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Postando nesse topico que frequentei a alguns anos, na epoca o grande @Comedor de Caixinha me deu algumas dicas, quais eu agradeço muito, o cara é fera
Trampo como suporte numa empresa grande de petroleo e ... estou CANSADO de Help Desk, isso não é vida (rindo de nervoso)
Comecei como estagiario e antes do meu contrato acabar, fui contratado (o que não é comum, eles esperam o tempo total de contrato). Entrei como Assistente e segurava o escritório sozinho em muitas vezes, já que meu colega de trabalho viajava para a matriz. De todas as filiais, eu era o único que segurava 'sozinho' o escritório, até porque o meu colega era supervisor, ele não suportava o helpdesk.
Após um tempo chegou um estagiario e melhorou muito, eu podia ensinar a ele e ter uma ajuda, foi muito bom. Até que um dia, meu superior do office saiu e fiquei sozinho com o estagiario. Nesse tempo subi para Assistente Pleno.
Ai veio o pulo do gato (oportunidade que eu não via na época, mas meu colega viu, além de curtir a área) o estagiario terminou a faculdade e viu uma oportunidade offshore (digamos que ser do TI ajudava, mas a função não era de TI claro, era automação). Em conversas com meu gerente e o gerente offshore ele fez alguns cursos e foi. Fiquei feliz por ele, mas nesse período foi tenso, fiquei mais de 1 ano sozinho no escritório.
E o pior é que o estagiario era muito bom, sendo sincero, nós daqui do escritorio + 1 analista da matriz eramos os mais requisitado para suporte, pois nós sabiamos bastante e não eramos 'secos' como os outros analistas (as vezes é ruim ser bom, porque todo mundo vem direto na gente e pula o processo de ajudas, mas enfim kk)
Após esse tempo todo sozinho, terminei a faculdade (era formado em petroleo e gas e iniciei sistemas antes de entrar na empresa) e no inicio do ano passado me contratam um assistente que piorava tudo! Eu tinha que ficar parando meu serviço pra corrigir o trabalho dele e não era porque ele era iniciante (na vdd ele tinha varios anos de exp. como estagiario\assistente em outra empresa) mas era desleixado. Chegava 9~10h quase todo dia e tinha dia que FALTAVA sem motivo.
Como estamos longe dos chefes, ele aproveitava, mas todo mundo do office viu e reportava. Quando chegou no momento que saiu do controle (feriado que era pra ele vir ao office, pois tirei licença, ele não veio e o office ficou sem TI e como todos conheciam a mim e não ele, ficaram pistola comigo, me ligando em casa) meu gestor dispensou ele. Mais alguns meses sozinho, ate que contratam um novo assistente, no meio do ano passado, mas esse é firmeza, o cara é bom, trabalhava no predio ao lado. Mais novo que eu e ja tem filho, tem responsabilidade, ajuda bem.
Nesse período iniciei um MBA em Gestão de Qualidade que termino agora em Dezembro. No final do ano passado, fui promovido a analista de TI depois de 5 anos e me 'prometeram' alguns suportes diferenciados: eu ir saindo aos poucos do helpdesk e ficar só com parte offshore, telefonia, começar ver servidores, etc. Me animei muito, pois era o que sempre quis. Analista e parar de atender chamado igual louco, mas ... até agora nada. Entrou supervisor novo, mas já percebi que como ele viu que sou bom e todos me recomendam, joga tudo pra mim. E esse stress todo estava me afetando muito e minha noiva está gravida, e ate o fim do ano vou morar no meu apartamento que está terminando de construir, enfim, muita coisa acontecendo e eu só ganhando 'toma conta disso'.
Sei que o comedor de caixinhas vai falar que to sendo floco de neve e tem gente que ganha 900 conto pra quebrar pedra e ta feliz mas estou cansado de help desk e o ruim é que nunca curti e nem curto programação. Amigos meus que trampam em SP com isso ja me chamaram mas não senti confiança em mim mesmo, pois é uma área "nova" (que nunca fui chegado, só fiz na faculdade pq tinha que fazer). Estou cansado de ser refém da minha qualidade (quando eu falo isso, não é pra me gabar, mas escuto todo dia, sem mentira, reclamação de analista X ou Y, e a clássica "Você resolve sempre, quebra essa ai". Sempre fui cordial e dava atenção até resolver, coisa que outros analistas empurram pra outro resolver e dane-se). Se tivesse um maior enfoque em qualidade, porra, seria outra coisa. Atendeu mal ? Toma esporro e atende mais chamados. Atendeu bem ? Parabéns, você é bom pra empresa. Nem falo de grana, mas manter pessoas que você escuta reclamação desde que entrou na empresa e o cara lá... mas o problema pode ser eu que sou exigente demais comigo mesmo, seilá.
E antes que falem: "ah estão te botando responsabilidade pra saber se você é fera mesmo" eu não acredito. Senão não teriam 'prometido' me tirar do helpdesk mas só me passam mais 'projetos' pra ficar de olho. Projetos esses que qualquer um atenderia. Se em 6 anos não tem confiança em mim, ou é porque estou longe da filial, como disse o comedor um dia, ou é porque não tem oportunidades mesmo e vão me enganar\segurar pra sempre no help desk ou eu sou ruim mesmo e não sei disso.
Atualizei meu perfil no Linkedin e até mandei uns curriculos pra Irlanda, mas é obvio que ngm vai contratar um brasileiro e gastar com burocracia em plena pandemia, quando tem gente lá mais barato. E vaga pra SP, está um horror. Pois se não for dev ou banco de dados, só resta helpdesk. Ai pra ganhar 2k (menos do que ganho hoje) e ter que subir serra pra ser helpdesk tbm não tem jeito. Percebi que estou num limbo: nao tenho qualificação para servidor\banco de dados\dev mas não quero trabalhar de helpdesk. Decidi que até o fim do ano, antes de terminar o MBA, irei começar algum curso de Azure ou AWS. Como não curto dev, me resta infra e redes. Na faculdade curtia mais redes, mas acredito que irei levar mais tempo pra ficar bom mesmo e concorrer com o mercado. Acho que em servidores tenho mais chances (um rapaz de servidores da minha empresa teve um curso de Azure pago pela minha empresa e recomendou, e sim, tentei entrar nesse time, mas enfim...)
Caso esteja falando m****, por favor me corrijam claro. De qualquer modo, meu foco será Azure pq nao deve ter tanta programação.
Enfim, só um desabafo de alguém que está 6 anos atendendo chamados e quer fazer algo de verdade. Acredito que o meu salario para helpdesk nao seja ruim, mas o problema nao é grana, é o trabalho mesmo. Sinto que meu trabalho é 'limpar cagadas dos outros', um gari é mais importante (afinal, se o gari não varrer o chão, alem de doenças, quando chover, teremos enchentes) Eu queria pela primeira vez fazer algo, olhar pra tras e falar fiz isso!
E conversando com alguns colegas de helpdesk sinto o mesmo pensamento. Talvez essa quarentena tenha piorado nossas sensações (claro, estou trabalhando MUITO MAIS agora que antes, estou com saudades do escritorio hehe). Que tudo melhore para nós, sofredores digitais hehe.
Abraços.
Trampo como suporte numa empresa grande de petroleo e ... estou CANSADO de Help Desk, isso não é vida (rindo de nervoso)
Comecei como estagiario e antes do meu contrato acabar, fui contratado (o que não é comum, eles esperam o tempo total de contrato). Entrei como Assistente e segurava o escritório sozinho em muitas vezes, já que meu colega de trabalho viajava para a matriz. De todas as filiais, eu era o único que segurava 'sozinho' o escritório, até porque o meu colega era supervisor, ele não suportava o helpdesk.
Após um tempo chegou um estagiario e melhorou muito, eu podia ensinar a ele e ter uma ajuda, foi muito bom. Até que um dia, meu superior do office saiu e fiquei sozinho com o estagiario. Nesse tempo subi para Assistente Pleno.
Ai veio o pulo do gato (oportunidade que eu não via na época, mas meu colega viu, além de curtir a área) o estagiario terminou a faculdade e viu uma oportunidade offshore (digamos que ser do TI ajudava, mas a função não era de TI claro, era automação). Em conversas com meu gerente e o gerente offshore ele fez alguns cursos e foi. Fiquei feliz por ele, mas nesse período foi tenso, fiquei mais de 1 ano sozinho no escritório.
E o pior é que o estagiario era muito bom, sendo sincero, nós daqui do escritorio + 1 analista da matriz eramos os mais requisitado para suporte, pois nós sabiamos bastante e não eramos 'secos' como os outros analistas (as vezes é ruim ser bom, porque todo mundo vem direto na gente e pula o processo de ajudas, mas enfim kk)
Após esse tempo todo sozinho, terminei a faculdade (era formado em petroleo e gas e iniciei sistemas antes de entrar na empresa) e no inicio do ano passado me contratam um assistente que piorava tudo! Eu tinha que ficar parando meu serviço pra corrigir o trabalho dele e não era porque ele era iniciante (na vdd ele tinha varios anos de exp. como estagiario\assistente em outra empresa) mas era desleixado. Chegava 9~10h quase todo dia e tinha dia que FALTAVA sem motivo.
Como estamos longe dos chefes, ele aproveitava, mas todo mundo do office viu e reportava. Quando chegou no momento que saiu do controle (feriado que era pra ele vir ao office, pois tirei licença, ele não veio e o office ficou sem TI e como todos conheciam a mim e não ele, ficaram pistola comigo, me ligando em casa) meu gestor dispensou ele. Mais alguns meses sozinho, ate que contratam um novo assistente, no meio do ano passado, mas esse é firmeza, o cara é bom, trabalhava no predio ao lado. Mais novo que eu e ja tem filho, tem responsabilidade, ajuda bem.
Nesse período iniciei um MBA em Gestão de Qualidade que termino agora em Dezembro. No final do ano passado, fui promovido a analista de TI depois de 5 anos e me 'prometeram' alguns suportes diferenciados: eu ir saindo aos poucos do helpdesk e ficar só com parte offshore, telefonia, começar ver servidores, etc. Me animei muito, pois era o que sempre quis. Analista e parar de atender chamado igual louco, mas ... até agora nada. Entrou supervisor novo, mas já percebi que como ele viu que sou bom e todos me recomendam, joga tudo pra mim. E esse stress todo estava me afetando muito e minha noiva está gravida, e ate o fim do ano vou morar no meu apartamento que está terminando de construir, enfim, muita coisa acontecendo e eu só ganhando 'toma conta disso'.
Sei que o comedor de caixinhas vai falar que to sendo floco de neve e tem gente que ganha 900 conto pra quebrar pedra e ta feliz mas estou cansado de help desk e o ruim é que nunca curti e nem curto programação. Amigos meus que trampam em SP com isso ja me chamaram mas não senti confiança em mim mesmo, pois é uma área "nova" (que nunca fui chegado, só fiz na faculdade pq tinha que fazer). Estou cansado de ser refém da minha qualidade (quando eu falo isso, não é pra me gabar, mas escuto todo dia, sem mentira, reclamação de analista X ou Y, e a clássica "Você resolve sempre, quebra essa ai". Sempre fui cordial e dava atenção até resolver, coisa que outros analistas empurram pra outro resolver e dane-se). Se tivesse um maior enfoque em qualidade, porra, seria outra coisa. Atendeu mal ? Toma esporro e atende mais chamados. Atendeu bem ? Parabéns, você é bom pra empresa. Nem falo de grana, mas manter pessoas que você escuta reclamação desde que entrou na empresa e o cara lá... mas o problema pode ser eu que sou exigente demais comigo mesmo, seilá.
E antes que falem: "ah estão te botando responsabilidade pra saber se você é fera mesmo" eu não acredito. Senão não teriam 'prometido' me tirar do helpdesk mas só me passam mais 'projetos' pra ficar de olho. Projetos esses que qualquer um atenderia. Se em 6 anos não tem confiança em mim, ou é porque estou longe da filial, como disse o comedor um dia, ou é porque não tem oportunidades mesmo e vão me enganar\segurar pra sempre no help desk ou eu sou ruim mesmo e não sei disso.
Atualizei meu perfil no Linkedin e até mandei uns curriculos pra Irlanda, mas é obvio que ngm vai contratar um brasileiro e gastar com burocracia em plena pandemia, quando tem gente lá mais barato. E vaga pra SP, está um horror. Pois se não for dev ou banco de dados, só resta helpdesk. Ai pra ganhar 2k (menos do que ganho hoje) e ter que subir serra pra ser helpdesk tbm não tem jeito. Percebi que estou num limbo: nao tenho qualificação para servidor\banco de dados\dev mas não quero trabalhar de helpdesk. Decidi que até o fim do ano, antes de terminar o MBA, irei começar algum curso de Azure ou AWS. Como não curto dev, me resta infra e redes. Na faculdade curtia mais redes, mas acredito que irei levar mais tempo pra ficar bom mesmo e concorrer com o mercado. Acho que em servidores tenho mais chances (um rapaz de servidores da minha empresa teve um curso de Azure pago pela minha empresa e recomendou, e sim, tentei entrar nesse time, mas enfim...)
Caso esteja falando m****, por favor me corrijam claro. De qualquer modo, meu foco será Azure pq nao deve ter tanta programação.
Enfim, só um desabafo de alguém que está 6 anos atendendo chamados e quer fazer algo de verdade. Acredito que o meu salario para helpdesk nao seja ruim, mas o problema nao é grana, é o trabalho mesmo. Sinto que meu trabalho é 'limpar cagadas dos outros', um gari é mais importante (afinal, se o gari não varrer o chão, alem de doenças, quando chover, teremos enchentes) Eu queria pela primeira vez fazer algo, olhar pra tras e falar fiz isso!
E conversando com alguns colegas de helpdesk sinto o mesmo pensamento. Talvez essa quarentena tenha piorado nossas sensações (claro, estou trabalhando MUITO MAIS agora que antes, estou com saudades do escritorio hehe). Que tudo melhore para nós, sofredores digitais hehe.
Abraços.