A PD demorou 4 anos, mas ao menos renovou tudo, não reaproveitou nada da geração PS3, até mesmo carros premium do GT5/6 estão sendo refeitos, só nesse update dessa semana, foram 4 carros clássicos que eram standard qualidade PS2 e foram refeitos com qualidade super premium GTS, ao contrário da T10 que ainda hoje usa alguns carros da era FM2 no roster.
Pra colocar em perspectiva onde a PD gasta seu tempo e esforço...
Standard PS2 no GT6
Super Premium GTS
Standard PS2 no GT6
Super Premium GTS
Standard PS2 no GT6
Super Premium GTS
Standard PS2 no GT6
Super Premium GTS
Standard PS2 no GT6
Super Premium GTS
Standard PS2 no GT6 (LOL)
Super Premium GTS
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Tirando Forza
Horizon de lado que é um caso a parte pois é produzido por uma segunda dev, aliás, mais competente do que a T10, FM essa geração deixou muito a desejar comparado aos avanços significativos que a série teve até o FM4, com exceção do FM2 que é o mais fraco da série junto ao FM7.
FM5 é um FM4 com um tapa nos visuais e menos conteúdo, FM6 é o único jogo que se destaca entre os três dessa geração devido a fatores que trouxeram um senso de evolução, nesse sentido GTS no contexto atual fica bem próximo a FM6 em matéria de variedade e quantidade de carros, pistas e funcionalidades. FM7 é um FM6 definitive edition, reciclou conteúdo de jogos anteriores, adicionou carros que foram lançados em FH3 e via DLC no FM6 e de novidade mesmo, só uma pista nova e a chuva dinâmica.
De nada adianta se gabar de ter um output de muitas iterações se vc se acomoda e não evolui o conceito de seu jogo perdendo o foco em aspectos secundários, de FM6 para FM7 foram dois anos de desenvolvimento como de costume, o que fizeram nesse meio tempo? Gastaram seu tempo criando roupinhas de avatar e pensando na mecânica de loot boxes. Sem dizer que devido a essa política de lançamentos um após o outro, a carga do aumento da complexidade em produzir assets e as exigências de entregar mais e mais output acabou por influenciar na qualidade desses assets, pistas no FM7 diminuindo de qualidade comparado a FM6, carros novos com cada vez menos capricho na modelagem onde vamos chegar ao ponto de ver carros da era FM4 com mais qualidade do que um carro novo da era FM7, até o áudio da série que sempre foi referência caiu de qualidade, os caras adicionam o efeito de tremulação nos retrovisores e limpador de para-brisa e usam isso como fator WOW pra marketear o jogo na E3, enquanto isso, se dão ao trabalho de modelar toda uma equipe de mecânicos pra usar na cutscene pré corrida, mas ingame quando o carro para nos Pit´s, é uma equipe sobrenatural que faz o serviço no carro, prezar pela quantidade em detrimento da qualidade dá nisso, desse jeito é moleza lançar um após o outro.
GTS mesmo tendo passado por todas as polêmicas, algumas justas, outras exageradas, é um dos jogos que mais trouxe inovações importantes dentro do conceito da série desde GT3... melhorou e evoluiu gameplay; refez toda a parte do áudio e engine gráfica; adicionou diversas novas funcionalidades a série como por exemplo o sistema de decals com suporte a uploads de seus próprios decals em vetor, além de um dos melhores modos onlines do gênero e que está em constante evolução; assets de carros e pistas refeitos com qualidade acima do que existia até mesmo em GT5/6, das 17 localidades no lançamento, 12 são totalmente novas a série, todas essas localidades feitas do zero pensando no fator novidade que justifique lançar uma nova iteração.
Dois anos após o lançamento, além de mais de 140 carros adicionados, o jogo já recebeu 10 localidades adicionais, 5 totalmente novas a série, somando com as localidades de lançamento, são 17 novas localidades, agora pega e compara esse output de localidades e pistas novas e mesmo assim as três últimas iterações de FM não são o suficiente para igualar.
Pra vc ver que essa análise sobre FM não é equivocada, FM7 saiu e foi o jogo da série que mais recebeu criticismo da comunidade, a T10 percebeu com FM7 que estava perdendo a mão, tanto é que teve que correr atrás para ajustar uma tonelada de coisas no jogo, o que custou a eles tempo hábil para criar as já conhecidas expansões de conteúdo que a série sempre recebeu, no fim das contas, a experiência deles com FM7 mostrou que de nada adianta ostentar números se os mesmos não tiverem consistência e relevância para a evolução da IP, tanto é que pela primeira vez na história dos jogo Forza, não teremos uma nova iteração a cada 2 anos, e agora quem sabe o próximo só ano que vem após 3 anos do lançamento do jogo anterior.