O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Manos e esse tal de Everdrive vale a pena?

EvertonSSJ4

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.919
Reações
11.605
Pontos
684
O ALT64 é uma alternativa para usar no ED64 Plus. Foi o @RahFah que deu essa dica aqui no tópico.
https://forum.outerspace.com.br/ind...se-tal-de-everdrive-vale-a-pena.409350/page-2

Eu gostei por conta da possibilidade de poder usar as capas dos jogos.

Pois é, a questão das capas foi interessante, me chamou a atenção. Esperar chegar o mês do N64 lá em casa e iniciar os testes com esse Firmware alternativo, ver se já acho pra baixar com as capinhas, mas acredito que cada cover tem que ter o mesmo nome da rom, então vai ter que ser na mão kkk
 

RahFah

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.510
Reações
3.652
Pontos
959
Pois é, a questão das capas foi interessante, me chamou a atenção. Esperar chegar o mês do N64 lá em casa e iniciar os testes com esse Firmware alternativo, ver se já acho pra baixar com as capinhas, mas acredito que cada cover tem que ter o mesmo nome da rom, então vai ter que ser na mão kkk
Um pack q eu uso com 309 capas (elas não precisam estar com o nome da rom):

jogar Majora's Mask até os dedos cairem
Faz quase 3 anos q postei isso e até agora não joguei :klol:kduvida
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Tem um novo flash card para Nintendo 64, é o 64drive, pelo o que eu li ele roda jogos de 64dd, no everdrive roda também, mas para rodar no everdrive tem que ser as roms convertidas para N64, já o 64drive roda as roms sem necessidade de conversão, mas ele custa 200 dólares.
http://64drive.retroactive.be/

Conheço pessoas que tem o de Nes versão China e rodando tudo que querem, tirando um Castlevania (que não sei se já não resolveram), então é isso, é legal apoiar a ideia de quem criou comprando e ajudando, porém quando as condições não são boas ou o dolar não ajuda na Bananalândia e tu quer jogar aquele jogo que só ele já vale tua casa, vai de china version e seja feliz, o importante é jogar e aproveitar.
Eu já acho que N8 china não compensa muito por vir com o OS v13, e no site do krikzz já tem o OS v20, e o china não é atualizável. Eu não sei se o china permite utilizar os mappers customizados que tem no fórum do krikzz.
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Mano este pack de capas, serviria para o EverN64 v2.5 do krikkz?
Só no OS alternativo do saturnu, que é baseado em uma versão antiga do OS do krikzz, além de esse os do saturnu ser lento, ele está defasado, então nem compensa, e para ver as capas nesse OS alternativo tem que apertar um dos C, já não lembro qual era.
http://krikzz.com/forum/index.php?topic=816.0
 

EvertonSSJ4

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.919
Reações
11.605
Pontos
684
Um pack q eu uso com 309 capas (elas não precisam estar com o nome da rom):


Obrigado seu lindo :kpaixao

Eu já acho que N8 china não compensa muito por vir com o OS v13, e no site do krikzz já tem o OS v20, e o china não é atualizável. Eu não sei se o china permite utilizar os mappers customizados que tem no fórum do krikzz.

Como eu acabo só jogando, aproveitando o jogo e deu (só jogo mesmo kkk), acabo não buscando muita coisa (como foi o caso da ALT64 e a possibilidade das covers, algo que adoro e só fiquei sabendo aqui ontem após o @batoko comentar eheheh), então IMO o N8 china compensa e muito, devido ser bem barato (não sei quanto ta o original agora) e por rodar creio que 99% da biblioteca, mas como disse antes, sempre que sobra uma grana é ótimo poder comprar um original pra apoiar a causa / criadores de algo tão magnifico como este aparato, que auxilia o povão a manter seu console, jogando tudo que queria sem ter que dar um Rim ou pulmão por um único cartucho, ainda mais agora com este mercado de jogos hiper inflacionado graças aos colecionadores Nutella.
 
Ultima Edição:


*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Obrigado seu lindo :kpaixao



Como eu acabo só jogando, aproveitando o jogo e deu (sim, cruto a grosso nessa parte, só jogo mesmo kkk), acabo não buscando muita coisa (como foi o caso da ALT64 e a possibilidade das covers, algo que adoro e só fiquei sabendo aqui ontem após o @batoko comentar eheheh), então IMO o N8 china compensa e muito, devido ser bem barato (não sei quanto ta o original agora) e por rodar creio que 99% da biblioteca, mas como disse antes, sempre que sobra uma grana é ótimo poder comprar um original pra apoiar a causa / criadores de algo tão magnifico como o Everdrive, que auxilia o povão a manter seu console, jogando tudo que queria sem ter que dar um Rim ou pulmão por um único cartucho.
O N8 eu acho que compensa mais o original, pois através das atualizações a compatibilidade com os jogos aumenta, e fora a melhora no suporte de chips de áudio, já o sd2snes ou super everdrive sem o modulo dsp fica a escolha do freguês. Eu também só jogo, e o OS que você citou que tem as capas dos jogos, ele é mais lento e antigo que o oficial, eu pessoalmente não gosto dele, eu prefiro a simplicidade e eficiência do OS oficial, e fora que ele está desatualizado. A grande vantagem de OS alternativo do saturnu é poder editar o nome do backup do controller pak.
 

batoko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.088
Reações
3.464
Pontos
703
Quando cansar do de Master, chama eu que eu quero.
Meu ED64 é uma versão anterior a esta, ele tem uma tampa em cima, acho que era do tempo que precisava de cartuchos conectados e como deve ter sobrado carcaça e eles evoluíram para não precisar mais de cartucho acoplado, resolveram aproveitar o que tinham por lá e ir lançando até acabar.

Não conheço essa ALT64, o que seria?
Não rodei Nes no N64 devido a já rodar ele no Nes ou outros aparelhos, mas é um plus pro pessoal que quer jogar tudo em um, vale a pena.

EDIT: Pesquisei e encontrei info sobre o ALT64, é um FW alternativo, a maior vantagem que vi foi o esquema do PAL-M, forçando assim console e cartucho no mesmo sistema, lembro de ter problema de na tela de seleção dos jogos ficar em preto e branco e após selecionar o jogo tudo ficar normal (isso em uma TV de LED e tudo mais, na tubosa isso não acontece), mesmo estando em AUTO o sistema da TV, outra vantagem que vi é deixar as capinhas dos jogos na hora de pesquisar por jogo, acho isso bem interessante. Pena (não sei se é info antiga) que o projeto não será continuado, mas ta de boa, quem sabe mais pra frente, no mês do N64 eu teste isso ehehe.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1067845562-master-everdrive-_JM
Não sou eu quem esta vendendo.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.866
Reações
1.287
Pontos
859
Tem como dar save no Road Rash 64 usando o ED64Plus sem precisar do Memory Pak ?
Poxa só pq eu curtio game.
 

Erivando

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
121
Pontos
43

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.881
Reações
16.614
Pontos
803
Bom que o Everdrive faz backup do memory pak, então só um já basta pra usar com todos os jogos que precisam dele. Até um tempo atrás era barato achar até no ML
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Bom que o Everdrive faz backup do memory pak, então só um já basta pra usar com todos os jogos que precisam dele. Até um tempo atrás era barato achar até no ML

Veio um MP de brinde como meu n64, achei que nem ia usar ele, mas acho que vou por ele na ativa, quando chegar o N64 ever 2.5, @batoko recebi atualização do correio, que o ever n64 já esta em Curitiba, levou 10 dias até agora, vamos ver agora quantos meses, de Curitiba até Pelotas.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
O criador do PSIO está criando o DCIO, vamos ver se vai superar o GDEMU e o USB-GDROM, e se vai ser mais barato.
http://dc-io.com/
 

batoko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.088
Reações
3.464
Pontos
703
Veio um MP de brinde como meu n64, achei que nem ia usar ele, mas acho que vou por ele na ativa, quando chegar o N64 ever 2.5, @batoko recebi atualização do correio, que o ever n64 já esta em Curitiba, levou 10 dias até agora, vamos ver agora quantos meses, de Curitiba até Pelotas.
Caraca maninho, foi SUPER rápido :kjoinha. Vou arriscar que até dia 20 de Agosto você já deva recebê-lo
O meu ainda está no trecho... por enquanto nada... Mas se chegar no PR até o final do mês, já estou satisfeito.
:kjoinha
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Para quem tem um everdrive 64 com super cic II, quais são as vantagens reais dele?
Eu vi que no aliexpress tem um adaptado para o everdrive 64 v2.
O que eu sei é que o ultra cic II tem uma chave seletora para funcionar em console pal e ntsc, e eu acho que essa seria a principal característica, pois a segunda eu não sei se é muito importante que é rodar alguns jogos sem patch, mas eu acho que hoje em dia o único jogo que precisa de patch é o banjo tooie, e só existe patch para a versão USA, a versão pal não funciona sem ultra cic II, os outros jogos funcionam normalmente sem ultra cic II, pelo que eu vi no passado tinham mais jogos que não rodavam por usar o cic 6105 ao invés do 6102, como por exemplo o jet force gamini, mas hoje em dia o próprio OS do cartucho burla cic 6105 para rodar em everdrive com 6102, acho que só banjo tooie mesmo que não roda no 6102 sem patch, e também por causa do patch o banjo tooie só funciona com expansion pak, sem o patch não é necessário usar o expansion pak.
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Para quem tem um everdrive 64 com super cic II, quais são as vantagens reais dele?
Eu vi que no aliexpress tem um adaptado para o everdrive 64 v2.
O que eu sei é que o ultra cic II tem uma chave seletora para funcionar em console pal e ntsc, e eu acho que essa seria a principal característica, pois a segunda eu não sei se é muito importante que é rodar alguns jogos sem patch, mas eu acho que hoje em dia o único jogo que precisa de patch é o banjo tooie, e só existe patch para a versão USA, a versão pal não funciona sem ultra cic II, os outros jogos funcionam normalmente sem ultra cic II, pelo que eu vi no passado tinham mais jogos que não rodavam por usar o cic 6105 ao invés do 6102, como por exemplo o jet force gamini, mas hoje em dia o próprio OS do cartucho burla cic 6105 para rodar em everdrive com 6102, acho que só banjo tooie mesmo que não roda no 6102 sem patch, e também por causa do patch o banjo tooie só funciona com expansion pak, sem o patch não é necessário usar o expansion pak.

Estou ansioso mano pra receber o Ever n64 v2.5, hoje me chegou o meu expansor pack e minha fonte bivolt para o n64, pena que eu só tenho o Zelda Ocarina, não consegui ainda fazer testes mais profundos com o n64, ainda ganhei 3 brindes : um adaptador de cartucho paralelo para o n64, um rumble original e um analógico de gc para o controle de n64, gostei um monte deste analógico achei ele mais preciso que o do controle de n64.

 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Estou ansioso mano pra receber o Ever n64 v2.5, hoje me chegou o meu expansor pack e minha fonte bivolt para o n64, pena que eu só tenho o Zelda Ocarina, não consegui ainda fazer testes mais profundos com o n64, ainda ganhei 3 brindes : um adaptador de cartucho paralelo para o n64, um rumble original e um analógico de gc para o controle de n64, gostei um monte deste analógico achei ele mais preciso que o do controle de n64.


O meu analógico padrão PS1 eu acho muito sensível, eu prefiro o original do n64.
Faz mod nesse rumble pak para não precisar usar pilhas.
Se esse vídeo é teu, essa fonte não parece ser original, tenta pegar um fonte da gradiente original. Aqui é 220v também, eu queria pegar uma da gradiente, mas como a original 127v funciona eu uso ela mesmo com um transformador de 30watts.
 
Ultima Edição:

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.309
Reações
2.171
Pontos
453
Eu tenho um Rumble Pak desses adaptados que não precisam de pilha.
Por não ter o peso das pilhas dentro do acessório, parece que ele vibra muito mais que o Original, uma experiência sensacional.
.
Eu já tive um controle do 64 com analógico do gamecube, mas detestei pois é muito sensível, não se compara ao original.
Quase impossível mirar em FPS como no Goldeneye e Turok, se tivesse como diminuir a sensibilidade seria legal.
.
Eu tenho o Everdrive 2.5 e uso a OS original do Krikzz, mas achei legal esse negócio de capinhas dos jogos que tem na OS Alternativa.
Bem que o Krikzz poderia implementar definitivamente as Capinhas na OS Original dele, seria perfeito.
 
Ultima Edição:

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
O meu analógico padrão PS1 eu acho muito sensível, eu prefiro o original do n64.
Faz mod nesse rumble pak para não precisar usar pilhas.
Se esse vídeo é teu, essa fonte não parece ser original, tenta pegar um fonte da gradiente original. Aqui é 220v também, eu queria pegar uma da gradiente, mas como a original 127v funciona eu uso ela mesmo com um transformador de 30watts.

E ai mano eu tenho a fonte original do n64 veio com o n64 a fonte NUS 002 (USA) que é 110v e o interessante que o N64 é o modelo brasileiro da gradiente, esta fonte Bi-volt me chegou ontem quem me vendeu é do grupo do watts do Jogadores de Locadora, expliquei que ia usar o n64 com o ever n64 e ele me disse que vende esta fonte desta marca direto pra todo o brasil e que nunca deu problemas, testei ontem com o Zelda e funcionou bem, só achei que esquentou um pouco, só peguei esta fonte mesmo para não precisar usar o estabilizador no n64, quanto ao Rumble pretendo fazer o mod para ser sem pilhas e quanto ao analógico do Gc pleo menos no Zelda Ocarina gostei do resultado, achei ele mais preciso, do que o original de n64.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
E ai mano eu tenho a fonte original do n64 veio com o n64 a fonte NUS 002 (USA) que é 110v e o interessante que o N64 é o modelo brasileiro da gradiente, esta fonte Bi-volt me chegou ontem quem me vendeu é do grupo do watts do Jogadores de Locadora, expliquei que ia usar o n64 com o ever n64 e ele me disse que vende esta fonte desta marca direto pra todo o brasil e que nunca deu problemas, testei ontem com o Zelda e funcionou bem, só achei que esquentou um pouco, só peguei esta fonte mesmo para não precisar usar o estabilizador no n64, quanto ao Rumble pretendo fazer o mod para ser sem pilhas e quanto ao analógico do Gc pleo menos no Zelda Ocarina gostei do resultado, achei ele mais preciso, do que o original de n64.
Eu achei ele ruim para mirar no zelda e no 007.
Mas existe fonte original da gradiente 220v, eu já tive uma no meu n64 nacional, ela é um pouco maior que a 127v. Eu pessoalmente não gosto de fonte paralela.
 

batoko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.088
Reações
3.464
Pontos
703
Estou ansioso mano pra receber o Ever n64 v2.5, hoje me chegou o meu expansor pack e minha fonte bivolt para o n64, pena que eu só tenho o Zelda Ocarina, não consegui ainda fazer testes mais profundos com o n64, ainda ganhei 3 brindes : um adaptador de cartucho paralelo para o n64, um rumble original e um analógico de gc para o controle de n64, gostei um monte deste analógico achei ele mais preciso que o do controle de n64.


Maninho, acredite se quiser, mas já chegou o X7.... Sem tributação e em apenas 14 dias.
lZpyZGg.jpg

Obrigado pela dica do site!!!
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Maninho, acredite se quiser, mas já chegou o X7.... Sem tributação e em apenas 14 dias.
lZpyZGg.jpg

Obrigado pela dica do site!!!

Que maravilha mano, parabéns, tu é de Curitiba? o meu de n64 esta em Curitiba, e hoje saiu a mensagem que vai ser entregue, sem tavas em 40 dias uteis, eu acho que ainda este mês, deve chegar aqui em Pelotas.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.881
Reações
16.614
Pontos
803
Maior confusão essas nomenclaturas
Mega Everdrive, Everdrive X3, X5 e X7 e ainda tem os clones chineses.
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Maior confusão essas nomenclaturas
Mega Everdrive, Everdrive X3, X5 e X7 e ainda tem os clones chineses.

Vamos tentar descomplicar: primeiro em 2014 tinha o Everdrive MD v3 (v3 não é mega everdrive) e tinha o Mega Everdrive v1 ( Que é o que eu tenho que seria completo). Ai o Krikkz resolveu dar uma atualizada no Mega Everdrive v1 para deixá-lo mais compatível com mega drives clones tipo Atgames e fontes clones e colocar cheats em arquivos na pasta cheats tipo nos emuladores, criando o Mega Everdrive v2 em 2015, ai mias adiante em 2017 ele achou que tinha que ter um Mega Everdrive popular, ai que ele criou a linha X com o básico X3, médio X5 e o completo que seria igual o Mega Everdrive v1 e v2 com as atualizações chamando X7, ai vamos agora para os clones, estes são baseados no Everdrive MD v3 por este motivo não podem ser atualizados, a boatos atualmente do ali estrar vendendo o mega everdrive x7 padrão china mas ainda nada confirmado.
 

batoko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.088
Reações
3.464
Pontos
703
Este roda o Ultimate Mortal Kombat Trilogy ? Lindao esses ai.
Acredito que esse rode sim o Hack Foderástico do Mortal Kombat, mas ainda não testei o everdrive.
Sabadão eu coloco o bicho a prova e aproveito pra matar a curiosidade, se o Mega Fei Hao vai reproduzir o som FM do Master System.

Que maravilha mano, parabéns, tu é de Curitiba? o meu de n64 esta em Curitiba, e hoje saiu a mensagem que vai ser entregue, sem tavas em 40 dias uteis, eu acho que ainda este mês, deve chegar aqui em Pelotas.
Vlw mano... Eu moro em São Paulo. Achei que foi MUITO rápido essa entrega.... Melhor ainda que não foi taxado. Fiquei super feliz pela compra ter dado certo... R$670 Maçon Temer muito bem gasto.
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
Eu já acho que N8 china não compensa muito por vir com o OS v13, e no site do krikzz já tem o OS v20, e o china não é atualizável. Eu não sei se o china permite utilizar os mappers customizados que tem no fórum do krikzz.
Funcionam todos mappers não oficiais no everdrive N8 pirata.
Aliás no China funciona todos jogos lançados oficialmente menos os jogos da Koei MMC5, ou seja não se perde nada. Roda até alguns piratas toscos.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Funcionam todos mappers não oficiais no everdrive N8 pirata.
Aliás no China funciona todos jogos lançados oficialmente menos os jogos da Koei MMC5, ou seja não se perde nada. Roda até alguns piratas toscos.
Mas só um exemplo hipotético, caso em algum FW o castlevania 3 americano comece a funcionar, no pirata provavelmente não irá, pois não terá a implementação do OS novo.

Ah e uma noticia boa, agora existe GDemu china.
http://www.jackdiy.cn/page143?product_id=107
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
caso em algum FW o castlevania 3 americano comece a funcionar
No quesito atualização a única vantagem que vejo do original é se conseguirem emular o áudio do FDS que é terrível atualmente.
Pelo que eu testei funciona o Castlevania 3 US... só tem aquele bug gráfico na água do estágio 6.

Maravilha esses emuladores de drive otico... meu sonho é que façam de todos pra eliminar essas tranqueiras de cds e lentes que dão defeito.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
No quesito atualização a única vantagem que vejo do original é se conseguirem emular o áudio do FDS que é terrível atualmente.
Pelo que eu testei funciona o Castlevania 3 US... só tem aquele bug gráfico na água do estágio 6.

Maravilha esses emuladores de drive otico... meu sonho é que façam de todos pra eliminar essas tranqueiras de cds e lentes que dão defeito.
Concordo contigo, leitor de mídia óptica é uma desgraça, e fora que hoje em dia não existem cd-r com a mesma qualidade, eu peguei um PS-IO, pelo que eu vi vão começar a enviar até o final desse mês, ano que vem quero ver se consigo um de saturn, chega de cd ou dvd.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Alguém sabe se o everdrive gb china é bom? O preço dele é quase o mesmo que o X3, mas eu acho que o china tem umas funções a mais. Eu quero um para usar no meu super game boy, e tentar rodar outros jogos através do transfer pak no nintendo 64, pois tem homebrew que permite rodar alguns jogos sem ser o pokémon no transfer pak.
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
Alguém sabe se o everdrive gb china é bom? O preço dele é quase o mesmo que o X3, mas eu acho que o china tem umas funções a mais. Eu quero um para usar no meu super game boy, e tentar rodar outros jogos através do transfer pak no nintendo 64, pois tem homebrew que permite rodar alguns jogos sem ser o pokémon no transfer pak.
Funciona tudo também, não testei mas tem que fazer o mod no transfer pak como vc já deve saber.
Quais seriam essas funções a mais no China?
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Funciona tudo também, não testei mas tem que fazer o mod no transfer pak como vc já deve saber.
Quais seriam essas funções a mais no China?
China
  • Game Boy And Game Boy color games supported
  • Max. ROM size up to 8Mbyte
  • Compatible with all systems which supports GB and GBC cartridges, including Super Game Boy
  • Supported mappers: MBC1, MBC2, MBC3, MBC5
  • SRAM auto backup on SD card
  • Supported micro SD up to 32GB
  • FAT32 are supported
  • GameGenie cheat codes
  • Simple menu
X3 do krikzz

  • Max ROM size: 8MByte
  • Max SAVE RAM size: 128KByte
  • Instant loading
  • Low power consumption
  • High quality 4-layers PCB
  • GameGenie cheat codes
  • Soft reset to menu
  • Supported mappers: MBC1, MBC2, MBC3, MBC5
  • SDHC/SDXC support
  • Compatible with all systems which supports GB and GBC cartridges, including Super Game Boy*
  • OS supports up to 1000 files per folder
  • PCB Rev.B (Fixed compatibility problems with Game Boy pocket)
Aparentemente o china faz backup automático do save, assim como o x5 e x7.
 
Topo Fundo