O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Não tá fácil pra ninguém NEWS] Diploma de graduação e pós-graduação não é mais garantia de emprego

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.178
Reações
80.852
Pontos
1.559
Prolongamento da crise revela o drama de pessoas que, mesmo com formação técnica ou diplomas de graduação e pós-graduação, não encontram oportunidades no mercado formal de trabalho. Criatividade é arma para conseguir sobreviver

Técnico qualificado em mecânica e eletrônica, que fala inglês e mandarim, é morador de rua há dois anos. Advogada especializada em direito do servidor, com pós-graduação, usa a criatividade para mudar de ramo. Nutricionista recém-formada está disposta a aceitar qualquer emprego e advogada se arrisca nas vendas virtuais de roupas plus size para sobreviver. Todos esses casos têm em comum o mesmo elemento: apesar da formação de alto nível, são pessoas que não escaparam do redemoinho em que a desocupação, o subemprego, o desalento e a ausência de esperança no futuro arrastam milhões de brasileiros ao desespero. Os dramas, aparentemente individuais, têm a mesma causa: a crise econômica e a falta de confiança no futuro.


Marcos Paulo Machado de Jesus, 37 anos, é técnico em mecânica e eletrônica, mas mora na rua desde março de 2017. Ele chegou a Brasília em 2016, em busca de concurso público para a Câmara ou o Senado, mas também de trabalho na iniciativa privada. “A princípio, fui para um hostel. O dinheiro acabou e procurei uma unidade de acolhimento do GDF”, narra. Hoje, faz bicos: lava e vigia carros, trabalha com carga e descarga. Na quadra 402 Norte, passa o dia lendo para não deixar que se dissipe totalmente da memória o que aprendeu, e conta com a ajuda de comerciantes para café, almoço e jantar. “As chances ficam cada vez mais distantes. É difícil conseguir emprego. Na entrevista, tenho que estar de banho tomado, vestimenta adequada e ter endereço fixo”, conta.

Cursos
Jesus nasceu na Zona Norte do Rio de Janeiro, filho de um pedreiro (já falecido) e uma empregada doméstica. Foi criado pela madrinha. Em 2006, iniciou o curso de engenharia mecânica na Unisuam. “Não continuei por causa dos filhos”, conta. Ele se casou em 2008 e tem quatro filhos. Quando ainda era casado, foi para Salvador trabalhar na produção de festas e eventos. De volta ao Rio, fez cursos técnicos em mecânica e eletrônica. Passou no vestibular para matemática na UFRJ, em 2011, mas foi chamado pela Petrobras para trabalhar no projeto de implantação do Módulo SAP MM (controle de estoque), com salário de R$ 2,5 mil.


Separado da esposa em 2016, resolveu tentar a sorte em Brasília. No início deste mês, surgiu a primeira oportunidade. “Fui tentar uma vaga na Fercal (onde há grandes empresas produtoras de cimento, usinas de asfalto e derivados). Mas era para trabalhar em condições insalubres”, diz. Jesus não passou no exame médico, pois tem anemia falciforme e não pode lidar com produtos químicos.

Uma advogada e servidora pública, que não quis se identificar, foi quem descobriu as habilidades técnicas de Jesus e incentivou os amigos a ajudá-lo. Ela observou os livros que o técnico lia, um deles no idioma chinês. “Conversei com ele sobre o mandarim. Quando vi que os símbolos (desenhos) dele são muito melhores que os meus, fiquei tocada. Ele tem até carteira do Crea”, conta.

O caso de Marcos Paulo de Jesus é extremo. Porém, há outros, como o da advogada Fernanda Zoo, 33, que se tornou microempreendedora individual (MEI) para fugir do desemprego, em 2017, depois de atuar na assessoria de Pessoal e Gestão, Política Pública e Gênero e Raça na Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF), com salário de R$ 4,5 mil. No cargo, participou de negociações estratégicas com servidores e em assuntos da área social.

“Cheguei a entregar panfleto e vender brigadeiro, até criar o MEI”, reforça Fernanda, que é mãe de Júlia, de 6 anos. Agora, ela organiza palestras e seminários na área acadêmica. “Tive que mudar de rumo. Atualmente, a área de gênero no Brasil, onde sempre trabalhei, é quase um palavrão. Aos trancos e barrancos, minha renda está em torno de R$ 6 mil”, diz.Saturação
Nayara Santana, 35, advogada, formou-se em 2010. Como estagiária, já trabalhava na área jurídica em um escritório de advocacia, lidando com defesa de servidores públicos. Ficou lá até 2014, com carteira assinada e honorários de participação, e chegou ao cargo de gerente. “Mas, o ambiente ficou péssimo e decidi tentar outras coisas. Primeiro, concurso público. Depois, fui para um outro escritório que, entretanto, quase fechou as portas em 2016”, diz Nayara.

A advogada está fora do mercado, com uma pós-graduação em direito civil concluída e outra em andamento, em direito digital. Fala inglês e espanhol e fez curso de empreendedorismo. “Abri uma loja virtual de roupas plus size, já encerrada. Agora, tenho uma empresa de consultoria na área de marketing. Eu me pergunto o que vou fazer com esse conhecimento todo. Vejo colegas fazendo audiências por R$ 100 e diligências por R$ 300”, questiona. Ela diz que cogitou mudar de profissão. “Cheguei a me inscrever no Enem para arquitetura.”

De acordo com Nayara, o mercado de direito no Brasil está saturado. “No edifício onde trabalhava, 70% das salas eram escritórios de advocacia. Agora, parece um prédio fantasma. Houve uma mudança de mentalidade. A meritocracia deixou de ser importante. Especialização, em qualquer profissão, acaba funcionando para quem indica. Vi muitas pessoas com menor qualificação ganhando mais que outras.”

Jéssica Jacomini Zanetoni, nutricionista, 29 anos, formou-se há um ano e faz pós-graduação, mas nem sequer entrou no mercado. “As empresas exigem, no mínimo, dois anos de experiência registrados em carteira”, lamenta. Formada pela Universidade de São Paulo, Jéssica está desanimada. “Depois de anos de uma excelente faculdade, aceito qualquer emprego. A melhor opção seria abrir consultório, mas não tenho capital inicial. É difícil”, afirma.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com....ificacao-nao-e-mais-garantia-de-emprego.shtml
 


Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
O mercado exige que você tenha experiência, mas ninguém quer dar uma chance de ter experiência. Sem contar que querem que você tenha um doutorado pra pagar um salário mínimo, essa é a grande realidade.

Isso não é culpa de quem contrata. A economia tá horrível pra todos, principalmente para o empreendedor.

Bota essa culpa no estado Brasileiro.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.016
Pontos
1.044
Eu tenho 2 grau técnico em Processamento de Dados ( 3 anos )
Técnico em Radialismo e Comunicação Social ( 2 anos )
Graduação em Comunicação Social ( 4 anos )
Pós em Tecnologias aplicadas à Didática ( 11 meses )
Técnico em Segurança do Trabalho ( 15 meses ) -> atual emprego.

Pensando seriamente em montar uma banca para vender pano de chão 6 panos por R$ 10,00, carregadores de celular, panos de prato e talvez umas frutas frescas.

Alguma coisa tem que dar retorno nessa vida. Na vida só trabalho e durmo, porém nunca estou com dinheiro nem descansado.
 

alucardlv1313

Lenda da internet
Mensagens
22.048
Reações
73.814
Pontos
1.684
Tá ai o resultado de anos e anos de descaso, doutrinação ferrenha e de financiar faculdades porcarias com selinho do mec...
Agora temos formados sem experiência, fritando hamburguers no macdonalds/burguer king ou dirigindo uber pra pagar a divida astronômica q o fies deixou no seu bolso.
Mas mesmo com tudo isso...ainda veste a camisetinha vermelha pra sair as ruas para defender a capivara de vermelho e o deus da mortadela.
 

alucardlv1313

Lenda da internet
Mensagens
22.048
Reações
73.814
Pontos
1.684
Falou de doutrinação já sei que é jegue.

Quanto ao assunto do tópico quem ainda vai entrar na faculdade recomendo cursos com baixa procura ou que forma poucos profissionais. Esqueça as Engenharias, Direito ou ADM. Corra desses cursos que já tem muita gente no mercado.

Larva sem foto....deixa eu adivinhar de quem vc é clone ?
Farofa de b*ceta ou pijama.
 
Ultima Edição:

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.066
Reações
11.550
Pontos
1.024
Nessas horas vejo como tenho sorte. Entrei cedo no mercado de TI, fui subindo aos pouquinhos e fazendo um network legal...nunca me faltou emprego.

Até hoje não sou formado e nem tenho planos de me formar. A experiência e o network me ajudaram por toda minha vida profissional.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.795
Reações
9.038
Pontos
753
Nessas horas vejo como tenho sorte. Entrei cedo no mercado de TI, fui subindo aos pouquinhos e fazendo um network legal...nunca me faltou emprego.

Até hoje não sou formado e nem tenho planos de me formar. A experiência e o network me ajudaram por toda minha vida profissional.

Exatamente

Não é somente a graduação que lhe vai garantir algo

Experiência , networking , diversificação de cursos , postura e habilidades ( ser político e sociável ) e etc

Para mim também nunca faltou emprego , pelo contrário , recentemente recebi a oferta de um concorrente para trabalhar home office e ganhar mais , aceitei e só alegria

Existem varios problemas , mas o maior que vejo é a gurizada sair do ensino médio e ja ir direto pra uma graduação todo cru , ae não acha emprego e chora

Eu , antes de fazer graduação em engenharia , fiz cinco cursos no Senai que totalizaram 6 anos , comecei de baixo como auxiliar de manutenção , depois operador de usinagem cnc , técnico controle de qualidade , Analista da qualidade , coordenador de produção , até chegar hoje como consultor técnico comercial

Se vc quer seguir o caminho mais difícil , graduação logo de cara , vc tem que ser pica pra conseguir emprego bom ou até para não ficar desempregado , vai ter que falar inglês , ter feito intercâmbio , fazer trabalhos voluntários e etc

A dica que eu dou é para começar de baixo e subir degrau por degrau .

Quer fazer graduação direto , entao seja um cara fudido , caso contrário será apenas mais um nas estatísticas
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.433
Reações
5.904
Pontos
453
E um amigo meu que se formou Biblioteconomia que na época várias pessoas ficaram tirando sarro dele falando que era um curso b*sta, tá de boa ganhando bem e os que ficaram zoando tão ai correndo atrás de emprego.

Vejo isso bem frequentemente, a galera zoa achando que esses cursos menores "não servem pra nada, ninguém vai te contratar", mas esquecem também que se a procura é pequena, a oferta geralmente também é, ai o cara vai, faz um concurso que tem tipo 2 vagas mas que tem pouquissima concorrencia, passa e fica ai estavel e ganhando bem.Por aqui mesmo eu vejo gente que fez curso tecnico de eletricista por exemplo e ta ai subindo em poste, mas ganhando bem enquanto a galera da graduação em direito ta só estudando pra concurso sem conseguir passar e pensando o que fazer da vida.

Um amigo meu mesmo é formado em direito por faculdade publica, ficou desiludido com a parada toda, passou pra um concurso em nível média e agora depois de anos está fazendo tecnico em analise de sistemas...

Acho que o problema é que a galera não se tocou que não existe isso de "curso grande = emprego garantido", se bobear isso até é pior hoje em dia por que é tudo saturado pra c***lho, o que não falta por ai é gente formada em direito, engenharia e o c***lho a quatro sem emprego.Acho que só medicina ainda tem essa certa garantia, mas posso estar errado.
 

VagnerMg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.113
Reações
3.603
Pontos
1.319
Eu tenho 2 grau técnico em Processamento de Dados ( 3 anos )
Técnico em Radialismo e Comunicação Social ( 2 anos )
Graduação em Comunicação Social ( 4 anos )
Pós em Tecnologias aplicadas à Didática ( 11 meses )
Técnico em Segurança do Trabalho ( 15 meses ) -> atual emprego.

Pensando seriamente em montar uma banca para vender pano de chão 6 panos por R$ 10,00, carregadores de celular, panos de prato e talvez umas frutas frescas.

Alguma coisa tem que dar retorno nessa vida. Na vida só trabalho e durmo, porém nunca estou com dinheiro nem descansado.

Nuh cara, mas a Analista de R.H. que pegar seu currículo fica doida!
Não querendo te criticar mas apenas dar um toque até pra quem está lendo o fórum.
Conversando com uma pessoa e falando com ela que tinha vontade de fazer Adm. (sou formado em computação), ela me recomendou não fazer outra graduação e sim fazer uma pós. De acordo com ela, quando o Analista de R.H. pega o currículo e vê um monte de área distinta, passa a imagem de alguém que não teve foco na sua carreira.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Mas é claro que não são mais garantia. Com todo mundo correndo para forjar currículos e enxertá-los com todo tipo de patifaria (como artigos medíocres escritos a 6 ou 7 mãos), ser pós-graduado, hoje, não vale de quase nada. O que fica mesmo é somente este estúpido (e cada vez mais esvaziado) capital simbólico do "mas eu sou doutor!". Ou seja, o que fica é o ego.

O que as pessoas querem mesmo é uma instituição para lhes conferir valor na sociedade. Não tem mais nada a ver com "genialidade", mas sim com persistência, exigência externa do mercado, mediocridade e inteligência emocional para se jogar o jogo da cultura universitária. Em outras palavras, um câncer bem dissimulado. Aprendemos mais no Google e no YouTube.
 
Ultima Edição:

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.865
Reações
6.462
Pontos
703
O mercado exige que você tenha experiência, mas ninguém quer dar uma chance de ter experiência. Sem contar que querem que você tenha um doutorado pra pagar um salário mínimo, essa é a grande realidade.

Ninguém quer que você tenha um doutorado. Até mesmo as faculdades privadas estão a preferir os mestres, justamente porque o piso salarial é menor.

Diploma não garante que o indivíduo produza. Na maioria das vezes são apenas teóricos.

Engenheiros eletricistas, por exemplo, possuem muito mais dificuldade de encontrar um emprego do que um técnico com 6 meses de experiência.

Acredito que a pessoa que tem diplomas deve usar um pouco a cabeça para empreender. De nada adianta formar em filosofia, sociologia, biologia se não tem mercado. Vão ficar desempregados mesmo, nem para subempregos vão conseguir vaga! Veja até que os desempregados charlatões de nutrição, psicologia, administração e educação física estão a virar COACH's no Instagram. Falam abobrinha e ganham dinheiro com anúncio de academia, suplemento e cursos etc.

Empresa não quer prejuízo. Se ela lhe pagar R$ 1.000 ela quer retorno. Não adianta pagar R$ 4.000,00 para um trainee se ele é menos produtivo que 2 técnicos recebendo R$ 1500,00 cada.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Ninguém quer que você tenha um doutorado. Até mesmo as faculdades privadas estão a preferir os mestres, justamente porque o piso salarial é menor.

Diploma não garante que o indivíduo produza. Na maioria das vezes são apenas teóricos.

Engenheiros eletricistas, por exemplo, possuem muito mais dificuldade de encontrar um emprego do que um técnico com 6 meses de experiência.

Acredito que a pessoa que tem diplomas deve usar um pouco a cabeça para empreender. De nada adianta formar em filosofia, sociologia, biologia se não tem mercado. Vão ficar desempregados mesmo, nem para subempregos vão conseguir vaga! Veja até que os desempregados charlatões de nutrição, psicologia, administração e educação física estão a virar COACH's no Instagram. Falam abobrinha e ganham dinheiro com anúncio de academia, suplemento e cursos etc.

Empresa não quer prejuízo. Se ela lhe pagar R$ 1.000 ela quer retorno. Não adianta pagar R$ 4.000,00 para um trainee se ele é menos produtivo que 2 técnicos recebendo R$ 1500,00 cada.
Eu já não seria tão dogmático assim. Formados em filosofia ou sociologia também podem falar abobrinhas e ganhar seu dinheiro na internet. O maior "digital influencer" político por aqui da atualidade também é uma gigantesca abobrinha (Olavo de Carvalho, que sequer concluiu o primeiro grau).

Eu não sei se você já notou, mas estamos numa época de imensos dilemas éticos, e somente um bom filósofo antenado com tudo o que se passa pode nos prover com alguma direção em meio a este turbilhão de revoluções caóticas.

Este é o paradoxo de uma das mais antigas e "inúteis" atividades da humanidade: quando quer que nos encontremos em tempos tortuosos, é a filosofia quem pode nos dar algum norte. Computadores não "refletem", eles apenas resolvem problemas.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.433
Reações
5.904
Pontos
453
Exatamente

Não é somente a graduação que lhe vai garantir algo

Experiência , networking , diversificação de cursos , postura e habilidades ( ser político e sociável ) e etc

Para mim também nunca faltou emprego , pelo contrário , recentemente recebi a oferta de um concorrente para trabalhar home office e ganhar mais , aceitei e só alegria

Existem varios problemas , mas o maior que vejo é a gurizada sair do ensino médio e ja ir direto pra uma graduação todo cru , ae não acha emprego e chora

Eu , antes de fazer graduação em engenharia , fiz cinco cursos no Senai que totalizaram 6 anos , comecei de baixo como auxiliar de manutenção , depois operador de usinagem cnc , técnico controle de qualidade , Analista da qualidade , coordenador de produção , até chegar hoje como consultor técnico comercial

Se vc quer seguir o caminho mais difícil , graduação logo de cara , vc tem que ser pica pra conseguir emprego bom ou até para não ficar desempregado , vai ter que falar inglês , ter feito intercâmbio , fazer trabalhos voluntários e etc

A dica que eu dou é para começar de baixo e subir degrau por degrau .

Quer fazer graduação direto , entao seja um cara fudido , caso contrário será apenas mais um nas estatísticas

Isso eu já não vejo como culpa dos jovens no entanto, é o que é ensinado desde cedo...

Tem 18 anos?Está saindo do ensino médio?Tem que fazer vestibular, para passar para uma boa faculdade e trabalhar pra ganhar bem.

Pessoalmente eu me arrependo de não ter começado a trabalhar mais cedo, hoje em dia vejo o que realmente faz diferencial é ter networking e experiência.Meu irmão começou de baixo organizando prateleiras em super mercado e hoje em dia ta ai, abrindo a própria empresa dele e me chamando pra trabalhar junto com ele.Detalhe que a unica faculdade que ele fez foi uma bem pagou passou de tipo uns 2 anos que ele me pagava pra fazer as provas pra ele e eu achava as respostas no fórum da faculdade por que era tudo digital, e ele só pegou esse diploma por que o chefe dele avisou que ele precisava de um pra continuar subindo, por que caso contrário acho que ele nunca iria atrás de um diploma também.
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Meninos , aprendam com o tio aqui que mal sabe ler e escrever, não tem diploma de PORRA NENHUMA e conseguiu sair do Huezil e dar uma vida digna para sua família, de forma legal. SAIBAM as necessidades da sociedade em que você vive, PROPORCIONEM soluções para necessidades, e pronto, PROFIT. Diploma, pós, doutorado, o karaleo, não servem de nada em si.
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.865
Reações
6.462
Pontos
703
Eu já não seria tão dogmático assim. Formados em filosofia ou sociologia também podem falar abobrinhas e ganhar seu dinheiro na internet. O maior "digital influencer" político por aqui da atualidade também é uma gigantesca abobrinha (Olavo de Carvalho, que sequer concluiu o primeiro grau).

Eu não sei se você já notou, mas estamos numa época de imensos dilemas éticos, e somente um bom filósofo antenado com tudo o que se passa pode nos prover com alguma direção em meio a este turbilhão de revoluções caóticas.

Este é o paradoxo de uma das mais antigas e "inúteis" atividades da humanidade: quando quer que nos encontremos em tempos tortuosos, é a filosofia quem pode nos dar algum norte. Computadores não "refletem", eles apenas resolvem problemas.

Olavo de Carvalho não começou a ganhar dinheiro com a internet. Ele já publicava livros. E por mais abobrinhas que ele fala, ainda há bons trabalhos dele refutando e prevendo o marxismo cultural e até admitindo a existência do Foro de São Paulo, enquanto o PT, PDT, PCdoB, PSOL diziam que nunca existiu.

Ótimos filósofos são altamente inteligentes, criativos, concentrados e honestos. A grande maioria dos professores de filosofia e humanas aqui no Brasil são ditadores, não respeitam a opinião alheia, babam o ovo para Nicolás Maduro, Cuba e Ciro Gomes. Além disso, entre numa universidade pública de Direito e veja que aquela esquerda caviar, toda filiada ao PSOL, reclama do capital estrangeiro, mas viaja para a Europa, EUA com dinheiro público e ainda compram Iphones.

Eu não desmereço a Filosofia, mas desmereço sim a enorme quantidade de historiadores da filosofia burros que acham que o DIPLOMA mostra que eles estão certos.

Em tempos tortuosos é a criatividade que pode nos dar algum norte.
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.678
Reações
14.518
Pontos
503
graduação hoje em dia é para absorver conhecimento apenas e usar esse conhecimento para empreender.

essa é minha visão, é irei fazer faculdade com esse objetivo

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
graduação hoje em dia é para absorver conhecimento apenas e usar esse conhecimento para empreender.

essa é minha visão, é irei fazer faculdade com esse objetivo

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
Faculdade pra empreender? WTF?

Vc não vai aprender em 5 anos numa faculdade de adm o que aprenderia em 6 meses abrindo uma lojinha na prática.

Faculdade só serve pra quem quer ser pesquisador, cientista. Fora isso, não serve pra absolutamente nada.
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.678
Reações
14.518
Pontos
503
Na vida só trabalho e durmo, porém nunca estou com dinheiro nem descansado.

tô na mesma vibe, acabei um técnico agora, e estou engatinhando um projeto de empreendedorismo de baixo risco.


Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.678
Reações
14.518
Pontos
503
Nuh cara, mas a Analista de R.H. que pegar seu currículo fica doida!
Não querendo te criticar mas apenas dar um toque até pra quem está lendo o fórum.
Conversando com uma pessoa e falando com ela que tinha vontade de fazer Adm. (sou formado em computação), ela me recomendou não fazer outra graduação e sim fazer uma pós. De acordo com ela, quando o Analista de R.H. pega o currículo e vê um monte de área distinta, passa a imagem de alguém que não teve foco na sua carreira.
ou seja, analistas de Rh sempre acham um jeito de te ferrar

onde ela vê um cara sem foco, eu vejo um cara versátil que sabe se virar em diversas áreas.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.678
Reações
14.518
Pontos
503
Faculdade pra empreender? WTF?

Vc não vai aprender em 5 anos numa faculdade de adm o que aprenderia em 6 meses abrindo uma lojinha na prática.

Faculdade só serve pra quem quer ser pesquisador, cientista. Fora isso, não serve pra absolutamente nada.
me refiro em cursos de exatas, engenharias e afins, onde você aprender diversos assuntos técnicos.

outro dia vi uma entrevista de um cara que fez automação industrial, e abriu uma consultoria com instalações/manutenções para outras empresas na área.

tomou muita porrada no começo, mas depois engrenou e não parou mais

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.906
Reações
20.865
Pontos
453
O mercado exige que você tenha experiência, mas ninguém quer dar uma chance de ter experiência. Sem contar que querem que você tenha um doutorado pra pagar um salário mínimo, essa é a grande realidade.

Aqui na minha cidade (na verdade nas duas ultimas que eu morei) estão pedindo experiência até pra auxiliar de cozinha. É o cumulo.
Diferente do que muitos imaginam, auxiliar de cozinha não se resume só em "lavar pratos". Tem que ter prática cortando alimentos e realmente auxiliar em diversas tarefas e isso de forma muito ágil. É um serviço extremamente cansativo, ainda mais se pegar um chefe fdp e que fique metendo pressão o tempo inteiro. Então óbvio que alguém com experiência vale mais contra quem não tem. Mas ainda assim, pedirem experiência até pra esse tipo de vaga...
Eles fazem isso porque sabem que se abrirem uma vaga, vai ter 30, 40 mandando curriculo, desesperados só pra achar um emprego qualquer, ganhar dinheiro e poder pagar as contas. E o empresário que não é bobo...
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
me refiro em cursos de exatas, engenharias e afins, onde você aprender diversos assuntos técnicos.

outro dia vi uma entrevista de um cara que fez automação industrial, e abriu uma consultoria com instalações/manutenções para outras empresas na área.

tomou muita porrada no começo, mas depois engrenou e não parou mais

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
Na minha opinião nem pra engenharia um diploma serve, as pessoas fazem pq POR LEI elas precisam, mas na verdade é uma máfia pq a partir do momento que vc tem um diploma de engenheiro na mão vc vai ter que ficar pagando CREA e sindicatos pra sustentar parasitas, e se vc se recusar nenhuma empresa pode te contratar legalmente.

A grade curricular tem 30% de matérias que vão ser útil na sua vida profissional e o resto é outra máfia que é o MEC que empurra cursos de FILOSOFIA por exemplo.

Faculdade é como a escola, tem coisas boas e ruins, mas as coisas ruins são tão absurdas que não compensa vc perder 5 anos (no minimo) da sua vida com isso, mas se vc não fizer, por lei, vc nunca vai ser empregado... mas como vc fala em emrpeender, daí mesmo que não faz sentido. Faça um cursó técnico mais focado ou ate mesmo vai estudar por conta própria no YT que vc ganha mais.

Minha faculdade em T.I. serviu pra eu conhecer alguns amigos, e só. Tudo que aprendi de verdade foi na internet.
 
Topo Fundo