O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[mbml] Desanimando com o retro gaming

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.279
Pontos
1.503
Só pra consolar nós retrogamers, a situação piora em outros setores:

https://www.uol.com.br/carros/notic...ol-gti-esta-atingindo-precos-astronomicos.htm


Tudo que remete (ainda que parcialmente) à nostalgia, está inflacionado. Estava atrás de um discman e estão enfiando a faca e torcendo o cabo nos preços. Coisa podre, velha, bem mal conservada, a preço de ouro. Cartucho de Mega e Master então... até piratão os caras tem a pachorra de cobrar preço quase que de original.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Só pra consolar nós retrogamers, a situação piora em outros setores:

https://www.uol.com.br/carros/notic...ol-gti-esta-atingindo-precos-astronomicos.htm

Ate o William Bonner ja garantiu o brinquedinho dele pra coleção.

8e4e30c8fc08507de1b0b5afc7d32a85_XL.jpg



 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.185
Reações
16.648
Pontos
1.379

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Não dou mais 8 anos pra essa modinha, a prova disso é que fitas de atari loose e master loose estão caindo de preço drasticamente. Daqui a 8 a 10 anos a media dos retrogaymers será de 45 a 55 anos, muitos nao estarão mais nem ai e os novos não vao querer jogo veio. Anotem ai esse post e me cobrem daqui a 8 anos
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.881
Reações
16.615
Pontos
803
Não dou mais 8 anos pra essa modinha, a prova disso é que fitas de atari loose e master loose estão caindo de preço drasticamente. Daqui a 8 a 10 anos a media dos retrogaymers será de 45 a 55 anos, muitos nao estarão mais nem ai e os novos não vao querer jogo veio. Anotem ai esse post e me cobrem daqui a 8 anos
Não duvido. Tem gente que já tá chegando numa certa idade e vendo que vai morrer a coleção não vai servir pra nada, melhor ir curtir a vida. Jogos de Atari os que eu via eram bem baratos.
 


oscartilheiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
441
Pontos
513
Não duvido. Tem gente que já tá chegando numa certa idade e vendo que vai morrer a coleção não vai servir pra nada, melhor ir curtir a vida. Jogos de Atari os que eu via eram bem baratos.
É mas esses são classe média os ricos não muda pra eles, eu acho que o melhor é tirar da cabeça. Pode que surjam cópias de melhor qualidade , que as que existem hoje são sofríveis, pelo menos aqui no Brasil
 
Ultima Edição:

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Não dou mais 8 anos pra essa modinha, a prova disso é que fitas de atari loose e master loose estão caindo de preço drasticamente. Daqui a 8 a 10 anos a media dos retrogaymers será de 45 a 55 anos, muitos nao estarão mais nem ai e os novos não vao querer jogo veio. Anotem ai esse post e me cobrem daqui a 8 anos
É exatamente isso.
O jogos podem ser jogados em "N" formas hoje em dia, mas as experiências da época, as quais causam esse efeito nostálgico nas pessoas só quem viveu a época tem.
E esse pessoal tá envelhecendo e não vendo mais razão em gastar 2000 num cartucho, quando com isso dá pra comprar um console de última geração.
E logo toda essa tranqueirada vai ficar lá encalhada, pq a molecada com dinheiro não vai ver razão pra pagar absurdos se isso não remete a nenhuma lembrança particular.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Não dou mais 8 anos pra essa modinha, a prova disso é que fitas de atari loose e master loose estão caindo de preço drasticamente. Daqui a 8 a 10 anos a media dos retrogaymers será de 45 a 55 anos, muitos nao estarão mais nem ai e os novos não vao querer jogo veio. Anotem ai esse post e me cobrem daqui a 8 anos

Pois é. Mas se os Retro estão caros é ÚNICA e exclusivamente por causa do Youtube.

Muitos canais se aproveitaram dessa modinha pra crescer e se manter principalmente mostrando as "caçadas" na feira. Ficam mostrando Retro e sucata como se valessem alguma coisa, ficam evidenciando peças que tem valor apenas nostálgico do que realmente valem de fato.

Tudo só serve pra dar Ibope mesmo. Quando essa modinha minguar já era, aliás já vi canal retro reclamar que tem poucas pessoas na Live, que não tem muitos inscritos, etc... ora isso é nicho muito específico esperavam o quê o mesmo apelo de Minecraft?

Os caras não se tocaram que retro é coisa de tiozão velho. Que tem esse Hobby mas também que tem outras responsabilidades na vida. O que fez esse mercado inflacionar foi justamente o tanto de modinha oportunista que quis entrar na onda (modinha e oportunista é o que mais tem no nosso país).

Outra coisa que aconteceu como eu esperava: o lançamento dos novos consoles (Series X e PS5) que fez esse mercado desinchar um pouco, tanto que já vi no ML PS2 Slim com 1 controle já com OPL instalado por 150R$ coisa impensável no início da pandemia em que um PS2 assim não saia por menos de 500R$.

O bom também é que o povo não está comprando, seja porquê está mais consciente, seja porquê está sem $$$.
 
Ultima Edição:

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.524
Reações
12.741
Pontos
1.634
Verdade. Espero que esses everdriver fiquem cada vez mais populares e baratos. Tenho vontade de ter uns
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
27.001
Pontos
1.404
Eu parei de comprar quando começaram a vender os piratinha como se fossem raros e de coleção, isso deve fazer uns 6 ou 7 anos,
Hoje eu emulo tudo na Raspberry Pi rodando em tv CRT por vídeo composto mesmo, tento comprar os controles USB de boa qualidade e estou satisfeito na emulação de consoles de 8 e 16Bits, e o Playstation também.
 

RedKnight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.759
Reações
7.776
Pontos
694
Cara ser retrogamer aqui no Br tem que ser heroi e milionário, maioria dos acessórios e jogos físicos q for comprar tem q ser importado, e com essa taxa de câmbio aí é pra se fu***. Lá fora é tranquilo pq dá pra encontrar jogos dos consoles antigos pelas lojas, muitos até por preço bem baixo, aí é bem mais fácil.
Melhor por aqui é ser retrogamer digital, colecionar emuladores, roms, além disso pode pegar as capas dos jogos como eu gosto de fazer. ^^
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Eu parei de comprar quando começaram a vender os piratinha como se fossem raros e de coleção, isso deve fazer uns 6 ou 7 anos,
Hoje eu emulo tudo na Raspberry Pi rodando em tv CRT por vídeo composto mesmo, tento comprar os controles USB de boa qualidade e estou satisfeito na emulação de consoles de 8 e 16Bits, e o Playstation também.
Isso é bem verdade, vendi uma caixa lotada de piratinha, só jogo top do snes, por 10 reais cada cartucho, o cara que comprou começou a vender por no mínimo 50 cada uma, dependendo do jogo, pedia 100.
Brasil só tem oportunistas, eu que até queria terminar minha coleção de originais de snes, falta uns 6, mas no momento ta complicado com estes preços.
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
27.001
Pontos
1.404
Isso é bem verdade, vendi uma caixa lotada de piratinha, só jogo top do snes, por 10 reais cada cartucho, o cara que comprou começou a vender por no mínimo 50 cada uma, dependendo do jogo, pedia 100.
Brasil só tem oportunistas, eu que até queria terminar minha coleção de originais de snes, falta uns 6, mas no momento ta complicado com estes preços.
Os vendedores nem distinguem mais originais de piratas, tudo é raro, de coleção, mosca branca de olho azul.
Tá doido, tem muito oportunista nesse ramo mesmo, melhor coisa pra quem tem os consoles é comprar os everdrivers no aliexpress, ou aqueles cartuchos com vários jogos, eu peguei um do NES com 140 jogos no Aliexpress, foi baratinho e valeu muito a pena.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Não dou mais 8 anos pra essa modinha, a prova disso é que fitas de atari loose e master loose estão caindo de preço drasticamente. Daqui a 8 a 10 anos a media dos retrogaymers será de 45 a 55 anos, muitos nao estarão mais nem ai e os novos não vao querer jogo veio. Anotem ai esse post e me cobrem daqui a 8 anos
Eu achava isto, mas parece que a modinha vai até os games do PS3/360. Ontem um conhecido meu estava mostrando os preços do Last of Us 1 do PS3 por mais de 50 reais, sendo que este game deveria custar no máximo 30 reais, sendo que do PS4 se acha por 50 reais.
Pior é que os vendedores estão sabendo "passar para trás" essas pessoas, pois o vendedor disse a ele que TLOUS saiu em poucas tiragens no PS3:klolFora que este conhecido já tinha comprado Demons Souls por 100 reais.
Eu falei para ele que no máximo que pago em jogo de PS3 é 70 reais, mais que isto acho loucura (a menos que seja indispensável na coleção), mas se a grana é dele via em frente.
Não adianta, enquanto tiver otário para cair no papo "é raru" ou "tiragem limitada" vai ter sempre maluco vendendo jogo inflacionado.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Eu achava isto, mas parece que a modinha vai até os games do PS3/360. Ontem um conhecido meu estava mostrando os preços do Last of Us 1 do PS3 por mais de 50 reais, sendo que este game deveria custar no máximo 30 reais, sendo que do PS4 se acha por 50 reais.
Pior é que os vendedores estão sabendo "passar para trás" essas pessoas, pois o vendedor disse a ele que TLOUS saiu em poucas tiragens no PS3:klolFora que este conhecido já tinha comprado Demons Souls por 100 reais.
Eu falei para ele que no máximo que pago em jogo de PS3 é 70 reais, mais que isto acho loucura (a menos que seja indispensável na coleção), mas se a grana é dele via em frente.
Não adianta, enquanto tiver otário para cair no papo "é raru" ou "tiragem limitada" vai ter sempre maluco vendendo jogo inflacionado.
Last of Us 1 do PS3, raro e com pouca tiragem :obrigue
Fim dos tempos, cristo vem. Deus tem q mandar fogo do céu pra matar essas porra :klolwtf
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Last of Us 1 do PS3, raro e com pouca tiragem :obrigue
Fim dos tempos, cristo vem. Deus tem q mandar fogo do céu pra matar essas porra :klolwtf
Eu falei para ele que Last do 1 é tão "raru" que até no pacotes de fandangos vinha esse jogo.
Pior que esse conhecido meu vai acabar comprando por causa do manualzinho, pois eu falei "compra a versão do PS4 que é completa, já é remaster e quase o mesmo preço" daí ele me solta "o do ps3 é mais completinho, com manual".

Isto tudo só para por na estantezinha e mostrar para os outros. Por isto que esse lance de retro vai mais além, pois pega os "colecionadores de instagado" em cheio.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Eu achava isto, mas parece que a modinha vai até os games do PS3/360. Ontem um conhecido meu estava mostrando os preços do Last of Us 1 do PS3 por mais de 50 reais, sendo que este game deveria custar no máximo 30 reais, sendo que do PS4 se acha por 50 reais.
Pior é que os vendedores estão sabendo "passar para trás" essas pessoas, pois o vendedor disse a ele que TLOUS saiu em poucas tiragens no PS3:klolFora que este conhecido já tinha comprado Demons Souls por 100 reais.
Eu falei para ele que no máximo que pago em jogo de PS3 é 70 reais, mais que isto acho loucura (a menos que seja indispensável na coleção), mas se a grana é dele via em frente.
Não adianta, enquanto tiver otário para cair no papo "é raru" ou "tiragem limitada" vai ter sempre maluco vendendo jogo inflacionado.

Daqui a uns anos a bola da vez serão os jogos e consoles da geração do PS3, 360 e WiiU. Tenho esses consoles pois na época que eu comprei estavam quase de graça. Os jogos de PS3 originais eu achava por 10R$.

Não duvido que qualquer de PS3 custarão 200R$ daqui a 10 anos.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Daqui a uns anos a bola da vez serão os jogos e consoles da geração do PS3, 360 e WiiU. Tenho esses consoles pois na época que eu comprei estavam quase de graça. Os jogos de PS3 originais eu achava por 10R$.

Não duvido que qualquer de PS3 custarão 200R$ daqui a 10 anos.
Pior é ver um MANX TT de Sega Saturn por R$200.
Mano...
SE esse jogo se caísse no chão a gente não abaixava pra pegar. Não valia o trabalho.
Magician Lord e Nam 1975 de Neogeo CD também...
Essas porras ficavam na minha banca só de enfeite.
Não aceitava elas nem no rolo por jogo pirata de PS1.
Agora...
200 conto.

Esse besteira TEM q acabar.
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
27.001
Pontos
1.404
Pior é ver um MANX TT de Sega Saturn por R$200.
Mano...
SE esse jogo se caísse no chão a gente não abaixava pra pegar. Não valia o trabalho.
Magician Lord e Nam 1975 de Neogeo CD também...
Essas porras ficavam na minha banca só de enfeite.
Não aceitava elas nem no rolo por jogo pirata de PS1.
Agora...
200 conto.

Esse besteira TEM q acabar.
Cara, eu lembro que a uns 10 anos trás tinha jogos de Saturn e 32X lacrado no mercado Livre por coisa de 15 ou 20 reais, Manx TT era um deles, Nights também, hoje custa uma fortuna mesmo loose.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.279
Pontos
1.503
Lembro como se fosse hoje a queima de estoque que teve na antiga loja Nivaldir em Santo André. Era por volta de 2003. 3 jogos de Saturn: Nights, Virtua Cop 2 e outro que não lembro o nome. R$ 4,99. Na minha antiga coleção tinha 2 lacrados de cada, foi tudo embora com o lote. Hoje cada um desses tá sendo vendido por quanto? Uns 100 reais? :klol
Perdi muita oportunidade de jogo barato. O que teve de locadora aqui no início dos anos 2000 vendendo jogos a preço de banana não tá no gibi. Até uns 5 - 6 anos atrás ainda dava pra garimpar brechó e encontrar coisa boa e barata, hoje os caras vão em cima feito urubu na carniça. Impossível.
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Pois é. Mas se os Retro estão caros é ÚNICA e exclusivamente por causa do Youtube.

Muitos canais se aproveitaram dessa modinha pra crescer e se manter principalmente mostrando as "caçadas" na feira. Ficam mostrando Retro e sucata como se valessem alguma coisa, ficam evidenciando peças que tem valor apenas nostálgico do que realmente valem de fato.

Tudo só serve pra dar Ibope mesmo. Quando essa modinha minguar já era, aliás já vi canal retro reclamar que tem poucas pessoas na Live, que não tem muitos inscritos, etc... ora isso é nicho muito específico esperavam o quê o mesmo apelo de Minecraft?

Os caras não se tocaram que retro é coisa de tiozão velho. Que tem esse Hobby mas também que tem outras responsabilidades na vida. O que fez esse mercado inflacionar foi justamente o tanto de modinha oportunista que quis entrar na onda (modinha e oportunista é o que mais tem no nosso país).

Outra coisa que aconteceu como eu esperava: o lançamento dos novos consoles (Series X e PS5) que fez esse mercado desinchar um pouco, tanto que já vi no ML PS2 Slim com 1 controle já com OPL instalado por 150R$ coisa impensável no início da pandemia em que um PS2 assim não saia por menos de 500R$.

O bom também é que o povo não está comprando, seja porquê está mais consciente, seja porquê está sem $$$.


Olha, por aqui na região a média de preço do Ps2 ainda tá 300~400 reais, mas eu não duvido que daqui pra meio de 2021 os preços de Ps2 caiam bastante, mesmo com toda a popularidade que o Ps2 vem tendo recentemente, não vejo razão de ps2 slim com leitor morto sendo vendido por 350 pila, ainda porque tem MUITO ps2 circulando por ai, MUITO mesmo, não é igual um Dreamcast da vida que tem um nº bem limitado de consoles circulando e que o preço ja vem meio salgado anos já.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.279
Pontos
1.503
Eu já acho o contrário. O preço de tudo tende a subir, inclusive do XBOX ONE e PS4.
Pode dar uma leve queda agora com hype da galera em cima da nova geração, mas logo as coisas se conformam e o preço ficará salgado.
Tudo raru e item de colecionador.

E digo mais uma vez: quem quer ter joystick, a hora de comprar é no auge da geração.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Lembro como se fosse hoje a queima de estoque que teve na antiga loja Nivaldir em Santo André. Era por volta de 2003. 3 jogos de Saturn: Nights, Virtua Cop 2 e outro que não lembro o nome. R$ 4,99. Na minha antiga coleção tinha 2 lacrados de cada, foi tudo embora com o lote. Hoje cada um desses tá sendo vendido por quanto? Uns 100 reais? :klol
Perdi muita oportunidade de jogo barato. O que teve de locadora aqui no início dos anos 2000 vendendo jogos a preço de banana não tá no gibi.

Eu me lembro que no próprio ML na transição do PS2 pro PS3 tinha um maluco vendendo um Sega Saturn... com 100 CEM jogos originais a preço assim de banana cada jogo saia por 1,00R$ :kkk pelo que me lembro bem os jogos estavam sem capinha o que talvez fez o vendedor vender por muito barato mas mesmo assim.

O pior de tudo é que além de eu não comprar a bagaça DEMOROU e muito pra vender :klolwtfdeve ter ficado tipo uns 4 meses lá.

Lembro que teve uma época em que o pessoal começou a ter gravadora de CD e DVD que jogo Original valia nada! Hoje em dia está outro oposto os produtos continuam não valendo 1/3 do que pedem é outro extremo.

hoje os caras vão em cima feito urubu na carniça. Impossível.

E o pior é que eles não vão em cima pra jogar mas sim pra revender.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Lembro que teve uma época em que o pessoal começou a ter gravadora de CD e DVD que jogo Original valia nada! Hoje em dia está outro oposto os produtos continuam não valendo 1/3 do que pedem é outro extremo.

Isso foi entre 2007-2008?

Na época vi vários jogos originais de PS2 sendo vendidos por 30-40 reais em Goiânia e o pessoal na época era mais focado em piratear do que comprar original.

Não tinha PS2 mas comprei vários jogos originais por 30-40 Reais em lojas de Shopping Popular e até nas Lojas Americanas que funciona no Flamboyant, um Shopping Center local.

Naquela época as Lojas Americanas estavam vendendo Art of Fighitng Anthology,Fatal Fury Battle Archives Vol.1,KOF XI e Neo Geo Battle Coliseum por 40 Reais cada junto com vários jogos de segunda linha do PS2.

Um fato curioso é que lá não tinha nenhum GTA,Final Fantasy,WE,God of War,Need for Speed, Gran Turismo entre outros jogos mais populares do console. provavelmente o departamento de games devia ter um orçamento menor do que em relação a outros departamentos.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Cara, eu lembro que a uns 10 anos trás tinha jogos de Saturn e 32X lacrado no mercado Livre por coisa de 15 ou 20 reais, Manx TT era um deles, Nights também, hoje custa uma fortuna mesmo loose.
Normalmente era o Scorcher ou Virtual Cop.
Virtual Cop até lá vai, o jogo era divertido.
Mas alguns jogos de Saturn q praticamente davam antigamente e hj tá uma fortuna nem pra reutilizar a caixinha servia. Pq já eram os modelos de papelão.
Os jogos simplesmente eram ruins de doer. Não valiam nada e nem pra efeito nostálgico ou coleção servem. Pq ninguém jogava.


Naquela época as Lojas Americanas estavam vendendo Art of Fighitng Anthology,Fatal Fury Battle Archives Vol.1,KOF XI e Neo Geo Battle Coliseum por 40 Reais cada junto com vários jogos de segunda linha do PS2.
Aqui teve uma Lojas Americanas q desovou esses jogos por R$10 cada. Só o God of War 2 q pediam 20.

E o pior é que eles não vão em cima pra jogar mas sim pra revender.
Não antes de fazer o vídeo no YouTube:
"Feirão de domingo! Vários itens raros"
"Vários filezão na feira barato" etc etc...
Você vai ver os itens, tudo lixo. Literalmente lixo.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Aqui teve uma Lojas Americanas q desovou esses jogos por R$10 cada. Só o God of War 2 q pediam 20.

Em Goiãnia, nem God of War 2 eles tinham para vender.

Por acaso vc se lembra se eles tinham High Rollers Casino ou Alfa Romeo Racing Italiano?
 

napax

Bam-bam-bam
Mensagens
545
Reações
464
Pontos
263
A culpa disso tudo foi YouTube/internet!!! Lembro-me muito bem, nas feiras de rolo encontrava qualquer fica ou console a preço de banana, antes msm do lançamento do ps2 as pessoas já se desfaziam de seus consoles antigos , era muito comum é fácil ver isso sério msm... só quem ia na época sabe! Depois que “retrogamer “se popularizou e virou modinha... já era.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Por acaso vc se lembra se eles tinham High Rollers Casino ou Alfa Romeo Racing Italiano?
Não.
Tinha as coletâneas da SNK, God of War 1 e 2, Só com e Gran Turismo A-Spec.
Esses são os que me recordo de ter visto na época.
A não ser que outras lojas tivessem outros títulos.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Não.
Tinha as coletâneas da SNK, God of War 1 e 2, Só com e Gran Turismo A-Spec.
Esses são os que me recordo de ter visto na época.
A não ser que outras lojas tivessem outros títulos.

Entendi, pelo visto onde vc mora as Lojas Americanas estavam mais bem servidas que as da minha cidade natal porque lá só tinha os jogos da SNK e jogos como Alfa Romeo Racing Italiano e High Rollers Casino que tiveram notas baixas em sites especializados.
 
Topo Fundo