O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
Full stack em 3 meses :kkk
O cara n aprende nem usar tags semanticamente em HTML em 3 meses, imagina virar full stack.

O q acontece é q o mercado tá carente de mão de obra, um monte de gente querendo entrar na área de paraquedas de olho nos alto salários. O cara compra um curso desse na esperança de arrumar um emprego e acaba se frustrando. Triste.
 

deep dog

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.321
Reações
5.155
Pontos
703
Pode me chamar de chato pra c***lho, mas não, ninguém vira fullstack em três meses.

Esse conceito de fullstack tem sido muito banalizado ultimamente. Um fullstack de verdade é um cara que cobre muito bem qualquer ponta de um sistema. Tanto que na minha visão, não tem como existir "fullstack junior". Você dominar só um ponto do desenvolvimento (backend, por exemplo) já é foda pra c***lho, vem muito com o tempo, com experiência. Aí esses caras que vendem cursos prometem esse monte de bobagem porque realmente é tentador quando se vê isso.

O que eu sugiro é não abraçar o mundo inicialmente. Começa por uma ponta (backend, frontend, banco de dados, infra etc) e vai se aprofundando nisso, com o progresso em qualquer um desses caminhos você acaba esbarrando nos outros e aos poucos as peças vão se juntando.

Mas isso é minha visão, talvez eu que tenha o conceito definido de forma errada na minha cabeça.

Eu no seu lugar não iria por aí. A grade parece legal, realmente o curso parece cobrir muita coisa. Mas com certeza vai ser tudo extremamente superficial, e sem a teoria acho que você pode ficar muito preso às tecnologias que o cara utilizar no curso.

Se você nunca programou, tenta encontrar uns materiais de lógica de programação, estrutura de dados, paradigmas de programação, faz uma caralhada de exercícios de lógica em diversas linguagens (pra focar mais na solução e não ficar preso à sintaxe/semantica de uma linguagem específica). Aqui vou deixar dois links de exercícios de lógica (do básico ao avançado). Parecebem bobos, mas me ajudaram pra c***lho na época da faculdade:


Se você já programa, escolhe uma linguagem e se aprofunda mais nela, estuda como fazer integrações com bancos de dados, como fazer deploy das aplicações feitas com essa linguagem, como disponibilizar endpoints, padrões de projetos e tal.

Não tem atalho nem caminho fácil. É difícil começar, mas vai ficando mais agradável conforme você progride.
Concordo demais.

Eu decidi a uns 4 meses estudar TI pra mudar de mercado no ano que vem, começando do básico mesmo. Já tenho um curso superior, então tenho meio que noção de como são esses cursos ofertados a rodo na internet.

A minha sensação é de que todos eles são basicamente iguais, é apenas uma pincelada do básico, com um pouquinho de detalhes. Você entra em um W3Schools ou FreeCodeCamp e tem mais conteúdo do que um cara faz em 30, 50 vídeos no YouTube ou em um curso que vende caríssimo na web.

Eu vejo que é um mercado nervoso onde tem muita gente esperta se aproveitando pra ganhar dinheiro com isso. Não estão errados, é uma oportunidade. Mas se você não souber escolher o seu conteúdo de estudo correto, é tempo e dinheiro jogado fora.
 

dragonreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.668
Reações
4.625
Pontos
288
Curso é so para ter o papel para limpar a bunda.
Quer aprender? Vai no github, escolhe uma linguagem e copia código dos repositórios de pessoas mais experientes que você. E leia a documentação.
 

NyKiO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.681
Reações
2.068
Pontos
704
Nem é certificações, é QI.

Eu tenho até a CySA+ da comptia (mais outras certificações de rede, ISO e cloud) e tô tendo trabalho de me recolocar na área de segurança, mesmo junior (atualmente sou infra puro no cargo, mas uns 90% sec nas atividades). O que eu tenho feito é aproveitar os eventos online e linkedin para fazer networking.

Vou tirar minha CISSP e onde estou o pessoal não tem pretensão de mudar meu cargo para Sec... Mesmo estando disposto a ganhar "menos" tá difícil achar espaço para entrar na área.

Sobre a cert do zabbix, não esquece de computar o custo da viagem. Não sei se estão fazendo remoto agora mas da ultima vez que vi era só presencial e o canto mais perto para fazer era Fortaleza. (E na boa, zabbix eu nem acho que a certificação tem tanto valor, pessoal quer ver na prática mesmo).

Me manda seu In por MP, ano que vem vamos precisar crescer o time de seg
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Concordo demais.

Eu decidi a uns 4 meses estudar TI pra mudar de mercado no ano que vem, começando do básico mesmo. Já tenho um curso superior, então tenho meio que noção de como são esses cursos ofertados a rodo na internet.

A minha sensação é de que todos eles são basicamente iguais, é apenas uma pincelada do básico, com um pouquinho de detalhes. Você entra em um W3Schools ou FreeCodeCamp e tem mais conteúdo do que um cara faz em 30, 50 vídeos no YouTube ou em um curso que vende caríssimo na web.

Eu vejo que é um mercado nervoso onde tem muita gente esperta se aproveitando pra ganhar dinheiro com isso. Não estão errados, é uma oportunidade. Mas se você não souber escolher o seu conteúdo de estudo correto, é tempo e dinheiro jogado fora.

É isso. Existe uma caralhada de cursos da área, mas a maioria extremamente genéricos. Eu sempre recomendo esses sites de desafios de lógica e o freecodecamp pra quem quer iniciar, pra ter uma ideia inicial de como as coisas são. Se curtir, encaminho pro lado mais teórico pra criar uma boa base.

O mercado tem gente pra c***lho, mas poucos são qualificados. Quem tem uma base boa e sabe o que faz (não precisa nem ser senior, antigão e tal) recebe umas 3 ofertas de emprego no linkedin por semana, no mínimo. Eu me mudei pra sp a trabalho e em 2 anos eu já consegui mais que dobrar meu salário.

O erro da galera é crescer o olho na parte financeira e achar que é fácil entrar no mercado e ganhar grana. Não que seja impossível, mas se for fazer essa porra sem ter o mínimo de afinidade, a chance de dar ruim é altíssima.

Não tive muita gente pra me dar uma força no início, então fico a disposição caso eu tenha como ajudar.
 
Ultima Edição:


Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Venho aqui recomendar o curso de CSS do Maximilliam no Udemy.
Simplesmente sensacional a didatica e o conteúdo.

Precisava fazer um curso bom de css pro meu TCC da pós graduação e abriu muito minha mente e ensinou varias manhas e boas práticas.

Agora vou fazer o avançado que tem lá no Udemy, dizem que é muito bom também.

Porra CSS consegue ser mais complicado que Java.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
Cursos Gratuitos

SENAI









BABOO



ESPECIALIZAT (vários free)



GRAN CURSO ONLINE



LINKEDIN

 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Fullstack em 3 meses? Talvez se tu não dormir em 3 meses e conseguir ficar o tempo todo em cima do código, ainda digo que é impossível.

Eu to como "fullstack" faz dois anos na empresa onde eu trabalho e não sei m**** nenhuma se comparar com pessoas mais seniors lá.
Eles vendem assim "em 3 meses" porque é o cronograma que eles montaram pro curso.
Sei que é impossível ser fullstack em 3 meses. Puro marketing pra mostrar em quanto tempo você termina o curso seguindo o cronograma mesmo.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Eles vendem assim "em 3 meses" porque é o cronograma que eles montaram pro curso.
Sei que é impossível ser fullstack em 3 meses. Puro marketing pra mostrar em quanto tempo você termina o curso seguindo o cronograma mesmo.
ACHO

Que o unico curso Fullstack bom hoje no Brasil é o da Rocketseat, pena o preço ser muito alto.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
ACHO

Que o unico curso Fullstack bom hoje no Brasil é o da Rocketseat, pena o preço ser muito alto.
Eles lançaram um projeto só com cursos gratuitos. Tem mais de 40 cursos no projeto. Sensacional.
Eu to juntando grana pra pegar o deles. Eu pedi reembolso do ali de cima. Seria mais dinheiro pra gente marketeira. Rocketseat além de ter conteúdo incrível e comprovado, tem uma comunidade sensacional.
Irei entrar nela num futuro.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Eles lançaram um projeto só com cursos gratuitos. Tem mais de 40 cursos no projeto. Sensacional.
Eu to juntando grana pra pegar o deles. Eu pedi reembolso do ali de cima. Seria mais dinheiro pra gente marketeira. Rocketseat além de ter conteúdo incrível e comprovado, tem uma comunidade sensacional.
Irei entrar nela num futuro.
Onde isso? Que projeto é esse?
Eu já fiz o curso deles Launchbase na conta de um amigo meu, gostei bastante até, dá pra ter uma noção das coisas.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Onde isso? Que projeto é esse?
Eu já fiz o curso deles Launchbase na conta de um amigo meu, gostei bastante até, dá pra ter uma noção das coisas.
Dashboard | Rocketseat

Só se cadastrar. Tem a parte de Discover que é tudo grátis. Pegando o basicão.
O Gostack é o pago deles que pega a parte mais avançada. O Lauchbase não existe mais que era o curso que pincelava o básico.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Galera, sou formado em ADS desde 2018 e até agora não consegui emprego na área. Sei que minha cidade é fraca pra vagas desse tipo, mas estou bem desanimado e perdido.
As únicas vagas que vejo vez ou outra, é pra desenvolvedor web, mas com experiência e que já manje das linguagens.
Não sei se é pra mim a carreira de desenvolvedor, as vezes tento parar pra estudar mas é tanta linguagem, ferramentas e coisas que pedem, que acabo desistindo. É osso tentar aprender algo sem incentivo.
Já pensei em uma pós tbm, mas vejo que pra T.I é meio que "perca de tempo", pois o que vale é certificado e o que vc sabe fazer.
Faculdade complementar talvez?
Tenho em mente administração ou publicidade e propaganda, pra largar de vez a área...

Alguém que já passou por isso pra me dar uma luz?

Podem me chamar de BABACA se quiserem, mas excepcionalmente hoje vou dar minha opinião.

Passo por situação similar e moro numa região ruim pra c***lho em empregos que não sejam na área médica, administrativa e funcionalismo público, tanto que fiz dois técnicos (um em informática e outro em desenvolvimento de jogos).
O Técnico em informática só consegui o tão necessário estágio pois a minha mãe tinha uma amiga que tinha uma escola de informática.
O Técnico em desenvolvimento de jogos não me formei por não existir empregos muito menos estágios fora de SP, Campinas e BH.

Tem gente que vai querer minha cabeça pelo que irei falar a seguir, MAAAAASSSS...
Trabalho remoto para Iniciante vai ser MUITO MAIS DIFÍCIL de se conseguir do que trabalhando presencialmente.
Você vai precisar de muita experiencia se quiser garantir uma vaga remotamente.

A minha recomendação a você é que (se morar perto das capitais ou de alguma cidade que tenha uma boa base de empregos em TI) pegue um Fretado.
È horrivel, mas é o que muitos INICIANTES na minha região fazem (apesar de ser meio longe) pra conseguir estágio e emprego.
Ou alguns vão trabalhar em SP e voltam dirigindo mesmo.

Outra recomendação que lhe faço é estude o que sua região pode absorver, se forme, consiga um emprego e DEPOIS vá estudando programação por fora.
Eu mesmo estou indo por esse caminho pois praticamente não tenho mais nem como manter PC novo, software (afinal pirataria gera desemprego), material (Conteudo Bom não é barato), etc... E isso aí é carissimo.
Eu mesmo que sou pobre é uma grana muito alta sendo gasta, tanto que to tomando bronca de todo mundo por gastar muito com Computador.

Pelo menos o diploma universitário você já tem.
Dê graças a deus!
Agora o que sobra é se adaptar.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Tem gente que vai querer minha cabeça pelo que irei falar a seguir, MAAAAASSSS...
Trabalho remoto para Iniciante vai ser MUITO MAIS DIFÍCIL de se conseguir do que trabalhando presencialmente.
Você vai precisar de muita experiencia se quiser garantir uma vaga remotamente.

A minha recomendação a você é que (se morar perto das capitais ou de alguma cidade que tenha uma boa base de empregos em TI) pegue um Fretado.
È horrivel, mas é o que muitos INICIANTES na minha região fazem (apesar de ser meio longe) pra conseguir estágio e emprego.
Ou alguns vão trabalhar em SP e voltam dirigindo mesmo.

Por isso que recomendei antes fazer alguns freelas e montar portfolio. Concordo contigo que é bem difícil iniciante conseguir trabalho não supervisionado. Mas isso muda um pouco se você estiver disposto a ganhar um pouco menos porque você vai entregar um serviço um pouco pior.

Conseguindo mostrar experiência e organização para trabalho remoto fica mais fácil conseguir uma vaga.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Galera, sou formado em ADS desde 2018 e até agora não consegui emprego na área. Sei que minha cidade é fraca pra vagas desse tipo, mas estou bem desanimado e perdido.
As únicas vagas que vejo vez ou outra, é pra desenvolvedor web, mas com experiência e que já manje das linguagens.
Não sei se é pra mim a carreira de desenvolvedor, as vezes tento parar pra estudar mas é tanta linguagem, ferramentas e coisas que pedem, que acabo desistindo. É osso tentar aprender algo sem incentivo.
Já pensei em uma pós tbm, mas vejo que pra T.I é meio que "perca de tempo", pois o que vale é certificado e o que vc sabe fazer.
Faculdade complementar talvez?
Tenho em mente administração ou publicidade e propaganda, pra largar de vez a área...

Alguém que já passou por isso pra me dar uma luz?

Cara vamos lá.

Em primeiro lugar, você é formado, ok, mas vc GOSTA do assunto? Vc manja? Formado em 2018 mas não sabe nenhuma linguagem? Alguma coisa não está batendo. Sugiro que faça uma reflexão, pois parece que lhe falta interesse, falta sangue nos olhos. Decida de uma vez, no ano que vem, você vai tentar decolar em TI? Se sim, vá com sangue nos olhos estudar e buscar trabalho e experiência. Ou, abandone de vez e não olhe pra trás, persiga algum outro caminho que te satisfaz. Seja menos passivo, tome uma decisão e persiga agressivamente...pode ser isso que está lhe faltando pra pegar no tranco.

Caso decida seguir em TI, saiba algumas coisas:

  1. Se não tem vaga na sua cidade, procure fora dela. Expanda seus horizontes.
  2. Em TI há muitas oportunidades online, e não precisa necessariamente de emprego fixo. Tem serviços freelance em plataformas online, tem trabalho com mídias sociais, há várias alternativas. Pesquise a respeito. Não se limite.
  3. É PERDA de tempo.
  4. Não fique só parado olhando o trem passar. como disseram aí, produza alguma coisa que sirva de portfólio. Um sistema, uma apostila, um app, um jogo, um blog com artigos da área...ou pelo menos busque alguma certificação que lhe credencie. Vai ser difícil convencer alguem a te contratar se você está estagnado há muito tempo.
  5. O que você sabe fazer, que tipo de emprego está procurando e como? De repente posso ajudar.

Cursos Gratuitos

SENAI









BABOO



ESPECIALIZAT (vários free)



GRAN CURSO ONLINE



LINKEDIN


E aí @mendingo_26 como vc está? Conseguiu trampo na área? Continuo vendo vc atrás dessa montoeira de cursos gratuitos, mas como já falei lá atrás...me parece que isso não tá dando muito resultado.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
Pessoal, estou querendo fazer MBA de Engenharia de Software na FIAP, mas é caro pra c***lho :kwow.
Gostaria de ser convencido por vcs a fazer esse curso em outro lugar. Alguém teria recomendações?

Abçs.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
E aí @mendingo_26 como vc está? Conseguiu trampo na área? Continuo vendo vc atrás dessa montoeira de cursos gratuitos, mas como já falei lá atrás...me parece que isso não tá dando muito resultado.

Por enquanto eu to pensando em terminar o estágio atual porque em maio do ano que vem vai fazer 2 anos e o contrato vai ser encerrado automaticamente, paralelo a isso também vou me formar (só falta pagar 3 matérias), aí to me focando logo em terminar a faculdade com essas 3 matérias e partir para um emprego.

To estudando paralelamente HTML5 + CSS3 + JavaScript (estudando também C#) porque nesse período pandemia estão pedindo muito programadores web. Outra coisa que algumas empresas de infra estão pedindo é certificados, to fazendo aquele curso de infra do Google da Coursera para ter um diferencial no currículo.

EDIT: Uma coisa que eu vejo na área de T.I. no geral é que faltam pessoas que acoselham, que ajudem os outros, to num grupo do Telegram de calouros de ADS mas a galera se quer pedem ajuda, aí eu gosto de pegar esses cursos free e mandar para eles para dar uma injeção de ânimo mas parecem que estão na área por obrigação, tem vezes que o grupo passa semanas e todo mundo calado, só pedem ajuda para coisas triviais da faculdade, sinceramente eu fico preocupado com essa galera.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Por enquanto eu to pensando em terminar o estágio atual porque em maio do ano que vem vai fazer 2 anos e o contrato vai ser encerrado automaticamente, paralelo a isso também vou me formar (só falta pagar 3 matérias), aí to me focando logo em terminar a faculdade com essas 3 matérias e partir para um emprego.

To estudando paralelamente HTML5 + CSS3 + JavaScript (estudando também C#) porque nesse período pandemia estão pedindo muito programadores web. Outra coisa que algumas empresas de infra estão pedindo é certificados, to fazendo aquele curso de infra do Google da Coursera para ter um diferencial no currículo.

EDIT: Uma coisa que eu vejo na área de T.I. no geral é que faltam pessoas que acoselham, que ajudem os outros, to num grupo do Telegram de calouros de ADS mas a galera se quer pedem ajuda, aí eu gosto de pegar esses cursos free e mandar para eles para dar uma injeção de ânimo mas parecem que estão na área por obrigação, tem vezes que o grupo passa semanas e todo mundo calado, só pedem ajuda para coisas triviais da faculdade, sinceramente eu fico preocupado com essa galera.
Isso aí. Infra = certificado.

Repito o que eu já disse tempos atrás, tem dev demais no mercado e arquiteto de menos. Segurança de dados acho que está em alta tambem, com esses casos recentes de hacker sequestrando dados então, até de gente graúda, empresas grandes, supremas cortes e tal....esse tema vai explodir.

FIco perdido vendo vocês obcecados em dev, fullstack....e ninguém se qualifica pra infra que está carente, cheio de oportunidades, dentro e fora do Brasil.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
Isso aí. Infra = certificado.

Repito o que eu já disse tempos atrás, tem dev demais no mercado e arquiteto de menos. Segurança de dados acho que está em alta tambem, com esses casos recentes de hacker sequestrando dados então, até de gente graúda, empresas grandes, supremas cortes e tal....esse tema vai explodir.

FIco perdido vendo vocês obcecados em dev, fullstack....e ninguém se qualifica pra infra que está carente, cheio de oportunidades, dentro e fora do Brasil.

Aqui pelo menos uns 4 meses eu vejo de cada 6 empresas, 5 pedem web e 1 pedem infra com certificado. Na infojobs essa infra que pedia certificado tinha menos de 10 pessoas na vagas, já de web tinha mais de 20 para cada vaga, infelizmente o pessoal pega logo web porque o retorno é mais rápido, ainda bem que o meu estágio foca mais em infra do que web.

Depois que terminar esse curso do Google, vou partir para algum da Amazon ou Azure
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Acredito que o foco maior em dev seja pela quantidade de vagas abertas. Existem muito mais vagas para desenvolvedor do que para as outras áreas de TI. Uma empresa não usa (não estou dizendo que não precisa, estou dizendo que não é a realidade atual) uma equipe grande de segurança, geralmente terceiriza infra (ou tem uma equipe pequena pra isso), mas vaga pra dev tem pra c***lho em qualquer empresa.

E também acredito que mesmo quem quer rumar pra essas outras vertentes precisa manjar o mínimo de dev. É mais fácil fazer um bom trabalho em infra/segurança se você conhece bem o que tua infra vai sustentar ou o que tuas políticas de segurança vão defender.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
Acredito que o foco maior em dev seja pela quantidade de vagas abertas. Existem muito mais vagas para desenvolvedor do que para as outras áreas de TI. Uma empresa não usa (não estou dizendo que não precisa, estou dizendo que não é a realidade atual) uma equipe grande de segurança, geralmente terceiriza infra (ou tem uma equipe pequena pra isso), mas vaga pra dev tem pra c***lho em qualquer empresa.

E também acredito que mesmo quem quer rumar pra essas outras vertentes precisa manjar o mínimo de dev. É mais fácil fazer um bom trabalho em infra/segurança se você conhece bem o que tua infra vai sustentar ou o que tuas políticas de segurança vão defender.

Mas também a galera só foca em web como disse o @Comedor de Caixinha , um amigo meu conseguiu um emprego na parte de infra + dev por causa desse último estágio que só focava em infra, muitas das coisas de infra eu ensinei para ele e na parte de desenvolvimento web ele me ensinou muito. Chegava a ser engraçado alguns momentos porque ele era desenvolvedor PHP mas se quer sabia como detectar problemas na parte infra (servidor / redes / manutenção / monitoramento).

Cada vez mais vejo as empresas / pessoas pedindo especialização mas para procurar emprego fica cada vez mais difícil, sabendo o básico de infra isso abre muitas portas, ainda mais em lugares descentralizados de polos industriais como aqui no nordeste, direto recebo notificação no Linkedin de empresas para a função de infra principalmente em SP e as vezes fico pensando como a galera que mora aí são sortudas e não reconhecem isso, na maioria das vezes que conversei com a galera direto eles pensam que a parte de infra está relacionado a ser técnico de manutenção de micro.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Acho tambem que dev é meio que a porta de entrada pro mercado, gosto de ver dev como o peao da ti, sem querer desmerecer nenhuma profissao, mas mais sobre ter um limite pra crescer.

E quantidade de vagas, sera que em infra não seria relativamente mais facil ate? Tem menos vagas, mas tem menos gente disputando, e menos ainda bem qualificadas.

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
1608065707059
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Mas também a galera só foca em web como disse o @Comedor de Caixinha , um amigo meu conseguiu um emprego na parte de infra + dev por causa desse último estágio que só focava em infra, muitas das coisas de infra eu ensinei para ele e na parte de desenvolvimento web ele me ensinou muito. Chegava a ser engraçado alguns momentos porque ele era desenvolvedor PHP mas se quer sabia como detectar problemas na parte infra (servidor / redes / manutenção / monitoramento).

Cada vez mais vejo as empresas / pessoas pedindo especialização mas para procurar emprego fica cada vez mais difícil, sabendo o básico de infra isso abre muitas portas, ainda mais em lugares descentralizados de polos industriais como aqui no nordeste, direto recebo notificação no Linkedin de empresas para a função de infra principalmente em SP e as vezes fico pensando como a galera que mora aí são sortudas e não reconhecem isso, na maioria das vezes que conversei com a galera direto eles pensam que a parte de infra está relacionado a ser técnico de manutenção de micro.

São Paulo realmente é uma mina de ouro, velho. Aqui tem muita vaga pra tudo que é perfil.
Mas é o que eu falei uns posts atrás, não adianta simplesmente vir pra sp e achar que amanhã vai estar contratado. Pra conseguir bons salários, geralmente o cara precisa ser minimamente bom também.

A "sorte" é que tem tanto cara ruim, que se você tiver o mínimo de noção do que faz, fica fácil arrumar alguma coisa.


Acho tambem que dev é meio que a porta de entrada pro mercado, gosto de ver dev como o peao da ti, sem querer desmerecer nenhuma profissao, mas mais sobre ter um limite pra crescer.

E quantidade de vagas, sera que em infra não seria relativamente mais facil ate? Tem menos vagas, mas tem menos gente disputando, e menos ainda bem qualificadas.

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk

Eu conheço pouco dessas outras vagas, mas em algumas empresas tive a chance de ter contato com essa galera e parece que o número baixo de vagas dificulta um pouco a busca por emprego, mesmo aqui em São Paulo. Já desenvolvedor eu nunca vi sem emprego por aqui.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Acho que DevOps é um caminho interessante, já que dá para brincar com os dois lados.

Não sei se já falei, mas trabalho em uma empresa mista ligada a um banco, a infra aqui é gigantesca, tem tudo quanto é sabor de equipamento e SOs aqui.

Sou concursado, mas a nível médio, mas ainda assim explorei minha formação para ganhar uns terrenos. Antes estava em um setor administrativo e produzia relatórios excel, no Power BI e até um painel gerencial, onde eu e meu Gerente dávamos manutenção em um sistema PHP.

Em setembro fui chamado para atuar como NOC (Network Operation Center) nos datacenters de Brasília e São Paulo. Está sendo uma experiência bem interessante, vai upar bastante o meu currículo, pois há problemas bem diferentes todos os dias.

Aqui sempre tem processos seletivos para cargos mais altos, até então eu não concorria por não me achar tão qualificado assim. Mas agora estou com uma visão diferente e vejo que seguir a rota de DevOps é interessante porque posso upar duas coisas ao mesmo tempo, o trabalho com infra e o trabalho com Dev.

Na parte de infra, os caminhos por aqui são Azure, QLink, Red Hat, Oracle, SUSE, VMWare e Cisco.
Na parte de Dev, Java.

Então é estudar!

devops.png

Não esquece de colocar o Sec :klingua

Mas é justamente o caminho que eu tô seguindo, só que eu venho de infra. Meu caminho está sendo de Infra para security e estou aprendendo um pouco de agile e dev para poder atuar com devsecops também.
 

Dick Sander

Bam-bam-bam
Mensagens
1.106
Reações
3.536
Pontos
288
Podem me chamar de BABACA se quiserem, mas excepcionalmente hoje vou dar minha opinião.

Passo por situação similar e moro numa região ruim pra c***lho em empregos que não sejam na área médica, administrativa e funcionalismo público, tanto que fiz dois técnicos (um em informática e outro em desenvolvimento de jogos).
O Técnico em informática só consegui o tão necessário estágio pois a minha mãe tinha uma amiga que tinha uma escola de informática.
O Técnico em desenvolvimento de jogos não me formei por não existir empregos muito menos estágios fora de SP, Campinas e BH.

Tem gente que vai querer minha cabeça pelo que irei falar a seguir, MAAAAASSSS...
Trabalho remoto para Iniciante vai ser MUITO MAIS DIFÍCIL de se conseguir do que trabalhando presencialmente.
Você vai precisar de muita experiencia se quiser garantir uma vaga remotamente.

A minha recomendação a você é que (se morar perto das capitais ou de alguma cidade que tenha uma boa base de empregos em TI) pegue um Fretado.
È horrivel, mas é o que muitos INICIANTES na minha região fazem (apesar de ser meio longe) pra conseguir estágio e emprego.
Ou alguns vão trabalhar em SP e voltam dirigindo mesmo.

Outra recomendação que lhe faço é estude o que sua região pode absorver, se forme, consiga um emprego e DEPOIS vá estudando programação por fora.
Eu mesmo estou indo por esse caminho pois praticamente não tenho mais nem como manter PC novo, software (afinal pirataria gera desemprego), material (Conteudo Bom não é barato), etc... E isso aí é carissimo.
Eu mesmo que sou pobre é uma grana muito alta sendo gasta, tanto que to tomando bronca de todo mundo por gastar muito com Computador.

Pelo menos o diploma universitário você já tem.
Dê graças a deus!
Agora o que sobra é se adaptar.
Só falou verdades! A m**** na área de TI é tanta, que tem gente que praticamente paga pra trabalhar.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
DevSecSops. Gostei do nome.

Cybercops.jpg


Vou olhar assim, tava vendo os vídeos do Gabriel Pato e achando bem interessante.

Pessoal daqui estava bem ativo por conta das histórias de ransonware nas empresas. É uma boa estudar também, valeu.

Um vídeo curtinho sobre:


Eu já estou ficando de boas... toda patch tuesday é um show de horrores, ou o cara tem um infarto ou aprende a lidar com isso.

Ramsonware é "tranquilo" se você tem backup decente, monitora e utiliza boas ferramentas (firewall, antimalware... etc). Mas pegar um é bem estressante de qualquer forma. Danado que sempre tem algo que não tá 100% e que termina sendo o calcanhar de Aquiles. Aquela exceção para o diretor, sistemas bem desatualizados... sempre aparece algum descuido que termina ferrando tudo.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Alguém ai é web designer? Queria saber o quão necessário é entender de photoshop hoje em dia pra essa área.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Alguém pode dar o caminho para um noob?

Gostaria de entrar no mundo da TI.
E pelo que vi, aprender python é um bom caminho aparentemente... Quais caminhos indicam?
Tks.

Edit.

Estou considerando entrar nessa graduação pra ter um canudo, e em parelo focar no Python...

160691
160692
 
Topo Fundo