O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Metroid Prime 4] 3 anos depois de ter seu desenvolvimento reiniciado, game ainda não tem data de lançamento confirmada pela Nintendo

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Esse vai sair junto do Bayonetta 3 :viraolho


2thDEU.gif

 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.515
Pontos
1.129
A verdade é que Metroid Prime é TUDO o que a NIntendo NÃO quer fazer.

É uma franquia maravilhosa, mas pensando em termos comerciais, a Nintendo tem aversão a esse tipo de jogo que é praticamente por natureza a exigência de um AAA, com alto orçamento e um retorno financeiro considerado pífio pra ela.

Há uma base de fãs ávidos por esse game - eu, inclusive -, mas seguindo a lógica de como a Nintendo moderna funciona, ela preza por títulos bem menores, custos reduzidos, gráficos simples e alto retorno lucrativo. Pokémons e Animal Crossing tão aí para constatar isso.

A Nintendo se arrepende de MP, essa é a verdade que ninguém quer entender.

Metroid é uma anomalia no catálogo da Nintendo mesmo. Exige orçamento de Mario e Zelda, mas vende como Fire Emblem e Kirby. Isso desde a época do NES - alguns jogos até fizeram sucesso relativo nos EUA, mas a série sempre foi ignorada no Japão. Nintendo é antes de tudo uma empresa japonesa e olha para o mercado nativo antes de qualquer outro.

Por outro lado, Metroid Prime 4 foi anunciado e já deve ter custado uns bons milhões pra ser feito. Retro Studios é uma empresa de médio porte (80 funcionários segundo o google) e está desde fevereiro de 2014 sem entregar jogo novo. Considerando salários anuais de $100.000, estamos falando de 56 milhões de dólares. Para referência, o google me diz que The Witcher 3 custou $46 milhões de dólares pra ser produzido.

O dinheiro gasto com a Retro não é o melhor parâmetro pra determinar o orçamento de Metroid Prime 4, mas indica que a Nintendo gasta sim muito com desenvolvimento de jogos. Os gráficos cute (menos dispendiosos do que foto-realistas) e game design arcade (que não exige grandes gastos com captura de movimento e dublagens) indicam o contrário, mas a profundidade e polimento de um Breath of the Wild não são alcançados apenas com talento, é necessário tempo e mão de obra pra chegar naquele resultado.

Compare com Cyberpunk 2077. Trezentas bilhões de horas de diálogo gravadas em todas as línguas conhecidas da humanidade, capturas de movimento de primeira classe, assets únicos decorando cada canto de Night City... mas um jogo terrivelmente raso e quebrado. Executivos da CD Project certamente choram no banho por não terem direcionado parte do orçamento gasto com elementos visuais e sonoros para melhorar o jogo em si, tal qual a Nintendo fez com Breath of the Wild e, se Deus quiser, com Metroid Prime 4.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Metroid é uma anomalia no catálogo da Nintendo mesmo. Exige orçamento de Mario e Zelda, mas vende como Fire Emblem e Kirby. Isso desde a época do NES - alguns jogos até fizeram sucesso relativo nos EUA, mas a série sempre foi ignorada no Japão. Nintendo é antes de tudo uma empresa japonesa e olha para o mercado nativo antes de qualquer outro.

Por outro lado, Metroid Prime 4 foi anunciado e já deve ter custado uns bons milhões pra ser feito. Retro Studios é uma empresa de médio porte (80 funcionários segundo o google) e está desde fevereiro de 2014 sem entregar jogo novo. Considerando salários anuais de $100.000, estamos falando de 56 milhões de dólares. Para referência, o google me diz que The Witcher 3 custou $46 milhões de dólares pra ser produzido.

O dinheiro gasto com a Retro não é o melhor parâmetro pra determinar o orçamento de Metroid Prime 4, mas indica que a Nintendo gasta sim muito com desenvolvimento de jogos. Os gráficos cute (menos dispendiosos do que foto-realistas) e game design arcade (que não exige grandes gastos com captura de movimento e dublagens) indicam o contrário, mas a profundidade e polimento de um Breath of the Wild não são alcançados apenas com talento, é necessário tempo e mão de obra pra chegar naquele resultado.

Compare com Cyberpunk 2077. Trezentas bilhões de horas de diálogo gravadas em todas as línguas conhecidas da humanidade, capturas de movimento de primeira classe, assets únicos decorando cada canto de Night City... mas um jogo terrivelmente raso e quebrado. Executivos da CD Project certamente choram no banho por não terem direcionado parte do orçamento gasto com elementos visuais e sonoros para melhorar o jogo em si, tal qual a Nintendo fez com Breath of the Wild e, se Deus quiser, com Metroid Prime 4.

Gostei de suas colocações, Queiroga, mas em nenhum momento eu quis dizer que a Nintendo não gasta dinheiro na produção de seus jogos. Apenas disse que, se tratando de números, um jogo da série Metroid Prime é muito custoso para ela para o retorno previsto. Se um MP vendesse fácil uns 15 milhões de cópias pra mais, eu não teria dúvidas que esse jogo estaria entre 3 prioridades de produção da Nintendo, independente do orçamento previsto. Como a Nintendo a Nintendo consegue atingir esse número de cópias com jogos com orçamento menor, é claro que a preferência dela em produção será para esses títulos.

Outra coisa que possa ter dado uma ideia errada na postagem anterior é que eu não disse que a Nintendo não inova. O próprio Switch é um resultado disso. Foi um conceito maravilhoso que deu muito certo e que acredito que de agora em diante ela irá seguir nesse mesmo estilo. A Nintendo nunca abriu mão dos controles de movimento que foram introduzidos por ela. Ela também nunca abriu mão do humble e de várias outras inovações que ela trouxe ao mundo dos jogos.

Só acho que, se você pegar a entrevista que o Mike Morhaime (ex-fundador da Blizzard) deu após o lançamento do Hearthstone e o mega sucesso do jogo no mercado, mostra claramente o vislumbre que uma empresa passa quando cria um jogo com orçamento baixo e uma equipe diminuta (15 membros originais) e com um faturamento tão grande quando de um WoW (equipe de 200+ pessoas). Ele mesmo menciona algo como "abrir os olhos" da empresa.

E uma empresa costuma ser muito pragmática. Se você tem um MP que por natureza exige um orçamento absurdo, mas dá um retorno vai lá de uns 2-3 milhões cópias, por que a empresa iria investir nesse projeto se com a mesma quantidade de profissionais ela consegue umas 2 ou 3 equipes com cada uma focada em um jogo com potencial de 10 mi+ cópias?

Eu acredito ainda que uma hora esse jogo sai, até porque a empresa já se comprometeu em sua produção, mas claramente esse é um tipo de projeto que a Nintendo atual tem clara aversão.

Vamos olhar para o maravilhoso Zelda: Breath of The Wild. Com apenas assets de UM JOGO, a Nintendo basicamente criou três. O próprio Breath 1; aquele musou lançado no final do ano passado; e o próximo Breath 2 que sabe lá quando chegará. Ou seja: é um super reaproveitamento de conteúdos criados que seriam exclusivos de um único jogo, mas tá sendo reaproveitado ao máximo. Se há um conceito de "marmita do futuro" é de autoria da própria Nintendo. :keehk Claro que, o jogo terá inovações, assets novos e, talvez algumas mecânicas novas, mas sem dúvida a Nintendo tá criando projetos maiores quando ela percebe realmente que dá para tirar a última gota do suco dessa laranja.

Cyberpunk 2077 provavelmente é mais fruto de uma desorganização operacional da empresa do que dos desenvolvedores em si. O fato de estar desenvolvendo uma engine em paralelo ao desenvolvimento do jogo também frustou ao desenvolvimento do segundo. Talvez fosse melhor a equipe adotar uma engine já consolidada e comum no mercado como a UE e realocar as pessoas que estavam na REDEngine para desenvolver o jogo. Também há relatos de baixo salários e alta rotatividade de profissionais e isso é fatal para qualquer projeto grande como esse.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.515
Pontos
1.129
Gostei de suas colocações, Queiroga, mas em nenhum momento eu quis dizer que a Nintendo não gasta dinheiro na produção de seus jogos. Apenas disse que, se tratando de números, um jogo da série Metroid Prime é muito custoso para ela para o retorno previsto. Se um MP vendesse fácil uns 15 milhões de cópias pra mais, eu não teria dúvidas que esse jogo estaria entre 3 prioridades de produção da Nintendo, independente do orçamento previsto. Como a Nintendo a Nintendo consegue atingir esse número de cópias com jogos com orçamento menor, é claro que a preferência dela em produção será para esses títulos.

Só acho que, se você pegar a entrevista que o Mike Morhaime (ex-fundador da Blizzard) deu após o lançamento do Hearthstone e o mega sucesso do jogo no mercado, mostra claramente o vislumbre que uma empresa passa quando cria um jogo com orçamento baixo e uma equipe diminuta (15 membros originais) e com um faturamento tão grande quando de um WoW (equipe de 200+ pessoas). Ele mesmo menciona algo como "abrir os olhos" da empresa.

E uma empresa costuma ser muito pragmática. Se você tem um MP que por natureza exige um orçamento absurdo, mas dá um retorno vai lá de uns 2-3 milhões cópias, por que a empresa iria investir nesse projeto se com a mesma quantidade de profissionais ela consegue umas 2 ou 3 equipes com cada uma focada em um jogo com potencial de 10 mi+ cópias?

Eu acredito ainda que uma hora esse jogo sai, até porque a empresa já se comprometeu em sua produção, mas claramente esse é um tipo de projeto que a Nintendo atual tem clara aversão.

Concordo.

Mas ainda assim Metroid Prime 4 foi anunciado e, até que alguma nova notícia me desminta, está em desenvolvimento há pelo menos 3 anos por uma equipe de mais de 80 pessoas. Ainda que ele seja cancelado ou lançado em estado deplorável, ainda assim ele terá sido um jogo com baixa perspectiva de vendas mas alto investimento de produção.

Dito isto, concordo que a Nintendo se arrepende amargamente de tê-lo anunciado. Tão gastando mais dinheiro do que o jogo poderá trazer de retorno financeiro. Deveria ser um projeto menor, mais rápido, menos arriscado.

Outra coisa que possa ter dado uma ideia errada na postagem anterior é que eu não disse que a Nintendo não inova.

Não interpretei desta forma.


Vamos olhar para o maravilhoso Zelda: Breath of The Wild. Com apenas assets de UM JOGO, a Nintendo basicamente criou três. O próprio Breath 1; aquele musou lançado no final do ano passado; e o próximo Breath 2 que sabe lá quando chegará. Ou seja: é um super reaproveitamento de conteúdos criados que seriam exclusivos de um único jogo, mas tá sendo reaproveitado ao máximo. Se há um conceito de "marmita do futuro" é de autoria da própria Nintendo. :keehk Claro que, o jogo terá inovações, assets novos e, talvez algumas mecânicas novas, mas sem dúvida a Nintendo tá criando projetos maiores quando ela percebe realmente que dá para tirar a última gota do suco dessa laranja.

Mas no que isso é diferente do que as outras publishers fazem?

Call of Duty, Madden, FIFA, GTA, Assassins Creed, Miles Morales, The Lost Legacy, Horizon 2, multiplayer de TLOUS... todo mundo reaproveita o que fez sucesso.

Cyberpunk 2077 provavelmente é mais fruto de uma desorganização operacional da empresa do que dos desenvolvedores em si. O fato de estar desenvolvendo uma engine em paralelo ao desenvolvimento do jogo também frustou ao desenvolvimento do segundo. Talvez fosse melhor a equipe adotar uma engine já consolidada e comum no mercado como a UE e realocar as pessoas que estavam na REDEngine para desenvolver o jogo. Também há relatos de baixo salários e alta rotatividade de profissionais e isso é fatal para qualquer projeto grande como esse.

Podemos comparar Breath of the Wild com outros open-world AAA desta geração. Entraríamos no seara do gosto pessoal, mas me parece seguro afirmar que Breath of the Wild é mais profundo do que Horizon, mais polido do que Fallout 4, mais único do que Assassins Creed, mais bem resolvido do que Metal Gear Solid V e tem uma jogabilidade bem melhor do que The Witcher 3.

Estes outros jogos podem parecer muito mais caros por causa do voice-acting, dos gráficos fotorrealistas, das capturas de movimento, mas a maior qualidade do BOTW em outros campos indica que os orçamentos são similares, embora usados de forma diferente. Falo de BOTW porque é o caso mais óbvio e mais fácil de ser comparado com a concorrência, mas Mario Odissey, Smash Ultimate e Animal Crossing seguem lógicas parecidas.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Mas no que isso é diferente do que as outras publishers fazem?

Call of Duty, Madden, FIFA, GTA, Assassins Creed, Miles Morales, The Lost Legacy, Horizon 2, multiplayer de TLOUS... todo mundo reaproveita o que está dando certo.

E desde quando eu disse que era exclusivo da Nintendo?

Podemos comparar Breath of the Wild com outros open-world AAA desta geração. Entraríamos no seara do gosto pessoal, mas me parece seguro afirmar que Breath of the Wild é mais profundo do que Horizon, mais polido do que Fallout 4, mais único do que Assassins Creed, mais bem resolvido do que Metal Gear Solid V e tem uma jogabilidade bem melhor do que The Witcher 3.

Estes outros jogos podem parecer muito mais caros por causa do voice-acting, dos gráficos fotorrealistas, das capturas de movimento, mas a maior qualidade do BOTW em outros campos indica que os orçamentos são similares, embora usados de forma diferente. Falo de BOTW porque é o caso mais óbvio e mais fácil de ser comparado com a concorrência, mas Mario Odissey, Smash Ultimate e Animal Crossing seguem lógicas parecidas.


Para mim o Breath é o melhor jogo da geração passada.
 


Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.515
Pontos
1.129
E desde quando eu disse que era exclusivo da Nintendo?




Para mim o Breath é o melhor jogo da geração passada.

Eu pensei que você estava comentando como se fosse alguma particularidade da Nintendo. Se concordamos que é algo comum em toda a indústria, então não tem por que discutir.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.233
Reações
17.203
Pontos
1.053
Digo a Nintendo desenvolver, e vender também na loja da MS.
Obs: sobre "dar conta", depende. Halo nunca foi um fracasso comercial, então é subjetivo.
a tá... acho q jamais fariam isso pq nao faz sentido fazer isso. ai Vale a pena virar third de uma vez.
 

MR ARCADE

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
7.348
Reações
11.978
Pontos
853
Se depender da Retro quem sabe 2033?
8 anos sem lançar um jogo....
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.956
Reações
14.505
Pontos
1.389
Espero que o jogo não tenha entrado (novamente) em "desenvolvimento infernal".
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.956
Reações
14.505
Pontos
1.389
De certa forma, é bom, já que a Retro tá acostumada a fazer os Metroid Primes em meio a períodos tumultuados.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Mudaria o título do tópico, mas não tem nenhuma notícia nova sobre o game (ou tem?).

Aguardar (até sei lá quando).
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.912
Reações
95.127
Pontos
2.179
Estou achando que é mais fácil a Microsoft /Rareware lançar um jogo novo no Switch, que Metroid Prime 4 sair tão cedo.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.912
Reações
95.127
Pontos
2.179
Rareware ainda tem muito fã no mundo Nintendo. Microsoft/Rareware e Nintendo podiam tirar um proveito disso.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.800
Reações
9.040
Pontos
753
Essa foi o anúncio de um jogo mais patético da história dos vídeos games

Apenas uma logo

Só pegar o tópico do anúncio e ver fanboy molhando a calcinha de tesao por causa de uma logo
 

Kbça_XL

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.342
Reações
845
Pontos
864
Perdido no dread, e lembrando pq não sai a coleção logo e o mp4 logo, que enrolação
 
Topo Fundo