O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Postando nesse topico que frequentei a alguns anos, na epoca o grande @Comedor de Caixinha me deu algumas dicas, quais eu agradeço muito, o cara é fera

Trampo como suporte numa empresa grande de petroleo e ... estou CANSADO de Help Desk, isso não é vida :kkk (rindo de nervoso)

Comecei como estagiario e antes do meu contrato acabar, fui contratado (o que não é comum, eles esperam o tempo total de contrato). Entrei como Assistente e segurava o escritório sozinho em muitas vezes, já que meu colega de trabalho viajava para a matriz. De todas as filiais, eu era o único que segurava 'sozinho' o escritório, até porque o meu colega era supervisor, ele não suportava o helpdesk.
Após um tempo chegou um estagiario e melhorou muito, eu podia ensinar a ele e ter uma ajuda, foi muito bom. Até que um dia, meu superior do office saiu e fiquei sozinho com o estagiario. Nesse tempo subi para Assistente Pleno.
Ai veio o pulo do gato (oportunidade que eu não via na época, mas meu colega viu, além de curtir a área) o estagiario terminou a faculdade e viu uma oportunidade offshore (digamos que ser do TI ajudava, mas a função não era de TI claro, era automação). Em conversas com meu gerente e o gerente offshore ele fez alguns cursos e foi. Fiquei feliz por ele, mas nesse período foi tenso, fiquei mais de 1 ano sozinho no escritório.
E o pior é que o estagiario era muito bom, sendo sincero, nós daqui do escritorio + 1 analista da matriz eramos os mais requisitado para suporte, pois nós sabiamos bastante e não eramos 'secos' como os outros analistas (as vezes é ruim ser bom, porque todo mundo vem direto na gente e pula o processo de ajudas, mas enfim kk)
Após esse tempo todo sozinho, terminei a faculdade (era formado em petroleo e gas e iniciei sistemas antes de entrar na empresa) e no inicio do ano passado me contratam um assistente que piorava tudo! Eu tinha que ficar parando meu serviço pra corrigir o trabalho dele e não era porque ele era iniciante (na vdd ele tinha varios anos de exp. como estagiario\assistente em outra empresa) mas era desleixado. Chegava 9~10h quase todo dia e tinha dia que FALTAVA sem motivo.
Como estamos longe dos chefes, ele aproveitava, mas todo mundo do office viu e reportava. Quando chegou no momento que saiu do controle (feriado que era pra ele vir ao office, pois tirei licença, ele não veio e o office ficou sem TI e como todos conheciam a mim e não ele, ficaram pistola comigo, me ligando em casa) meu gestor dispensou ele. Mais alguns meses sozinho, ate que contratam um novo assistente, no meio do ano passado, mas esse é firmeza, o cara é bom, trabalhava no predio ao lado. Mais novo que eu e ja tem filho, tem responsabilidade, ajuda bem.
Nesse período iniciei um MBA em Gestão de Qualidade que termino agora em Dezembro. No final do ano passado, fui promovido a analista de TI depois de 5 anos e me 'prometeram' alguns suportes diferenciados: eu ir saindo aos poucos do helpdesk e ficar só com parte offshore, telefonia, começar ver servidores, etc. Me animei muito, pois era o que sempre quis. Analista e parar de atender chamado igual louco, mas ... até agora nada. Entrou supervisor novo, mas já percebi que como ele viu que sou bom e todos me recomendam, joga tudo pra mim. E esse stress todo estava me afetando muito e minha noiva está gravida, e ate o fim do ano vou morar no meu apartamento que está terminando de construir, enfim, muita coisa acontecendo e eu só ganhando 'toma conta disso'.

Sei que o comedor de caixinhas vai falar que to sendo floco de neve e tem gente que ganha 900 conto pra quebrar pedra e ta feliz :kkk mas estou cansado de help desk e o ruim é que nunca curti e nem curto programação. Amigos meus que trampam em SP com isso ja me chamaram mas não senti confiança em mim mesmo, pois é uma área "nova" (que nunca fui chegado, só fiz na faculdade pq tinha que fazer). Estou cansado de ser refém da minha qualidade (quando eu falo isso, não é pra me gabar, mas escuto todo dia, sem mentira, reclamação de analista X ou Y, e a clássica "Você resolve sempre, quebra essa ai". Sempre fui cordial e dava atenção até resolver, coisa que outros analistas empurram pra outro resolver e dane-se). Se tivesse um maior enfoque em qualidade, porra, seria outra coisa. Atendeu mal ? Toma esporro e atende mais chamados. Atendeu bem ? Parabéns, você é bom pra empresa. Nem falo de grana, mas manter pessoas que você escuta reclamação desde que entrou na empresa e o cara lá... mas o problema pode ser eu que sou exigente demais comigo mesmo, seilá.

E antes que falem: "ah estão te botando responsabilidade pra saber se você é fera mesmo" eu não acredito. Senão não teriam 'prometido' me tirar do helpdesk mas só me passam mais 'projetos' pra ficar de olho. Projetos esses que qualquer um atenderia. Se em 6 anos não tem confiança em mim, ou é porque estou longe da filial, como disse o comedor um dia, ou é porque não tem oportunidades mesmo e vão me enganar\segurar pra sempre no help desk ou eu sou ruim mesmo e não sei disso.

Atualizei meu perfil no Linkedin e até mandei uns curriculos pra Irlanda, mas é obvio que ngm vai contratar um brasileiro e gastar com burocracia em plena pandemia, quando tem gente lá mais barato. E vaga pra SP, está um horror. Pois se não for dev ou banco de dados, só resta helpdesk. Ai pra ganhar 2k (menos do que ganho hoje) e ter que subir serra pra ser helpdesk tbm não tem jeito. Percebi que estou num limbo: nao tenho qualificação para servidor\banco de dados\dev mas não quero trabalhar de helpdesk. Decidi que até o fim do ano, antes de terminar o MBA, irei começar algum curso de Azure ou AWS. Como não curto dev, me resta infra e redes. Na faculdade curtia mais redes, mas acredito que irei levar mais tempo pra ficar bom mesmo e concorrer com o mercado. Acho que em servidores tenho mais chances (um rapaz de servidores da minha empresa teve um curso de Azure pago pela minha empresa e recomendou, e sim, tentei entrar nesse time, mas enfim...)
Caso esteja falando m****, por favor me corrijam claro. De qualquer modo, meu foco será Azure pq nao deve ter tanta programação.

Enfim, só um desabafo de alguém que está 6 anos atendendo chamados e quer fazer algo de verdade. Acredito que o meu salario para helpdesk nao seja ruim, mas o problema nao é grana, é o trabalho mesmo. Sinto que meu trabalho é 'limpar cagadas dos outros', um gari é mais importante (afinal, se o gari não varrer o chão, alem de doenças, quando chover, teremos enchentes) Eu queria pela primeira vez fazer algo, olhar pra tras e falar fiz isso!

E conversando com alguns colegas de helpdesk sinto o mesmo pensamento. Talvez essa quarentena tenha piorado nossas sensações (claro, estou trabalhando MUITO MAIS agora que antes, estou com saudades do escritorio hehe). Que tudo melhore para nós, sofredores digitais hehe.

Abraços.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Desculpa o double post, mas esse deve ter sido meu post mais longo na OS, resumo da minha vida de TI, que isso :kkk
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
Postando nesse topico que frequentei a alguns anos, na epoca o grande @Comedor de Caixinha me deu algumas dicas, quais eu agradeço muito, o cara é fera

Trampo como suporte numa empresa grande de petroleo e ... estou CANSADO de Help Desk, isso não é vida :kkk (rindo de nervoso)

Comecei como estagiario e antes do meu contrato acabar, fui contratado (o que não é comum, eles esperam o tempo total de contrato). Entrei como Assistente e segurava o escritório sozinho em muitas vezes, já que meu colega de trabalho viajava para a matriz. De todas as filiais, eu era o único que segurava 'sozinho' o escritório, até porque o meu colega era supervisor, ele não suportava o helpdesk.
Após um tempo chegou um estagiario e melhorou muito, eu podia ensinar a ele e ter uma ajuda, foi muito bom. Até que um dia, meu superior do office saiu e fiquei sozinho com o estagiario. Nesse tempo subi para Assistente Pleno.
Ai veio o pulo do gato (oportunidade que eu não via na época, mas meu colega viu, além de curtir a área) o estagiario terminou a faculdade e viu uma oportunidade offshore (digamos que ser do TI ajudava, mas a função não era de TI claro, era automação). Em conversas com meu gerente e o gerente offshore ele fez alguns cursos e foi. Fiquei feliz por ele, mas nesse período foi tenso, fiquei mais de 1 ano sozinho no escritório.
E o pior é que o estagiario era muito bom, sendo sincero, nós daqui do escritorio + 1 analista da matriz eramos os mais requisitado para suporte, pois nós sabiamos bastante e não eramos 'secos' como os outros analistas (as vezes é ruim ser bom, porque todo mundo vem direto na gente e pula o processo de ajudas, mas enfim kk)
Após esse tempo todo sozinho, terminei a faculdade (era formado em petroleo e gas e iniciei sistemas antes de entrar na empresa) e no inicio do ano passado me contratam um assistente que piorava tudo! Eu tinha que ficar parando meu serviço pra corrigir o trabalho dele e não era porque ele era iniciante (na vdd ele tinha varios anos de exp. como estagiario\assistente em outra empresa) mas era desleixado. Chegava 9~10h quase todo dia e tinha dia que FALTAVA sem motivo.
Como estamos longe dos chefes, ele aproveitava, mas todo mundo do office viu e reportava. Quando chegou no momento que saiu do controle (feriado que era pra ele vir ao office, pois tirei licença, ele não veio e o office ficou sem TI e como todos conheciam a mim e não ele, ficaram pistola comigo, me ligando em casa) meu gestor dispensou ele. Mais alguns meses sozinho, ate que contratam um novo assistente, no meio do ano passado, mas esse é firmeza, o cara é bom, trabalhava no predio ao lado. Mais novo que eu e ja tem filho, tem responsabilidade, ajuda bem.
Nesse período iniciei um MBA em Gestão de Qualidade que termino agora em Dezembro. No final do ano passado, fui promovido a analista de TI depois de 5 anos e me 'prometeram' alguns suportes diferenciados: eu ir saindo aos poucos do helpdesk e ficar só com parte offshore, telefonia, começar ver servidores, etc. Me animei muito, pois era o que sempre quis. Analista e parar de atender chamado igual louco, mas ... até agora nada. Entrou supervisor novo, mas já percebi que como ele viu que sou bom e todos me recomendam, joga tudo pra mim. E esse stress todo estava me afetando muito e minha noiva está gravida, e ate o fim do ano vou morar no meu apartamento que está terminando de construir, enfim, muita coisa acontecendo e eu só ganhando 'toma conta disso'.

Sei que o comedor de caixinhas vai falar que to sendo floco de neve e tem gente que ganha 900 conto pra quebrar pedra e ta feliz :kkk mas estou cansado de help desk e o ruim é que nunca curti e nem curto programação. Amigos meus que trampam em SP com isso ja me chamaram mas não senti confiança em mim mesmo, pois é uma área "nova" (que nunca fui chegado, só fiz na faculdade pq tinha que fazer). Estou cansado de ser refém da minha qualidade (quando eu falo isso, não é pra me gabar, mas escuto todo dia, sem mentira, reclamação de analista X ou Y, e a clássica "Você resolve sempre, quebra essa ai". Sempre fui cordial e dava atenção até resolver, coisa que outros analistas empurram pra outro resolver e dane-se). Se tivesse um maior enfoque em qualidade, porra, seria outra coisa. Atendeu mal ? Toma esporro e atende mais chamados. Atendeu bem ? Parabéns, você é bom pra empresa. Nem falo de grana, mas manter pessoas que você escuta reclamação desde que entrou na empresa e o cara lá... mas o problema pode ser eu que sou exigente demais comigo mesmo, seilá.

E antes que falem: "ah estão te botando responsabilidade pra saber se você é fera mesmo" eu não acredito. Senão não teriam 'prometido' me tirar do helpdesk mas só me passam mais 'projetos' pra ficar de olho. Projetos esses que qualquer um atenderia. Se em 6 anos não tem confiança em mim, ou é porque estou longe da filial, como disse o comedor um dia, ou é porque não tem oportunidades mesmo e vão me enganar\segurar pra sempre no help desk ou eu sou ruim mesmo e não sei disso.

Atualizei meu perfil no Linkedin e até mandei uns curriculos pra Irlanda, mas é obvio que ngm vai contratar um brasileiro e gastar com burocracia em plena pandemia, quando tem gente lá mais barato. E vaga pra SP, está um horror. Pois se não for dev ou banco de dados, só resta helpdesk. Ai pra ganhar 2k (menos do que ganho hoje) e ter que subir serra pra ser helpdesk tbm não tem jeito. Percebi que estou num limbo: nao tenho qualificação para servidor\banco de dados\dev mas não quero trabalhar de helpdesk. Decidi que até o fim do ano, antes de terminar o MBA, irei começar algum curso de Azure ou AWS. Como não curto dev, me resta infra e redes. Na faculdade curtia mais redes, mas acredito que irei levar mais tempo pra ficar bom mesmo e concorrer com o mercado. Acho que em servidores tenho mais chances (um rapaz de servidores da minha empresa teve um curso de Azure pago pela minha empresa e recomendou, e sim, tentei entrar nesse time, mas enfim...)
Caso esteja falando m****, por favor me corrijam claro. De qualquer modo, meu foco será Azure pq nao deve ter tanta programação.

Enfim, só um desabafo de alguém que está 6 anos atendendo chamados e quer fazer algo de verdade. Acredito que o meu salario para helpdesk nao seja ruim, mas o problema nao é grana, é o trabalho mesmo. Sinto que meu trabalho é 'limpar cagadas dos outros', um gari é mais importante (afinal, se o gari não varrer o chão, alem de doenças, quando chover, teremos enchentes) Eu queria pela primeira vez fazer algo, olhar pra tras e falar fiz isso!

E conversando com alguns colegas de helpdesk sinto o mesmo pensamento. Talvez essa quarentena tenha piorado nossas sensações (claro, estou trabalhando MUITO MAIS agora que antes, estou com saudades do escritorio hehe). Que tudo melhore para nós, sofredores digitais hehe.

Abraços.

recomendo para você a parte de Infra ou então redes, se não quiser ficar estressado com a parte da infra pode ir estudando cloud que hoje é o futuro essa área e sempre vejo no linkedin muitas vagas de SP para essa área. Se quiser ir mais a fundo ou específico dá uma estudada de leve em monitoração para ver se gosta dessa área, é uma área promissora que tem poucos profissionais qualificados.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Enfim, só um desabafo de alguém que está 6 anos atendendo chamados e quer fazer algo de verdade. Acredito que o meu salario para helpdesk nao seja ruim, mas o problema nao é grana, é o trabalho mesmo. Sinto que meu trabalho é 'limpar cagadas dos outros', um gari é mais importante (afinal, se o gari não varrer o chão, alem de doenças, quando chover, teremos enchentes) Eu queria pela primeira vez fazer algo, olhar pra tras e falar fiz isso!

E conversando com alguns colegas de helpdesk sinto o mesmo pensamento. Talvez essa quarentena tenha piorado nossas sensações (claro, estou trabalhando MUITO MAIS agora que antes, estou com saudades do escritorio hehe). Que tudo melhore para nós, sofredores digitais hehe.

Abraços.


Helpdesk é um porre, útil, muitas vezes vale o aprendizado, mas é um porre.

Minha recomendação é não esperar pelo trabalho, faça cursos, tire certificações, monte um laboratório... atualiza o linkedin e procura oportunidades.

Só para dar mais opções, lembre-se que você pode se especializar em gestão, segurança, compliance e risco (esses dois ultimos podem ser interessantes já que você já tem um pé dentro de qualidade) além do que você citou.

Meu pitaco, escolha um objetivo (pode ser uma certificação, uma meta de estudo, tanto faz), faça um plano de estudos, comece com cursos gratuitos ou baratos (como udemy), e se realmente se interessar vale investir em algo mais caro. Enquanto isso, vai atualizando o linkedin (em inglês já que você tem intenção de pegar vaga fora). E participa de alguns eventos (online mesmo) para fazer networking.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Eu vejo o Linkedin como uma rede social em que posso divulgar meu curriculo , se for um curso que vejo que tem peso na minha apresentação não teria problema algum ficar atualizando "toda hora" , porém se for uma porrada de curso "bananada" ai eu cagaria pra botar. Por exemplo , to fazendo uma porrada de curso na udemy para conhecimento proprio até eu desenvolver o conhecimento pra criar um portifolio bacana e me sentir com segurança no que estou fazendo e no segundo semestre me matricular em ADS como segunda graduação. Certificações oficiais e a propria graduação pretendo atualizar por lá porém esses trocentos de cursos no Udemy não pretendo colocar, a não ser que veja um ou outro que eu veja necessidade de colocar.

Pra mim esses cursos são bobagem de colocar em linkedin, sigo a mesma regra de um currículo IMPRESSO, se for algo que parece encheção de linguiça que o recrutador vai, na melhor das hipóteses, só ignorar (ao invés de jogar o teu currículo no lixo), não entra lá não. No meu perfil só tem experiência profissional, formação e certificações relevantes.

Udemy não dá emprego não, no máximo para fazer uma postagem no mural falando "fiz o curso X e estou adorando, blá blá" pra dar visibilidade para o perfil, que eu também acho um saco :klolz
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Uma gigante do varejo: entrevista mais bizarra de todas, foi um war room de meia hora com a coordenadora e dois lideres técnicos, me metralharam de perguntas e teve várias que eu não sabia, fui transparente mesmo e respondi o que sabia e não sabia. Ai a coordenadora comentou que era uma vaga pra sênior (na hora eu pensei WTF?!?!?! na descrição da vaga não tinha NADA disso, nem pedia X anos com as tecnologias deles) ai comentei com ela, "não sabia que era uma vaga de sênior, hoje eu tô mais num nível pleno do que sênior" ai ela falou que eu poderia ficar tranquilo que ela sabe que quanto a parte técnica ela sabe que a gente desenrola, é mais no sentido de comprometimento e tals (o que não faz lá muito sentido mas blz). Diante disso tudo, achei que não ia passar mas na segunda eu recebi uma proposta e PORRA, surreal o valor que me ofereceram...

Dessas três, a do varejo eu não tô conseguindo tirar da minha cabeça, mas eu fui MUITO mas MUITO transparente com eles, não tentei dar uma de charlatão em nenhum momento. Com desenvolvimento .net eu tenho 2 anos de experiência, mas na área de TI eu tenho uns 4 anos no total (trabalhei com uma ferramenta da Oracle e mexi muito com banco, trabalhei também na area de QA e comecei a brincar com automação usando Selenium mas o foco era mais testes manuais mesmo, ai fui pra dev e tô desde então).
Acho que vou arriscar, meu único medo é os caras estarem esperando um cara pica e eu me foder, o que seria bem improvável visto que lendo meu curriculo já dá pra ver que não sou esse cara e também nas perguntas e nas afirmações que eu fiz durante a entrevista.

Penso que, se eu ficar aqui sofrendo por antecipação, eu não vou resolver nada, se eu for pra lá e por algum motivo não vingar, o mercado tá ai com varias oportunidades abertas. Além do fato que vou tentar ser extremamente diplomático com meu coordenador atual e tentar sair com as portas abertas.

Mano, manda brasa, se for a empresa que eu estou pensando, se te deram uma proposta de emprego é porque eles querem você ali. Mesmo se for um cargo fodástico além da sua capacidade, você só vai sair ganhando e vai crescer monstruosamente no começo.

Aceita logo caraio.
 


f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Sei como é, ultimamente ando achando o serviço no NOC um porre.
Minha ideia era pegar de aprendizado para um caminho de DevOps, pois aqui eu tenho contato direto com os datacenters e fornecedores como Oracle, Hitachi, HPe. Tenho alguns acessos a alguns servidores Windows e Linux, mas muito limitado, não dá para resolver nada, só buscar evidências. Pelo menos com roteadores tem-se mais acessos, apesar de básico ainda.

Se fosse só para monitorar os serviços do DC, era de boa, mas tem coisas chatas, a maior parte dos problemas vem de operadoras de telecom, nem link dedicado P2P está safe de problemas nesse país, toda hora rompe fibra. :kpensa

Existe um Help Desk, mas as pessoas confundem e mandam emails para o datacenter. Como tem serviços rodando em nuvem ou em servidores físicos, pode ser um problema para arrumarmos, como os lixosos sistemas da Oracle. Eu nunca vi algo tão ruim, tão mal feito e tão chato quanto a Oracle. Os caras conseguem ser muito atrapalhados e se enrolam bastante. O atendimento é feito por indianos, não os culpo, mas é complicado colocar um Rajesh para entender um ambiente no Brasil, os caras usam tradutores automáticos. Essa semana os caras falaram que tinha um HD defeituoso no Exadata e depois de todos os trâmites para eles acessarem o datacenter, eles me falam que o HD não estava no Brasil ainda. :kzonzo

Enfim, como as pessoas se confundem, é chato atender alguém que fala de um problema no PC e você tem que verificar se é algo individual ou coletivo, pois como muitos estão em home office, problemas de VPN e VDI são muito comuns. Falando em VDI, que servicinho porco essa da Microsoft, dá problema demais. Pelo menos nós mesmos conseguimos resolver direto do painel da Azure, mas quando precisamos de suporte, o atendimento da Microsoft é de outro mundo, o serviço dos caras são fodas, eles te atendem muito rápido.

Tirando eses problemas, acho meu horário meio cansativo. É das 7 às 16, mas a escala semanal varia. Estou com um hábito ruim de dormir tarde.


O lance é que esses dias para trás, fui ajudar minha esposa em um trabalho da faculdade, que era um projeto web e achei bem divertido lidar novamente com programação. Antes de ir para o NOC, eu fazia parte de uma equipe que fazia pequenos desenvolvimentos em PHP. Só mudei porque lá estava meio paradão, sem muito o que fazer e eu achei que no datacenter eu teria mais oportunidades. Acho que fui meio iludido, porque se tratando de uma empresa mista, as raízes de empresa pública são muito fortes, é tudo meio engessado.

O jeito é cair fora, mas estou numa zona de conforto que é desconfortável. Paradoxal, o salário não é muito alto, mas é de boa pro custo da cidade e os benefícios são bons. O serviço é chato, mas não é complicado. E ainda estou de home office definitivo.

Minha desculpa atual é de que eu estou esperando a minha esposa se firmar no mercado, para ser mais seguro eu sair. Mas enquanto ela se esforça pra estudar, eu estou aqui procrastinando na OS. Minha segunda desculpa mental é de que eu preciso fazer um upgrade de hardware para começar. :ksafado

Enfim, problemas de quem pensa demais, muito paradoxo de escolha.

NOC é um paraíso comparando com helpdesk, mas também cansei. Como eu vim de help para noc, o pessoal da empresa ainda me via como o "cara da ti" e muitas vezes caia algo no meu colo que era para o help resolver mas "você começou, termina" ou "o usuário tá esperando, você vai fazer ele esperar mais ainda até cair em outro agente?", e o besta aqui terminava trabalhando de graça para o outro time.

Reserva 1h do seu dia para estudar, ou 40min. O importante é criar a rotina que depois fica bem mais fácil.

E sobre a oracle, é engraçado. Os vendedores deles falam da melhor coisa do universo, mas o suporte é tenso mesmo. Já tive que lidar com um Rajesh em chamada, deu um trabalho encaixar meu inglês com o dele e no final o cara não soube dizer como resolveu o problema (uma vm oracle linux que resolveu não iniciar por nada nesse mundo, depois do terceiro dia quebrando cabeça tivemos que apelar para o suporte). A documentação desse caso foi um pesadelo.

Enfim, esperar não faz parte do ramo de ti, vê o que consegue fazer e vai metendo a mão na massa :coolface
 

Tsuikari

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
856
Reações
1.099
Pontos
594
Fujam dessa área de suporte/noc/helpdesk.
Essa porra é um buraco negro que vai sugar boa parte da sua energia e tempo e quando vc ver vai estar acomodado, reclamando e igual um pato, sabendo de tudo um pouco mas sem saber nada direito.

Se vc é de uma dessas áreas vc só tem duas opções: se especializar em alguma coisa ou se contentar com um salário no máximo ok.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Voces que programam em
Android studio usam windows home ou pro?
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Manos, eu venho trabalhando com T.I desde 2009. Atualmente estou em uma fase que não suporto mais o meu trabalho. Passo o dia nervoso com a rotina. É um tal de fazer "de tudo" que me irrita demais. É projeto, é programar em Progress, é suporte, meta pra bater e prazos malucos.

Eu estou procurando algumas coisas agora, livros, cursos, alguma coisa pra ver se consigo migrar da área de TI. Me sinto muito cansado mentalmente com o meu trabalho e quando estou fora, sou outra pessoa. Minha qualidade de vida e paz mental melhoram 1000%.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.255
Reações
11.970
Pontos
503
Manos, eu venho trabalhando com T.I desde 2009. Atualmente estou em uma fase que não suporto mais o meu trabalho. Passo o dia nervoso com a rotina. É um tal de fazer "de tudo" que me irrita demais. É projeto, é programar em Progress, é suporte, meta pra bater e prazos malucos.

Eu estou procurando algumas coisas agora, livros, cursos, alguma coisa pra ver se consigo migrar da área de TI. Me sinto muito cansado mentalmente com o meu trabalho e quando estou fora, sou outra pessoa. Minha qualidade de vida e paz mental melhoram 1000%.

O segredo é se especializar, é a única forma de deixar de ser o severino.
 

JotaceKM

Mil pontos, LOL!
Mensagens
870
Reações
1.702
Pontos
1.094
Postando nesse topico que frequentei a alguns anos, na epoca o grande @Comedor de Caixinha me deu algumas dicas, quais eu agradeço muito, o cara é fera

Trampo como suporte numa empresa grande de petroleo e ... estou CANSADO de Help Desk, isso não é vida :kkk (rindo de nervoso)

Comecei como estagiario e antes do meu contrato acabar, fui contratado (o que não é comum, eles esperam o tempo total de contrato). Entrei como Assistente e segurava o escritório sozinho em muitas vezes, já que meu colega de trabalho viajava para a matriz. De todas as filiais, eu era o único que segurava 'sozinho' o escritório, até porque o meu colega era supervisor, ele não suportava o helpdesk.
Após um tempo chegou um estagiario e melhorou muito, eu podia ensinar a ele e ter uma ajuda, foi muito bom. Até que um dia, meu superior do office saiu e fiquei sozinho com o estagiario. Nesse tempo subi para Assistente Pleno.
Ai veio o pulo do gato (oportunidade que eu não via na época, mas meu colega viu, além de curtir a área) o estagiario terminou a faculdade e viu uma oportunidade offshore (digamos que ser do TI ajudava, mas a função não era de TI claro, era automação). Em conversas com meu gerente e o gerente offshore ele fez alguns cursos e foi. Fiquei feliz por ele, mas nesse período foi tenso, fiquei mais de 1 ano sozinho no escritório.
E o pior é que o estagiario era muito bom, sendo sincero, nós daqui do escritorio + 1 analista da matriz eramos os mais requisitado para suporte, pois nós sabiamos bastante e não eramos 'secos' como os outros analistas (as vezes é ruim ser bom, porque todo mundo vem direto na gente e pula o processo de ajudas, mas enfim kk)
Após esse tempo todo sozinho, terminei a faculdade (era formado em petroleo e gas e iniciei sistemas antes de entrar na empresa) e no inicio do ano passado me contratam um assistente que piorava tudo! Eu tinha que ficar parando meu serviço pra corrigir o trabalho dele e não era porque ele era iniciante (na vdd ele tinha varios anos de exp. como estagiario\assistente em outra empresa) mas era desleixado. Chegava 9~10h quase todo dia e tinha dia que FALTAVA sem motivo.
Como estamos longe dos chefes, ele aproveitava, mas todo mundo do office viu e reportava. Quando chegou no momento que saiu do controle (feriado que era pra ele vir ao office, pois tirei licença, ele não veio e o office ficou sem TI e como todos conheciam a mim e não ele, ficaram pistola comigo, me ligando em casa) meu gestor dispensou ele. Mais alguns meses sozinho, ate que contratam um novo assistente, no meio do ano passado, mas esse é firmeza, o cara é bom, trabalhava no predio ao lado. Mais novo que eu e ja tem filho, tem responsabilidade, ajuda bem.
Nesse período iniciei um MBA em Gestão de Qualidade que termino agora em Dezembro. No final do ano passado, fui promovido a analista de TI depois de 5 anos e me 'prometeram' alguns suportes diferenciados: eu ir saindo aos poucos do helpdesk e ficar só com parte offshore, telefonia, começar ver servidores, etc. Me animei muito, pois era o que sempre quis. Analista e parar de atender chamado igual louco, mas ... até agora nada. Entrou supervisor novo, mas já percebi que como ele viu que sou bom e todos me recomendam, joga tudo pra mim. E esse stress todo estava me afetando muito e minha noiva está gravida, e ate o fim do ano vou morar no meu apartamento que está terminando de construir, enfim, muita coisa acontecendo e eu só ganhando 'toma conta disso'.

Sei que o comedor de caixinhas vai falar que to sendo floco de neve e tem gente que ganha 900 conto pra quebrar pedra e ta feliz :kkk mas estou cansado de help desk e o ruim é que nunca curti e nem curto programação. Amigos meus que trampam em SP com isso ja me chamaram mas não senti confiança em mim mesmo, pois é uma área "nova" (que nunca fui chegado, só fiz na faculdade pq tinha que fazer). Estou cansado de ser refém da minha qualidade (quando eu falo isso, não é pra me gabar, mas escuto todo dia, sem mentira, reclamação de analista X ou Y, e a clássica "Você resolve sempre, quebra essa ai". Sempre fui cordial e dava atenção até resolver, coisa que outros analistas empurram pra outro resolver e dane-se). Se tivesse um maior enfoque em qualidade, porra, seria outra coisa. Atendeu mal ? Toma esporro e atende mais chamados. Atendeu bem ? Parabéns, você é bom pra empresa. Nem falo de grana, mas manter pessoas que você escuta reclamação desde que entrou na empresa e o cara lá... mas o problema pode ser eu que sou exigente demais comigo mesmo, seilá.

E antes que falem: "ah estão te botando responsabilidade pra saber se você é fera mesmo" eu não acredito. Senão não teriam 'prometido' me tirar do helpdesk mas só me passam mais 'projetos' pra ficar de olho. Projetos esses que qualquer um atenderia. Se em 6 anos não tem confiança em mim, ou é porque estou longe da filial, como disse o comedor um dia, ou é porque não tem oportunidades mesmo e vão me enganar\segurar pra sempre no help desk ou eu sou ruim mesmo e não sei disso.

Atualizei meu perfil no Linkedin e até mandei uns curriculos pra Irlanda, mas é obvio que ngm vai contratar um brasileiro e gastar com burocracia em plena pandemia, quando tem gente lá mais barato. E vaga pra SP, está um horror. Pois se não for dev ou banco de dados, só resta helpdesk. Ai pra ganhar 2k (menos do que ganho hoje) e ter que subir serra pra ser helpdesk tbm não tem jeito. Percebi que estou num limbo: nao tenho qualificação para servidor\banco de dados\dev mas não quero trabalhar de helpdesk. Decidi que até o fim do ano, antes de terminar o MBA, irei começar algum curso de Azure ou AWS. Como não curto dev, me resta infra e redes. Na faculdade curtia mais redes, mas acredito que irei levar mais tempo pra ficar bom mesmo e concorrer com o mercado. Acho que em servidores tenho mais chances (um rapaz de servidores da minha empresa teve um curso de Azure pago pela minha empresa e recomendou, e sim, tentei entrar nesse time, mas enfim...)
Caso esteja falando m****, por favor me corrijam claro. De qualquer modo, meu foco será Azure pq nao deve ter tanta programação.

Enfim, só um desabafo de alguém que está 6 anos atendendo chamados e quer fazer algo de verdade. Acredito que o meu salario para helpdesk nao seja ruim, mas o problema nao é grana, é o trabalho mesmo. Sinto que meu trabalho é 'limpar cagadas dos outros', um gari é mais importante (afinal, se o gari não varrer o chão, alem de doenças, quando chover, teremos enchentes) Eu queria pela primeira vez fazer algo, olhar pra tras e falar fiz isso!

E conversando com alguns colegas de helpdesk sinto o mesmo pensamento. Talvez essa quarentena tenha piorado nossas sensações (claro, estou trabalhando MUITO MAIS agora que antes, estou com saudades do escritorio hehe). Que tudo melhore para nós, sofredores digitais hehe.

Abraços.
sugestão, se especializa em alguma nuvem na parte de infraestrutura/segurança (azure, aws etc), tira as certificações, e se especializa na parte de devops
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.830
Reações
6.002
Pontos
959
Bom dia amigos.
Estou fazendo uns exercícios mas eles não tem respostas.
Poderiam me ajudar pra ver se eu acertei ?

Questão 5
Como podemos sobrepor o efeito de um elemento CSS, quando este estiver presente em mais de uma definição?
Alternativa A
Alterando o arquivo
Alternativa B
Alterando a ordem de inclusão na página
Alternativa C
Alterando o formato dos elementos
Alternativa D
Alterando a quantidade de elementos CSS na página
Alternativa E
Alterando o nome do arquivo CSS


Questão 6
O que podemos afirmar a respeito da definição de função abaixo?

function(x) {
alert(x);
}
Alternativa A
É uma função anônima.
Alternativa B
É uma função local.
Alternativa C
É uma função interna.
Alternativa D
É uma função-parâmetro.
Alternativa E
É uma função rotulada.

Questão 7
Qual o princípio do Ajax?
Alternativa A
Execução assíncrona.
Alternativa B
Execução sequencial.
Alternativa C
Execução em paralelo com outras funções.
Alternativa D
Execução de funções em segundo plano.
Alternativa E
Execução de funções sem valores de retorno.

Questão 8
O que faz o código a seguir?

$("#me").change(function(){
$("ul").append(item);
});
Alternativa A
Inclui um elemento cuja classe é item.
Alternativa B
Inclui um elemento referenciado por item.
Alternativa C
Inclui um elemento cujo ID é item.
Alternativa D
Inclui um elemento cujo nome é item.
Alternativa E
Inclui um elemento com atributo igual a item.

Questão 9
A instrução

var T = [

{ "t1": "v1" },

{ "t1": "v2" },

{ "t1": "v3" }

];

representa:
Alternativa A
Um array de strings
Alternativa B
Um array de objetos
Alternativa C
Um array de números
Alternativa D
Um objeto JSON
Alternativa E
Um objeto JavaScript

Questão 10
Deseja-se selecionar todos os elementos com classe igual a classe, que estejam abaixo do elemento cujo id seja codigo. Qual instrução podemos usar?
Alternativa A
$("#codigo > .classe")
Alternativa B
$("#codigo .classe")
Alternativa C
$("#codigo == .classe")
Alternativa D
$("#codigo ~ .classe")
Alternativa E
$("#codigo; .classe")

Questão 11
Um elemento aninhado é um elemento:
Alternativa A
Lado a lado com o elemento principal
Alternativa B
Incluído como atributo do elemento principal
Alternativa C
Incluído como sub-elemento do elemento principal
Alternativa D
Considerado como elemento sem atributos
Alternativa E
Responsável pelo fechamento do elemento principal


Questão 12
O que significa um código JavaScript Invasivo (Obtrusive)?
Alternativa A
É um código inserido diretamente no código HTML.
Alternativa B
É um código escrito usando JQuery.
Alternativa C
É um código inserido no arquivo .js separadamente.
Alternativa D
É um código inserido no arquivo CSS.
Alternativa E
É um código declarado na página HTML.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
sugestão, se especializa em alguma nuvem na parte de infraestrutura/segurança (azure, aws etc), tira as certificações, e se especializa na parte de devops
isso mesmo mano, quero ir pra Azure ou AWS e me preparar para as certificações

obrigado pela resposta
 

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
Mensagens
10.377
Reações
8.451
Pontos
389
Entrem pra área de produto e parem de sofrer, meus amigos.


Virem produteiros que nem eu.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Postando nesse topico que frequentei a alguns anos, na epoca o grande @Comedor de Caixinha me deu algumas dicas, quais eu agradeço muito, o cara é fera

Trampo como suporte numa empresa grande de petroleo e ... estou CANSADO de Help Desk, isso não é vida :kkk (rindo de nervoso)

Comecei como estagiario e antes do meu contrato acabar, fui contratado (o que não é comum, eles esperam o tempo total de contrato). Entrei como Assistente e segurava o escritório sozinho em muitas vezes, já que meu colega de trabalho viajava para a matriz. De todas as filiais, eu era o único que segurava 'sozinho' o escritório, até porque o meu colega era supervisor, ele não suportava o helpdesk.
Após um tempo chegou um estagiario e melhorou muito, eu podia ensinar a ele e ter uma ajuda, foi muito bom. Até que um dia, meu superior do office saiu e fiquei sozinho com o estagiario. Nesse tempo subi para Assistente Pleno.
Ai veio o pulo do gato (oportunidade que eu não via na época, mas meu colega viu, além de curtir a área) o estagiario terminou a faculdade e viu uma oportunidade offshore (digamos que ser do TI ajudava, mas a função não era de TI claro, era automação). Em conversas com meu gerente e o gerente offshore ele fez alguns cursos e foi. Fiquei feliz por ele, mas nesse período foi tenso, fiquei mais de 1 ano sozinho no escritório.
E o pior é que o estagiario era muito bom, sendo sincero, nós daqui do escritorio + 1 analista da matriz eramos os mais requisitado para suporte, pois nós sabiamos bastante e não eramos 'secos' como os outros analistas (as vezes é ruim ser bom, porque todo mundo vem direto na gente e pula o processo de ajudas, mas enfim kk)
Após esse tempo todo sozinho, terminei a faculdade (era formado em petroleo e gas e iniciei sistemas antes de entrar na empresa) e no inicio do ano passado me contratam um assistente que piorava tudo! Eu tinha que ficar parando meu serviço pra corrigir o trabalho dele e não era porque ele era iniciante (na vdd ele tinha varios anos de exp. como estagiario\assistente em outra empresa) mas era desleixado. Chegava 9~10h quase todo dia e tinha dia que FALTAVA sem motivo.
Como estamos longe dos chefes, ele aproveitava, mas todo mundo do office viu e reportava. Quando chegou no momento que saiu do controle (feriado que era pra ele vir ao office, pois tirei licença, ele não veio e o office ficou sem TI e como todos conheciam a mim e não ele, ficaram pistola comigo, me ligando em casa) meu gestor dispensou ele. Mais alguns meses sozinho, ate que contratam um novo assistente, no meio do ano passado, mas esse é firmeza, o cara é bom, trabalhava no predio ao lado. Mais novo que eu e ja tem filho, tem responsabilidade, ajuda bem.
Nesse período iniciei um MBA em Gestão de Qualidade que termino agora em Dezembro. No final do ano passado, fui promovido a analista de TI depois de 5 anos e me 'prometeram' alguns suportes diferenciados: eu ir saindo aos poucos do helpdesk e ficar só com parte offshore, telefonia, começar ver servidores, etc. Me animei muito, pois era o que sempre quis. Analista e parar de atender chamado igual louco, mas ... até agora nada. Entrou supervisor novo, mas já percebi que como ele viu que sou bom e todos me recomendam, joga tudo pra mim. E esse stress todo estava me afetando muito e minha noiva está gravida, e ate o fim do ano vou morar no meu apartamento que está terminando de construir, enfim, muita coisa acontecendo e eu só ganhando 'toma conta disso'.

Sei que o comedor de caixinhas vai falar que to sendo floco de neve e tem gente que ganha 900 conto pra quebrar pedra e ta feliz :kkk mas estou cansado de help desk e o ruim é que nunca curti e nem curto programação. Amigos meus que trampam em SP com isso ja me chamaram mas não senti confiança em mim mesmo, pois é uma área "nova" (que nunca fui chegado, só fiz na faculdade pq tinha que fazer). Estou cansado de ser refém da minha qualidade (quando eu falo isso, não é pra me gabar, mas escuto todo dia, sem mentira, reclamação de analista X ou Y, e a clássica "Você resolve sempre, quebra essa ai". Sempre fui cordial e dava atenção até resolver, coisa que outros analistas empurram pra outro resolver e dane-se). Se tivesse um maior enfoque em qualidade, porra, seria outra coisa. Atendeu mal ? Toma esporro e atende mais chamados. Atendeu bem ? Parabéns, você é bom pra empresa. Nem falo de grana, mas manter pessoas que você escuta reclamação desde que entrou na empresa e o cara lá... mas o problema pode ser eu que sou exigente demais comigo mesmo, seilá.

E antes que falem: "ah estão te botando responsabilidade pra saber se você é fera mesmo" eu não acredito. Senão não teriam 'prometido' me tirar do helpdesk mas só me passam mais 'projetos' pra ficar de olho. Projetos esses que qualquer um atenderia. Se em 6 anos não tem confiança em mim, ou é porque estou longe da filial, como disse o comedor um dia, ou é porque não tem oportunidades mesmo e vão me enganar\segurar pra sempre no help desk ou eu sou ruim mesmo e não sei disso.

Atualizei meu perfil no Linkedin e até mandei uns curriculos pra Irlanda, mas é obvio que ngm vai contratar um brasileiro e gastar com burocracia em plena pandemia, quando tem gente lá mais barato. E vaga pra SP, está um horror. Pois se não for dev ou banco de dados, só resta helpdesk. Ai pra ganhar 2k (menos do que ganho hoje) e ter que subir serra pra ser helpdesk tbm não tem jeito. Percebi que estou num limbo: nao tenho qualificação para servidor\banco de dados\dev mas não quero trabalhar de helpdesk. Decidi que até o fim do ano, antes de terminar o MBA, irei começar algum curso de Azure ou AWS. Como não curto dev, me resta infra e redes. Na faculdade curtia mais redes, mas acredito que irei levar mais tempo pra ficar bom mesmo e concorrer com o mercado. Acho que em servidores tenho mais chances (um rapaz de servidores da minha empresa teve um curso de Azure pago pela minha empresa e recomendou, e sim, tentei entrar nesse time, mas enfim...)
Caso esteja falando m****, por favor me corrijam claro. De qualquer modo, meu foco será Azure pq nao deve ter tanta programação.

Enfim, só um desabafo de alguém que está 6 anos atendendo chamados e quer fazer algo de verdade. Acredito que o meu salario para helpdesk nao seja ruim, mas o problema nao é grana, é o trabalho mesmo. Sinto que meu trabalho é 'limpar cagadas dos outros', um gari é mais importante (afinal, se o gari não varrer o chão, alem de doenças, quando chover, teremos enchentes) Eu queria pela primeira vez fazer algo, olhar pra tras e falar fiz isso!

E conversando com alguns colegas de helpdesk sinto o mesmo pensamento. Talvez essa quarentena tenha piorado nossas sensações (claro, estou trabalhando MUITO MAIS agora que antes, estou com saudades do escritorio hehe). Que tudo melhore para nós, sofredores digitais hehe.

Abraços.

Opa, blz?

É o que eu disse, quem não chora não mama, e quem não é visto não é lembrado. E esse negócio de ser refém da própria competência é um dilema muito, mas muito comum. A treta no seu caso, é que ninguem te vê como supervisor, como vc entrou no piso, quem tá em cima acha que você tem que subir degrau por degrau.

Outra coisa é o platô do conhecimento. Você ja aprendeu tudo que tinha pra aprender aí. Agora é partir pra algo novo. Vcê pode pleitear algum setor interno aí, alguém de redes, ou de projetos, etc, que possa te puxar, nesse caso você já poderia estudar o skill exato que vai trabalhar. Mas isso se houver a oportunidade.

Senão, é fazer o que você já está fazendo, escolhe uma tecnologia pra aprender e vai fundo. Enquanto isso vai se candidatando a vagas mesmo, não fique parado.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Opa, blz?

É o que eu disse, quem não chora não mama, e quem não é visto não é lembrado. E esse negócio de ser refém da própria competência é um dilema muito, mas muito comum. A treta no seu caso, é que ninguem te vê como supervisor, como vc entrou no piso, quem tá em cima acha que você tem que subir degrau por degrau.

Outra coisa é o platô do conhecimento. Você ja aprendeu tudo que tinha pra aprender aí. Agora é partir pra algo novo. Vcê pode pleitear algum setor interno aí, alguém de redes, ou de projetos, etc, que possa te puxar, nesse caso você já poderia estudar o skill exato que vai trabalhar. Mas isso se houver a oportunidade.

Senão, é fazer o que você já está fazendo, escolhe uma tecnologia pra aprender e vai fundo. Enquanto isso vai se candidatando a vagas mesmo, não fique parado.
Pois é mano, mas é normal nesse ramo "prometerem" algo e não cumprir, justamente me botaram como analista para eu sair do helpdesk, mas depois de 1 ano continuo

Enfim, pelo que vejo e sinto, o melhor é ir estudando e buscar algo fora mesmo. Pra não dar um tiro errado, estou analisando essas semanas qual o melhor direcionamento que posso tomar, tentando conversar com várias pessoas e ver vários videos explicando os caminhos que posso pegar e o que está em alta.

Como eu sempre digo: "o melhor é procurar serviço empregado"

abraço
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Existe área de trabalho em Cloud/DevOps para quem é iniciante? Comparando com Dev Jr por exemplo.
Eu tenho a ideia de que quem trabalha nessas áreas são pessoas com mais conhecimento e experiência.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Complementando a pergunta do amigo acima, os curso do Linkedin são bons ?
Achei uma boa pois tem cursos de durações variadas e já ficam no perfil do Linkedin, querendo ou não, é alguma visibilidade e marketing

Vi que um curso iniciante de AWS custa 49,99... e a mensalidade do Linkedin Premium custa 49,99 e tem esse e outros cursos grátis
:coolface

Mais fácil pegar o mes gratis e ir usando o mensal ate fazer alguns cursos

Sobre certificação, a certificação de iniciante AWS custa 100 dolares e cada degrau mais 25 dolares, mas a de iniciante já seria otimo pra mim (ruim é custar quase 600 conto). Como não manjo nada, dei uma olhada em algumas questões e bateu medo, não entendi nada kkkkkkkk Tem alguem aqui que trampa com isso ou Azure ?
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
Bom dia amigos.
Estou fazendo uns exercícios mas eles não tem respostas.
Poderiam me ajudar pra ver se eu acertei ?

Questão 5
Como podemos sobrepor o efeito de um elemento CSS, quando este estiver presente em mais de uma definição?
Alternativa A
Alterando o arquivo
Alternativa B
Alterando a ordem de inclusão na página
Alternativa C
Alterando o formato dos elementos
Alternativa D
Alterando a quantidade de elementos CSS na página
Alternativa E
Alterando o nome do arquivo CSS


Questão 6
O que podemos afirmar a respeito da definição de função abaixo?

function(x) {
alert(x);
}
Alternativa A
É uma função anônima.
Alternativa B
É uma função local.
Alternativa C
É uma função interna.
Alternativa D
É uma função-parâmetro.
Alternativa E
É uma função rotulada.

Questão 7
Qual o princípio do Ajax?
Alternativa A
Execução assíncrona.
Alternativa B
Execução sequencial.
Alternativa C
Execução em paralelo com outras funções.
Alternativa D
Execução de funções em segundo plano.
Alternativa E
Execução de funções sem valores de retorno.

Questão 8
O que faz o código a seguir?

$("#me").change(function(){
$("ul").append(item);
});
Alternativa A
Inclui um elemento cuja classe é item.
Alternativa B
Inclui um elemento referenciado por item.
Alternativa C
Inclui um elemento cujo ID é item.
Alternativa D
Inclui um elemento cujo nome é item.
Alternativa E
Inclui um elemento com atributo igual a item.

Questão 9
A instrução

var T = [

{ "t1": "v1" },

{ "t1": "v2" },

{ "t1": "v3" }

];

representa:
Alternativa A
Um array de strings
Alternativa B
Um array de objetos
Alternativa C
Um array de números
Alternativa D
Um objeto JSON
Alternativa E
Um objeto JavaScript

Questão 10
Deseja-se selecionar todos os elementos com classe igual a classe, que estejam abaixo do elemento cujo id seja codigo. Qual instrução podemos usar?
Alternativa A
$("#codigo > .classe")
Alternativa B
$("#codigo .classe")
Alternativa C
$("#codigo == .classe")
Alternativa D
$("#codigo ~ .classe")
Alternativa E
$("#codigo; .classe")

Questão 11
Um elemento aninhado é um elemento:
Alternativa A
Lado a lado com o elemento principal
Alternativa B
Incluído como atributo do elemento principal
Alternativa C
Incluído como sub-elemento do elemento principal
Alternativa D
Considerado como elemento sem atributos
Alternativa E
Responsável pelo fechamento do elemento principal


Questão 12
O que significa um código JavaScript Invasivo (Obtrusive)?
Alternativa A
É um código inserido diretamente no código HTML.
Alternativa B
É um código escrito usando JQuery.
Alternativa C
É um código inserido no arquivo .js separadamente.
Alternativa D
É um código inserido no arquivo CSS.
Alternativa E
É um código declarado na página HTML.

Se não me engano

5-b, 6-a, 7-a, 8-d, 9-b, 10-b, 11-c

A 12 vc pode pesquisar pois acho q vai aprender coisas interessantes
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Complementando a pergunta do amigo acima, os curso do Linkedin são bons ?
Achei uma boa pois tem cursos de durações variadas e já ficam no perfil do Linkedin, querendo ou não, é alguma visibilidade e marketing

Vi que um curso iniciante de AWS custa 49,99... e a mensalidade do Linkedin Premium custa 49,99 e tem esse e outros cursos grátis
:coolface

Mais fácil pegar o mes gratis e ir usando o mensal ate fazer alguns cursos

Sobre certificação, a certificação de iniciante AWS custa 100 dolares e cada degrau mais 25 dolares, mas a de iniciante já seria otimo pra mim (ruim é custar quase 600 conto). Como não manjo nada, dei uma olhada em algumas questões e bateu medo, não entendi nada kkkkkkkk Tem alguem aqui que trampa com isso ou Azure ?


Eu gosto dos cursos do linkedin em inglês, em português são ok, mas a variedade é pequena. E linkedin sempre tem algum desconto de 50% para assinatura anual ou algo assim.

Sobre AWS, o inicial é de gratis, a amazon volta e meia libera voucher, mesma coisa com a microsoft para a AZ-900 (eu tirei essa, no meu caso você assiste 2 dias de curso online e ganha o voucher). Azure acontece com mais frequencia, AWS só acontece 1x por ano se não me engano.

Não trampo com isso mas cheguei a considerar a opção, depois ainda pretendo tirar algumas certificações azure voltadas a segurança.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Existe área de trabalho em Cloud/DevOps para quem é iniciante? Comparando com Dev Jr por exemplo.
Eu tenho a ideia de que quem trabalha nessas áreas são pessoas com mais conhecimento e experiência.

Cloud, mais ou menos. DevOps não.

Só para deixar claro, para ambos, você vai ter que ter alguma base.

Para cloud, se você tem um dominio razoável como sysadmin (virtualização, o básico de administração de linux e windows, e powershell ou bash), basta pegar algum curso básico das plataformas, criar uma conta gratuita e experimentar lá (colocar a mão na roda) e você provavelmente vai conseguir desenrrolar em uma entrevista. Talvez alguma certificação seja interessante.

Para devops é um pouco mais complicado. Você tem que ter uma base forte em alguma coisa (seja infra, seja dev) e um entendimento de toda cadeia (pipeline) de produção (que só vem com experiência). Tem uma certa diversidade no que as empresas entendem por devops mas no geral todas as vagas requerem um profissional mais "completo".
 

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.590
Reações
8.789
Pontos
764
Eae amigos, como estão as vagas na cidade de vcs ? Aqui em Curitiba, o mercado está aquecido, todo dia recebo oferta no Linkedin.

Estou trabalhando PJ, 60/h, homeoffice. No momento atuando .netcore, percebo que ter conhecimento em Angular para front vale a pena. Varias vagas estao pedindo isso.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Eu gosto dos cursos do linkedin em inglês, em português são ok, mas a variedade é pequena. E linkedin sempre tem algum desconto de 50% para assinatura anual ou algo assim.

Sobre AWS, o inicial é de gratis, a amazon volta e meia libera voucher, mesma coisa com a microsoft para a AZ-900 (eu tirei essa, no meu caso você assiste 2 dias de curso online e ganha o voucher). Azure acontece com mais frequencia, AWS só acontece 1x por ano se não me engano.

Não trampo com isso mas cheguei a considerar a opção, depois ainda pretendo tirar algumas certificações azure voltadas a segurança.
a certificação iniciante AWS fica free 1x por ano ? eita, vou ver isso ai

esse da Azure, AZ-900, desculpe não entendi bem, tu viu o curso de graça e ganhou a certificação ? Achou dificil ?
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
a certificação iniciante AWS fica free 1x por ano ? eita, vou ver isso ai

esse da Azure, AZ-900, desculpe não entendi bem, tu viu o curso de graça e ganhou a certificação ? Achou dificil ?

Então, microsoft, amazon, com certa frequência liberam vouchers para fazer a certificação de forma gratuita (google também). Só ficar atento.

Eu fiz minha prova da AZ-900 assim, vi o treinamento gratuito + voucher da propria microsoft, assisti as aulas e fiz a prova. O treinamento foi 2 aulas, meio expediente (das 9h as 12h se não me engano). E se você pegar 100% do que falarem lá, vai estar bem perto do mínimo necessário pra prova. Eu recomendo estudar mais um pouco para complementar, não tem sentido andar no limite.

Sobre a prova, achei simples. É o básico mesmo sobre o que é nuvem com o flavor da microsoft. Se não me engano fiz em 20 ou foi 25min. Não pede nada avançado mas precisa entender bem como funciona a nuvem (e o "diferente" da microsoft)..
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Então, microsoft, amazon, com certa frequência liberam vouchers para fazer a certificação de forma gratuita (google também). Só ficar atento.

Eu fiz minha prova da AZ-900 assim, vi o treinamento gratuito + voucher da propria microsoft, assisti as aulas e fiz a prova. O treinamento foi 2 aulas, meio expediente (das 9h as 12h se não me engano). E se você pegar 100% do que falarem lá, vai estar bem perto do mínimo necessário pra prova. Eu recomendo estudar mais um pouco para complementar, não tem sentido andar no limite.

Sobre a prova, achei simples. É o básico mesmo sobre o que é nuvem com o flavor da microsoft. Se não me engano fiz em 20 ou foi 25min. Não pede nada avançado mas precisa entender bem como funciona a nuvem (e o "diferente" da microsoft)..
porra que legal, "aparentemente" fácil já que apenas após poucas aulas da pra passar e é gratis ainda
desculpe enxer o saco, mas lembra onde viu ? algum grupo ou no proprio site ?

porra, vou ficar de olho todo dia agora
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Eu fiz minha prova da AZ-900 assim, vi o treinamento gratuito + voucher da propria microsoft, assisti as aulas e fiz a prova. O treinamento foi 2 aulas, meio expediente (das 9h as 12h se não me engano).
Tem algum lugar legal pra ver quando rola uns voucher pra essas certificações da MS com o .net e etc?

Impressão que deu é que agora tão focando totalmente no azure, tinha até uma certificação do C# que deixou de existir no começo desse ano.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Tem algum lugar legal pra ver quando rola uns voucher pra essas certificações da MS com o .net e etc?

Impressão que deu é que agora tão focando totalmente no azure, tinha até uma certificação do C# que deixou de existir no começo desse ano.
cara, acho que achei: https://www.microsoft.com/en-ie/training-days

treinamento + certificação FREE

ou entendi errado, foda que os horarios estao uma porra, maximo é iniciar as 8, o resto inicia 4 da manha aqui
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Cloud, mais ou menos. DevOps não.

Só para deixar claro, para ambos, você vai ter que ter alguma base.

Para cloud, se você tem um dominio razoável como sysadmin (virtualização, o básico de administração de linux e windows, e powershell ou bash), basta pegar algum curso básico das plataformas, criar uma conta gratuita e experimentar lá (colocar a mão na roda) e você provavelmente vai conseguir desenrrolar em uma entrevista. Talvez alguma certificação seja interessante.

Para devops é um pouco mais complicado. Você tem que ter uma base forte em alguma coisa (seja infra, seja dev) e um entendimento de toda cadeia (pipeline) de produção (que só vem com experiência). Tem uma certa diversidade no que as empresas entendem por devops mas no geral todas as vagas requerem um profissional mais "completo".
Entendi. Muito obrigado. Estava estudando Front End, mas não consigo me achar em programação.
Curto mesmo Infra. E quero ir pro lado do Cloud. Vou estudando junta com a faculdade de Redes pra já ter uma boa base.
 
Topo Fundo