Claro que não, pro gamers não utilizam controles especiais por gosto, usam porque são melhores em termos de resposta. A mesma coisa vale para jogos comuns, jogar SF 2 no controle de 3 botões do Mega é pior que jogar no de 6 botões, isso não tem nada de subjetivo.
A jogabilidade tanque entra neste quesito, a mesma coisa que a falta de um segundo analógico em games de FPS antigos, são todas limitações de HARDWARE e não escolhas de design, limitações estas que foram superadas com evolução de tecnologia assim como foram gráficos, som e até design (até espaço em disco pode ser fator limitante, mesma coisa que capacidade de carregar elementos em tela).
Isso é bem diferente de dizer que prefere a implementação mundo aberto de Zelda BotW ou os jogos mais lineares do passado, isso sim é subjetivo, mas não é isso que está sendo discutido.
São escolhas de design feitas a partir das limitações de hardware.
Os Resident Evil mais antigos possuem ângulos fixos e perspectiva de cima na maioria das vezes.
Os Resident Evil mais novos possuem câmeras controláveis e mais versatilidade.
Isso quer dizer que são necessariamente melhores?
Não, pois são experiências diferentes.
Você não vai jogar um Resident Evil 2 Remake com a experiência do original.
Você não vai jogar um Resident Evil 7 ou 8 com a experiência dos jogos antigos.
Pois são estruturas completamente distintas.
Portanto, o gameplay tem que ser completamente diferente pra funcionar.
Nisso, algumas mudanças devem ser feitas pra contornar essas diferenças.
Uma delas é deixar o controle mais travado, pois jogos com câmera fixa ficariam muito fáceis caso você pudesse, por exemplo, utilizar o Lock-On para atirar na cabeça dos inimigos.
Por outro lado, utilizar um segundo analógico poderia dificultar tudo.
Pois você não teria ponto de referência para mirar corretamente nos inimigos, a não ser que a câmera mudasse pra primeira pessoa.
O que por si só já mudaria a estrutura do jogo, já que a mudança de câmera poderia causar uma confusão no jogador caso houvessem vários inimigos rápidos na sala por exemplo.
É por isso que jogos como Fatal Frame possuem movimentação lenta, e os fantasmas são lentos.
Porque o jogo troca pra primeira pessoa quando você usa a câmera, então tudo tem que ser mais lento para isso funcionar.
Posso citar outro exemplo aqui.
Os Zeldas 2D vs Zeldas 3D.
Você pega um jogo como A Link to the Past, que é mais travado, tem combate mais limitado, não tem vários nuances dos jogos 3D.
E é considerado um dos melhores da série.
Por que?
É porque o gameplay é funcional demais e faz isso em conjunto com o level design e outros fatores.
"Ah mas o BOTW é bem mais complexo e mais versátil".
f**a-se .
O gameplay do A Link to the Past não é inferior ao BOTW só por ser mais simples e travado.
Pode-se inclusive dizer que o BOTW tem até mais defeitos no gameplay do que o ALTTP.
Então tudo que você falou aí no fim das contas acaba sendo sua visão sobre como jogos são, e não uma verdade incontestável.