O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O estigma do cara "bonzinho"

Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
2.092
Pontos
283
181170

Por que nossa sociedade sempre faz piada dos caras "bonzinhos" e "corretos".
Aqueles caras que não levam nada na malicia e tentam sempre ser prestativos com as pessoas, serem atenciosos e ajudar o próximo?
Por que esse tipo de sujeito que não tem o ar da "malandragem" sempre é visto como um alvo para se aproveitar e para zoar? E isso é tido como o correto, como algo comum, tanto que é enfatizado em vários desenhos e filmes como esses caras sempre se fodem.

Faz parecer que ser assim é uma desvantagem e que todos concordam que ser espertão e malandro é melhor.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Isso começou no jardim do Eden... longa história.
O homem por natureza é mau, então sempre será estranho ver alguém bonzinho, e a saída pelo fato do homem se sentir mal por não conseguir ser bonzinho é fazer piadinha.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.257
Pontos
2.009
Esse "fenômeno", se é que podemos chamar assim, realmente ocorre.
Mas vejo esse comportamento diminuindo cada vez mais, com os "bonzinhos" (aqui vai um disclaimer: muitas vezes não o são) sendo mais reconhecidos do que desdenhados, já que a honestidade e boa índole são atributos cada vez mais raros, ainda mais quando falamos de terras Hue.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.661
Reações
30.530
Pontos
1.253


Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
2.092
Pontos
283
Porque tem vezes na vida que você precisa ser malandro. Se você está andando a noite na rua e vem um malaco na sua direção, se você tentar ser bonzinho, ele come seu rabicó sem dó.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk

Até entendo nesse sentido de proteção.
Mas as pessoas mantem essa máscaras e postura em todos os ambientes, por que isso é bem aceito na nossa sociedade, é bem visto.

E principalmente, vocês desviaram o foco, não estou falando de "não ser malandro", estou falando por que "o cara bonzinho" é mal visto...
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.891
Reações
230.219
Pontos
2.529
Até entendo nesse sentido de proteção.
Mas as pessoas mantem essa máscaras e postura em todos os ambientes, por que isso é bem aceito na nossa sociedade, é bem visto.

E principalmente, vocês desviaram o foco, não estou falando de "não ser malandro", estou falando por que "o cara bonzinho" é mal visto...


Dependendo da malandragem, é boa. Conseguir um contrato com um cliente através da malandragem (jogo de cintura), um desconto e por aí vai. Eu vejo que pessoas malandras, no bom sentido, se dão bem.
 

Ixchel

Veterano
Mensagens
378
Reações
817
Pontos
118
Ser uma pessoa boa nunca é um problema.

O problema é quando a pessoa é o "bonzinho ingênuo" que acaba sendo vítimas de malandros.

No mais, muita gente zoa os "bonzinhos" da mesma forma que zoam os cornos: simplesmente porque é engraçado zoar (não digo que é o correto).
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.257
Pontos
2.009
Dependendo da malandragem, é boa. Conseguir um contrato com um cliente através da malandragem (jogo de cintura), um desconto e por aí vai. Eu vejo que pessoas malandras, no bom sentido, se dão bem.
Eu me considero um malandro no "bom sentido", minha namorada diz muito isso.
O problema é que usam a expressão de forma pejorativa, o "malandro no bom sentido", na verdade, é o persuasivo.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.661
Reações
30.530
Pontos
1.253
Eu me considero um malandro no "bom sentido", minha namorada diz muito isso.
O problema é que usam a expressão de forma pejorativa, o "malandro no bom sentido", na verdade, é o persuasivo.
Acredito que malandro no "bom sentido" possa ser traduzido como jogo de cintura, que é uma característica essencial nos dias hoje, imo.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
Acho que o estigma é mais pelo estilo, o estereótipo do cara certinho, organizado, mas ingênuo e inflexível. Até aí, como já disseram, acho que nao tem problema. Do mesmo jeito que fazem piada e tem vários estereótipos do cara malvado, sacana, cruel.

E pelo que já aprendi, existem pessoas mais ligadas as regras sociais do que outras. Isso realmente nao significa nada

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
2.092
Pontos
283
Mas os nerds certinhos são sempre os caras que mais ajudam a sociedade, mais confiáveis e tal

Eu não entendo como as pessoas não tem prestigio por esse tipo de indivíduo e gosta tanto dos malandrões metidos a espertão
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Bonzinho só se fode.

Negócio é ser bom, justo e correto, sem aparentar ser bom moço e cair no estereótipo.

Pessoal não leva a Bíblia muito a sério a aqui, mas tem uma parte que fala em ser simples e puro como as pombas e prudente como a serpente.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.661
Reações
30.530
Pontos
1.253
Quem procura ser "bonzinho" está procurando algum benefício. Ninguém é bom de graça.
Pior que não.
Eu sou bom com geral só pra ajudar mesmo, igual com os residentes, eu mesmo me funço, falo que vou ligar, antes deles pedirem tá pronto já o negócio, mas faço pq não curto ficar sem fazer nada e é bom que aprendo a lidar com essas coisas também, não tô fazendo visando nenhum beneficio.
Porém só rola ser bom até a página 2, ser feito de trouxa é foda também, é ai que precisa entrar a esperteza.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.805
Reações
93.067
Pontos
1.353
E por que ter o "ar da malandragem" é importante?


Há um calhamaço chamado "Comportamento", cujo o autor se chama Robert M. Sapolsky. Que tenta explicar a nivel biologico e cultural o nosso comportamento do dia-a-dia.
Que cita, em uma de suas centenas e centenas de pagina. O nosso cerebro "fica feliz" quando oprimimos alguém que achamos serem mais fracos que a gente.
Em sociedades com culturas individualistas (américas, não só o Brasil), um comportamento "gente do bem", costuma ser visto como comportamento de alguém fraco sem talentos pra sobreviver. Basicamente, o cerebro de alguém que viveu no leste asiatico a infancia toda, tende a não ter tanto prazer em oprimir alguém "do bem", que um americano / brasileiro (o livro ainda cita diferenças culturais dentro do próprio USA). Pelo simples fato de como fomos condicionados a viver.

No fim, somos apenas animais que sabem fazer contas de matematica e que sabe ler/escrever. Somos, em grande parte, guiados pelos quimicos que circulam em nosso sangue oriundos de fatores externos e a necessidade sobreviver.





Ok....
fiquei parecendo o que eu sempre critico na OS.
hehehe.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.374
Reações
15.827
Pontos
503
"Bonzinho" é o lerdaum, o banana, o que é raramente levado a sério por possuir zero grau de assertividade. É, quase sempre, um eufemismo para "mané".

É o cara que vai na oficina e deixa o mecânico fazer a festa em cima dele por ter medo de perguntar algo controverso àquele cara feio, intimidador e sujo de graxa. É o que recebe troco a menor, mas não tem coragem de dizer nada.

Ninguém gosta de gente assim. Ou finge que gosta, para tirar proveito.
 
Ultima Edição:

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
invés de ser só bonzinho, o certo é tentar ser justo

se te dão troco a mais no mercado, volta e devolve - isso é o que pessoas honestas fazem

a diferença é no inverso

se te dão troco a menos:
o bonzinho vai deixar pra lá, pra não constranger ninguém, não causar desconforto,
o justo volta e reclama

o bonzinho trata as pessoas como se fossem mais importantes que ele, o justo trata todos como iguais, sendo ele tão importante quanto

o justo vai ser gentil e prestativo também, mas não vai aceitar que não seja reciproco

ser bonzinho é comodo, é fácil, ser justo é difícil e exige que vc se policie e se corrija

e é isso
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.328
Reações
45.861
Pontos
803
Visualizar anexo 181170

Por que nossa sociedade sempre faz piada dos caras "bonzinhos" e "corretos".
Aqueles caras que não levam nada na malicia e tentam sempre ser prestativos com as pessoas, serem atenciosos e ajudar o próximo?
Por que esse tipo de sujeito que não tem o ar da "malandragem" sempre é visto como um alvo para se aproveitar e para zoar? E isso é tido como o correto, como algo comum, tanto que é enfatizado em vários desenhos e filmes como esses caras sempre se fodem.

Faz parecer que ser assim é uma desvantagem e que todos concordam que ser espertão e malandro é melhor.
Sim é uma desvantagem, principalmente hoje em dia.
Eu tiro por mim que antes concordava e aceitava tudo porque achava legal ser aceito pelos outros.
Hoje eu aprendi que se quisermos ser respeitados seremos pelas nossas ações e não por palavras.
E se suas ações forem boas ninguém irá notar, então quem gosta de fazer boas ações façam mas sem esperar recompensa ou gratidão alheia porque no máximo o que vamos ver são pessoas que querem se aproximar pra aproveitar da gente.

Em suma, pessoas boas atraem oportunistas mas pessoas bobas tornam elas maiores que você.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Só precisa aprender a dizer não

Ser bonzinho não é o problema, problema é ser capacho. As pessoas tendem a se aproveitar de você, e não te valorizar como deveriam

Eu fui assim durante muito tempo. Fiquei casca grossa só depois de começar a trampar em empresa grande, onde a cada 5 funcionários, 1 é um folgado fudido e encostado
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Ser bonzinho é uma característica maravilhosa e todos deveriam buscar isso.

O problema do bonzinho é que ele quer andar com malandro(a). Aí dá ruim.

Bonzinho tem que andar com bonzinho. Daí não tem problema.
 
Topo Fundo