O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[mbml] Desanimando com o retro gaming

lcjansen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.805
Reações
1.114
Pontos
1.159
Quem pode ser retrogamer, é sensacional, já que em tese o desafio e a experiência que vai ter nos jogos é a original. Contudo, é fato que a emulação já conta com diversos benefícios como filtros e o abençoado save state. No retro eu parei bem, hoje está inviável, mas ainda dá para garimpar uma ou outra coisa. O foda penso eu que hoje está tudo tão corrido e os jogos atuais são muito longos que está dose arrumar tempo para dedicar como deveria no retro (e eu sou solteiro e sem filho, imagino que tem).
Resumiu tudo que penso.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
Quem pode ser retrogamer, é sensacional, já que em tese o desafio e a experiência que vai ter nos jogos é a original. Contudo, é fato que a emulação já conta com diversos benefícios como filtros e o abençoado save state. No retro eu parei bem, hoje está inviável, mas ainda dá para garimpar uma ou outra coisa. O foda penso eu que hoje está tudo tão corrido e os jogos atuais são muito longos que está dose arrumar tempo para dedicar como deveria no retro (e eu sou solteiro e sem filho, imagino que tem).

Concordo e me identifico com a falta de tempo...

A limitação de tempo pode ser vista pelo lado bom também, se você coleciona retrogames para jogar, e não pra deixar na prateleira, faz mais sentido ir pegando poucos jogos, mas que tenham algum valor pra vc, e ir jogando conforme seu tempo. Nesse caso não faz sentido buscar um fullset de algum console ou saga por exemplo, mas faz sentido ir buscando um ou outro jogo que tem nostalgia, ou que tenha vontade de jogar e não pôde na época, e ir jogando conforme em tempo.
 

Saoro Master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.352
Reações
1.522
Pontos
914
Concordo e me identifico com a falta de tempo...

A limitação de tempo pode ser vista pelo lado bom também, se você coleciona retrogames para jogar, e não pra deixar na prateleira, faz mais sentido ir pegando poucos jogos, mas que tenham algum valor pra vc, e ir jogando conforme seu tempo. Nesse caso não faz sentido buscar um fullset de algum console ou saga por exemplo, mas faz sentido ir buscando um ou outro jogo que tem nostalgia, ou que tenha vontade de jogar e não pôde na época, e ir jogando conforme em tempo.

Exato, to com seu lote até hoje para terminar kkkkk (todos jogos ótimos). Antes comprava muito lote pela questão de preço, ai vinha muito jogo que nem tocava. Hoje é bem selecionado, mas mesmo assim, fator tempo é foda, até mesmo comodidade, se for um emulador, eu ligo no pc e pronto. Agora para montar os consoles, passar os cabos e jogar, já me toma um tempinho. Meu sonho é montar a infraestrutura boa de só pegar botar o cartucho e jogar.
 

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
Exato, to com seu lote até hoje para terminar kkkkk (todos jogos ótimos). Antes comprava muito lote pela questão de preço, ai vinha muito jogo que nem tocava. Hoje é bem selecionado, mas mesmo assim, fator tempo é foda, até mesmo comodidade, se for um emulador, eu ligo no pc e pronto. Agora para montar os consoles, passar os cabos e jogar, já me toma um tempinho. Meu sonho é montar a infraestrutura boa de só pegar botar o cartucho e jogar.

KKKK vdd, acho que eu peguei alguns seus tbm né? Se não me engano o Zelda oracle of ages peguei com vc, estou jogando ele agora.

Só confirma o que penso, quantos anos faz que fizemos essa troca..., até hj ainda não joguei todos os jogos, e são jogos bons.

O negócio é não ter a neura utópica de "completar" a sua coleção, ir pegando aos poucos e aproveitando os jogos, é um hobby legal.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.279
Pontos
1.503
Já disseram tudo. Está encarecendo porque há procura e há procura porque conforme o tempo passa os itens ficam mais raros de serem encontrados. A tendência é piorar. Quantos cartuchos originais, com label perfeita e completos, de King's Bounty (MD) acham disponíveis hoje? Isso é um mero exemplo.

Outra coisa muito verdadeira: se quer colecionar retrogames, vai ter que aprender a garimpar muito. Sempre surgem boas oportunidades. Um colega comentou sobre a compra de pacotes. Essa é uma boa dica. O valor individual fica bem menor.

Estou bem desanimado com o preço dos jogos de PS2. Simplesmente não entendo o preço, já que teoricamente há muita coisa no mercado ainda.
Meu sonho é ter um Dreamcast e um Saturn completos e perfeitos. Eu já tive e vendi a preço de banana no início dos anos 2000. Trágico.
 

Thiago_Rider

Ser evoluído
Mensagens
79
Reações
188
Pontos
43
Acho que hoje se eu fosse pegar algum console passado seria justamente visando emulação: Um PS2 (que dá pra instalar umas paradas e emular PS1 e outros sistemas) e um WII (que além da retro com o Gamecube, serve como uma boa central de emulação).
 


Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.346
Pontos
704
PS2 para emulação não é nenhum sonho. O barato dele é que ele recebeu várias coletâneas e ports. Capcom, Midway, Sega, SNK e Taito lançaram muita coisa. É bem mais cômodo que ficar mexendo com MAME e Final Burn Alpha.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
PS2 para emulação não é nenhum sonho. O barato dele é que ele recebeu várias coletâneas e ports. Capcom, Midway, Sega, SNK e Taito lançaram muita coisa. É bem mais cômodo que ficar mexendo com MAME e Final Burn Alpha.
A emulação de outros consoles não é nada perfeito no PS2, mas dá para se divertir. Roda bastante coisa até a geração 16 bits além da biblioteca PS1 e PS2.
137262
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
O que desanima é grupos câncer de leilão que estão inflacionando demais o mercado, falando que tudo é raro e caro. Outro dia colocaram no zapper da locadora umas prints de coisas sendo vendidas no toplixosbrasil que MEODEOS. Isso sim tem que acabar.
Hoje em dia, quando posso (o que quase nunca posso kkkk) compro de amigos do japão, que cobram valores justos para coisas legais, mesmo tendo lucro na venda ainda são valores bem legais, tipo clássicos completinhos de super famicom por menos de 100 conto com frente.
Assim, como não sou acumulador, pego o que quero e o que vou jogar.

A pior coisa é precisar ligar, esperar o SO iniciar, configurar os esquemas e depois jogar, lixo mesmo, mas ligar o wii ou o psp e emular outros sistemas é coisa linda demais, até mesmo no x360.

O importante é jogar e ser feliz jogando, retro gaming é muito mais do que compra e venda, só olhar a locadelicia do cosmão gato, toda semana a anos nos deliciando com sugestões de jogos. Só "locar" e jogar, seja no console ou no seu emulador.
 

Thiago_Rider

Ser evoluído
Mensagens
79
Reações
188
Pontos
43
A emulação de outros consoles não é nada perfeito no PS2, mas dá para se divertir. Roda bastante coisa até a geração 16 bits além da biblioteca PS1 e PS2.
Visualizar anexo 137262

Só a biblioteca dos próprios PS1 e PS2 já tem jogos quase infinitos (se for contar os excusivos do Japão) e jogo de quase tudo que existe. Então, nativamente já é diversão por muuuuito tempo hehehehe
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Quem pode ser retrogamer, é sensacional, já que em tese o desafio e a experiência que vai ter nos jogos é a original. Contudo, é fato que a emulação já conta com diversos benefícios como filtros e o abençoado save state. No retro eu parei bem, hoje está inviável, mas ainda dá para garimpar uma ou outra coisa. O foda penso eu que hoje está tudo tão corrido e os jogos atuais são muito longos que está dose arrumar tempo para dedicar como deveria no retro (e eu sou solteiro e sem filho, imagino que tem).

Sou pai e digo que o tempo aperta muito, mas é o retrô que me salva, quando tenho tempo pra jogar. O fato de os jogos irem direto ao ponto e não demorarem para zerar torna a experiência bem mais palatável. Claro, existem aqueles mais demorados e/ou enfadonhas, tipo RPGs ou Metroidvanias, mas muitos títulos cabem no tempo livre da pessoa atarefada.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Sinceramente, toda vez que eu tento dar uma chance a essa frescura de retro gaming acabo gastando rios de dinheiro e ficando com cara de trouxa no final. Hoje mesmo fui todo alegre ir jogar um Thrash Rally no meu Neo Geo CD pra desestressar um pouco após uma semana corridíssima, e o videogame que estava funcionando 100% simplesmente se recusa a ligar agora, assim do nada. E a fonte bizarra do Neo CD é quase impossível de encontrar no BR, e o que tem no ML tá custando metade do que eu paguei no console. O que me sobrou foi um PS1 esperando laser e outro esperando o XStation ODE, mas a vontade que tenho é de jogar tudo no lixo e esquecer que eu já os tive.

Podia ter guardado dinheiro para alguma viagem bacana, um PC gueimer fodastico, qualquer outro hobby, mas não, escolhi querer dar uma de saudosista que PRECISA do console original, apesar da experiencia ser um lixo a menos que você compre tubosa, upscaler, cabo SCART e o caralio a 4. Se os valores não fossem ridículos até seria legal colecionar, mas ficar com bombas relogio que podem virar pesos de papel a qualquer momento é desanimador pra cacete.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Olha, francamente, acho que sempre serei um retro gamer, adoro re-jogar games antigos e experimentar o que eu não tive acesso na época.

É natural que o preço das coisas esteja subindo, esses produtos são limitados, estão ficando raros e a conservação não é garantida. Para ter um hobbie desse, no minimo você deve ser capaz de fazer manutenção nos equipamentos, capacitores não duram pra sempre.

Do meu ponto de vista. A emulação está em um nível que ela pode ser tranquilamente o suficiente para 95% das pessoas, e para os 5% mais exigentes temos:

1- Shaders para que você possa dar ao seu jogo o visual que você quiser, se preferir pixel art limpo, emuladores lhe darão a melhor qualidade de imagem possível;
2- Redutores de latência como look ahead chegaram a um nível que é possível termos menos lag que o hardware origina;
3- Monitores 144hz ou superior com Black Frame Insertion e excelente resposta de pixel dão a fluidez perfeita que você pode comparar com uma CRT;
4- Melhorias nos jogos, traduções, bug fixes, upscalles, texture packs. Você pode ser purista e jogar com ou sem melhorias conforme seu gosto;
5- Opções de controle. Para mim o Dual Shock 4 é perfeito pra jogar 90% dos retro games, e para jogos de luta você pode catar um 8bitdo M30 ou um fighting stick.

Acho muito legal ver a coleção das pessoas que estão realmente investidas em ter hardware original, mas para mim o motivo não é pra joga-los e sim para preserva-los e fazer um display bacana de consoles.

Para quem quer jogar jogos antigos com certeza tem opções melhores.

*Me preparando para receber predadas. :kaperto:kaperto:kaperto
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
... fui jogar uma partida de Crazy Taxi ( ORIGINAL)... Meu DC tava perfeito até ontem... depois de várias tentativas, descobri que o disco não gira mais... malditos consoles com mídia ótica ...
Mês passado foi meu Saturn que parou de dar áudio e vídeo... :ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif
Feliz mesmo é quem pode $$$ mandar consertar ou não tem essa vontade de jogar no hw original...
São "os contras" do coleciosmo. ...é um hobby caro qdo costuma dar problrma, mesmo eu fazendo pequenas manutenções qdo precisa...
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
PS: Recentemente fui na feira com um primo meu e um colega dele comprar Zelda pro N64, esse colega dele é um "caçador de raridades", quando reclamei do preço dos jogos(princialmente do Mario 64), ele disse que o Mario 64 realmente vale os 100 conto que o feirante tava cobrando, quase dei um retão na cara dele por raiva, put* m****. 100 conto num jogo fabricado e desovado no Brasil de 97 à 2003.

Mario 64 por 100 conto até que está razoável o preço
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Demorei pra escrever aqui, mas vou ser sincero:
Eu nunca fui um colecionador, sempre quis APENAS jogar, uso emuladores desde 2001, zerei e joguei crono trigger no emulador, joguei castlevania sotn no teclado e zerei ele assim tbm. Eu sai de casa cedo e era bem quebrado de dinheiro entao não tinha dinheiro pra comprar muita coisa, logo pegava um pc e era feliz.
Em 2014/15 em diante comecei a colecionar pq dava pra comprar, não era caro, alias as vezes era o troco do pao, literalmente, comprei muita fita por 1 ou 2 real.
Quando deu 2018 eu vi que o negocio tava inflacionando, quando vi jogo paralelo, mario wolrd snes e consoles muito populares como snes e mega drive serem vendidos a preços altos. Ai fui parando de comprar, minha ultima compra grande foi em fevereiro de 2019, de lá pra cá praticamente não comprei nada, só quando aparece algo muito barato.
Eu mesmo já desisti de entender o mercado, alias.... já entendi oq acontece, o retrogamer virou moda. O mercado inflou como bolha.
E antes que alguém diga, que é pq são itens raros e lmiitados e tals.... já digo que tem muita coisa velha, ainda mais de eletrônicos.
Não vejo ninguém atras de dvd player raro da sony... se tem, são poucos. Isso vai acabar, só que eu não ficarei nessa moda, acredito que em no máximo 10 anos deixa de ser moda. Acredito que vai virar tipo coisa de atari e pong, vai ter alguns entusiastas e tal, mas nao vai ser como hoje. Estamos no apice da bolha, quem quer vender estamos num ótimo momento, se o mercado quer uma faca amolada, de isso a ele.
Sobre mim vou de emulador e dos consoles que tenho, só tenho flash card de mega drive, o resto são as poucas fitas que tenho.
Queria muito mario rpg, Lufia2 de snes, PS1 de sms, zelda1 nes e alguns outros rpgs. Mas já sosseguei o facho, não vou pagar 500 pila numa fita loose fudida tirado do aterro.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.619
Reações
33.104
Pontos
1.048
... fui jogar uma partida de Crazy Taxi ( ORIGINAL)... Meu DC tava perfeito até ontem... depois de várias tentativas, descobri que o disco não gira mais... malditos consoles com mídia ótica ...
Mês passado foi meu Saturn que parou de dar áudio e vídeo... :ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif
Feliz mesmo é quem pode $$$ mandar consertar ou não tem essa vontade de jogar no hw original...
São "os contras" do coleciosmo. ...é um hobby caro qdo costuma dar problrma, mesmo eu fazendo pequenas manutenções qdo precisa...
Isso que é foda. Aconteceu o mesmo com o meu Neo Geo. Um dia estava funcionando perfeitamente e no outro parou. Agora ele está em um técnico que me foi indicado, ele deveria ter entrado comigo ontem pra dar uma posição, mas feriado e tais e pá, não entrou. Vou dar mais uma semana pra ver se recebo o orçamento do conserto antes de entrar em contato cobrando.

Mas o errado sou eu de querer tudo pra ontem num país em que as pessoas deixam tudo pra depois de amanhã. Mas vida que segue, não sei consertar, resta esperar.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Isso que é foda. Aconteceu o mesmo com o meu Neo Geo. Um dia estava funcionando perfeitamente e no outro parou. Agora ele está em um técnico que me foi indicado, ele deveria ter entrado comigo ontem pra dar uma posição, mas feriado e tais e pá, não entrou. Vou dar mais uma semana pra ver se recebo o orçamento do conserto antes de entrar em contato cobrando.

Mas o errado sou eu de querer tudo pra ontem num país em que as pessoas deixam tudo pra depois de amanhã. Mas vida que segue, não sei consertar, resta esperar.
Cara, consertar videogame é foda, o técnico não tem um manual de assistência técnica, tem que ser tudo na raça, muitas vezes eh na base da tentativa e erro. Eu fiz um curso básico de eletrônica somente pra consertar meus consoles e minhas tralhas, e tem dia que fico horas mexendo e não descubro o defeito. Seja sincero com o técnico que vc contratou, e peça que ele passe como ta indo a situação, sem pressão. Muito profissional enrrola pq pensa q se falar que não descobriu ainda ou q ainda ta testando vai ser taxado de incompetente.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.619
Reações
33.104
Pontos
1.048
Cara, consertar videogame é foda, o técnico não tem um manual de assistência técnica, tem que ser tudo na raça, muitas vezes eh na base da tentativa e erro. Eu fiz um curso básico de eletrônica somente pra consertar meus consoles e minhas tralhas, e tem dia que fico horas mexendo e não descubro o defeito. Seja sincero com o técnico que vc contratou, e peça que ele passe como ta indo a situação, sem pressão. Muito profissional enrrola pq pensa q se falar que não descobriu ainda ou q ainda ta testando vai ser taxado de incompetente.
É que o Neo Geo é meu xodó e eu tenho um ciúme doentio por ele..... Aí junta com a ansiedade do console não estar aqui em casa e ferrou tudo.... Mas vou superar....
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Isso que é foda. Aconteceu o mesmo com o meu Neo Geo. Um dia estava funcionando perfeitamente e no outro parou. Agora ele está em um técnico que me foi indicado, ele deveria ter entrado comigo ontem pra dar uma posição, mas feriado e tais e pá, não entrou. Vou dar mais uma semana pra ver se recebo o orçamento do conserto antes de entrar em contato cobrando.

Mas o errado sou eu de querer tudo pra ontem num país em que as pessoas deixam tudo pra depois de amanhã. Mas vida que segue, não sei consertar, resta esperar.
pois é... quem não faz assim TANTA questao de hw original, é muito mais tranquilo curtir emulação msm... porque se aventurar hj em dia, é complicado msm.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Tudo extremamente caro e ultra valorizado, qualquer console velho caindo aos pedaços está custando uma fortuna, os controles originais estão todos esbagaçados, os genéricos são uma tosqueira, cartuchos são uma facada, everdrive nem se fala, emular alguns consoles é um parto e o input delay das TVs modernas é um saco...estou começando a considerar que quem jogou na época jogou, quem não jogou na época não joga mais...ou só quem tem muito dinheiro e paciência
Estou considerando em deixar de tudo que é retrô de lado e focar somente na geração moderna

Você pode estar desapontado com os preços mas nunca com o retro-gaming. Jogar retro hoje em dia nunca foi tão prático, rápido e barato!

Uma calculadora Emula Mega Drive e SNES hoje em dia. Então só é fazer uso de Emuladores e se divertir. Nunca vi essa de "Imput-Delay" na minha TV de 55' de LED a imagem é linda e os comandos são precisos.

Uma 2ª Opção é você comprar uma TV de tubo + um Mega, SNES + EVERDRIVES Chineses que são bem baratos e dão acesso a 95% das bibliotecas dos consoles. Eu mesmo faço isso compro APENAS os consoles e os Everdrives, nada de cartuchos.

Agora eu pessoalmente acho muito pouco prático e caro levantar uma coleção hoje em dia. Não é só caro, mas os itens são vendidos por 5x mais do que realmente valem. Você vai precisar de espaço em casa como estantes, vai precisar de limpeza e manutenção constantes e os itens servirão apenas para decoração ficando mais na estante do que no Videogame 99% do tempo.

Vai de Emulação ou Everdrive e seja feliz.

Esqueça e deixe mofar os cartuchos caros e as capas caindo aos pedaços só assim que os vendedores irão tomar vergonha na cara e abaixar o preço. Já vi cartucho sendo vendido por 400R$ e 6 meses depois estava por 150R$ pois o anunciante não conseguiu vender.

Por mais que você queira um jogo não caia na exploração dos outros, eu garanto que se você abrir o Emulador e terminar o jogo cobiçado você perderá a vontade de ter ele.
 
Ultima Edição:

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
A emulação de outros consoles não é nada perfeito no PS2, mas dá para se divertir. Roda bastante coisa até a geração 16 bits além da biblioteca PS1 e PS2.
Visualizar anexo 137262
Finalizei o Zelda do SNES desse jeito, com um emulador chmado 'Snes Station' (acho que é isso) e foi numa TV de tubo de 14 polegadas que ficava na cozinha.
Posso afirmar que me diverti tanto quanto me divertia no meu antigo SNES. Até foi mais vantajoso por causa do save state do emulador (eu podia salvar onde quisesse, já que no jogo você sempre precisa fazer todo o caminho de volta se salvar e sair).
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.887
Reações
63.068
Pontos
1.253
Você pode estar desapontado com os preços mas nunca com o retro-gaming. Jogar retro hoje em dia nunca foi tão prático, rápido e barato!

Uma calculadora Emula Mega Drive e SNES hoje em dia. Então só é fazer uso de Emuladores e se divertir. Nunca vi essa de "Imput-Delay" na minha TV de 55' de LED a imagem é linda e os comandos são precisos.

Uma 2ª Opção é você comprar uma TV de tubo + um Mega, SNES + EVERDRIVES Chineses que são bem baratos e dão acesso a 95% das bibliotecas dos consoles. Eu mesmo faço isso compro APENAS os consoles e os Everdrives, nada de cartuchos.

Agora eu pessoalmente acho muito pouco prático e caro levantar uma coleção hoje em dia. Não é só caro, mas os itens são vendidos por 5x mais do que realmente valem. Você vai precisar de espaço em casa como estantes, vai precisar de limpeza e manutenção constantes e os itens servirão apenas para decoração ficando mais na estante do que no Videogame 99% do tempo.

Vai de Emulação ou Everdrive e seja feliz.

Esqueça e deixe mofar os cartuchos caros e as capas caindo aos pedaços só assim que os vendedores irão tomar vergonha na cara e abaixar o preço. Já vi cartucho sendo vendido por 400R$ e 6 meses depois estava por 150R$ pois o anunciante não conseguiu vender.

Por mais que você queira um jogo não caia na exploração dos outros, eu garanto que se você abrir o Emulador e terminar o jogo cobiçado você perderá a vontade de ter ele.
Input lag sempre tem em TV de LED, mas muitas vezes acaba sendo imperceptível.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Senhores, numa frase onde tem coleção e raridade, sempre haverá dinheiro jogado fora.

Negócios de ocasiao, sim, mas cada vez mais raros.

Estou caminhando para um baita projeto de home arcade, colocando meus games preferidos funcionando o mais perfeito que eu puder.Enrosquei no dreamcast, mas vou resolver.
Taí um ramo que vi uma ENORME EVOLUÇÃO: home arcades cabinets, front ends, e uma pusta galera que se ajuda (até mesmo em fóruns gringos)
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.279
Pontos
1.503
Senhores, numa frase onde tem coleção e raridade, sempre haverá dinheiro jogado fora.

Negócios de ocasiao, sim, mas cada vez mais raros.

Estou caminhando para um baita projeto de home arcade, colocando meus games preferidos funcionando o mais perfeito que eu puder.Enrosquei no dreamcast, mas vou resolver.
Taí um ramo que vi uma ENORME EVOLUÇÃO: home arcades cabinets, front ends, e uma pusta galera que se ajuda (até mesmo em fóruns gringos)

Utiliza o raspberry?
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.879
Reações
50.995
Pontos
1.003
Eu não, amigo.

To montando tudo no PC, e como perguntou eu "re-pergunto": é mais vantagem , em performance e jogabilidade, usar rapsberry?
Não
O raspberry até funciona legal, tem a vantagem do tamanho, mas também tem o limite do quanto se consegue desenvolver em ARM
E se der pau em alguma coisa, só outro
Pra mim, se o projeto é um arcade, não tem muita vantagem, PC é mais flexível
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.279
Pontos
1.503
Eu não, amigo.

To montando tudo no PC, e como perguntou eu "re-pergunto": é mais vantagem , em performance e jogabilidade, usar rapsberry?

Acompanhei durante um tempo o pessoal dessa área e a maioria montava com raspberry pelo baixo custo e principalmente por ser muito compacto, consumir menos e demandar menor preocupação com refrigeração. Por outro lado tem a questão da performance. Acho que o PI4 aguenta bem até o PS1/N64.
Mete um microsd de 64GB e já era. Era cada móvel um mais lindo que o outro que os caras postavam. Botões e alavancas de qualidade e gabinete todo adesivado. Tanto o gabinete arcade fiel, inteiriço, com cinceiro, ficheiro e caixas de som no topo ou dos lados quanto aqueles mais compactos. Acho muito interessante, só não animei porque não tenho espaço para fazer isso.
O monitor que eles mais pegavam para esses compactos eram os LCD de 17" ou 19". :kjoinha
O foco dessas máquinas é mesmo geração 16 bits.

Edit: se não entendi errado, seu projeto é pegar um ecossistema montado com as roms né?
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.477
Pontos
1.064
Melhor coisa que apareceu foi os everdrives, é caro mas o valor dele já paga um cartucho super-inflacionado.

Colecção de cartuchos e CDs de games? Tô fora.

Sobre console a melhor coisa antes da pandemia era importar em sites de leilão, peguei um PS2 fat branco no Japão por 100 reais (fora o frete e as taxas), mas no fim das contas paguei 3x a menos do que é cobrado aqui no BR.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Eu não, amigo.

To montando tudo no PC, e como perguntou eu "re-pergunto": é mais vantagem , em performance e jogabilidade, usar rapsberry?

Performance, não. Daqui a alguns anos, pode ser que iguale, ao menos, para emuladores. Contudo, o Raspberry dá um banho no PC em termos de custo e praticidade. Custo é algo autoexplicativo, então vou explicar apenas a praticidade: baixo consumo energético, tamanho muito pequeno, bastante resistente, aceita várias conexões e periféricos, excelente para modificações, troca-se de sistema com uma simples permuta de cartão SD, crescente interesse da comunidade pelo equipamento, fácil de reaproveitar para diversos fins, além de possuir sistemas práticos de emulação projetados especialmente para ele.

No entanto, olho na performance: se algum sistema que você deseje não puder ser emulado satisfatoriamente em uma Raspberry Pi, então fique no PC e aguarde saírem modelos mais potentes.
 
Topo Fundo