Sempre existe esse mito do processador lento do SNES, acho ja desmistificaram isso, Proteus e Warrior of Light sabem explicar esse assunto melhor.
O jogo Space Megaforce do SNES tem partes com 128 sprites em tela, e com camadas de Mode 7 e transparências na tela, sem falar das mais de 100 cores em tela, isso sem dar slowdowns, como um processador lento pode rodar tudo isso?
O Mega Drive é melhor no 3d, ele tinha nativamente mais suporte ao 3d no processador, que além de renderizar mais polígonos por segundos que o SNes, era melhor em cálculos tridimensionais, ou seja, qualquer tipo de cálculo que envolva o eixo z o Mega tinha vantagem. Jogos como Star Cruiser, Jimmy's White Snooker e Kawasaki Superbike Challenge mostram como o Mega era melhor nisso, assim como os portes de Out of This World e Flashback.
Agora, outra coisa são calculos 2d, nisso o SNes é melhor que o Mega Drive, cálculos que envolvem apenas o eixo x e y, inclusive tem uma homebrew de SNes onde tem rotação de sprites (multi-joined) e rotação de background, algo nunca visto antes (a não ser por tiles dinâmicos).
Outra coisa, o clock do Mega no papel é 7.67MHz, mas na prática esse clock é dividido por 4, pois cada vez que o processador acessa a memória ele gasta 4 ciclos, então seriam 7.67MHz/4 = 1.91MHz.
Se comparado ao SNes em Fast ROM rodando em 3.58MHz o clock do Mega na pratica é bem menor, menor inclusive que o SNes em Slow ROM, outro fator é o número de ciclos que o processador do SNes e do Mega gastam, 63 ciclos no SNes contra 146 do Mega e 101 do PC-Engine, análise feita pelo Tomaitheous do Sega-16 (e Nesdev).
Teve um programador da Ubisoft dizendo que o Mega é mais rápido por causa do barramento, de fato o SNes gasta 2 ciclos para processar 16 bits por causa do barramento de 8 bits, mas ele se "esqueceu" de comentar que muitos dos cálculos feitos possuem 8 ou menos bits, como as tilemaps, que são de 8, 4 ou 2 bits por pixel, também nem falou quantas intruções cada um deles processa ou da velocidade de leitura da ROM, que no Mega é de 200ns em alta performance, a mesma velocidade do SNes em Slow ROM, sendo que em Fast ROM o SNes faz leitura em 120ns (quase o dobro de velocidade).
No minímo uma análise bem fraca, igual ao Ben Heck medindo velocidade usando ROM lenta, nem mesmo sabia que o SNes tinha ROM rápida, e ainda por cima não sabia que o clock do Mega se divide em 4. Então deixando aqui uma comparação bem mais plausível, da Western Design Center (fabricante de micro-processadores), lembrando que usaram um barramento de 8 bits, o mesmo usado no SNes (que não precisa de um barramento maior).
http://www.westerndesigncenter.com/wdc/AN-001_ Instruction_Level_Performance_Comparisons.cfm
Existem muitas fontes, mas poucas com a credibilidade do Nesdev ou da WDC, ou seja, quem analisou e testou são programadores renomados, responsáveis por documentarem vários hardwares e pelos emuladores e programas que usamos.
https://wiki.nesdev.com/w/images/7/76/Programmanual.pdf
Rendering Ranger R2, Super Aleste, Nightmare Busters, Melfand Stories, Goukujou Parodius, Secret of Mana 2, Gundam Wing, trilogia Donkey Kong Country, etc.
Esses jogos são os melhores exemplos, rodam com 128 sprites (48 a mais que o mega), alta númeração de cores (em alguns jogos 10x mais cores que o mega), mais tilemaps (devido ao SNes ter 1 backgroud a mais), efeitos de trânsparencias, tiles de 8bpp (contra 4bpp do mega), enfim, jogos muito mais pesados e que rodam muito bem.