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Jogos 3D da gen PS1/N64/Saturn que ainda são jogáveis

Delphinus

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Odeio todos os tomb raiders do ps1 com toda a força.
Jogabilidade truncada, Lara pé de chumbo, pra escalar vc tinha que posicionar ela retinha com a borda, os pulos todos errados.
Só o gunplay que prestava.
Não critico grafico, pra mim tanto faz, mas jogabilidade, pqp, não curto jogar pra passar raiva.
Soul reaver da mesma produtora é um grande alivio em tudo que falei, nem parece jogo de ps1.
Eu acho o gameplay dela ok, tipo, depois que acostuma tanto faz na real, nao é uma dor de cabeça tao chata assim.

E o esquema dos pulos o povo vive reclamando, mas tem lógica até, problema que ficava no manual e ninguem até hj entende a mecanica daquele troço. :obrigue
 

ELTORO

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Eu curto os Tomb Raider desta era, e recentemente joguei algo que seria considerado ainda mais arcaico: King's Field II e III e gostei bastante de ambos os jogos. Especialmente actions se beneficiaram bastante com avanço tecnológico, mas ainda assim não considero nada dessas gens como injogável. O que tem é cair no gosto ou não, e tem de jogar com o mindset de que está jogando algo antigo, pensando no jogo como um produto daquela época.
kings-field-from-software.gif
Também curto.
Uma coisa que chamo atenção é que os jogos do Tomb Raider daquela época, por mais tanque que sejam, priorizam a jogabilidade do jogador para executar os pulos.

Nem mesmo os TR Legends e Anniversary, que eu considero como evoluções naturais, conseguiram dar atenção pra esse detalhe.

Você não tem obrigação de ficar tão atencioso pra se pendurar em determinados lugares, e não tem necessidade de se calcular a distância dos pulos também.

No fim das contas esse feeling acaba contando demais e mudando muito a experiência de um jogo pra outro.
 

T1mp4s

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Eu acho o gameplay dela ok, tipo, depois que acostuma tanto faz na real, nao é uma dor de cabeça tao chata assim.

E o esquema dos pulos o povo vive reclamando, mas tem lógica até, problema que ficava no manual e ninguem até hj entende a mecanica daquele troço. :obrigue
Eu joguei isso nos anos 90 e mesmo pra epoca, achava um cu.
Pra mim o jogo já nasceu velho rs
E considero que a produtora só nao soube fazer isso direito na epoca, eles não criaram o jogo pra vc fazer um pulo bonitinho não, isso foi só falta de conhecimento deles em fazer um jogo mais solto.
Vide soul reaver mesmo como citei.
 

ELTORO

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Eu acho o gameplay dela ok, tipo, depois que acostuma tanto faz na real, nao é uma dor de cabeça tao chata assim.

E o esquema dos pulos o povo vive reclamando, mas tem lógica até, problema que ficava no manual e ninguem até hj entende a mecanica daquele troço. :obrigue
Acho que é mais questão de simplificar os controles em si.
É tipo os Metal Gear, que você tinha de apertar muitos botões ao mesmo tempo, e muitas vezes essas combinações não eram intuitivas.
No caso do Tomb Raider tinha muito botão que dava pra simplificar, até mesmo utilizando apenas aquele controle sem analógicos.

De toda forma, até dá pra falar em "gameplay melhor irrefutável", se você olhar apenas jogos com a mesma proposta.
Do contrário, fazer uma comparação tipo Resident Evil 1 com uma Resident Evil 3 Remake da vida, acaba sendo diferente demais pra dizer que um é simplesmente melhor que o outro.
 

renbh

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O Zelda Phantom Hourglass utiliza movimentos em 360 graus pra controlar o Link, ele tem mais opções de movimento como rolagem, além de formas de ataque diferentes que deixam ele mais dinâmico, fluido e versátill.
É um gameplay muito menos truncado, menos travado do que o A Link to the Past.

Natural, é esperado que a equipe evolua com o tempo, assim como AC 2 resolve muito dos pontos ruins do primeiro game, só que não é este o ponto da discussão.

A questão não é sobre implementação boa ou ruim de um sistema vigente, o fato da jogabilidade de Mass Effect Andromeda ser boa não quer dizer que de Greedfall vai ser top também só porque são jogos modernos, talento ainda faz diferença. É o caso do Zelda, top down continua funcionando da mesma forma que na época do SNES, o que mudou foram alguns recursos a mais, mas um Zombies Eat My Neighboors tem uma jogabilidade mesmo para padrões atuais.

Estou falando de limitações físicas do controle, que não importa quem faça o game, qual talento ele tenha, o jogo vai apresentar problemas porque é uma limitação do hardware. Isso é tão incontestável quanto ter 16 Mega no cartucho, hoje você não verá ninguém lançando um controle com 2 botões e direcional digital porque não atende a necessidade dos games atuais, não é questão de achar game melhor ou pior, simplesmente não dá para lançar algo assim, assim como não dá mais para usar um Z80 da vida.

A questão do início da geração PS1 é que estava se iniciando o 3D e o controle seguia um padrão estabelecido para jogos em 2D, com o tempo se percebeu que seriam necessários não só um analógico, mas dois, já que você precisaria controlar mais de um eixo ao mesmo tempo. Não tem como isso não ter um impacto na experieência de jogadores que peguem games desta época, não é só uma questão de gráficos (mesmo porque você não vai passar por isso jogando games de SNES, por exemplo, por mais que os gráficos sejam ainda piores).
 

ELTORO

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Natural, é esperado que a equipe evolua com o tempo, assim como AC 2 resolve muito dos pontos ruins do primeiro game, só que não é este o ponto da discussão.

A questão não é sobre implementação boa ou ruim de um sistema vigente, o fato da jogabilidade de Mass Effect Andromeda ser boa não quer dizer que de Greedfall vai ser top também só porque são jogos modernos, talento ainda faz diferença. É o caso do Zelda, top down continua funcionando da mesma forma que na época do SNES, o que mudou foram alguns recursos a mais, mas um Zombies Eat My Neighboors tem uma jogabilidade mesmo para padrões atuais.

Estou falando de limitações físicas do controle, que não importa quem faça o game, qual talento ele tenha, o jogo vai apresentar problemas porque é uma limitação do hardware. Isso é tão incontestável quanto ter 16 Mega no cartucho, hoje você não verá ninguém lançando um controle com 2 botões e direcional digital porque não atende a necessidade dos games atuais, não é questão de achar game melhor ou pior, simplesmente não dá para lançar algo assim, assim como não dá mais para usar um Z80 da vida.

A questão do início da geração PS1 é que estava se iniciando o 3D e o controle seguia um padrão estabelecido para jogos em 2D, com o tempo se percebeu que seriam necessários não só um analógico, mas dois, já que você precisaria controlar mais de um eixo ao mesmo tempo. Não tem como isso não ter um impacto na experieência de jogadores que peguem games desta época, não é só uma questão de gráficos (mesmo porque você não vai passar por isso jogando games de SNES, por exemplo, por mais que os gráficos sejam ainda piores).
Deveria ter dito que estava comentando apenas sobre limitação física desde o início.
 


RetroRGB

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As versões remasterizadas com controles atuais jogo de boa. Eu não gosto é dos controles originais da franquia clássica. E você provavelmente só gosta desses mesmos controles por apego nostálgico pois se eles fossem bons seriam usados até hoje.
Ou seja, vc começou a jogar Resident Evil na geração do PS4.

Não sei se vc era nascido na época dos 128bits, mas se já era jogador de games naquela epoca, perdeu baita jogo que foi o Resident Evil Code Veronica e Resident Evil 4.

fiquei curioso. Que jogo do X360 usa jogabilidade tanque?
Resident Evil 5.
 

RetroRGB

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Os RE clássicos remasterizados em HD têm a opção de usar controles normais. Foi como disse antes, se a jogabilidade tank fosse tão boa assim vários outros jogos usariam. hoje só há em alguns RE mais antigos por nostalgia de alguns players e não porque eles são bons.
Ou seja, a sua experiência com RE é apenas no PS4 com o Resident Evil 2 e 3 remake.

Uma amostra muito pequena do que a serie tem a oferecer. Quem perdeu com isso é vc por esse preconceito bobo.
 

RetroRGB

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Jogabilidade tanque não é algo que é simplesmente travado, não tem a ver com câmera e nem é um problema em todos os RE.

Jogabilidade tanque é aquela movimentação onde o personagem gira no próprio eixo para se posicionar antes de andar para frente ou para trás, é como se você "travasse" uma perna para poder virar com a outra (daí o nome de jogabilidade tanque). Isso era comum em jogos 3D que você usava controle digital, mas que não faz sentido com a liberdade de movimento que um controle analógico possibilita.

Isso não tem a ver com este lado de mídia ou choro, ela é mais limitada por definição, por isso foi abandonada assim como abandonamos cartuchos de 4 megas, era o que tinha para época, serviu seu propósito, mas uma vez que o problema foi solucionado não tem porque mais usar este tipo de amarra (imagine jogar um GTA com jogabilidade tanaque? Um Witcher 3? Duvido que alguém aguentaria passar tantas horas assim jogando desta forma).
Sei lá cara, eu prefiro jogar o Resident Evil 4 que tem jogabilidade tanque que 60% dos jogos que temos atualmente.

E acho engraçado vc citar o Witcher e GTA como se fossem o primor da jogabilidade. GTA não é o jogo que vc tem que ficar apertando o X para o personagem correr como se fosse um jogo do Atari? kkkkk
 

ELTORO

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Ou seja, a sua experiência com RE é apenas no PS4 com o Resident Evil 2 e 3 remake.

Uma amostra muito pequena do que a serie tem a oferecer. Quem perdeu com isso é vc por esse preconceito bobo.
Sobre isso, aí vai de gosto.
Se o cara não gosta dos antigos mas gosta dos outros, sem problema.
Pessoalmente tbm acho besteira mas isso sou eu.

Sei lá cara, eu prefiro jogar o Resident Evil 4 que tem jogabilidade tanque que 60% dos jogos que temos atualmente.

E acho engraçado vc citar o Witcher e GTA como se fossem o primor da jogabilidade. GTA não é o jogo que vc tem que ficar apertando o X para o personagem correr como se fosse um jogo do Atari? kkkkk
Agora sobre isso, pois é.

Nunca vi nenhum outro third person shooter com gameplay tão bom quanto Resident Evil 4.
Pode ter Gears of War com sistema de cover, pode ter um Uncharted 3 com a versatilidade do Drake.

No fim das contas a jogatina é muito mais prazerosa pra mim no truncado Resident Evil 4.
 

renbh

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Sei lá cara, eu prefiro jogar o Resident Evil 4 que tem jogabilidade tanque que 60% dos jogos que temos atualmente.

RE 4 não tem jogabilidade tanque clássica que acho problemática, até tinha o projeto demake deste game, com um esquema de jogabilidade mais parecido com os anteriores.

A pergunta que você deveria fazer é se prefere jogar o RE 4 original ou a proposta do demake.

E acho engraçado vc citar o Witcher e GTA como se fossem o primor da jogabilidade. GTA não é o jogo que vc tem que ficar apertando o X para o personagem correr como se fosse um jogo do Atari? kkkkk

Não, eu citei QUALQUER jogo atual, a análise vale para tudo e não para implementações específicas, justamente para não cair em gosto pessoal ou criticas veladas.
 
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renbh

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Deveria ter dito que estava comentando apenas sobre limitação física desde o início.

Mas eu falei isso, inclusive disse "A mesma coisa vale para jogos comuns, jogar SF 2 no controle de 3 botões do Mega é pior que jogar no de 6 botões, isso não tem nada de subjetivo.", é sobre implementação do controle físico que afeta a jogabilidade e não apenas jogabilidade em si (você vai ter que fazer gambiarra para ter 6 comandos com três botões no SF 2 de Mega, ter que apertar botão start para alternar estraga parte da interação que você tem com o game.

Quando a jogabilidade tanque surgiu ela não foi uma escolha artística, foi uma necessidade que usamos até que o analógico fosse desenvolvido o suficiente, depois ela foi sendo naturalmente descartada.
 

ELTORO

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Mas eu falei isso, inclusive disse "A mesma coisa vale para jogos comuns, jogar SF 2 no controle de 3 botões do Mega é pior que jogar no de 6 botões, isso não tem nada de subjetivo.", é sobre implementação do controle físico que afeta a jogabilidade e não apenas jogabilidade em si (você vai ter que fazer gambiarra para ter 6 comandos com três botões no SF 2 de Mega, ter que apertar botão start para alternar estraga parte da interação que você tem com o game.

Quando a jogabilidade tanque surgiu ela não foi uma escolha artística, foi uma necessidade que usamos até que o analógico fosse desenvolvido o suficiente, depois ela foi sendo naturalmente descartada.
Compara o Resident Evil 4 com Resident Evil 2 Remake.
Tem controles mais truncados.
E eu curiosamente continuo achando o 4 melhor.

Pra não dizer que é nostalgia, joguei o Resident Evil 4 em 2014, bem depois da época em que foi lançado.
 

RetroRGB

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RE 4 não tem jogabilidade tanque clássica que acho problemática, até tinha o projeto demake deste game, com um esquema de jogabilidade mais parecido com os anteriores.

A pergunta que você deveria fazer é se prefere jogar o RE 4 original ou a proposta do demake.



Não, eu citei QUALQUER jogo atual, a análise vale para tudo e não para implementações específicas, justamente para não cair em gosto pessoal ou criticas veladas.
Jogabilidade tanque classica? kkkkk jogabilidade tanque é jogabilidade tanque. Para de inventar desculpas e justificativas para encaixar na sua narrativa.

Porque eu gostaria de jogar um demake do RE4? Tipo o que? Um RE4 8 bits? Não entendi kkkk



E vc falou qualquer jogo atual mas citou dois jogos que não são um primor em termos de movimentação de personagem na tela. GTA 5 iria beneficiar em muito se tivesse uma jogabilidade tipo Max Payne 3 por exemplo.

Mas como GTA 5 é um jogo da modinha, então vc cita como se fosse algo top do top.
 

renbh

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Compara o Resident Evil 4 com Resident Evil 2 Remake.
Tem controles mais truncados.
E eu curiosamente continuo achando o 4 melhor.

Pra não dizer que é nostalgia, joguei o Resident Evil 4 em 2014, bem depois da época em que foi lançado.

Mas aí bem menos questionável, RE 4 ainda tem seus resquícios de jogabilidade clássica, mas já faz uso dos analógicos de forma a gerar movimento, com a proximidade da camera fica com cara de jogabilidade de shooter. Neste caso nem opino já que não joguei o remake.

Daí você pode falar em escolha de design e refinamentos, mas independente do que queira jogar, por mais que tenha gente que não se adapte, não vejo você brigando com o controle como nos primórdios dos games 3D. Em 2005 Já havia uma boa dose de know how nesta época e isso era mostrado nos jogos.
 

renbh

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Jogabilidade tanque classica? kkkkk jogabilidade tanque é jogabilidade tanque. Para de inventar desculpas e justificativas para encaixar na sua narrativa.

Porque eu gostaria de jogar um demake do RE4? Tipo o que? Um RE4 8 bits? Não entendi kkkk

Mas eu não disse que não tem jogabilidade tanque, o que disse que a forma como foi implementada (com rotação de camera e não no eixo) é bem menos problemática porque não depende do que eu cito como pior problema da técnica: utilizar controle digital em ambiente 3D. Ele faz uso dos analógicos e traz a camera para perto que dá cara de shooter, foi a grande revolução para época.

Por mais que ache que trazer para primeira pessoa é vital para trazer horror de volta a série, não é esta a questão que levanto. Não é preferir jogar, mas que jogar com tanque no controle digital não faz qualquer sentido hoje em dia.

Quando falo de demake é isso aqui:




E vc falou qualquer jogo atual mas citou dois jogos que não são um primor em termos de movimentação de personagem na tela. GTA 5 iria beneficiar em muito se tivesse uma jogabilidade tipo Max Payne 3 por exemplo.

Mas como GTA 5 é um jogo da modinha, então vc cita como se fosse algo top do top.

Mas foi o que disse, não quero entrar na area de gosto pessoal, se acha que GTA é ruim, então substitua por qualquer outro jogo que ache bem implementado hoje em dia (Gosta de Mario? Zelda? AC? Soulsborne? qualquer um vale). Vale para tudo.
 

BrunobrsliveX

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Eu sempre gostei da jogabilidade clássica dos resident evil.... A questão é que mesmo na época tinha muito amigo meu que gostava de assistir eu jogando pois simplismente mente não conseguia jogar....

Eu vivi a época desses consoles de 4 e 5 geração então para mim esses jogos continuam bons... Agora é difícil querer fazer uma pessoa que nasceu em 2000 2002 achar jogavel esses jogos.... Já cansei de fazer a experiência pegar criançaa da mesma idade de quando eu comecei a jogar videogame isso lá em 1990 pegar essas crias hoje e por para jogar um super Mario world... Muitas não sabem nem entender que aquele desenho na tela é uma plataforma ela não entendeu por o boneco não avança...
 

RetroRGB

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Mas eu não disse que não tem jogabilidade tanque, o que disse que a forma como foi implementada (com rotação de camera e não no eixo) é bem menos problemática porque não depende do que eu cito como pior problema da técnica: utilizar controle digital em ambiente 3D. Ele faz uso dos analógicos e traz a camera para perto que dá cara de shooter, foi a grande revolução para época.

Por mais que ache que trazer para primeira pessoa é vital para trazer horror de volta a série, não é esta a questão que levanto. Não é preferir jogar, mas que jogar com tanque no controle digital não faz qualquer sentido hoje em dia.

Quando falo de demake é isso aqui:






Mas foi o que disse, não quero entrar na area de gosto pessoal, se acha que GTA é ruim, então substitua por qualquer outro jogo que ache bem implementado hoje em dia (Gosta de Mario? Zelda? AC? Soulsborne? qualquer um vale). Vale para tudo.

Há entendi.

Um demake no estilo dos primeiros resident evil?

Cara eu pagaria uma grana preta para jogar um jogo desse naipe no universo do Resident Evil 4, ainda mais se tiver cenários pré-renderizados em 4K. Para vc talvez seja um pesadelo, para mim seria um sonho. hehehhehe


Sobre o GTA, ele não é ruim. Só que acho injusto vc criticar a jogabilidade tank se no final o GTA 5 tem herança do GTA3 na sua jogabilidade.

Todos os outros jogos que vc citou tem particularidades. E como já falaram nesse topico, para o estilo do Resident Evil, a jogabilidade tank funcionou perfeitamente bem. Tanto que usaram por 3 gerações de consoles.

E a capcom tinha meios de mudar, afinal, eles fizeram jogos nesse meio tempo que não tiveram jogabilidade tank.
 

ELTORO

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Mas aí bem menos questionável, RE 4 ainda tem seus resquícios de jogabilidade clássica, mas já faz uso dos analógicos de forma a gerar movimento, com a proximidade da camera fica com cara de jogabilidade de shooter. Neste caso nem opino já que não joguei o remake.

Daí você pode falar em escolha de design e refinamentos, mas independente do que queira jogar, por mais que tenha gente que não se adapte, não vejo você brigando com o controle como nos primórdios dos games 3D. Em 2005 Já havia uma boa dose de know how nesta época e isso era mostrado nos jogos.
Não faz não.
Você não pode nem andar enquanto mira ao mesmo tempo, tem que apertar o botão e ficar parado.
Pra girar a câmera, você não controla no analógico, e na verdade não tem como fazer isso a não ser mirando.
A câmera gira junto com o movimento do Leon e inclusive pra virar pra trás rapidamente vc tem que apertar uma combinação de botoes.
Pra usar inventário tem que apertar um botão e organizar tudo num menu separado, muitas vezes tendo que reorganizar os itens no meio do combate.

É controle tanque e fim de papo.
 

ELTORO

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Um demake no estilo dos primeiros resident evil?

Cara eu pagaria uma grana preta para jogar um jogo desse naipe no universo do Resident Evil 4, ainda mais se tiver cenários pré-renderizados em 4K. Para vc talvez seja um pesadelo, para mim seria um sonho. hehehhehe


Sobre o GTA, ele não é ruim. Só que acho injusto vc criticar a jogabilidade tank se no final o GTA 5 tem herança do GTA3 na sua jogabilidade.

Todos os outros jogos que vc citou tem particularidades. E como já falaram nesse topico, para o estilo do Resident Evil, a jogabilidade tank funcionou perfeitamente bem. Tanto que usaram por 3 gerações de consoles.

E a capcom tinha meios de mudar, afinal, eles fizeram jogos nesse meio tempo que não tiveram jogabilidade tank.
Pois é, afinal de contas em 97 já tinha DualShock, e mesmo assim não mudaram os controles tanto na série quanto em outros jogos.

Pra falar a real o Code Veronica, Remake e o Zero ainda eram no esquema dos antigos.
 

RetroRGB

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Pois é, afinal de contas em 97 já tinha DualShock, e mesmo assim não mudaram os controles tanto na série quanto em outros jogos.

Pra falar a real o Code Veronica, Remake e o Zero ainda eram no esquema dos antigos.
Sim, exato. Por varias gerações de consoles tivemos esse esquema de controle.

O pessoal fala como se fosse apenas em 1996 no ps1.

Posso dizer com confiança que os jogos mais memoráveis da historia dos games, alguns deles usam esse esquema de controle.
 

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Não faz não.
Você não pode nem andar enquanto mira ao mesmo tempo, tem que apertar o botão e ficar parado.
Pra girar a câmera, você não controla no analógico, e na verdade não tem como fazer isso a não ser mirando.
A câmera gira junto com o movimento do Leon e inclusive pra virar pra trás rapidamente vc tem que apertar uma combinação de botoes.
Pra usar inventário tem que apertar um botão e organizar tudo num menu separado, muitas vezes tendo que reorganizar os itens no meio do combate.

É controle tanque e fim de papo.

Mas é uma transição e muito mais próxima ao que temos hoje, é uma jogabilidade semelhante a de shooters, não é o que é visto no demake que postei que seria a jogabilidade tanque da era digital. Com o tempo eles foram ajustando e foi ficando mais fluído e ainda é algo que é usado em ambiente moderno, em games com câmera no ombro ou em primeira pessoa, você continua rotacionando camera para mover.

Não coloco no mesmo pacote por causa disso, aqui temos recursos disponíveis e uma série de escolhas, é diferente da época do PS1 que é o que tinha para janta.
 
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renbh

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Sobre o GTA, ele não é ruim. Só que acho injusto vc criticar a jogabilidade tank se no final o GTA 5 tem herança do GTA3 na sua jogabilidade.

Todos os outros jogos que vc citou tem particularidades. E como já falaram nesse topico, para o estilo do Resident Evil, a jogabilidade tank funcionou perfeitamente bem. Tanto que usaram por 3 gerações de consoles.

E a capcom tinha meios de mudar, afinal, eles fizeram jogos nesse meio tempo que não tiveram jogabilidade tank.

Só que, neste caso, estamos falando de implementação, não é uma limitação de hardware. A RE teve que evoluir como todos evoluíram, nenhuma franquia continua relevante sem absorver as evoluções em qualquer aspecto técnico disponível.

O que eu falo é mais do que não gostar de como um game é jogado, é sobre não ter o que fazer a não ser mandar com a limitação. É ter que se virar para colocar SF 2 para jogar em um controle de 3 botões, é ter que mapear um 360º com um controle que te dá 4 direções e zero controle de força no movimento, para época foi mais que suficiente (por isso o 2D foi substituido pela avalanche 3D, não iria acontecer isso se a parada fosse um lixo), mas a demanda por tecnologia gerou soluções que fizeram tanta diferença quanto colocar mais poligono na tela.
 

ELTORO

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Mas é uma transição e muito mais próxima ao que temos hoje, é uma jogabilidade semelhante a de shooters, não é o que é visto no demake que postei que seria a jogabilidade tanque da era digital. Com o tempo eles foram ajustando e foi ficando mais fluído e ainda é algo que é usado em ambiente moderno, em games com câmera no ombro ou em primeira pessoa, você continua rotacionando camera para mover.

Não coloco no mesmo pacote por causa disso, aqui temos recursos disponíveis e uma série de escolhas, é diferente da época do PS1 que é o que tinha para janta.
Não importa, continua sendo tanque, e continua tendo o melhor gameplay na minha opinião.

O Resident Evil 4 protótipo estava muito interessante e ele seguia o estilo dos antigos.

É, é o que tinha pra janta.
Na época de Super Mario Bros 3 o NES tinha uma série de limitações, tanto gráficas quanto em termos de controles.
Continua sendo bem melhor que aqueles New Super Mario Bros da vida e do que vários jogos de plataforma.
 

BrunobrsliveX

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Reisent evil remake e zero manteve o estilo clássico por diversos motivos.. A série começou a querer mudar no 4...já na geração do cubo dava para ser diferente? Claro mas não ser foi decisão da produtora.... O criador sempre dizia que o remake era a versão definitiva do jogo dele
 

renbh

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Não importa, continua sendo tanque, e continua tendo o melhor gameplay na minha opinião.

A questão é abordagem do gênero, RE a partir do 4 segue um caminho mais shooter e em shooter a jogabilidade é assim.

O problema é a jogabilidade tanque em um TP normal, jogar um game como AC com este tipo de jogabilidade. É o que você mesmo disse, o design muda os requerimentos e o resultado, a jogabilidade não deixou de ser tanque, mas todo o jogo mudou ao redor disso.

O Resident Evil 4 protótipo estava muito interessante e ele seguia o estilo dos antigos.

É, é o que tinha pra janta.
Na época de Super Mario Bros 3 o NES tinha uma série de limitações, tanto gráficas quanto em termos de controles.
Continua sendo bem melhor que aqueles New Super Mario Bros da vida e do que vários jogos de plataforma.

Sidescroller é sidescroller, até hoje você tem jogo que é seguir em frente, pular na cabeça do inimigo e evitar errar plataforma.

Até na parte do ganho de gráfico entra no que eu disse, existem vários jogos sidescroller, top down e isometricos com pixel art, eu mesmo jogo pelo menos dois por ano porque curto este tipo de abordagem (este ano já foi Cyber Shadow e Deedlit in Wonder Labyrinth) . Por isso digo que envelheceu bem melhor, é muito mais difícil achar um jogo 3D low poly com jogabilidade tanque de games como Alone in the Dark ou RE clássico, por exemplo.
 
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Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
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Todos são jogáveis porém os que eram ruins continuam ruins e os que eram master piece o são até hoje. Nada mudou.

Crash bandicoot 1 um dos primeiros jogos do ps1 uau e que jogo gostoso até hoje, as vezes ligo e jogo. Quando vem nova geração eles precisam colocar gráfico crescer o mundo dos jogos mexer no boneco e nem precisa disso no fundo o jogo precisa ser bom e divertido apesar do conceito de diversão ser pessoal, se o devs pensassem em fazer jogo bom antes de pensar em gráfico, usando crash como exemplo a a série não teria toda a queda de qualidade que teve. Dark Savior no saturn, os 2,5D são todos jogáveis.

Estão reclamando da jogabilidade tanque, câmera fixa, jogos em 3/4 é razoável mas eu sinto é muita saudades disso tudo fico chateado como a indústria cria as coisas e depois abandona lançou jogos em fmv a 240p e 15fps era ridículo hoje temos tecnologia 4k seria perfeito mas ele snão lançam restringindo a experiencia a apenas os produtos datados, o PS1 venceu seus concorrentes com esses jogos fixos e muitos deles são master piece, eu SegaAMD se fosse me dado a honra de conduzir um console eu acabava com os consoles atuais traria de volta todos esse estilo de se fazer games num gráfico moderno de câmera fixa que os concorrentes nunca iriam fazer em 3d livre, olha devil may cry 1 como é lindo no ps2 ou ninja gaiden no xbox tudo porque usam essas fórmulas mais restritas de gameplays, deixar tudo em 3d livre em mundo aberto transforma todos os jogos no mesmo.
 

Sega&AMD

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E a definição de "injogavel" é mais gosto pessoal do que um fato.

Existem vários jogos modernos que para mim são injogaveis por vários motivos como fortnite, minecraft, five nights with freedy, destiny 2....mas são jogos que muitas pessoas gostam e jogam.

Eu troco esses games que citei por algo como o Tomb Raider 1 ou Resident Evil 1.
comigo jogo de lacração, fan service e esses que tu citou não existem, sei que tem quem gosta mas é aquele detalhe a indústria faz lixo não tem outra coisa para joga joga-se esse lixo, se em toda loja de comida só tivesse bunda de frango como carne, a outra escolha para a pessoa seria ser vegano, se todos os jogos forem agendinha como tem sido virar não gamer ou jogo retro eterno é o que resta. Eu entendo porque os fans do mega drive amam o console, é porque aquilo que eles gostam recebem games até hoje, as empresas perdem mercado atoa se eu fosse da Sega mandaria criar retro jogo a empresa ia ficar rica.
 

konata

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comigo jogo de lacração, fan service e esses que tu citou não existem, sei que tem quem gosta mas é aquele detalhe a indústria faz lixo não tem outra coisa para joga joga-se esse lixo, se em toda loja de comida só tivesse bunda de frango como carne, a outra escolha para a pessoa seria ser vegano, se todos os jogos forem agendinha como tem sido virar não gamer ou jogo retro eterno é o que resta. Eu entendo porque os fans do mega drive amam o console, é porque aquilo que eles gostam recebem games até hoje, as empresas perdem mercado atoa se eu fosse da Sega mandaria criar retro jogo a empresa ia ficar rica.
Isso é verdade, mil vezes meus retros do que jogo com lacração e filminho. Estou com um PS1, PS2 e 360, pretendo pegar um PS3+Wii e vou ter coisa pra jogar pra mais do resto da vida.
 

RetroRGB

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comigo jogo de lacração, fan service e esses que tu citou não existem, sei que tem quem gosta mas é aquele detalhe a indústria faz lixo não tem outra coisa para joga joga-se esse lixo, se em toda loja de comida só tivesse bunda de frango como carne, a outra escolha para a pessoa seria ser vegano, se todos os jogos forem agendinha como tem sido virar não gamer ou jogo retro eterno é o que resta. Eu entendo porque os fans do mega drive amam o console, é porque aquilo que eles gostam recebem games até hoje, as empresas perdem mercado atoa se eu fosse da Sega mandaria criar retro jogo a empresa ia ficar rica.
Até tentei jogar o Horizon mas não dá, o jogo é chatoooooooo demais com aquela historia e personagens pé no saco.

Graficamente é lindo mas sei lá, para mim não desceu.
 

Sega&AMD

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Até tentei jogar o horizon mas não dá, o jogo é chatoooooooo demais com aquela historia e personagens pé no saco.

Graficamente é lindo mas sei lá, para mim não desceu.
não há pecado nisso, cada um tem um estilo de jogo Metro por exemplo tem gente que ama ou só encosta sente a vibe vê que não é pra e larga, conheço brother com ps4 pro que joga de tudo principalmente wrpg foi jogar o primeiro horizon e não gostou, aqui no forum há muitos que amam. Mass efect andromeda me esforcei as partes de combate parece gears não zerei pois tinha muito jogo e vendi o xbox depois sem termina-lo Dragon age inquisitor e FF15 dois jogos que eu estava vidrado mas não dá, o produtor parece que quer usar a marca abrangente para empurrar o game notoriamente voltado a público específico, o seriado xena era tudo mais sutil a xena e a gabriela pode ter o gráfico que for vai fazer sucesso mas vai fazer sucesso sem mim, estou louco para geração engrenar para eu entrar para ela mas caso não, não importa igual o user disse acima olha quanto jogo bacana retro para jogar, só no ps2 eu tenho mais de 40 jogos para finalizar e mais uns 50 do qual posso tirar alguma coisa, o xbox original quero pegar vou traçar os exclusivos tudo, o wii, eu tenho preferencia mas no fundo quem é gamer joga todas as plataformas se nela tiver jogos que agrade.
 

thiago_solid

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Se o jogo era bom em sua época, então ainda é jogável!

A melhor geração de videogames pra mim foi a dos 32/64 bits e isso por causa do playstation 1, o melhor videogame para mim de todos os tempos.
E digo isso sendo um gamer desde o fim dos anos 80 com o atari e odyssey. Acho que se o jogo é bom, não importa a geração ou qualquer coisa.
Os jogos de atari pra mim quando criança sempre foram apenas passatempos e uma curiosidade, uma novidade, mas tem jogo dele que é bom até hoje. Eu estava há uns meses atrás mostrando uns emuladores para meu enteado e quis mostrar pra ele o atari, como eram os jogos na minha infância, e partiria dali para o nintendinho, snes, mega e etc...
Mas lembro que no atari, eu e ele ficamos maior tempão jogando boxing no emulador stella, e esse é um dos jogos que mais me divertiu na infância, rimos muito, foi um momento top. jogamos um monte mesmo, chegou a me lembrar a mesma diversão que eu sentia quando era criança. Jogamos bastante também, frogger, river raid, enduro, pac man, pitfall e mais alguns. Também joguei bastante joguos de Nes e um monte de super nintendo e mega drive com ele, zeramos vários juntos, com destaque pra Goofy Troop que ele adorou e me deixou muito feliz prq era um dos jogos que eu mais gostava no snes.

Jogamos algumas coisas de psx, saturn e n64 e tbm foi muito legal.

Então acho que se o jogo é bom, ele vai continuar sendo independente da época, se até esse moleque da geração free fire que torra as mesadas que ganha nesse jogo curtiu... não tenho muito o prq achar que não estou certo.

Jogo retrogames até hoje e continuou achando a maioria dos jogos bons de psx bons, assim como os de n64 e saturn!
 
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ELTORO

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A questão é abordagem do gênero, RE a partir do 4 segue um caminho mais shooter e em shooter a jogabilidade é assim.

O problema é a jogabilidade tanque em um TP normal, jogar um game como AC com este tipo de jogabilidade. É o que você mesmo disse, o design muda os requerimentos e o resultado, a jogabilidade não deixou de ser tanque, mas todo o jogo mudou ao redor disso.



Sidescroller é sidescroller, até hoje você tem jogo que é seguir em frente, pular na cabeça do inimigo e evitar errar plataforma.

Até na parte do ganho de gráfico entra no que eu disse, existem vários jogos sidescroller, top down e isometricos com pixel art, eu mesmo jogo pelo menos dois por ano porque curto este tipo de abordagem (este ano já foi Cyber Shadow e Deedlit in Wonder Labyrinth) . Por isso digo que envelheceu bem melhor, é muito mais difícil achar um jogo 3D low poly com jogabilidade tanque de games como Alone in the Dark ou RE clássico, por exemplo.
E daí que mudou a abordagem?
Não tem nada a ver com o que estou falando, que é ter controle tanque, controles truncados, travados ou sei lá qual a palavra.
Pare de mudar argumento só pra ganhar discussão.

O Resident Evil 4 TEM controle tanque.
Não é a mesma coisa dos jogos de PS1, mas é bem tanque sim.
Inclusive o Leon se locomove apenas para frente, virar pra esquerda ou direta só faz ele girar, até de forma parecida aos antigos.
A diferença é que a câmera gira junto (o que não funcionaria em jogo de perspectiva fixa), e que tem uma combinação para o Leon virar completamente pra trás.
 
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ELTORO

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Se o jogo era bom em sua época, então ainda é jogável!

A melhor geração de videogames pra mim foi a dos 32/64 bits e isso por causa do playstation 1, o melhor videogame para mim de todos os tempos.
E digo isso sendo um gamer desde o fim dos anos 80 com o atari e odyssey. Acho que se o jogo é bom, não importa a geração ou qualquer coisa.
Os jogos de atari pra mim quando criança sempre foram apenas passatempos e uma curiosidade, uma novidade, mas tem jogo dele que é bom até hoje. Eu estava há uns meses atrás mostrando uns emuladores para meu enteado e quis mostrar pra ele o atari, como eram os jogos na minha infância, e partiria dali para o nintendinho, snes, mega e etc...
Mas lembro que no atari, eu e ele ficamos maior tempão jogando boxing no emulador stella, e esse é um dos jogos que mais me divertiu na infância, rimos muito, foi um momento top. jogamos um monte mesmo, chegou a me lembrar a mesma diversão que eu sentia quando era criança. Jogamos bastante também, frogger, river raid, enduro, pac man, pitfall e mais alguns. Também joguei bastante joguos de Nes e um monte de super nintendo e mega drive com ele, zeramos vários juntos, com destaque pra Goofy Troop que ele adorou e me deixou muito feliz prq era um dos jogos que eu mais gostava no snes.

Jogamos algumas coisas de psx, saturn e n64 e tbm foi muito legal.

Então acho que se o jogo é bom, ele vai continuar sendo independente da época, se até esse moleque da geração free fire que torra as mesadas que ganha nesse jogo curtiu... não tenho muito o prq achar que estou certo.

Jogo retrogames até hoje e continuou achando a maioria dos jogos bons de psx bons, assim como os de n64 e saturn!
As vezes pessoal esquece que no fim das contas é só um videogame.
"Ah mas o Atari só tem 1 botão!"
Não interessa se usa 50, 20, 5 ou até 1.

O importante é o jogo ser bom e divertir.
 

bahzitchiu

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E daí que mudou a abordagem?
Não tem nada a ver com o que estou falando, que é ter controle tanque, controles truncados, travados ou sei lá qual a palavra.
Pare de mudar argumento só pra ganhar discussão.

O Resident Evil 4 TEM controle tanque.
Não é a mesma coisa dos jogos de PS1, mas é bem tanque sim.
Inclusive o Leon se locomove apenas para frente, virar pra esquerda ou direta faz ele girar, até de forma parecida aos antigos.
A diferença é que a câmera gira junto (o que não funcionaria em jogo de perspectiva fixa), e que tem uma combinação para o Leon virar completamente pra trás.
Estão falando somente dos controles tanque, mas tem coisa pior além disso, ele somente dava tiro/facada parado, o game realmente não deixava tu andar e atirar ao mesmo tempo.

[ ]`s

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