O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PLAYSTATION 5

Status
Não está aberto para novas respostas.

Markshneider

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.652
Reações
3.713
Pontos
1.193
Boa noite. Alguma solução pars corrigir o erro do cabo de rede caindo e reconectando toda hora? Já está irritando muito. É problema de hardware?

Teste um cabo de rede novo, com especificação CAT6 e veja se continua dando pane aí.
 
  • Curtir
Reações: Goa

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.628
Reações
38.930
Pontos
2.069
é torcer para que no futuro sirva para alguma coisa além de ficar vibrando com os passos.

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Duas perguntas:

1 - você montou toda essa opinião sobre o rumble do controle por apenas um game?

2 - além de vibrar, para que você quer que o rumble sirva?

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

MR ARCADE

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
7.348
Reações
11.978
Pontos
853
É só assistir a reação das pessoas e canais de youtube a respeito do rumble nos vídeos de lançamento do Joy con e do DualSense. O HD rumble do joy-con passou praticamente despercebido, o sucesso do Switch foi devido ao sistema híbrido. No PS 5 o haptics do DualSense teve um destaque MUITO maior, sem comparação. No pro controller do Switch nem se fala, nem parece que tem HD rumble.
 


PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.628
Reações
38.930
Pontos
2.069
É só assistir a reação das pessoas e canais de youtube a respeito do rumble nos vídeos de lançamento do Joy con e do DualSense. O HD rumble do joy-con passou praticamente despercebido, o sucesso do Switch foi devido ao sistema híbrido. No PS 5 o haptics do DualSense teve um destaque MUITO maior, sem comparação. No pro controller do Switch nem se fala, nem parece que tem HD rumble.
O rumble do DualSense no Miles ficou muito bacana. Especialmente quando usa os golpes com eletricidade. É outro nível de imersão.

Mas a pessoa precisa usar com mente aberta, sem formular opinião antes mesmo de jogar. Acho quase impossível um gamer não curtir e não se impressionar com o rumble e os gatilhos.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.015
Pontos
1.504
A coisa mais maluca desse fórum é nego desvirtuando a realidade só pra manter o discurso e defender a plataforma do curacao
Sim, é o que Sonysta fica fazendo aqui no tópico.

Eu tenho todas as plataformas e tô cagando pra ismo.

É um gimmick caro pra cacete assim como o do Switch é.

Você é tão ista que eu não estou defendendo NENHUMA plataforma, o HD Rumble é tão gimmick quanto, ou até pior uma vez que um par de Joy Con custa quase 1k e tem sei lá quanto tempo de Switch e já sabemos que não é bem aproveitado.

Fica aí com essa falta de noção tentando justificar um controle de 500 conto, assim como não tem justificativa para um controle de Xbox custar os 400 e pouco, não vale.

Não é um ou outro, nenhum controle atualmente vale o preço cobrado.

Eu só teria plataforma do coração se eu ganhasse os consoles, porém como tudo que tenho sai do meu suor eu vou criticar sim.

E engraçado que o hater aqui amou TLoU2 e vai pegar um PS5 no futuro, só não pode criticar a plataforma.

Na boa, a quantidade de usuários infantis aqui no fórum está bem alta, não pode falar nada da empresinha do coração que já inundam com choro, vocês merecem o Xint, o Duralino e aquele usuário que tem o avatar do homem de ferro que nem sei o nome.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 
Ultima Edição:

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.479
Reações
17.134
Pontos
1.389
só não pode criticar a plataforma.

Poder pode. É que as pessoas não são burras, possuem os mesmos aparelhos, de tal forma que se uma verdade tem menos ou mais tempero elas sacam de imediato. Já critiquei várias vezes Sony e alguns de seus jogos e não lembro de ter me tornado uma controvérsia. Não há nada de errado na pessoa querer ser autêntica, mas tem de ser autêntica mesmo, não achar que é.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.015
Pontos
1.504
Poder pode. É que as pessoas não são burras, possuem os mesmos aparelhos, de tal forma que se uma verdade tem menos ou mais tempero elas sacam de imediato. Já critiquei várias vezes Sony e alguns de seus jogos e não lembro de ter me tornado uma controvérsia. Não há nada de errado na pessoa querer ser autêntica, mas tem de ser autêntica mesmo, não achar que é.
Hahahah papinho hipócrita do caramba, vários usuários aqui que não aceitam minha opinião adoram quando eu defendo o TLoU 2 lá no tópico oficial.

A verdade é que não aceitam críticas mesmo, se eu tivesse falado que era espetacular ia ganhar um monte de likes e iam concordar, agora só porque eu não vi nada demais eu sou hater e qualquer outro papinho.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.479
Reações
17.134
Pontos
1.389
Hahahah papinho hipócrita do caramba, vários usuários aqui que não aceitam minha opinião adoram quando eu defendo o TLoU 2 lá no tópico oficial.

A verdade é que não aceitam críticas mesmo, se eu tivesse falado que era espetacular ia ganhar um monte de likes e iam concordar, agora só porque eu não vi nada demais eu sou hater e qualquer outro papinho.

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Se é assim que vc vê a coisa. Não vou perder meu tempo não, não mais do que o necessário. Eu já disse o que tinha de dizer e é isso.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.221
Reações
172.419
Pontos
2.599
Até agora tudo tranquilo. Muito silencioso e não esquentou tanto, nada comparado ao PS4 Pro.
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.803
Reações
4.476
Pontos
1.269
Não vou entrar nessa discussão Joycons X Dual sense, só vou expor a minha opinião.

Meu irmão tem um switch e me emprestou, terminei Mario Odissey e Zelda Breath of the wild nele, joguei tanto em modo portátil como no dock, com Joycons e com o pro controller. Achei a vibração diferente da dos controles de ps4, ps3 e x360, mas não passa uma sensação diferente.

Tenho um PS5 desde dia 15/12, platinei Astro's Playroom (único jogo de PS5 que joguei). O sistema de vibração junto com o auto falante passam sensações diferentes. A tempestade de areia na primeira fase, a chuva batendo no guarda chuva e várias outras situações do jogo mostram que a vibração do Dual Sense é superior à dos Joycons.

Mas claro, isso é a minha opinião.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Não vou entrar nessa discussão Joycons X Dual sense, só vou expor a minha opinião.

Meu irmão tem um switch e me emprestou, terminei Mario Odissey e Zelda Breath of the wild nele, joguei tanto em modo portátil como no dock, com Joycons e com o pro controller. Achei a vibração diferente da dos controles de ps4, ps3 e x360, mas não passa uma sensação diferente.

Tenho um PS5 desde dia 15/12, platinei Astro's Playroom (único jogo de PS5 que joguei). O sistema de vibração junto com o auto falante passam sensações diferentes. A tempestade de areia na primeira fase, a chuva batendo no guarda chuva e várias outras situações do jogo mostram que a vibração do Dual Sense é superior à dos Joycons.

Mas claro, isso é a minha opinião.

Não é uma questão de opinião apenas, é um fato técnico a superioridade do Dual Sense e ponto. É o controle mais avançado já lançado, o resto é recalque de haterzinho clamando por atenção. Sony deve estabelecer um novo padrão principalmente nos triggers. A Microsoft tem seu mérito de ter dado um primeiro passo tímido nesse sentido, mas a Sony pra varia entregou um produto acabado, assim como fez com 2 analógicos que também são btns, setando o padrão que seguimos até hoje.

O mesmo da pra dizer em relação a Valve que parece ter setado o padrão para controles VR.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.987
Pontos
1.434
Não vou entrar nessa discussão Joycons X Dual sense, só vou expor a minha opinião.

Meu irmão tem um switch e me emprestou, terminei Mario Odissey e Zelda Breath of the wild nele, joguei tanto em modo portátil como no dock, com Joycons e com o pro controller. Achei a vibração diferente da dos controles de ps4, ps3 e x360, mas não passa uma sensação diferente.

A questão do Switch é o formato, os sensores estão apenas no joycon, mas seja no portátil ou no foco, você acaba ligando estes controles a um sistema de plástico que não tem nada de extra.

Com isso a sensação acaba ficando limitada a games que você jogue com os joycons destacados, quando ele é "abraçado" pela sua mão. O Dual Sem se, por outro lado, foi pensando no formato clássico, da forma que é utilizado em todos os games.

Isso permite que seja mais fácil de implementar e possa gerar sensações que no switch fica meio fora de mão.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.015
Pontos
1.504
Não vou entrar nessa discussão Joycons X Dual sense, só vou expor a minha opinião.

Meu irmão tem um switch e me emprestou, terminei Mario Odissey e Zelda Breath of the wild nele, joguei tanto em modo portátil como no dock, com Joycons e com o pro controller. Achei a vibração diferente da dos controles de ps4, ps3 e x360, mas não passa uma sensação diferente.

Tenho um PS5 desde dia 15/12, platinei Astro's Playroom (único jogo de PS5 que joguei). O sistema de vibração junto com o auto falante passam sensações diferentes. A tempestade de areia na primeira fase, a chuva batendo no guarda chuva e várias outras situações do jogo mostram que a vibração do Dual Sense é superior à dos Joycons.

Mas claro, isso é a minha opinião.

Sim, porque esses jogos não usam o Joy Con como se deve, o único jogo que usa é o 1-2 Switch e só, daí te cobram 800 conto num controle que você só verá a função em um jogo apenas, uma m****.

O Astro é a mesma coisa do HD Rumble, você só não percebeu porque esses jogos que você jogou usam a vibração de forma comum, nada é mais impressionante que o jogo das bolinhas, você realmente acha que tem bolinhas de ferro dentro do Joy Con, nada me impressionou mais do que isso, pena que é só nisso mesmo que foi usado.

Acho que o Dual Sense deve ter uma vibração mais potente pelo fato de ter "motores" maiores mas repito : Depois da sensação das bolinhas dentro do controle não tem como se impressionar com passinhos, moedas coletadas e água, não chega nem perto.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.987
Pontos
1.434
Sim, porque esses jogos não usam o Joy Con como se deve, o único jogo que usa é o 1-2 Switch e só, daí te cobram 800 conto num controle que você só verá a função em um jogo apenas, uma m****.

Nada disso, quando você joga Zelda você joga do jeito que o controle do Switch foi feito para usar. O erro está em você falar que HD rumble é padrão da jogabilidade do console, ele não é Dual Sense, no Switch a tecnologia foi criada para aplicações bem mais específicas.

Por isso, mesmo usando tecnologias semelhantes, você vai jogar um game de plataforma e sentir pingos de chuva espalhados por todo o controle no PS5, é uma questão de posicionamento e a forma como ele se encaixa na sua mão.

Em suma, a Nintendo quis fortalecer um tipo de game, a Sony quis generalizar a tecnologia para qualquer aplicação. É uma evolução direta da ideia. Se reclama da limitação do Switch ê que deveria estar realmente satisfeito com a solução encontrada pela Sony, já que ela responde justamente a sua ideia de "usar como se deve".
 

ArthurMorgan2x

Veterano
Mensagens
395
Reações
418
Pontos
148
Sim, porque esses jogos não usam o Joy Con como se deve, o único jogo que usa é o 1-2 Switch e só, daí te cobram 800 conto num controle que você só verá a função em um jogo apenas, uma m****.

O Astro é a mesma coisa do HD Rumble, você só não percebeu porque esses jogos que você jogou usam a vibração de forma comum, nada é mais impressionante que o jogo das bolinhas, você realmente acha que tem bolinhas de ferro dentro do Joy Con, nada me impressionou mais do que isso, pena que é só nisso mesmo que foi usado.

Acho que o Dual Sense deve ter uma vibração mais potente pelo fato de ter "motores" maiores mas repito : Depois da sensação das bolinhas dentro do controle não tem como se impressionar com passinhos, moedas coletadas e água, não chega nem perto.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
Eu testei as bolinhas dentro do joycon no 1-2 switch e acho o astrobot infinitamente mais impressionante.

Recomendo testar novamente o 1-2 switch e depois jogar astrobot, talvez sua memória esteja te enganando
 

leaf

Trade&Barter Paladino
VIP
Mensagens
29.580
Reações
57.774
Pontos
564
Meu PS5 bugou feio hoje. Travou o sistema e o navegador só ia nos ícones de cima, n conseguia fazer nada pelo controle. Mesmo desligando o console pelo botão o sistema voltava do mesmo jeito.

Depois de desligar e ligar umas 4 vezes voltou.

Tenso demais esse bug.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.015
Pontos
1.504
Nada disso, quando você joga Zelda você joga do jeito que o controle do Switch foi feito para usar. O erro está em você falar que HD rumble é padrão da jogabilidade do console, ele não é Dual Sense, no Switch a tecnologia foi criada para aplicações bem mais específicas.

Por isso, mesmo usando tecnologias semelhantes, você vai jogar um game de plataforma e sentir pingos de chuva espalhados por todo o controle no PS5, é uma questão de posicionamento e a forma como ele se encaixa na sua mão.

Em suma, a Nintendo quis fortalecer um tipo de game, a Sony quis generalizar a tecnologia para qualquer aplicação. É uma evolução direta da ideia. Se reclama da limitação do Switch ê que deveria estar realmente satisfeito com a solução encontrada pela Sony, já que ela responde justamente a sua ideia de "usar como se deve".
Sim, um jogo que foi feito para o Wii U tira todo o proveito do HD Rumble, e eu sou hater hahahaha pqp

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.015
Pontos
1.504
Eu testei as bolinhas dentro do joycon no 1-2 switch e acho o astrobot infinitamente mais impressionante.

Recomendo testar novamente o 1-2 switch e depois jogar astrobot, talvez sua memória esteja te enganando
Sim, minha memória está me falhando, eu cheguei em casa depois de jogar o PS5 e usei o Joy Con novamente e continua sendo muito melhor.

Como falei: Se um dia alguma dev da Sony fizer um uso espetacular eu mudo de opinião tranquilamente, não sou orgulhoso nem ista como a maioria aqui, só que até o momento não me impressionou em nada.

É a mesma coisa daquela b*sta de trackpad do DS4 que não serve pra b*sta nenhuma, o melhor uso foi no TLoU2, da até pra dedilhar no violão de tão bem feito que foi, pena que foi em um jogo e praticamente o último do console.

E pra dizer que não sou ista o gamepad do Wii U não serve pra nada também, bozina do MK? Sério?

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.987
Pontos
1.434
Sim, um jogo que foi feito para o Wii U tira todo o proveito do HD Rumble, e eu sou hater hahahaha pqp

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Justamente, um jogo que tem a MESMA ideia de jogabilidade de Mário Odyssey e basicamente tudo que veio depois, em suma, mesmo com HD rumble, os jogos funcionam com a mesma mentalidade da época do WiiU.

Então é óbvio que uma comparação com o Dual Sense nao faz sentido. Um jogo feito para PS5 pensando neste controle e um retro de PS4, mesmo que seja do mesmo gênero (e não games por controle de movimento como 1-2 switch), possuem experiências bem distintas.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.015
Pontos
1.504
Justamente, um jogo que tem a MESMA ideia de jogabilidade de Mário Odyssey e basicamente tudo que veio depois, em suma, mesmo com HD rumble, os jogos funcionam com a mesma mentalidade da época do WiiU.

Então é óbvio que uma comparação com o Dual Sense nao faz sentido. Um jogo feito para PS5 pensando neste controle e um retro de PS4, mesmo que seja do mesmo gênero (e não games por controle de movimento como 1-2 switch), possuem experiências bem distintas.
Você tá com dificuldade de interpretação né? A visão limitada de um ista atrapalha muito mesmo.
Vou repetir :

O único jogo do Switch que usa o HD Rumble de forma única é muito mais impressionante que o único jogo do PS5 que usa o Dual Sense como se deve.

Dito isso, ambos controles custam caríssimo para entregar tão pouco.

A Nintendo eu duvido que vá usar de forma inteligente, talvez no próximo Zelda e só, já a Sony ainda tem muito caminho pela frente e eu posso ser surpreendido mas até o momento é perfumaria total.

Se você acha que vale os 500 o azar é unicamente seu.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

CrivesRaid

Bam-bam-bam
Mensagens
2.934
Reações
5.824
Pontos
453
Você tá com dificuldade de interpretação né? A visão limitada de um ista atrapalha muito mesmo.
Vou repetir :

O único jogo do Switch que usa o HD Rumble de forma única é muito mais impressionante que o único jogo do PS5 que usa o Dual Sense como se deve.

Dito isso, ambos controles custam caríssimo para entregar tão pouco.

A Nintendo eu duvido que vá usar de forma inteligente, talvez no próximo Zelda e só, já a Sony ainda tem muito caminho pela frente e eu posso ser surpreendido mas até o momento é perfumaria total.

Se você acha que vale os 500 o azar é unicamente seu.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
Mas todos controles estão 500 reais, não é apenas o Dual Sense.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.987
Pontos
1.434
Você tá com dificuldade de interpretação né? A visão limitada de um ista atrapalha muito mesmo.
Vou repetir :

O único jogo do Switch que usa o HD Rumble de forma única é muito mais impressionante que o único jogo do PS5 que usa o Dual Sense como se deve.

Não, acho que o problema é que "sua memória está falhando" novamente.

Você disse: "Quem ja jogou Switch não vai ter nenhuma novidade, o lance do gatilho é legal mas é um gimmick mesmo.

O que é mentira, em jogos que o PS5 utiliza a vibração o Switch não faz bom uso do HD rumble então está comparação não existe. Depois você se escorou no velho 1-2 switch que é de quase 4 anos atrás, que é um bom exemplo de uso do rumble, mas é um jogo de controle de movimento e isso não se repete em outros lugares (se não porque votaria um game tão antigo? Galera de hoje nem jogo mais).

Em suma, você quer passar algo limitado em uma comparação sem mínimo cabimento. E olha que nem entrei no mérito que ela não faz sentido no ponto de vista técnico, o hardware segue o mesmo padrão, não há diferença física entre implementações, este negócio de sentir mais ou menos é conversa, é querer passar opinião pessoal como argumento técnico.

Quanto ao preço, Brasil cara, lá fora é preço de jogo, muito mais fácil de comprar. Se for para olhar preço daqui eu não compro coisa alguma, Switch não vale o que pedem, PS5 ou console algum vale R$ 5 mil e PC, da Nasa ou não, não vale preço de carro popular. Mas daí ou paga ou não joga, bem vindo a um país de moeda fraca e impostos esdrúxulos.
 

CarlitosBR

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
1.716
Pontos
353
Pessoal, terminei Miles Morales, quero saber como inicio o New Game+.

Não achei!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.992
Reações
879
Pontos
1.099
Aqui eu só uso o cabo de rede e nunca caiu a conexão. Mas eu já iniciei com a última atualização. Vê se o problema não é teu cabo.



Já eu sinto a diferença de jogar um jogo do PS5 contra o do PS4. Experiência é totalmente diferente e muito mais imersiva. Outra coisa é o audio 3D. Tou usando headset direto em jogos compatíveis, pois te da uma imersão muito foda. Espero que o Village explore bom o recurso, mas que não me mate do coração, pois só ouvir o cara gritando no demons, na prisão de latria, me deu um susto do c***lho.

tô por fora, o headset dele é tão bom assim?
eu vinha jogando com um fone de ouvido JBL no PS4.

Meu PS5 chegou, mas ainda tô fora pro final de ano. Vale tanto assim o H7? Seu relato me interessou kk

edit:

acabei de ver que a tecnologia funciona em fones de ouvido stereo over the ear e o processamento 3D é feito no console! incrível

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.710
Reações
11.123
Pontos
1.034
l7Vhg3i.gif



:rox
 

rafael_nob

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.692
Reações
2.127
Pontos
744
Pessoal, terminei Miles Morales, quero saber como inicio o New Game+.

Não achei!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Se não me falha a memória, na tela de seleção do save aparece a opção de apertar quadrado no save principal para criar o NG+ em outro slot.

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.015
Pontos
1.504
Não, acho que o problema é que "sua memória está falhando" novamente.

Você disse: "Quem ja jogou Switch não vai ter nenhuma novidade, o lance do gatilho é legal mas é um gimmick mesmo.

O que é mentira, em jogos que o PS5 utiliza a vibração o Switch não faz bom uso do HD rumble então está comparação não existe. Depois você se escorou no velho 1-2 switch que é de quase 4 anos atrás, que é um bom exemplo de uso do rumble, mas é um jogo de controle de movimento e isso não se repete em outros lugares (se não porque votaria um game tão antigo? Galera de hoje nem jogo mais).

Em suma, você quer passar algo limitado em uma comparação sem mínimo cabimento. E olha que nem entrei no mérito que ela não faz sentido no ponto de vista técnico, o hardware segue o mesmo padrão, não há diferença física entre implementações, este negócio de sentir mais ou menos é conversa, é querer passar opinião pessoal como argumento técnico.

Quanto ao preço, Brasil cara, lá fora é preço de jogo, muito mais fácil de comprar. Se for para olhar preço daqui eu não compro coisa alguma, Switch não vale o que pedem, PS5 ou console algum vale R$ 5 mil e PC, da Nasa ou não, não vale preço de carro popular. Mas daí ou paga ou não joga, bem vindo a um país de moeda fraca e impostos esdrúxulos.
Viva a hipocrisia, foda se o que eu acho, se não é a favor do que o Ista pensa então ele está errado.

Não importa se o jogo é velho ou novo, o que importa é que faz um bom uso, porém é o único jogo que faz isso.

Fica aí achando o Dualsense a maior maravilha do mundo, é teu problema.

Não adiada chorar mais, EU não vi nada demais e só vou mudar de opinião se alguma dev fizer um uso decente e ponto final.

Se for essa de vibraçãozinha diferente quando anda em superfície diferente e etc. Não vai fazer diferença nenhuma nos jogos.

Mas segue aí babando ovo, tô fora.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo