressão de vídeo não precisa lossless pra evitar artefatos perceptíveis.
Quem usa encoder de vídeo sabe disso.

Áudio mais ainda.

E o próprio @Axel Stone já mostrou artigo aqui no tópico que Capcom deixou dois discos para corrigir o erro de última hora.
Que erro era esse?
Um erro de cálculo sobre a quantidade espaço que os arquivos de áudios ocupariam.


"It seems that the problem was that someone had miscalculated how much space the game’s audio would take up. It was seemingly a simple miscalculation, but the end result was that it was no longer possible to fit Resident Evil 2 on one disc. "

Então sua tese está incorreta mesmo.
Dava pra otimizar e lançar com um CD.
Se valia o esforço aí são outros quinhentos.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.070
Pontos
283
Fiz um teste aqui para ver a diferença, a pasta de movies do disco 1 de Final Fantasy VII, tem 370 MB. A ISO tem 620 MB.
A outra pasta grande é a de field, que contém os backgrounds pré-renderizados. Ela tem 138.5 MB.

Fiz um teste, convertendo um desses vídeos, uma CG que tem uns 8 segundos, tem 2.7 MB. Converti, mantendo a mesma resolução, framerate, bitrate, usando h265, caiu para 438 KB, cerca de 6x menor.

1713999588933.png
 

Cubo de gelo

Veterano
VIP
Mensagens
404
Reações
517
Pontos
118
Com CPU daquela geração decodificar codec moderno era impossível. Então não faz sentido comparar espaço ocupado por vídeo com codec de 1998 com o codec moderno que já foi pensado para hardware que aguenta 4k.

Acho que com o hardware que o PS1 tinha não dava pra reproduzir MP3.
 
Ultima Edição:

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.070
Pontos
283
Com CPU daquela geração decodificar codec moderno era impossível. Então não faz sentido comparar espaço ocupado por vídeo com codec de 1998 com o codec moderno que já foi pensado para hardware que aguenta 4k.

Acho que com o hardware que o PS1 tinha não dava pra reproduzir MP3.

Não era impossível, tanto que existem hardwares mais modernos e mais fracos que decodificam de boa. Esse processo pode ser implementado diretamente no chip.
O lance é que na época não era necessário.

Multimídia ainda estava ganhando espaço, mas o consumo era feito em mídias analógicas, como VHS ou digitais, como CD/DVD.

Os codecs começaram a se popularizar com a internet, quando foi preciso comprimir áudio e vídeo para poder ser transmitido online.
 
Topo Fundo