O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


OS Books [+reading now]

General Mark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.178
Reações
3.357
Pontos
353
Lendo Dostoievski em ordem cronológica.

Atualmente terminando Crime e Castigo pela segunda
ddee9ef12f16d8797ee8b84e904da245.jpg

vez!
f6b78b8386539b17573f2f27854a1374.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

ovelha1790

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.963
Reações
3.734
Pontos
709
Sempre pensei em ler Dostoievski.
Nunca li nada dele.
Vi que "O sonho de um homem ridículo" está em promoção por 2,97
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Harry Potter and the Sorcerer's Stone.

J.K. Rowling é uma pessoa peçonhenta e me recuso a dar um centavo a ela, porém o talento dela é inegável e como estou estudando para melhorar a minha escrita, decidi ler a série de livros que ela escreveu.

Também estou lendo Scary Stories to Tell in the Dark.
 


guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.775
Reações
9.249
Pontos
1.084
Os Reis do Wyld: 9/10
Demorei mais do que esperava (estudos) mas conclui esse grande livro e venho deixar minha recomendação.

História leve e divertida. Em apenas um livro e com escrita simples o autor conseguiu criar um mundo vasto, amplo e com detalhes suficientes para ficar o gostinho de quero mais.
O roteiro é previsível? É, vc vê algumas coisas chegando a quilômetros de distância, mas a forma como chega e é entregue me fez simplesmente curtir a história e seguir em frente. A humor em sua maioria também me pegou, principalmente do meio pro fim, qdo entendemos bem as personalidades das personagens.
A descrição das espadas mágicas merece um destaque a parte. Cada vez que ele descrevia a Vellichor (espada do Gabe) eu parava um bom tempo imaginando ela em ação.

Vi algumas críticas dizendo que, apesar do plot de um resgate, não sentiram urgência nos personagens oq eu discordo. O tempo todo é citado como Gabe estava com o olhar fixado para o oeste (onde a filha está), depois as montanhas e etc, fora que, era um percurso que duraria meses e eles conseguem diversos atalhos e ajudas que os permitem a fazer algo paralelo, e algumas situações o grupo simplesmente não pode sair correndo, é melhor resolver ali, naquele momento.

Mas o melhor mesmo é a interação do grupo, individualidades tão diferentes e que se respeitam e complementam. Não teve 1 personagem que eu não tenha gostado.
Por fim, sobre as referências de rock sinto que peguei poucas. Imagino que talvez a tradução de nomes de bandos e apelidos dos guerreiros tenha tirado um pouco disso. Ah, e apesar de não ter gostado da capa no lançamento, passei a gostar conforme fui lendo, ela se encaixa muito bem a história!

Recomendadíssimo e fico no aguardo de Bloody Rose!
(ps: podem ler esse livro como um standalone facilmente, a história é fechadinha)

Me interessei.
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.208
Reações
23.990
Pontos
803
Estou lendo O Desaparecimento de Stephanie Mailer, estou curtindo bastante.

Alguém saberia indicar livros invesrigativos/policiais mais modernos/recentes? Toda busca que faço caem sempre nos mesmos, Edgar Allan Por, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, só que queria algo que se passe nessa era mais moderna, coloquei Dexter na lista, porém Dexter é do ponto de vista do criminoso

tem a série com o detetive Dave Gurney, o primeiro livro:

1649431906645.png
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
IT - A Coisa
de Stephen King.

021268_5d6952dfda31d_it.jpg


It é uma novela.
King escreve diversos contos, diversas historietas amarrando tudo dentro de uma trama principal. São sete personagens de destaque, na verdade oito, pois a cidade de Derry também é um personagem. Fora os secundários e histórias paralelas que vão se ligando a trama como afluentes de um grande rio. Com essa construção literária 1100 páginas ainda é pouco para contar tantas histórias.

Acompanhamos um grupo de garotos que se conhecem enfrentando sempre “inimigos em comum”, primeiro um valentão da escola e sua trupe, e futuramente um mal que assola a cidade, ou uma Coisa. A história se passa em duas fases temporais, que se mesclam pelos capítulos. Tem também diários e flashbacks que complementam a história.

Aqui é reforçado umas das principais características dos textos de Stephen King. O desenvolvimento dos personagens. Ele cria uma empatia com o leitor a ponto de se conhecer quase todos os personagens pelo nome e de se lembrar de todos eles. E olha que são vários personagens. Você se sente parte daquele grupo, conhece cada um daqueles meninos, sabe as características deles, seus medos, suas vontades. Como disse antes, são várias histórias dentro de uma grande trama.

Mas It é um livro de terror. E o terror no livro? Sim, existe e o mais intrigante o que mais aterroriza no livro não são as passagens sobrenaturais, mas sim, as ações humanas. Não sei se foi a intenção do autor, mas para mim, achei as manifestações da Coisa muito inverossímeis, a ideia por trás da criatura é interessante, o problema foi executa-la. Por outro lado, quando a maldade e o terror estão por conta dos humanos, aí sim, é de se arrepiar.

Outro problema que destaco em It é problema já conhecido nas obras do King, o seu desfecho. Na verdade, o livro todo é uma “preparação” para o grande final, e sim, ele é apoteótico, porem a solução dada para “vencer” a Coisa, não me foi satisfatória. Por mais que a narrativa tenha sido “ eletrizante” em um estilo “cinematográfico” cheia de cortes e de momentos marcantes, o final não atendeu as expetativas criadas durante o livro. O problema para mim, eu acho que foi a solução que King deu para a Coisa, ou a forma que eles... enfim, chega de Spoilers.

It, A coisa é um calhamaço, mas a leitura é extremamente rápida e prazerosa. Vale aqui muito mais a jornada do que o seu fim. Poderia ser uma série, e King teria uma infinidade de contos para narrar sobre uma criatura fomenta o mal para se alimentar do medo.
 

Karazul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.195
Reações
2.652
Pontos
703
O idiota - Dostoievski - Nota 9/10


o-idiota-fiodor-dostoievski.jpg


Tradução ruim da Editoria 34. Enredo genial, mas o Dosto peca um pouco na narrativa, a parte final do livro é bastante inferior ao seu inicio. Fora isso, o livro é muito divertido e tem personagens sensacionais, além de ser muito bem escrito. Vale a pena ser lido.
 
Ultima Edição:

Wyvern_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.946
Reações
7.023
Pontos
1.234
O idiota - Dostoievski - Nota 9/10


Visualizar anexo 254673


Tradução ruim da Editoria 34. Enredo genial, mas o Dosto peca um pouco na narrativa, a parte final do livro é bastante inferior ao seu inicio. Fora isso, o livro é muito divertido e tem personagens sensacionais, além de ser muito bem escrito. Vale a pena ser lido.

Só li este livro nessa tradução e achei muito bom.

Fiquei curioso, o que te deixou com essa impressão de ser ruim? Tem alguma outra versão que vc já leu e recomenda?
 

Karazul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.195
Reações
2.652
Pontos
703
Só li este livro nessa tradução e achei muito bom.

Fiquei curioso, o que te deixou com essa impressão de ser ruim? Tem alguma outra versão que vc já leu e recomenda?

Li a versão do Kindle. Achei com diversos erros de ortografia, falta de travessões e períodos alongados. Estou lendo Irmãos Karamazov neste momento da 34 e a edição está completamente diferente. Muito melhor.
 

Wyvern_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.946
Reações
7.023
Pontos
1.234
Li a versão do Kindle. Achei com diversos erros de ortografia, falta de travessões e períodos alongados. Estou lendo Irmãos Karamazov neste momento da 34 e a edição está completamente diferente. Muito melhor.

Entendi, será que é problema da versão kindle? Li na versão física, e não reparei nesses tipos de erros.

Fiquei curioso tb, pq qdo fui comprar vi MUITA gente, youtuber etc falando mal da versão da Martin Claret, coisas como ser meio datada, traduzida do francês e ainda por cima parece que até pirateada de outra editora. A da 34 foi a que mais me recomendaram. Tudo que tenho dos Dostoievski é deles.
 

Karazul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.195
Reações
2.652
Pontos
703
Entendi, será que é problema da versão kindle? Li na versão física, e não reparei nesses tipos de erros.

Fiquei curioso tb, pq qdo fui comprar vi MUITA gente, youtuber etc falando mal da versão da Martin Claret, coisas como ser meio datada, traduzida do francês e ainda por cima parece que até pirateada de outra editora. A da 34 foi a que mais me recomendaram. Tudo que tenho dos Dostoievski é deles.

Só pegando a versão física para comparar mesmo. Talvez seja isso. Vi um pessoal no site da Amazon reclamando da edição, deve ser a do Kindle. Mesmo assim não desanimei de ler, já que o livro tem um ritmo meio frenético kk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.345
Reações
10.972
Pontos
1.409
Alguém já leu esse? Fiquei mó interessado.

Visualizar anexo 250663


esse cara tem um TED no youtube que eu vi e curti, mas pela história dele e pelo teor da palestra n achei que o livro iria me interessar... se for diferente do video me avisa


Terminei de ler agora a duologia do rei das cicatrizes... é a sequência depois da trilogia dos grishas, base da série shadow and bone da Netflix.
A trilogia original é legal, mas nada surpreendete. Uns mistérios meio bobos e totalmente previsiveis na trama. mas é uma leitura legal pra passar o tempo.
Já essa duologia... que step up amigos! mto legal. pega bem mais pro psicológico dos personagens, trama mais complexa e que realmente surpreende as vezes. recomendo pra qualquer um que curta séries de fantasia. pra mim, a trilogia principal é só um setup pra essa duologia que curti demais.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
IT - A Coisa
de Stephen King.

021268_5d6952dfda31d_it.jpg


It é uma novela.
King escreve diversos contos, diversas historietas amarrando tudo dentro de uma trama principal. São sete personagens de destaque, na verdade oito, pois a cidade de Derry também é um personagem. Fora os secundários e histórias paralelas que vão se ligando a trama como afluentes de um grande rio. Com essa construção literária 1100 páginas ainda é pouco para contar tantas histórias.

Acompanhamos um grupo de garotos que se conhecem enfrentando sempre “inimigos em comum”, primeiro um valentão da escola e sua trupe, e futuramente um mal que assola a cidade, ou uma Coisa. A história se passa em duas fases temporais, que se mesclam pelos capítulos. Tem também diários e flashbacks que complementam a história.

Aqui é reforçado umas das principais características dos textos de Stephen King. O desenvolvimento dos personagens. Ele cria uma empatia com o leitor a ponto de se conhecer quase todos os personagens pelo nome e de se lembrar de todos eles. E olha que são vários personagens. Você se sente parte daquele grupo, conhece cada um daqueles meninos, sabe as características deles, seus medos, suas vontades. Como disse antes, são várias histórias dentro de uma grande trama.

Mas It é um livro de terror. E o terror no livro? Sim, existe e o mais intrigante o que mais aterroriza no livro não são as passagens sobrenaturais, mas sim, as ações humanas. Não sei se foi a intenção do autor, mas para mim, achei as manifestações da Coisa muito inverossímeis, a ideia por trás da criatura é interessante, o problema foi executa-la. Por outro lado, quando a maldade e o terror estão por conta dos humanos, aí sim, é de se arrepiar.

Outro problema que destaco em It é problema já conhecido nas obras do King, o seu desfecho. Na verdade, o livro todo é uma “preparação” para o grande final, e sim, ele é apoteótico, porem a solução dada para “vencer” a Coisa, não me foi satisfatória. Por mais que a narrativa tenha sido “ eletrizante” em um estilo “cinematográfico” cheia de cortes e de momentos marcantes, o final não atendeu as expetativas criadas durante o livro. O problema para mim, eu acho que foi a solução que King deu para a Coisa, ou a forma que eles... enfim, chega de Spoilers.

It, A coisa é um calhamaço, mas a leitura é extremamente rápida e prazerosa. Vale aqui muito mais a jornada do que o seu fim. Poderia ser uma série, e King teria uma infinidade de contos para narrar sobre uma criatura fomenta o mal para se alimentar do medo.
It foi serie nos anos 90, nao? Com o ator Tim Curry:

Tim-Curry-It-Uma-Obra-Prima-do-Medo.jpg
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
It foi serie nos anos 90, nao? Com o ator Tim Curry:

Tim-Curry-It-Uma-Obra-Prima-do-Medo.jpg

Na verdade, ele foi feito para ser uma série. Mas acabou sendo comercializado como filme para TV.
Lembro das duas fitas VHS que compunham o filme.
E quando passou na TV, acho que também passou como filme.

Apesar de que, nunca vi esse filme completo, só agora recentemente (quando postei no forum)
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.799
Reações
93.036
Pontos
1.353
passando pra comentar que.
Li Billy Summers, do Stephen King, seguido de "Com Sangue" do mesmo autor, esse segundo sendo uma coletanea de contos.
Eu sempre fui fã de Stephen King, tenho não só 1 tatuagem referente a alguma obra dele, mas 2 e pretendia fazer mais uma. E meu amor pelas obras em questão dificilmente irá mudar.
E também não normalmente não ligo pra "escolhas politicas do autor da obra", com o tanto que isso não influencie demais na obra em questão.
Ai que ta, Billy Summer e "Com Sangue" pra mim ficaram bem prejudicados, Billy Summers não é um livro ruim, mas parece aqueles livros infantis ou mesmo He-man, aonde há uma história meia boca pra martelar algo na cabeça do telespectardor/leitor. Infinitas passagens demonizando o Trump, até a própria Cloroquina, sendo que na própria história vivia dizendo "daqui 6 meses um virus vai fechar o mundo e Billy ainda não sabe disso". (livro se passa em 2019),
E o engraçado é ele demonizar "direitista empresario" e atribuir problemas deles que todo mundo ta careca de saber que o Biben é igual.

Ja andava notando a tendencia do King de panfletar acima da qualidade em outras obras recentes, principalmente no Ascenção. Mas sinceramente, até eu que nunca morri de amor pelo Trump, to achando patético essa globolagem dele.
Porra.... leio livros de ficção justamnete pra quando tiver qualquer paralelo a vida real, ser apenas um paralelo. E não um "Não vote em X" "Y é melhor", "Se votar em X os imigrantes vão morrer empalados", "Culpa de X que sua vó morreu", "se fosse Y no governo, o mundo estaria bem melhor",. Se eu quisesse ler sobre politica, eu leria sobre politica, ou coisas tipo Colapso do Jared Diamond. (que discute o porque sociedades entraram e entram em colapso).

Billy Summers ainda "é bom o suficiente" pra não virar outro "Isminguido" da vida. Mesmo que seja uma história extremamente arrastada e a aparente vontade do autor de fazer companha pro Biden, enfiou até o Hotel Overlook no meio das tretas de twitter. Se salva mais pelo Billy, mesmo que em quase todo o capitulo ele "alfinete" o Trump.


Triste fim de um excelente autor de livros ficcionais. Se transformou em um fanfiqueiro de Twitter que sabe escrever mais que 140 caracteres seguidos.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
passando pra comentar que.
Li Billy Summers, do Stephen King, seguido de "Com Sangue" do mesmo autor, esse segundo sendo uma coletanea de contos.
Eu sempre fui fã de Stephen King, tenho não só 1 tatuagem referente a alguma obra dele, mas 2 e pretendia fazer mais uma. E meu amor pelas obras em questão dificilmente irá mudar.
E também não normalmente não ligo pra "escolhas politicas do autor da obra", com o tanto que isso não influencie demais na obra em questão.
Ai que ta, Billy Summer e "Com Sangue" pra mim ficaram bem prejudicados, Billy Summers não é um livro ruim, mas parece aqueles livros infantis ou mesmo He-man, aonde há uma história meia boca pra martelar algo na cabeça do telespectardor/leitor. Infinitas passagens demonizando o Trump, até a própria Cloroquina, sendo que na própria história vivia dizendo "daqui 6 meses um virus vai fechar o mundo e Billy ainda não sabe disso". (livro se passa em 2019),
E o engraçado é ele demonizar "direitista empresario" e atribuir problemas deles que todo mundo ta careca de saber que o Biben é igual.

Ja andava notando a tendencia do King de panfletar acima da qualidade em outras obras recentes, principalmente no Ascenção. Mas sinceramente, até eu que nunca morri de amor pelo Trump, to achando patético essa globolagem dele.
Porra.... leio livros de ficção justamnete pra quando tiver qualquer paralelo a vida real, ser apenas um paralelo. E não um "Não vote em X" "Y é melhor", "Se votar em X os imigrantes vão morrer empalados", "Culpa de X que sua vó morreu", "se fosse Y no governo, o mundo estaria bem melhor",. Se eu quisesse ler sobre politica, eu leria sobre politica, ou coisas tipo Colapso do Jared Diamond. (que discute o porque sociedades entraram e entram em colapso).

Billy Summers ainda "é bom o suficiente" pra não virar outro "Isminguido" da vida. Mesmo que seja uma história extremamente arrastada e a aparente vontade do autor de fazer companha pro Biden, enfiou até o Hotel Overlook no meio das tretas de twitter. Se salva mais pelo Billy, mesmo que em quase todo o capitulo ele "alfinete" o Trump.


Triste fim de um excelente autor de livros ficcionais. Se transformou em um fanfiqueiro de Twitter que sabe escrever mais que 140 caracteres seguidos.

Leio King regularmente, mas ainda não peguei sua "panfletagem politica" . Os livros que li são mais antigos.

Te entendo. As vezes a gente não quer ligar tanto a obra com o autor. Mas quando o autor quer aparecer mais do que a obra, aí fica ruim.
 

Karazul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.195
Reações
2.652
Pontos
703
Torre Negra IV - Mago e Vidro - Nota 8/10

torre 4.jpg

Livro muito bom. Foi melhor que o Terra Devastadas, portanto, 2º melhor livro da série até agora, só atrás do A Escolha dos três. Recomendo.
 

Wintermute.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.091
Reações
815
Pontos
844
Terminei The Caves os Steel e Asimov é Asimov e vice versa. Os Robôs da alvorada já está encomendado.

1651832019182.png

Agora iniciei O problema dos três corpos mas dei uma pausa pra ler sobre a revolução cultural da China, assim eu posso me situar melhor na ambientação da trama.

1651831885295.png
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.345
Reações
10.972
Pontos
1.409
terminei de ler esses dias:
TEMPO DE VIDA - Porque envelhecemos e porque não precisamos do David Sinclair. Mto boa leitura, acessivel e dá uma ideia da dimensão da revolução que vem por ai nas próximas décadas no ramo da biotecnologia. Juventude eterna não é mais ficção cientifica, é uma possibilidade potencial.
Li também AI 2041: 10 VISIONS FOR OUR FUTURE do Kai-Fu Lee. E de novo, dá idéia das revoluções que vem no futuro com inteligência artificial. não gostei mto da forma como o livro é desenvolvido, que mistura contos com explicações didáticas. os contos são fraquinhos, preferia que fosse só teoria e me poupasse da lenga-lenga dos contos. Mas é revelador pensar no que poderá ser alcançado em coisa de 10 a 20 anos.

Juntando a leitura desses dois livros, pintou na minha cabeça uma visão de futuro totalmente disruptiva. Ao ponto da nossa realidade de agora parecer tão pre-histórica quanto os ano 1950, frente ao que podemos ter em 30 anos disponível pra nós.

Se mais alguém tiver lendo algo nessa linha e tiver indicações, agradeço. to tentando mto achar mais coisa de qualidade pra ler sobre o tema.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
11.541
Pontos
1.439
terminei de ler esses dias:
TEMPO DE VIDA - Porque envelhecemos e porque não precisamos do David Sinclair. Mto boa leitura, acessivel e dá uma ideia da dimensão da revolução que vem por ai nas próximas décadas no ramo da biotecnologia. Juventude eterna não é mais ficção cientifica, é uma possibilidade potencial.
Li também AI 2041: 10 VISIONS FOR OUR FUTURE do Kai-Fu Lee. E de novo, dá idéia das revoluções que vem no futuro com inteligência artificial. não gostei mto da forma como o livro é desenvolvido, que mistura contos com explicações didáticas. os contos são fraquinhos, preferia que fosse só teoria e me poupasse da lenga-lenga dos contos. Mas é revelador pensar no que poderá ser alcançado em coisa de 10 a 20 anos.

Juntando a leitura desses dois livros, pintou na minha cabeça uma visão de futuro totalmente disruptiva. Ao ponto da nossa realidade de agora parecer tão pre-histórica quanto os ano 1950, frente ao que podemos ter em 30 anos disponível pra nós.

Se mais alguém tiver lendo algo nessa linha e tiver indicações, agradeço. to tentando mto achar mais coisa de qualidade pra ler sobre o tema.
Tem um livro do Yuval Harrari que fala sobre isso também. Não sei se tão aprofundado. Chama Homo Deus.
Dá uma olhada para ver se é na linha futurista que você quer.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.799
Reações
93.036
Pontos
1.353
acho que ja achei o melhor livro que li em 2022.
RedShirts - John Scalzi
B0087GYY92.01._SCLZZZZZZZ_SX500_.jpg


mesmo eu gostando do autor, pela Guerra do Velho e Lock In, começei a ler esse a muito tempo atras e dropei nas primeiras paginas. Eu gosto de tema espacial, mas costumo passar longe de qualquer coisa minimamente "Star Trek".
Foi um erro que cometi.
put* livro bom do c***lho.
Dificil falar dele sem dar spoilers pesados da trama. O grosso é que, em 60~70% do livro, a gente acompanha um cara chamado Dahl em 2400 e la vai pedrada. Um tripulante de patente baixa que foi parar na Intrepid, A melhor e mais famosa nave da União Universal (aliança multiplanetaria que toma conta dos perrengues dos planetas). Junto com ele vai um grupo de patentes baixas cliches, inclusive o próprio Dahl tem um histórico cliche.
Chegando nessa nave, eles começam a notar que tem algo muito bizarro acontecendo nela.

O nome Redshirts do livro, pelo que aprendi lendo esse, vem de uma giria americana pra figurante em série, os que morrem em episódios de forma tosca e banal e ninguém mais lembra deles. É o caso dos nossos protagonistas. São insignificantes o suficiente pra "morrerem sem mais nem menos".


Só acho que perdeu a mão dos 70% pra frente, e se algum outro livro tomar o posto dele de "Melhor que o Crab leu em 2022", vai ser por conta do ultimo ato. Entendo que faz sentido dentro da trama, e foi até bom ter existido, mas perdeu bastante a qualidade.
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.774
Reações
3.268
Pontos
1.064
Alguém já pegou o novo livro do criador de The Witcher?
Narrenturm.
Parece que é excelente, pena que custa 65 Reais.

Aliás, se alguém sabe onde encontrar de forma mais "acessível", aceito de coração!
Vou comprar quando baixar mais.
 
Topo Fundo