Não tem nada de decidir, sempre fui claro: ganha a geração quem tem melhor oferta de jogos exclusivos, isso sempre foi assim, desde o Atari e não será diferente agora. PC não é fator relevante nesta história, da mesma forma que crash em 1983 foi de consoles e não dos games, o fato é que se o cara quer jogar console ele se preocupa com o que Xbox e PS oferecem, o que acontece ou deixa de acontecer em PC, mobile pouco faz diferença, já que nunca passou pela cabeça deste consumidor específico um aparelho do gênero. Isso é como falar que só porque o cara quer anda de ponto A para B não faz diferença comprar carro ou moto, para alguns será, para tantos outros não.
Então sim, tem guerra e guerra pela atenção, a M$ quer sim que o consumidor X deixe de comprar Playstation para compra Xbox, sua campanha de marketing gira em torno disso e para tal está comendo pelo menos U$ 150 de subsidio, não tem essa de o importante é ecossistema, ela quer colocar Series S/X na casa do máximo possível de pessoas e está disposta a engolir prejuízo na casa de bilhão para isso.
Por que isso? Simples, quem compra o game dela em outra plataforma gera lá seus U$ 30, quem compra na plataforma DELA gera pelo menos uns U$ 50 além dos royalties de TUDO que ele vier a consumir depois, é extremamente mais lucrativo. O Sonho molhado da M$ é inverter o resultado desta geração, porque brincando, brincando a Sony já tem lá seus 50 milhões de usuários plus pagando anuidade. Uma coisa puxa a outra, base grande gera atenção e isso aumenta a lucratividade de TUDO, até do filme que a Sony vai rodar e do parque que a Nintendo está levantando.