Thief veio de uma linhagem de fps que começou na no inicio dos anos 90 que foram criados pela looking glass que hoje nos chamamos de immersive sim e não to entendo esse papo de enfiar multiplayer pois você estava falando de "variedade" não de online.
Pcs já tinha Counter-Strike,Team Fortress,unreal tournament... E serio que você quer usar um jogo de Nintendo 64 como referencia? Eu duvido que qualquer pessoa iria querer um jogo de console cheio de limitações pra fazer online.
Os melhores FPS dos anos 90 tinham vários puzzles,armadilhas alem de levels secretos (Quake tinha ate sem gravidade) e sem contar que os mapas tinham sempre temáticas diferentes com regras novas alem de um ritmo próprio e isso sem contar que enfrentar os monstros demandava uma ciência aparte sobre como vencer devido ao numero e diversidade.
Mecanicamente esses jogos do 64 tinham mapas bem menores alem de uma falta muito grande de variedade alem de serem estupidamente lineares enquanto em Duke Nukem 3D dava pra você cortar caminho e ate mesmo fazer as coisas em ordem diferente sé você soubesse o que estava fazendo.
Isso aqui e praticamente um simulador de corredor.
E você jogou esse jogo num Nintendo 64 na época? O negocio rodava em marcha lenta alem de ser entupido de fog e tinha aqueles mapas gigantes horríveis de navegar que te obrigavam a coletar chaves mas sem dar uma dica de onde elas estavam ou quantas faltavam.
E caso não coletasse você era obrigado a repetir tudo.