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O MegaDrive fazia 3d melhor que o Snes?

Martel

Bam-bam-bam
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Alguns truques.. jogos 3D, Faux 3D, Vetorial e etc..

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Toy story e esses fps são ray casting.

Esse video explica muito bem isso



Em tempo: Agora que vi que foi o Pyron que postou. Ele devia saber disso já :kpensa
 
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Monad

Novato
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Este vídeo é interessante porque mostra alguns efeitos bem legais produzidos no Mega Drive:

 

Ridge

Bam-bam-bam
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Tirando Star Fox e Virtua Racing os games poligonais da era 16 bits eram todos uma descartáveis, jogabilidade truncada e poucos frames na tela, e o Virtua Racing tem versões melhores pra se jogar, mas tbm dou o mérito pra o Kawasaki do Mega, que rodou muito bem os poligonos, mesmo que expertamente ele use um hud gigante na tela que alivia o processamento.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
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Em tempo: Agora que vi que foi o Pyron que postou. Ele devia saber disso já :kpensa

Que eu fiz de errado?
Na primeira linha estou dizendo que tem alguns jogos 3D e alguns truques que a galera fazia para simular jogos 3D.

Ps: a fase do kart do toy story é 3D, o estágio em primeira pessoa que usa a "mesma" técnica do doom.
 
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Martel

Bam-bam-bam
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Que eu fiz de errado?
Na primeira linha estou dizendo que tem alguns jogos 3D e alguns truques que a galera fazia para simular jogos 3D.

Ps: a fase do kart do toy story é 3D, o estágio em primeira pessoa que usa a "mesma" técnica do doom.
não havia prestado atenção.
 

ResetCartucho

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Um pessoal criou algumas homebrews e demos interessantes no Mega Drive sem o uso do SVP e de outros chips:
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edineilopes

Retrogamer
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Outro jogo que fez bom uso dos polígonos para trazer conteúdo ao cenário de jogo de corrida foi o F1 World Championship Edition. O visual deste game ficou bem interessante no Mega Drive.




youtu.be/CQf2gwCRQOc?t=177
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
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Sempre existe esse mito do processador lento do SNES, acho ja desmistificaram isso, Proteus e Warrior of Light sabem explicar esse assunto melhor.

O jogo Space Megaforce do SNES tem partes com 128 sprites em tela, e com camadas de Mode 7 e transparências na tela, sem falar das mais de 100 cores em tela, isso sem dar slowdowns, como um processador lento pode rodar tudo isso?
O Mega Drive é melhor no 3d, ele tinha nativamente mais suporte ao 3d no processador, que além de renderizar mais polígonos por segundos que o SNes, era melhor em cálculos tridimensionais, ou seja, qualquer tipo de cálculo que envolva o eixo z o Mega tinha vantagem. Jogos como Star Cruiser, Jimmy's White Snooker e Kawasaki Superbike Challenge mostram como o Mega era melhor nisso, assim como os portes de Out of This World e Flashback.

Agora, outra coisa são calculos 2d, nisso o SNes é melhor que o Mega Drive, cálculos que envolvem apenas o eixo x e y, inclusive tem uma homebrew de SNes onde tem rotação de sprites (multi-joined) e rotação de background, algo nunca visto antes (a não ser por tiles dinâmicos).




Outra coisa, o clock do Mega no papel é 7.67MHz, mas na prática esse clock é dividido por 4, pois cada vez que o processador acessa a memória ele gasta 4 ciclos, então seriam 7.67MHz/4 = 1.91MHz.

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Se comparado ao SNes em Fast ROM rodando em 3.58MHz o clock do Mega na pratica é bem menor, menor inclusive que o SNes em Slow ROM, outro fator é o número de ciclos que o processador do SNes e do Mega gastam, 63 ciclos no SNes contra 146 do Mega e 101 do PC-Engine, análise feita pelo Tomaitheous do Sega-16 (e Nesdev).




Teve um programador da Ubisoft dizendo que o Mega é mais rápido por causa do barramento, de fato o SNes gasta 2 ciclos para processar 16 bits por causa do barramento de 8 bits, mas ele se "esqueceu" de comentar que muitos dos cálculos feitos possuem 8 ou menos bits, como as tilemaps, que são de 8, 4 ou 2 bits por pixel, também nem falou quantas intruções cada um deles processa ou da velocidade de leitura da ROM, que no Mega é de 200ns em alta performance, a mesma velocidade do SNes em Slow ROM, sendo que em Fast ROM o SNes faz leitura em 120ns (quase o dobro de velocidade).

No minímo uma análise bem fraca, igual ao Ben Heck medindo velocidade usando ROM lenta, nem mesmo sabia que o SNes tinha ROM rápida, e ainda por cima não sabia que o clock do Mega se divide em 4. Então deixando aqui uma comparação bem mais plausível, da Western Design Center (fabricante de micro-processadores), lembrando que usaram um barramento de 8 bits, o mesmo usado no SNes (que não precisa de um barramento maior).

http://www.westerndesigncenter.com/wdc/AN-001_ Instruction_Level_Performance_Comparisons.cfm

Existem muitas fontes, mas poucas com a credibilidade do Nesdev ou da WDC, ou seja, quem analisou e testou são programadores renomados, responsáveis por documentarem vários hardwares e pelos emuladores e programas que usamos.

https://wiki.nesdev.com/w/images/7/76/Programmanual.pdf

Rendering Ranger R2, Super Aleste, Nightmare Busters, Melfand Stories, Goukujou Parodius, Secret of Mana 2, Gundam Wing, trilogia Donkey Kong Country, etc.

Esses jogos são os melhores exemplos, rodam com 128 sprites (48 a mais que o mega), alta númeração de cores (em alguns jogos 10x mais cores que o mega), mais tilemaps (devido ao SNes ter 1 backgroud a mais), efeitos de trânsparencias, tiles de 8bpp (contra 4bpp do mega), enfim, jogos muito mais pesados e que rodam muito bem.



 
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NÃOMEQUESTIONE

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Mais tilemaps? Como isso se ambas as plataformas tem exatamente a mesma quantidade de VRAM 64 Kbs? :kpensa:kpensa:kpensa

Mais um game full 3D no Meguinha.

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Warrior Of Light

Bam-bam-bam
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Se tem uma camada a mais é lógico que vai ter mais tilemaps, 64kb é o limite da memória de vídeo, não o limite de tiles que podem ser alocadas, isso é o básico do básico, começa a usar debbugers pra aprender, e um abraço.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Vai ter tilemaps dedicados a mais camadas em detrimento dos tilemaps reservados para sprites que é limitado a 16 Kbs no Super Nes, o Mega não tem essa limitação sendo totalmente flexível, jogos como Alien Soldier reservam até 40 Kbs da Vram para sprites e o restante fica reservado para os backgrounds, no final das contas da tudo no mesmo, ambos os consoles só conseguem exibir 64Kbs de memória de vídeo na tela...
 

Yskar

Bam-bam-bam
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Um pessoal criou algumas homebrews e demos interessantes no Mega Drive sem o uso do SVP e de outros chips:
Star Fox:
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Mario Kart:

Esse tipo de coisa só me faz pensar que o Megadrive (especialmente o primeiro modelo) era um console bastante poderoso na mão de uma empresa bastante incompetente (SEGA of America e Japan ficavam disputando entre si como uma dupla de idiotas).

Fora que o chip Yamaha do Megadrive 1 era fantástico demais!


A realidade é que o Snes era um console FRACO em hardware, mas levou a melhor pela possibilidade de expansão com processadores dentro dos cartuchos, coisa que a SEGA não soube fazer tão bem como a Nintendo fez.
Sem falar que o Sega Saturn deveria ter sido uma opção para expansão do Megadrive, mantendo compatibilidade com ele e tendo sido menos complexo para se programar e o 32X nunca deveria ter existido na forma que existiu, ele deveria ter sido uma forma de aproveitar a base instalada com SegaCD para rodar jogos do Saturn.

Mas é injusto nós do futuro julgarmos, porém as subsidiárias da SEGA não deveriam ficar concorrendo entre si como idiotas.

Mas apesar de gostar das OSTs que o Snes é capaz de produzir, ainda prefiro o som mais "metal" do Megão!
 
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Martel

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O chip de som do mega é horrível! Aí vcs estão sendo fanboy. É igual escutar numa caixa de marimbondo. Há uma ou outra exceção como sonic por exemplo.
 

NÃOMEQUESTIONE

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O chip de som do mega é horrível! Aí vcs estão sendo fanboy. É igual escutar numa caixa de marimbondo. Há uma ou outra exceção como sonic por exemplo.

Tá doido cara? Cresci com Snes também achava o som do Mega ruim, mas era profunda ignorância minha, você posta dez trilhas ruins que eu te mostro centenas fantásticas!
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
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No fim das contas vai ter menos tilemaps, não por causa dos 64kb, mas por causa do limite de tiles que cada background suporta, Mode 7 por exemplo suporta 256x256px a 1024x1024px, ou seja, existe um limite de tilemaps para cada camada, não é um negócio em que você coloca enquanto estiver memória disponível.
 

Martel

Bam-bam-bam
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Tá doido cara? Cresci com Snes também achava o som do Mega ruim, mas era profunda ignorância minha, você posta dez trilhas ruins que eu te mostro centenas fantásticas!
já eu acho que se tiver uns 20% de som satisfatório é muito. Só os medalhões se salvam.
 

NÃOMEQUESTIONE

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A jogada dos grandes tilemaps, é que os tiles são repetidos à exaustão, resultando em impacto mínimo no uso da memória de vídeo disponível.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
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Os jogos da trilogia Donkey Kong Country são um dos melhores exemplos de variação de tiles, mostrando o quando ele ocupa na memória, não somente por ter mais tilemaps que todos os outros jogos, mas pelas tiles de 8bpp, 8^32=256 (tem inúmeras).





E uma ressalva, o espaço ocupado por tiles repetidas é o mesmo, pois o background (pixel) tem que ser preenchido, seja com trocentas tiles repetidas, seja com tiles variadas, em outras palavras, a forma em que a tile é usada (se repetem 10x ou 100x) não deixa o background "menor", somente deixa a memória mais livre.
 
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Yskar

Bam-bam-bam
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O chip de som do mega é horrível! Aí vcs estão sendo fanboy. É igual escutar numa caixa de marimbondo. Há uma ou outra exceção como sonic por exemplo.
Cara o chip era tão bom que era usado em teclados profissionais da Yamaha, o problema é que ele só foi usado no primeiro Megadrive, em todos os outros consolidaram o chip de som dentro de outro componente para reduzir custos, então tudo que eu falei se aplica SÓ E APENAS a primeira interação do Megadrive 1 (sem falar que os devs thid party faziam m**** e a própria SEGA foi idiota de tirar o chip dos demais consoles depois do primeiro).



Sem falar que do meio pro fim da vida do Mega os devs thirdies fazem ports e jogos com a bunda, mas não condeno por que certamente o orçamento disponível era bem menor (ou prazo apertado, no caso da Capcom com o Street fighter pro MEGA), sem falar dos casos de incompetência, como os ports feito pela PROBE.
 
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ELTORO

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Esse tipo de coisa só me faz pensar que o Megadrive (especialmente o primeiro modelo) era um console bastante poderoso na mão de uma empresa bastante incompetente (SEGA of America e Japan ficavam disputando entre si como uma dupla de idiotas).

Fora que o chip Yamaha do Megadrive 1 era fantástico demais!


A realidade é que o Snes era um console FRACO em hardware, mas levou a melhor pela possibilidade de expansão com processadores dentro dos cartuchos, coisa que a SEGA não soube fazer tão bem como a Nintendo fez.
Sem falar que o Sega Saturn deveria ter sido uma opção para expansão do Megadrive, mantendo compatibilidade com ele e tendo sido menos complexo para se programar e o 32X nunca deveria ter existido na forma que existiu, ele deveria ter sido uma forma de aproveitar a base instalada com SegaCD para rodar jogos do Saturn.

Mas é injusto nós do futuro julgarmos, porém as subsidiárias da SEGA não deveriam ficar concorrendo entre si como idiotas.

Mas apesar de gostar das OSTs que o Snes é capaz de produzir, ainda prefiro o som mais "metal" do Megão!

Hardware fraco?
Tá forçando e muito a barra,console que tem trilogia DKC (maior benchmark da época),Seiken Densetsu 3,Rendering Ranger R2,Gundam Wing Endless Duel,Gun Hazard (todos esses sem chip)...faz efeitos de transparência via hardware,mode 7,128 sprites em tela,paleta grande de cores,etc,como que tem hardware fraco?

Sobre som do Mega, não acho uma porcaria,o som era bom pra época em que foi lançado (1988),tem que analisar isso também,apesar que tecnicamente o som do SNES tava bem acima.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Se os jogos tem "mais" e "mais" variados tilemaps é provável que ele tenha uma ROM grande o suficiente para tal, no caso da trilogia DK os cartuchos vinham com 32MB de dados, nada mais natural que os gráficos tenham mais variações de cenários que jogos com tamanho de ROM menor.

Lembrando que rolagem de backgrounds não é uma tarefa realizada pela CPU e sim pela processador de vídeo.
 

Yskar

Bam-bam-bam
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Hardware fraco?
Tá forçando e muito a barra,console que tem trilogia DKC (maior benchmark da época),Seiken Densetsu 3,Rendering Ranger R2,Gundam Wing Endless Duel,Gun Hazard (todos esses sem chip)...faz efeitos de transparência via hardware,mode 7,128 sprites em tela,paleta grande de cores,etc,como que tem hardware fraco?

Sobre som do Mega, não acho uma porcaria,o som era bom pra época em que foi lançado (1988),tem que analisar isso também,apesar que tecnicamente o som do SNES tava bem acima.
Cara, o chip principal do Snes era mais fraco que o secundário do Megadrive...
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O SNES pôde fazer jogos melhores por que ele era mais fácil de extrair a pouca potência que ele tinha que o Megadrive, mas o Mega podia fazer jogos com Scroll mais Rápido por que além de mais potente tinha o "blast processing" que era um truque de scroll por hardware.
Sobre o chip de som do SNES eu até concordo que é bom, mas o Megadrive tem um som mais interessante quando bem usado pela escolha de instrumentos no MIDI dele, mas se n me engano o do SNES é mais flexível, o que dava variedade mesmo não tendo um som mais característico (aí acaba sendo puramente gosto vs bom uso do hardware, coisa em que os devs thirdies pecaram pra c***lho no mega do meio pro fim da vida do console).

E essa "tirada de coelho da cartola" não foi a primeira da Nintendo, aconteceu a mesma coisa com o NES, que no inicio, antes do lançamento do ocidente era quase um Atarizão (vide os jogos das fitas piratas de 100 em 1 da época serem essas tranqueiras) aí quando foi lançar no ocidente desenvolveram os MAPPERS e aí temos a biblioteca fantástica do NES que mesmo o Master System com hardware mais potente que o NES não conseguiu bater.

Um exemplo recente sobre hardware potente vs hardware mais fácil de utilizar temos o PS3 vs X360, onde o x360 tinha thirdies mais bonitos que o PS3 por que o hardware dele era mais fácil de ser programado!

A SEGA ainda tinha outros problemas além do hardware mais complexo, DISPUTA INTERNA entre as filiais americana e japonesa.
snes imitando o ym2612


Caraio, impressionante!
Bem como eu tava dizendo que o S-SMP era flexível, mas esse cara parece estar usando o Ricoh também para fazer algumas "voices" (o que impediria ele de fazer isso e rodar jogo ao mesmo tempo, e a marble zone deu um feel de master system tb)! Mas vou dar uma zoiada se ele comenta algo no canal dele.
 
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Tre Styles

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No fim das contas, uma mera curiosidade.
TODOS esses jogos que são 2d no Snes e usam alguns polígonos no Mega (esqueceram o jogo de corrida do Nigel Mansell, de F Indy], são bem melhores no Snes. Definição visual melhor, frame rate melhor, jogabilidade melhor.

O Mega era melhor em 3D, mas continuava sendo tremendamente limitado sem ajuda de um chip.

 

Tre Styles

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Blast processing é tão ferramenta de marketing quanto "tela retina".
2019 e povo ainda vindo com esse papo...:facepalm
 

ELTORO

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Cara, o chip principal do Snes era mais fraco que o secundário do Megadrive...
Visualizar anexo 64458
O SNES pôde fazer jogos melhores por que ele era mais fácil de extrair a pouca potência que ele tinha que o Megadrive, mas o Mega podia fazer jogos com Scroll mais Rápido por que além de mais potente tinha o "blast processing" que era um truque de scroll por hardware.
Sobre o chip de som do SNES eu até concordo que é bom, mas o Megadrive tem um som mais interessante quando bem usado pela escolha de instrumentos no MIDI dele, mas se n me engano o do SNES é mais flexível, o que dava variedade mesmo não tendo um som mais característico (aí acaba sendo puramente gosto vs bom uso do hardware, coisa em que os devs thirdies pecaram pra c***lho no mega do meio pro fim da vida do console).

E essa "tirada de coelho da cartola" não foi a primeira da Nintendo, aconteceu a mesma coisa com o NES, que no inicio, antes do lançamento do ocidente era quase um Atarizão (vide os jogos das fitas piratas de 100 em 1 da época serem essas tranqueiras) aí quando foi lançar no ocidente desenvolveram os MAPPERS e aí temos a biblioteca fantástica do NES que mesmo o Master System com hardware mais potente que o NES não conseguiu bater.

Um exemplo recente sobre hardware potente vs hardware mais fácil de utilizar temos o PS3 vs X360, onde o x360 tinha thirdies mais bonitos que o PS3 por que o hardware dele era mais fácil de ser programado!

A SEGA ainda tinha outros problemas além do hardware mais complexo, DISPUTA INTERNA entre as filiais americana e japonesa.


Caraio, impressionante!
Bem como eu tava dizendo que o S-SMP era flexível!
Blast Processing = Bullshit,marketing da época (muito bem feito pela Sega) pra deixar a competição acirrada.

Tem bastante jogo no SNES que mostra que isso era uma baita mentira,o principal deles ja comentei que é o Rendering Ranger R2,jogo pesadíssimo rodando em slowrom com performance impecável (0 de slowdowns).
Lembrando,quanto mais pesado o jogo,mais difícil de rodar com performance boa.

Quanto ao chip de som,o do SNES era o que tinha de melhor na época,e você pode ver o desempenho máximo do mesmo com o MSU-1 que dá mais espaço de armazenamento pro aparelho ; ali é som de CD mesmo.
Enfim,tem nem o que discutir aqui.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Cara, o chip principal do Snes era mais fraco que o secundário do Megadrive...

O SNES pôde fazer jogos melhores por que ele era mais fácil de extrair a pouca potência que ele tinha que o Megadrive, mas o Mega podia fazer jogos com Scroll mais Rápido por que além de mais potente tinha o "blast processing" que era um truque de scroll por hardware.

"Blast processing" é apenas jogada de marketing, o scroll dos games nem era realizado pela CPU e sim pelo processador de vídeo (VDP).
 

Math_Silver

Ser evoluído
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eu tb fiz umas adaptações p spc700 tb mais n fico aquelas coisas fico meio esquisito pq causa dos loops

Cara, o chip principal do Snes era mais fraco que o secundário do Megadrive...
Visualizar anexo 64458
O SNES pôde fazer jogos melhores por que ele era mais fácil de extrair a pouca potência que ele tinha que o Megadrive, mas o Mega podia fazer jogos com Scroll mais Rápido por que além de mais potente tinha o "blast processing" que era um truque de scroll por hardware.
Sobre o chip de som do SNES eu até concordo que é bom, mas o Megadrive tem um som mais interessante quando bem usado pela escolha de instrumentos no MIDI dele, mas se n me engano o do SNES é mais flexível, o que dava variedade mesmo não tendo um som mais característico (aí acaba sendo puramente gosto vs bom uso do hardware, coisa em que os devs thirdies pecaram pra c***lho no mega do meio pro fim da vida do console).

E essa "tirada de coelho da cartola" não foi a primeira da Nintendo, aconteceu a mesma coisa com o NES, que no inicio, antes do lançamento do ocidente era quase um Atarizão (vide os jogos das fitas piratas de 100 em 1 da época serem essas tranqueiras) aí quando foi lançar no ocidente desenvolveram os MAPPERS e aí temos a biblioteca fantástica do NES que mesmo o Master System com hardware mais potente que o NES não conseguiu bater.

Um exemplo recente sobre hardware potente vs hardware mais fácil de utilizar temos o PS3 vs X360, onde o x360 tinha thirdies mais bonitos que o PS3 por que o hardware dele era mais fácil de ser programado!

A SEGA ainda tinha outros problemas além do hardware mais complexo, DISPUTA INTERNA entre as filiais americana e japonesa.


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Bem como eu tava dizendo que o S-SMP era flexível, mas esse cara parece estar usando o Ricoh também para fazer algumas "voices" (o que impediria ele de fazer isso e rodar jogo ao mesmo tempo, e a marble zone deu um feel de master system tb)! Mas vou dar uma zoiada se ele comenta algo no canal dele.
 
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