O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Para se situar antes de tudo tem vários guias na internet por onde começar em T.I., se puder dá uma olhada e vai vendo o que você tem mais afinidade

Tem bastante conteúdo par ler, pensei queria só bater o olho, vou olhar com mais calma, obrigado.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
entrar é o maior problema mesmo

tem pessoas de diversas areas entrando, engenheiro, professor, mecanico e até cara de medicina já vi pedindo dicas :keehk
se ta dificil pra gente de TI, imagina para outras areas :ksnif

por isso entrar é o maior obstaculo, nem que seja pra estagiar ganhando 500 reais ou nada, mas entrando, ai o ceu é o limite
Acho difícil não migrar para uma área que não seja de tecnologia de forma geral, isso não só eu.

Para aprender e entrar na área, eu trabalho até de graça por um período, o fogo é não conhecer pessoas da área atualmente, já tive contato, mas foi em outro momento.

Cara nem de TI eu sou, to entrando tb, mas pelas condições q vc apresentou, te recomendo algo dentro de agile. Pra vc poder usar seu conhecimento de mercado com o q vc aprender em TI... e a área de Agile vem pegando muita gente de outras áreas
Valeu man, vou olhar isso tmb, sempre tem onde aplicar um conteúdo novo, sempre.

Se for pra começar com essa mentalidade, nem começa. Pelo menos se tiver considerando carreira de desenvolvimento de software.
Começar é muito difícil e vai ser pelo salário que eles querem, não o que vc quer. Depois de 2 ou 3 anos vc começa a ser valorizado, mas antes disso é complicado.
Já ouvi muitos relatos de que projetos pessoais ou armazenar os desenvolvimentos de seu aprendizado para acompanhar sua evolução, acho que no Guithub, contam em vários aspectos, se tornam seu portifólio e algumas empresas aceitam isso como demonstrativo de sua experiência, pq vc pode não ter trabalhado efetivamente em uma empresa da área, mas sabe fazer o que eles querem. Então quando falo daqui uns 2 anos é realmente estudando e fazendo esse portifólio, talvez freelance sem remuneração bem pequeno só para praticar e ganhar experiência mesmo, mas sendo sincero com quem for te contratar, e ainda com cursos complementares de outras fontes, como Alura e Udemy (são os que escuto), claro que não vou largar meu emprego atual e fazer isso, nem posso, mas esse valor imagino que seja o salário médio que estarei ganhando até lá, ou pelo menos é o que pretendo ter, mas se eu sair pelo mesmo que tenho, só para me sustentar mesmo, eu topo.
 

fgameiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.660
Reações
7.534
Pontos
703
Já ouvi muitos relatos de que projetos pessoais ou armazenar os desenvolvimentos de seu aprendizado para acompanhar sua evolução, acho que no Guithub, contam em vários aspectos, se tornam seu portifólio e algumas empresas aceitam isso como demonstrativo de sua experiência, pq vc pode não ter trabalhado efetivamente em uma empresa da área, mas sabe fazer o que eles querem. Então quando falo daqui uns 2 anos é realmente estudando e fazendo esse portifólio, talvez freelance sem remuneração bem pequeno só para praticar e ganhar experiência mesmo, mas sendo sincero com quem for te contratar, e ainda com cursos complementares de outras fontes, como Alura e Udemy (são os que escuto), claro que não vou largar meu emprego atual e fazer isso, nem posso, mas esse valor imagino que seja o salário médio que estarei ganhando até lá, ou pelo menos é o que pretendo ter, mas se eu sair pelo mesmo que tenho, só para me sustentar mesmo, eu topo.
Sim, mas mesmo assim é muito díficil.
Eu sugiro que vc dê uma lida nesse tópico, de umas 30 páginas pra cá, pq estamos falando desse assunto há meses kkkk. Há muita propaganda sobre as maravilhas do mercado de TI, e muita mentirada sendo espalhada sobre conseguir resultado e emprego rápido pra quem tá migrando a carreira e etc.
Não é nem pra te desanimar, mas estes toques são pra te deixar ciente que a trajetória inicial é bem dífícil, numa visão realista das coisas.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Sim, mas mesmo assim é muito díficil.
Eu sugiro que vc dê uma lida nesse tópico, de umas 30 páginas pra cá, pq estamos falando desse assunto há meses kkkk. Há muita propaganda sobre as maravilhas do mercado de TI, e muita mentirada sendo espalhada sobre conseguir resultado e emprego rápido pra quem tá migrando a carreira e etc.
Não é nem pra te desanimar, mas estes toques são pra te deixar ciente que a trajetória inicial é bem dífícil, numa visão realista das coisas.
Farei isso, obrigado.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Sim, mas mesmo assim é muito díficil.
Eu sugiro que vc dê uma lida nesse tópico, de umas 30 páginas pra cá, pq estamos falando desse assunto há meses kkkk. Há muita propaganda sobre as maravilhas do mercado de TI, e muita mentirada sendo espalhada sobre conseguir resultado e emprego rápido pra quem tá migrando a carreira e etc.
Não é nem pra te desanimar, mas estes toques são pra te deixar ciente que a trajetória inicial é bem dífícil, numa visão realista das coisas.
sim, isso mesmo
aqui no topico mesmo tem cara de TI que não consegue mudar de setor e vai virar caminhoneiro no Canadá, quanto mais gente de outra area de TI entrar no mercado...

Quando vejo esses anuncios de "em 10 semanas ganhe 5k" dá vontade de bater num pilantra desses :kzangado
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
sim, isso mesmo
aqui no topico mesmo tem cara de TI que não consegue mudar de setor e vai virar caminhoneiro no Canadá, quanto mais gente de outra area de TI entrar no mercado...

Quando vejo esses anuncios de "em 10 semanas ganhe 5k" dá vontade de bater num pilantra desses :kzangado
Eu não acredito nesses milagres, tem exceções (QI e afins), mas nunca tive essa oportunidade, sempre ralei e ralei, então sempre tento ser bem racional com essas tomadas de decisões.

Toda área tem disso, tenho um tio "feirante" e outro que trabalha com obras internas (instalação de dry wall e afins), são áreas que todos falam que pode entrar sem medo e até sem competência que vc tá feito, vc vê milagres e milagres no youtube, mas não é bem assim na prática, fora que em feira, de modo legal (acho que não tem ilegal hoje), vc sofre para entrar e é qse uma máfia como é entrar para distribuidor de gás, quem tá dentro não sai e consegue expandir, mas quem quer entrar, se não tiver um QI gordo, vai se tomar na cabeça.

Uma vez conversando com um argentino que veio ser empreiteiro no Brasil, nesse ramos de interiores, o cara era bom no serviço, tinha conhecimento e know hall, logo cobrava o equivalente a competência dele, "ele sozinho" cobrou par fechar um quarto (2 paredes) com porta, coisa de 14m² no total, R$3.000+material, isso em 2014, ele orçou 3 dias de serviço, a empresa que eu trabalhava, foi pelo preço e fechei com uma empresa que colocou 4 pessoas para trabalhar, levaria 1 semana para terminar (pelos erros e detalhes, levou qse 1 mês para ser finalizado) e pagamos praticamente metade do preço. Sinceramente não valeu a pena pagar mais barato, pelo perfil e atenção dos fornecedores dava para ter uma noção da qualidade do serviço, talvez tivesse problema com o argentino, mas a postura dele foi diferente, mas enfim... sempre penso nessa postura e transparência, mas o mercado vai na contramão.
 


clubit

Bam-bam-bam
Mensagens
2.462
Reações
7.813
Pontos
453
Eu não acredito nesses milagres, tem exceções (QI e afins), mas nunca tive essa oportunidade, sempre ralei e ralei, então sempre tento ser bem racional com essas tomadas de decisões.

Toda área tem disso, tenho um tio "feirante" e outro que trabalha com obras internas (instalação de dry wall e afins), são áreas que todos falam que pode entrar sem medo e até sem competência que vc tá feito, vc vê milagres e milagres no youtube, mas não é bem assim na prática, fora que em feira, de modo legal (acho que não tem ilegal hoje), vc sofre para entrar e é qse uma máfia como é entrar para distribuidor de gás, quem tá dentro não sai e consegue expandir, mas quem quer entrar, se não tiver um QI gordo, vai se tomar na cabeça.

Uma vez conversando com um argentino que veio ser empreiteiro no Brasil, nesse ramos de interiores, o cara era bom no serviço, tinha conhecimento e know hall, logo cobrava o equivalente a competência dele, "ele sozinho" cobrou par fechar um quarto (2 paredes) com porta, coisa de 14m² no total, R$3.000+material, isso em 2014, ele orçou 3 dias de serviço, a empresa que eu trabalhava, foi pelo preço e fechei com uma empresa que colocou 4 pessoas para trabalhar, levaria 1 semana para terminar (pelos erros e detalhes, levou qse 1 mês para ser finalizado) e pagamos praticamente metade do preço. Sinceramente não valeu a pena pagar mais barato, pelo perfil e atenção dos fornecedores dava para ter uma noção da qualidade do serviço, talvez tivesse problema com o argentino, mas a postura dele foi diferente, mas enfim... sempre penso nessa postura e transparência, mas o mercado vai na contramão.
12 anos de area só acredito no QI
 

goiabo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.219
Reações
6.322
Pontos
803
Pessoas, qual faculdade fazer para ter o diploma, mas estudar por fora em lugares como Udemy, Alura e por conta própria.

Estou próximo dos 40 e decidi mudar de área, vai ser essa, mas como não tenho conhecidos na área para dar uma força, preciso fazer todo processo do 0, falta coragem, mas preciso começar hoje (semestre que vem, na verdade).

Qual salário inicia é possível ingressar na área só com os estudos e sem experiência prática? Vejo tanta variação que nem sei no que acreditar, gente falando que R$800, outros R$5.000 (isso só para começar), enfim, queria saber algo real, sem essa enrolação de quem só quer zoar.

Para mim, teria que começar com um salário de pelo menos uns R$4.500 (pensando que será em +/- 2 anos de estudos), a real é que minha área paga muito mal e estou com sorte na empresa que trabalho, que paga um salário na média de empresa de médio porte (3k), mas arranca sua alma aos poucos, já estou saturando e sem aprender nada, pareço um zumbi aqui, então logo estou na reta final de me tornar ativo fixo ou sair dessa joça. Minha área, paga para quem está iniciando em é média R$1.500,00 e para os mais experientes (meu caso) de R$2.500 a R$3.000, mas é pior que concurso público, 6.000 candidatos para 1 vaga e muitas vezes as empresas pegam um novato para ensinar, ai pagam R$1.800 para a pessoa e ela fica feliz. Então prefiro estudar esses dois anos e sair para ganhar pelo menos a mesma coisa que hoje em algo novo, do que voltar a mendigar um emprego para ganhar a metade.

TI é muito amplo e tem bastante cursos que já te prepara para um trabalho, mesmo que freelance, mas como sou das antigas, caxias e velho para ficar pulando em qualquer oportunidade. Vi que até se consegue emprego só com experiência, mas quem tem o filtro, opa o diploma, tem uma possibilidade maior se tiver conhecimento.

É isso, tenho uns "conhecidos" na área que estão bem hoje, eles me recomendaram fazer qualquer faculdade e a distância mesmo pq não vou aprender nada, terei que fazer cursos por fora, até mesmo aprender pelo youtube se necessário, mas a faculdade só vai dar o diploma e que alguns lugares podem exigir, mas não será ela que fará a seleção e sim o conhecimento comprovado.

Aqui na região, fiquei interessado na EAD da Estácio, é um bom preço e consigo ainda fazer 1 curso mais pontual a cada 3 ou 4 meses.
Se você for fazer 40 anos ainda esse ano, dá p/ se cadastrar no programa da LocaWeb: Quero Ser Dev 40+

https://www.queroserdevlocaweb.com.br/

Eu tenho minhas ressalvas com bootcamps e afins, mas esse parece ser interessante, principalmente pelo foco em formar/escolher pessoas que tem 40 anos ou mais para entrar no mercado. E a Locaweb é uma das maiores empresas nacionais do setor, então não devem oferecer um curso/bootcamp ruim.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Se você for fazer 40 anos ainda esse ano, dá p/ se cadastrar no programa da LocaWeb: Quero Ser Dev 40+

https://www.queroserdevlocaweb.com.br/

Eu tenho minhas ressalvas com bootcamps e afins, mas esse parece ser interessante, principalmente pelo foco em formar/escolher pessoas que tem 40 anos ou mais para entrar no mercado. E a Locaweb é uma das maiores empresas nacionais do setor, então não devem oferecer um curso/bootcamp ruim.
Obrigado, mas vou completar qndo me formar, se ingressar no semestre que vem. O programa ainda servirá, caso eu não tenha conseguido nada.
 
Ultima Edição:

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Povo no reddit tava reclamando, falando que mulheres com 2 meses estudando só postando projetinho bobo no linkedin já conseguiam emprego.
O que mais vejo é mina se f**end0 pra entrar no mercado como todo mundo. Te muita gente boa que não consegue a oportunidade e muita gente ruim com oportunidade caindo no colo a toa.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
1M1yRb.jpg
Muito bom kkkkkkkkkkkkk
 

Temujin

Veterano
Mensagens
144
Reações
363
Pontos
148
Bom, minha opinião sobre entrar e conseguir sucesso na área nos dias de hoje: O cara tem que ter QI literal, ser inteligente e aprender rápido, o cara tem que ser muito persistente e, se vier de outra área que a transferência de experiência não é tão direta, o cara tem que topar começar por baixo.

Vejo muita gente comentando sobre o quem indica, não vou dizer aqui que não acontece, isso facilita por obvio iniciar na área, mas eu seria desonesto se falasse que minha carreira só funcionou por indicação, somente um trabalho eu tive indicação, foi o primeiro trampo e para estagio da faculdade, e eu fui indicado porque eu ajudei essa pessoa na época com as aulas de programação, ele trabalhava como helpdesk numa loja popular de varejo, eu não fiz isso com interesse em mente, eu gostava e sempre gostei de ensinar, ou seja, o QI não é uma via de mão única.

Eu acredito que existam muitas pessoas inteligentes no mundo, mas eu não acho que existam tantas pessoas muito persistentes no mundo, ainda mais quando a pessoa tem preocupações importantes (Ex: Sair do meu emprego que paga pouco mas e garantido? E se não der certo, vou ficar sem um e o outro?), eu mesmo hoje estabilizei na área mas não tenho uma enorme motivação e penso bem antes de topar qualquer coisa, se o mercado tender a saturar o que vai acontecer e o filtro para um tipo bem especifico de pessoas.
 
Ultima Edição:

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.765
Pontos
1.254
Povo no reddit tava reclamando, falando que mulheres com 2 meses estudando só postando projetinho bobo no linkedin já conseguiam emprego.
Uma que eu conheço lá da capitação entrou muito tempo depois de mim (4 ou 5 meses) nem terminou a capacitação e já anunciou essa semana que conseguiu o seu primeiro emprego como Dev.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Bom dia.

É possível programar (o que quer que seja) a nível estudantil com um PC antigo?
Peguei para ler da página 130 para cá, ainda estou em andamento, mas reparei que a galera comenta muito do OS, e que Windows é um empecilho mosntruoso para tal, como não tenho condições de obter outro PC para tal finalidade, menos ainda qualquer mac, minha intenção é instalar algum LINUX (preciso de recomendação para isso) no meu pau velho, só que a configuração dele é:

- Athlon X2 240 (2,8ghz);
- 4gb de ram DDR3 (2x2 1333);
- gpu integrado;
- ssd 120gb.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Bom dia.

É possível programar (o que quer que seja) a nível estudantil com um PC antigo?
Peguei para ler da página 130 para cá, ainda estou em andamento, mas reparei que a galera comenta muito do OS, e que Windows é um empecilho mosntruoso para tal, como não tenho condições de obter outro PC para tal finalidade, menos ainda qualquer mac, minha intenção é instalar algum LINUX (preciso de recomendação para isso) no meu pau velho, só que a configuração dele é:

- Athlon X2 240 (2,8ghz);
- 4gb de ram DDR3 (2x2 1333);
- gpu integrado;
- ssd 120gb.
É possível sim
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
É possível sim, instale um Linux Mint nele, versões XFCE ou MATE.

Meu caro, para o noob aqui, qual a diferença entre eles?
Linux é um OS que tive pouco contato, só usei uma vez para jogar emulador de switch, mas até para instalar o emulador eu tive que obter ajuda aqui no fórum.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Meu caro, para o noob aqui, qual a diferença entre eles?
Linux é um OS que tive pouco contato, só usei uma vez para jogar emulador de switch, mas até para instalar o emulador eu tive que obter ajuda aqui no fórum.
XFCE e MATE são apenas os gerenciadores de janela. Os dois são parecidos, pode escolher na sorte.
Eu pessoalmente prefiro XFCE mas não vai fazer diferença para você.
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
vi uma postagem no linkedin que a mulher disse na entrevista que foi sincera e falou que nao sabia nada e mesmo assim contrataram.....
Isso pode acontecer com qualquer um. eu consegui o meu primeiro estagio dizendo que eu nao sabia nada de rede e tambem nao gostava muito do assunto.
Particulamente, eu nao vejo muitas mulheres na area de infra ou segurança. As que eu vejo são mais programação mesmo.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Isso pode acontecer com qualquer um. eu consegui o meu primeiro estagio dizendo que eu nao sabia nada de rede e tambem nao gostava muito do assunto.
Particulamente, eu nao vejo muitas mulheres na area de infra ou segurança. As que eu vejo são mais programação mesmo.
Esse papinho de Incel que mulher consegue mais fácil as vagas por ser mulher é tão escroto. Mercado ta massacrando todos igualmente.
Linkedin é fic atrás de fic o tempo todo.
 

RodrigoSzLps

Supra-sumo
Mensagens
440
Reações
1.160
Pontos
158
O que mais recomendo é ver qual área primeiro lhe agrada, traçar um roadmap para os seus estudos, video aula + seus projetos. Meu maior erro no estágio foi copiar e colar código.

Enviado de meu SM-A315G usando o Tapatalk
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Esse papinho de Incel que mulher consegue mais fácil as vagas por ser mulher é tão escroto. Mercado ta massacrando todos igualmente.
Linkedin é fic atrás de fic o tempo todo.
Nunca vi mais de 10% de um time composto por mulheres.

Se a situação desses caras está tão ruim que eles acham que esses 10% estão “roubando” as vagas deles, talvez o problema seja outro.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
XFCE e MATE são apenas os gerenciadores de janela. Os dois são parecidos, pode escolher na sorte.
Eu pessoalmente prefiro XFCE mas não vai fazer diferença para você.

Eles são um conjunto de ferramentas que ditam a interface.

Ambos são leves para computadores, porque são bem básicos, não tem muitas animações ou coisas rodando em background.

O XFCE é mais leve, mas é mais feinho que o MATE.

Na dúvida, baixe as duas ISOs e use um programa chamado Ventoy. Ele permite que vc coloque várias distros Linux em um pendrive, para poder ir testando.


O bom do Linux é que ele pode ser testado sem precisar instalar. Qualquer dúvida só chamar lá no tópico de Linux, a galera te ajuda.

screen_uefi.png

Obrigado, vou baixar um e ir me habituando.
 

Kyron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.570
Reações
2.963
Pontos
353
Esse papinho de Incel que mulher consegue mais fácil as vagas por ser mulher é tão escroto. Mercado ta massacrando todos igualmente.
Linkedin é fic atrás de fic o tempo todo.
Discordo e também concordo.

Depende de quem for o gestor da área. Se o cidadão possuir algum distúrbio, vai tratar de captar uma mulher e escolher como se fosse um juri de Miss Universo, mas a verdade é que esse tipo de coisa ninguém ficaria sabendo também.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Esse papinho de Incel que mulher consegue mais fácil as vagas por ser mulher é tão escroto. Mercado ta massacrando todos igualmente.
Linkedin é fic atrás de fic o tempo todo.
Eu vi acontecer bastante, mas convenhamos, isso é coisa que acontece em toda area. Agora que deu uma afinada na oferta de vagas e tem varias empresas de TI que enxugaram seus devs isso de muie conseguir vaga na base charme não ta colando muito nao. Inclusive aqui onde trabalho queriam colocar uma mulher dev e perguntaram minha opiniao,
eu disse que por mim tudo bem, desde que ela soubesse programar q fazer o trabalho não ligo pra genero da pessoa. Claro que a pessoa que queriam colocar nao tinha isso, e quitaram ela antes mesmo de começar, pelo que o dev senior me falou a menina tava sofrendo com HTML... e aconselhou a mesma a estudar mais e tentar novamente no futuro.

Falando em muie na area dev, é dificil ver muitas delas na area, e quanto mais backend for menos ainda vc verá. Eu por exemplo nunca conheci pessoalmente uma programadora de Asm ou C/C++.

Li isso num forum e achei interessante:

"Há menos boas programadoras porque há menos programadoras. É simples assim.
A razão pela qual há menos programadoras em geral também é simples. A maioria das garotas simplesmente não tem interesse em programação, então elas buscam outras carreiras. Eles poderiam ter sido programadores se quisessem.
Isso se estende a mais do que apenas educação. Conheci inúmeras mulheres formadas em ciência da computação que começaram como desenvolvedoras de software e fizeram a transição para gerenciamento de projetos e RH quase imediatamente. Eles tiveram todas as oportunidades de serem programadores, mas simplesmente não quiseram. Isso acontece o tempo todo, e acontece com mais frequência com as mulheres do que com os homens.
Então, como explicamos esse fenômeno? Resumindo ao fato de que homens e mulheres são diferentes. Por alguma razão, os homens estão mais interessados em assuntos técnicos do que as mulheres."
 
Ultima Edição:
Topo Fundo