O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Manual x Automático

Manual x Automático


  • Total voters
    56

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.142
Reações
17.462
Pontos
1.444
Automatizado ninguém votou :klol

Quem quiser pode votar, mas se não for fã de porsche tentando dar moral ao pdk, tem que usar uma dessas:

camisa_de_forca_2_1__38784_zoom.jpg
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Quem quiser pode votar, mas se não for fã de porsche tentando dar moral ao pdk, tem que usar uma dessas:

camisa_de_forca_2_1__38784_zoom.jpg

para... DSG6 (com oleo) do Golf GTI e vários outros modelos da Audi/VW não tem nenhum problema e é muito legal de usar...
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.142
Reações
17.462
Pontos
1.444
para... DSG6 (com oleo) do Golf GTI e vários outros modelos da Audi/VW não tem nenhum problema e é muito legal de usar...

Sabia que alguém ia reclamar do DSG :kdiabo

DSG6 é discutível, no geral é um bom cambio mas não é imune a problemas. Não é problemático como as caixas a seco mas é bem chatinho de dar manutenção. E essa parte de manutenção pode ser mais frequente que um AT normal se você fica muito preso em congestionamento (não é algo certo, mas tem que ficar atento).

Ou seja, é bom de andar sim, mas ser menos problemático que as caixas a seco não quer dizer que não tenha seus contras.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Sabia que alguém ia reclamar do DSG :kdiabo

DSG6 é discutível, no geral é um bom cambio mas não é imune a problemas. Não é problemático como as caixas a seco mas é bem chatinho de dar manutenção. E essa parte de manutenção pode ser mais frequente que um AT normal se você fica muito preso em congestionamento (não é algo certo, mas tem que ficar atento).

Ou seja, é bom de andar sim, mas ser menos problemático que as caixas a seco não quer dizer que não tenha seus contras.

cara... me diz onde exite donos de DSG6 reclamando dele? algum fórum ou matéria ou coisa do tipo por favor....
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.142
Reações
17.462
Pontos
1.444
cara... me diz onde exite donos de DSG6 reclamando dele? algum fórum ou matéria ou coisa do tipo por favor....

Fácil:

Em português, trocando as embreagens com 45mil km:
https://www.htforum.com/forum/threads/durabilidade-das-embreagens-dsg.246395/

Problema no software:
https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/4208-problemas-no-dsg-6-marchas-dq250-golf-gti-mk7/


Aqui uns artigos explicando as falhas comuns do DSG6:
https://axleaddict.com/auto-repair/6-Speed-DSG-Automatic-Transmission-Faults
https://www.automatik.com.br/post/passat-jetta-a3-dsg-02e-dq250


Em resumo, hardware do DSG6 é ok mas o software não. Dependendo do seu dia a dia pode ter que trocar as embreagens cedo, e o computador não é dos mais precisos, você tem que se adaptar a ele. No geral não é grande coisa, mas quando você coloca o custo da manutenção dele, complica.
 


RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Fácil:

Em português, trocando as embreagens com 45mil km:
https://www.htforum.com/forum/threads/durabilidade-das-embreagens-dsg.246395/

Problema no software:
https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/4208-problemas-no-dsg-6-marchas-dq250-golf-gti-mk7/


Aqui uns artigos explicando as falhas comuns do DSG6:
https://axleaddict.com/auto-repair/6-Speed-DSG-Automatic-Transmission-Faults
https://www.automatik.com.br/post/passat-jetta-a3-dsg-02e-dq250


Em resumo, hardware do DSG6 é ok mas o software não. Dependendo do seu dia a dia pode ter que trocar as embreagens cedo, e o computador não é dos mais precisos, você tem que se adaptar a ele. No geral não é grande coisa, mas quando você coloca o custo da manutenção dele, complica.
soh ler os comentários pra entender que não é algo costumeiro em ambos os casos.

isso aí é mais mah vontade sua com o câmbio do que outra coisa..

e olha.. antes que venha falar... não.. eu não tenho um dsg
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.361
Reações
16.650
Pontos
1.439
soh ler os comentários pra entender que não é algo costumeiro em ambos os casos.

isso aí é mais mah vontade sua com o câmbio do que outra coisa..

e olha.. antes que venha falar... não.. eu não tenho um dsg
dsg do grupo vw funciona muito bem mas nao da pra comparar a durabilidade e confiança com um zf por exemplo.

por ter embreagens ele precisa abrir bem antes pra mexer

não to falando q é um lixo tipo o powershift mas to dizendo q nao compara com um bom cambio da zf ou mercedes benz com conversor de torque(em durabilidade, e não em desempenho)

se for falar só de desempenho, ele é muito bom e competente
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.142
Reações
17.462
Pontos
1.444
soh ler os comentários pra entender que não é algo costumeiro em ambos os casos.

isso aí é mais mah vontade sua com o câmbio do que outra coisa..

e olha.. antes que venha falar... não.. eu não tenho um dsg

Êta má vontade em entender o ponto. Você pediu exemplos, matérias e fóruns, eu trouxe ambos.

Sendo direto, DSG6 é caro de manter e o robô é burro em algumas situações cotidianas que vão fazer com que você tenha mais cuidado com a manutenção.

Para ter um DSG você tem que estar disposto a gastar mais para manter ele e tem que se adaptar ao cambio. Ou seja, não é conveniente como um AT convencional ou um MT. Se a compra for realmente para se divertir com o carro, ok, para o resto uma boa caixa AT é melhor.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.361
Reações
16.650
Pontos
1.439
Êta má vontade em entender o ponto. Você pediu exemplos, matérias e fóruns, eu trouxe ambos.

Sendo direto, DSG6 é caro de manter e o robô é burro em algumas situações cotidianas que vão fazer com que você tenha mais cuidado com a manutenção.

Para ter um DSG você tem que estar disposto a gastar mais para manter ele e tem que se adaptar ao cambio. Ou seja, não é conveniente como um AT convencional ou um MT. Se a compra for realmente para se divertir com o carro, ok, para o resto uma boa caixa AT é melhor.
ta durando quanto será uma embreagem de dsg a oleo? uns 70 mil km?

pro cara q pega zero é só alegria, mas pra quem pega ja perto dessa km ja tem q separar uns 10 conto pra brincadeira

enquanto num zf de conversor, com essa km vc só ta trocando o óleo
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Êta má vontade em entender o ponto. Você pediu exemplos, matérias e fóruns, eu trouxe ambos.

Sendo direto, DSG6 é caro de manter e o robô é burro em algumas situações cotidianas que vão fazer com que você tenha mais cuidado com a manutenção.

Para ter um DSG você tem que estar disposto a gastar mais para manter ele e tem que se adaptar ao cambio. Ou seja, não é conveniente como um AT convencional ou um MT. Se a compra for realmente para se divertir com o carro, ok, para o resto uma boa caixa AT é melhor.

ainda acho má vontade sua.

seu primeiro comentário foi: "DSG6 é discutível, no geral é um bom cambio mas não é imune a problemas. Não é problemático como as caixas a seco mas é bem chatinho de dar manutenção. "
agora virou: "Sendo direto, DSG6 é caro de manter e o robô é burro em algumas situações cotidianas que vão fazer com que você tenha mais cuidado com a manutenção. "
isso porque achou alguém reclamando disso.

procure no google por problemas em cambio de toyota/corolla ou honda/civic e veja... existem sim problemas até mesmo nessas carros considerados referencia em durabilidade...

problema do DSG6 esta longe de ser algo sistêmico como você quer apresentar...

e pra finalizar: " é conveniente como um AT convencional ou um MT." demonstra má vontade novamente... MT conveniente onde? não precisa de cuidados? da pra queimar embreagem nele então?

enfim... nao precisa compra o cambio.. não ganho nada pra falar bem ou mal dele aqui.. porem acho que essa desinformação a respeito de algo precisa sim ser combatida.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.394
Reações
69.768
Pontos
2.059
Pra quem mora em São Paulo capital e dirige na cidade, deveria ser proibido uso de cambio manual.
Na estrada, fico ali em 130, 150.... não tem muita marcha pra trocar então acho que já respondi minha preferência.
Ah.. outra coisa. Tenho menos de 80 anos.
Agora ficou facil [emoji2960][emoji23]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.616
Reações
13.177
Pontos
1.189
ta durando quanto será uma embreagem de dsg a oleo? uns 70 mil km?

pro cara q pega zero é só alegria, mas pra quem pega ja perto dessa km ja tem q separar uns 10 conto pra brincadeira

enquanto num zf de conversor, com essa km vc só ta trocando o óleo

Assino com o relator. Não é que seja ruim, mas sim que exige mais manutenção e gastos que um automático (e incluo os CVT) tradicional. Que, se tudo der certo, exige troca de fluido, limpeza dos filtros (ou troca) e olhe lá.

Para perceber as vantagens do DSG6 normalmente é alguém que gosta de guiar e está disposto a trocar mais gastos por melhores respostas e esportividade; justamente o que o consumidor médio não quer. Consumidor médio quer vida mansa e gasto nenhum. Claro que dão defeitos, mas caixas Aisin e Jatco por exemplo, aguentam mais mau uso e negligência.

Câmbios automatizados de dupla embreagem são, por enquanto, adequados a nichos. Esportivos, pesados, etc. É o que eu acho.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.142
Reações
17.462
Pontos
1.444
ainda acho má vontade sua.

seu primeiro comentário foi: "DSG6 é discutível, no geral é um bom cambio mas não é imune a problemas. Não é problemático como as caixas a seco mas é bem chatinho de dar manutenção. "
agora virou: "Sendo direto, DSG6 é caro de manter e o robô é burro em algumas situações cotidianas que vão fazer com que você tenha mais cuidado com a manutenção. "
isso porque achou alguém reclamando disso.

procure no google por problemas em cambio de toyota/corolla ou honda/civic e veja... existem sim problemas até mesmo nessas carros considerados referencia em durabilidade...

problema do DSG6 esta longe de ser algo sistêmico como você quer apresentar...

e pra finalizar: " é conveniente como um AT convencional ou um MT." demonstra má vontade novamente... MT conveniente onde? não precisa de cuidados? da pra queimar embreagem nele então?

enfim... nao precisa compra o cambio.. não ganho nada pra falar bem ou mal dele aqui.. porem acho que essa desinformação a respeito de algo precisa sim ser combatida.

Meu primeiro comentário foi que de dupla embreagem só o pdk se salva.

E na boa, qual a diferença dos dois comentários que você destacou? Reclamo nos 2 da manutenção do DSG. Até onde sei você ter que ter mais cuidado que o normal ou ter que gastar mais com oficina é chato. Eu não lembrava exatamente os valores no primeiro post, como catei umas matérias para você me lembrei que também é caro.

Você veio falar do DSG6, e como falei, é discutível. Não é uma dor de cabeça garantida como as caixas a seco mas é caro de manter e o robô não ajuda. Para algumas pessoas não faz diferença mas para a grande maioria pesa, uma boa caixa AT é melhor em 90% dos casos para ser generoso.

Não vem com essa conversa de desinformação, esse tipo de cambio compensa o desempenho extra no bolso.

E sobre o cambio manual, você recebe o que está pagando. Descomplicado de manter e é bem difícil de algum fabricante hoje em dia fazer cagada.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.672
Reações
22.071
Pontos
1.774
Na Enquete votei em automático mas se tivesse CVT votaria no CVT...
Eu acho CVT (para o meu perfil de dirigir obviamente) a melhor solução até agora...
mas também nunca peguei um AT9 e nem DSG7...Mas não acho que mudaria de opinião...
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Na Enquete votei em automático mas se tivesse CVT votaria no CVT...
Eu acho CVT (para o meu perfil de dirigir obviamente) a melhor solução até agora...
mas também nunca peguei um AT9 e nem DSG7...Mas não acho que mudaria de opinião...

só andei de cvt em lancer..
at9 na e200 e dsg7 no a6...

destes, dsg7 sem duvidas... mas é claro que o resto tambem conta.. nao da pra comparar a6 TDI v6 com um lancer
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.361
Reações
16.650
Pontos
1.439
esses vídeos aqui são muito bons em explicação do dsg7 caixa seca:




se vc não for sorteado com problema de fabricação, a durabilidade vai variar muito de acordo com o uso. pode foder com 30 mil km ou com mais de 100 mil km, vale a pena uma loteria dessa?
 

Claude Speed

Bam-bam-bam
Mensagens
3.219
Reações
5.600
Pontos
453
Gosto de dirigir, então é manual. Só compro automático se não tiver opção (caso da linha VW/Audi turbo e THP) ou morasse em capital, mas como não uso carro no dia a dia, não vejo necessidade. Custo de manutenção é bem menor e não dá dor de cabeça com quebra de caixa e troca de óleo.

Pena que até os WRX estão vindo só automáticos agora, espero ter condições de achar MT daqui uns anos sem ter caído na mão dos choraboy.
 

zuripe

Bam-bam-bam
Mensagens
422
Reações
1.275
Pontos
218
Êta má vontade em entender o ponto. Você pediu exemplos, matérias e fóruns, eu trouxe ambos.

Sendo direto, DSG6 é caro de manter e o robô é burro em algumas situações cotidianas que vão fazer com que você tenha mais cuidado com a manutenção.

Para ter um DSG você tem que estar disposto a gastar mais para manter ele e tem que se adaptar ao cambio. Ou seja, não é conveniente como um AT convencional ou um MT. Se a compra for realmente para se divertir com o carro, ok, para o resto uma boa caixa AT é melhor.
Em que situações acha que ele é burro?

Tenho um Jetta 2.0 TSI, ao meu ver o ponto alto do carro é justamente o conjunto motor + câmbio, já que de resto não tem nada demais.

É uma pergunta honesta mesmo, fiquei curioso.

Sobre manutenção, a menos que dê algum azar com embreagem, é troca de óleo a cada 3 anos ou 60k km, não acho nada fora do normal.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.142
Reações
17.462
Pontos
1.444
Em que situações acha que ele é burro?

Tenho um Jetta 2.0 TSI, ao meu ver o ponto alto do carro é justamente o conjunto motor + câmbio, já que de resto não tem nada demais.

É uma pergunta honesta mesmo, fiquei curioso.

Sobre manutenção, a menos que dê algum azar com embreagem, é troca de óleo a cada 3 anos ou 60k km, não acho nada fora do normal.

Depende muito do uso.

De forma simples, robô não consegue entender muito bem movimento lento em aclive e/ou declive. A consequência disso é a troca frequente de marchas nessa situação.

No uso, não piora a experiência para o usuário (vantagem da dupla embreagem é justamente que esse tipo de mudança é bem rápida). O problema é que pode gerar desgaste prematuro da embreagem, que não é barato. Esse é o "azar" que o pessoal tem com a embreagem nesses carros.

Não me lembro se o problema é só software ou se tem alguma limitação de hardware para isso. mas se não me engano o DSG7 tinha correções para esse tipo de situação (só que ela tinha sua própria cota de problemas).


Resumindo, dependendo do uso, o dono de um DSG6 pode ter que trocar a embreagem mais cedo, se der uma olhada na internet, tem gente relatando troca até com 45mil km (enquanto outros passam de 100mil sem problemas).
 

zuripe

Bam-bam-bam
Mensagens
422
Reações
1.275
Pontos
218
Depende muito do uso.

De forma simples, robô não consegue entender muito bem movimento lento em aclive e/ou declive. A consequência disso é a troca frequente de marchas nessa situação.

No uso, não piora a experiência para o usuário (vantagem da dupla embreagem é justamente que esse tipo de mudança é bem rápida). O problema é que pode gerar desgaste prematuro da embreagem, que não é barato. Esse é o "azar" que o pessoal tem com a embreagem nesses carros.

Não me lembro se o problema é só software ou se tem alguma limitação de hardware para isso. mas se não me engano o DSG7 tinha correções para esse tipo de situação (só que ela tinha sua própria cota de problemas).


Resumindo, dependendo do uso, o dono de um DSG6 pode ter que trocar a embreagem mais cedo, se der uma olhada na internet, tem gente relatando troca até com 45mil km (enquanto outros passam de 100mil sem problemas).
Entendi. Felizmente não é um compartamento que acontece comigo, até o momento, pouco mais de 2 anos, sempre funcionou bem.

Enviado de meu SM-P200 usando o Tapatalk
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.601
Reações
10.576
Pontos
1.389
CVT é muito amor

CVT do kicks é mais ou menos. Em primeiro e segunda marcha não se pode pisar muito rápido porque senão a rotação vai lá em cima e fica "preso" em um intervalo. Já o cambio automático do HB20S que aluguei,achei melhor.
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.250
Reações
2.959
Pontos
844
Acho que depende muito. O câmbio MQ200 da Volks por exemplo é ótimo, a não ser que você seja um Uber da vida é difícil cansar nele. Na estrada eu prefiro, acho mais seguro em ultrapassagens mas reconheço que o mercado está mudando e é difícil você conseguir uma versão completa de um carro com cambio manual (e revender depois).

O cambio automático me cansa mais que o manual com transito muito pesado (pé no freio direto) pois já li que não é bom ficar colocando em neutro direto por superaquecimento e desgaste nos solenóides. Não curti os de 4 marchas nem CVT sem simulação e dos carros populares o que achei melhor foi o da Hyundai, tem 6 marchas é bem suave e a partir de 80km/h entra em ação o sistema de bloqueio no conversor de torque e o carro se comporta como um manual em 5 marcha.
Realmente, no transito pesado tem uma hora que cansa segurar o freio. Alguns carros mais novos ja vem com autohold, facilita demais a vida

E 4 marchas, principalmente da hyundai, sao horríveis. Seguram demais, da tranco, bebe muito... Ja o CVT to apaixonado pelo da toyota, funcionam muito melhor do que os Hondas CVTs
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.672
Reações
22.071
Pontos
1.774
Ja o CVT to apaixonado pelo da toyota, funcionam muito melhor do que os Hondas CVTs

No que exatamente ele funciona melhor?
Pergunto isso porque no meu CVT Honda eu realmente adoro o conforto dele.
E dirigi um Corolla CVT 2019..e é ótimo, mas ainda prefiro o da Honda...
Pelo menos ao meu gosto...
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.250
Reações
2.959
Pontos
844
No que exatamente ele funciona melhor?
Pergunto isso porque no meu CVT Honda eu realmente adoro o conforto dele.
E dirigi um Corolla CVT 2019..e é ótimo, mas ainda prefiro o da Honda...
Pelo menos ao meu gosto...
Nas saídas o CVT da Toyota eu acho bem mais responsivo, nao tem um delay do momento em que eu aperto e ele começa a responder. E falo isso de Corolla pra Civic e de Fit pra Yaris

E em retomadas fortes e achei o CVT do civic meio lento pra achar o giro

E em alguns momentos eu pisava só um pouco e o civic ja jogava la pra cima, como se eu fosse fazer uma ultrapassagem, quando na vdd eu só queria acelerar um pouco mais e nao jogar o giro pra cima de 5mil RPM

O acerto do Civic parece que é mais "esportivo", tudo ele joga giro la pra cima, mas nas saidas ele faz isso de uma forma desconfortavel. Pro dia a dia eu nao gosto, o corolla é mais calmo


Nao sei se vc sente o mesmo
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.672
Reações
22.071
Pontos
1.774
Nas saídas o CVT da Toyota eu acho bem mais responsivo, nao tem um delay do momento em que eu aperto e ele começa a responder. E falo isso de Corolla pra Civic e de Fit pra Yaris

E em retomadas fortes e achei o CVT do civic meio lento pra achar o giro

E em alguns momentos eu pisava só um pouco e o civic ja jogava la pra cima, como se eu fosse fazer uma ultrapassagem, quando na vdd eu só queria acelerar um pouco mais e nao jogar o giro pra cima de 5mil RPM

O acerto do Civic parece que é mais "esportivo", tudo ele joga giro la pra cima, mas nas saidas ele faz isso de uma forma desconfortavel. Pro dia a dia eu nao gosto, o corolla é mais calmo


Nao sei se vc sente o mesmo

Então o meu é o City...
Eu gosto do acerto dele, inclusive na revisão eles disseram que havia uma "reprogramação" pra fazer no câmbio e que era gratuita.
Eu não notei muita diferença, mas acho ele bem confortável...se pisar pouco ele é mais econômico e pisando bem ele fica bem esperto.
Mas eu ando muito de boa, acho que nem cheguei a usar o modo "sport" do câmbio KKK

TALVEZ isso seja questão de costume...o City dirijo sempre e o Toyota foi apenas uma vez...
Eu acho bem confortável e me acostumei bem com ele.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Achei bacana a ideia do cvt do Corolla 2020. A primeira marcha é uma engrenagem, o que dá agilidade e melhora o consumo. O restante é cvt.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

D_de_vingança

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.913
Reações
3.364
Pontos
1.144
Eu Amo AT.
Vou contar a história de origem da birra do brasileiro com carros automáticos.
Muito tempo atrás, existiam os câmbios hidramaticos, eles eram bem ruins. Escalonamento maluco, durabilidade duvidosa e manutenção super complicada (pra época).
Também eram bem mais caros, e não geravam tanto lucro assim para as montadoras. Então nasceu este mito de que automático quebra fácil, automático não sente o carro... Bla Bla Bla.
Quando alguém me fala que "prefiro manual por que eu sinto mais o carro", eu olho pro carro, um palio 1.0 que nunca viu estrada, sei que é discurso de quem não conhece Nada de câmbio.
Dos carros que eu já dirigi, os melhores câmbios AT "aprendem" como você dirige e passam a marcha na sua tocada.
Tem o pé pesado? Ele alonga bem as marchas, é econômico? Saiu do sinal e já está de 4marcha.
Fora a maravilha que é o creeping (o carro ir andando sozinho quando você tira o pé do freio) nos trânsitos pesadíssimos de SP.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.616
Reações
13.177
Pontos
1.189
Eu Amo AT.
Vou contar a história de origem da birra do brasileiro com carros automáticos.
Muito tempo atrás, existiam os câmbios hidramaticos, eles eram bem ruins. Escalonamento maluco, durabilidade duvidosa e manutenção super complicada (pra época).
Também eram bem mais caros, e não geravam tanto lucro assim para as montadoras. Então nasceu este mito de que automático quebra fácil, automático não sente o carro... Bla Bla Bla.
Quando alguém me fala que "prefiro manual por que eu sinto mais o carro", eu olho pro carro, um palio 1.0 que nunca viu estrada, sei que é discurso de quem não conhece Nada de câmbio.
Dos carros que eu já dirigi, os melhores câmbios AT "aprendem" como você dirige e passam a marcha na sua tocada.
Tem o pé pesado? Ele alonga bem as marchas, é econômico? Saiu do sinal e já está de 4marcha.
Fora a maravilha que é o creeping (o carro ir andando sozinho quando você tira o pé do freio) nos trânsitos pesadíssimos de SP.

Hydramatic antigos não eram ruins. Eram, de longe, os melhores que havia, junto com os Powerglide (todos GM). Claro, em uma terra em que qualquer coisa além de Fusca dava trabalho, qualquer câmbio automático era uma encrenca; até hoje custa caro fazer manutenção corretiva. Mas lá fora eram sinônimo de qualidade (um ou outro modelo menos robusto, apenas). O escalonamento não era maluco, só não era feito para cá. Pegue um Dodge brasileiro da década de 70, manual, e compare com um Opala ou Maverick. Eram animais bem diferentes. O "Dojão" ia loooongo em primeira e segunda marchas.

Sobre as vantagens citadas, concordo com todas.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.748
Reações
35.014
Pontos
903
Aproveitando o tópico, Honda Fit 2005/2006 com câmbio automático é um bom negócio? Só tive uma experiência com câmbio automático que foi um Cruze 1.8 2012 e gostei bastante da praticidade, mas tenho consciência que não tenho as mínimas condições de manter um carro desse nível. Um Fit desses custa na faixa dos vinte mil, só fico com receio com a manutenção e etc.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.616
Reações
13.177
Pontos
1.189
Aproveitando o tópico, Honda Fit 2005/2006 com câmbio automático é um bom negócio? Só tive uma experiência com câmbio automático que foi um Cruze 1.8 2012 e gostei bastante da praticidade, mas tenho consciência que não tenho as mínimas condições de manter um carro desse nível. Um Fit desses custa na faixa dos vinte mil, só fico com receio com a manutenção e etc.

Bom negócio? Não. O CVT dessa geração do Fit é dos piores que há. Frágil.
 
Topo Fundo