Nunca tinha parado para pensar nisso, mas é isso mesmo, Nintendo tem um foco mais em crianças, Xbox em adolescentes e jovens e Playstation em Adultos mais velhos.
Se não me engano, Xbox é uma marca mais conhecida pelos Zoomers do que o Playstation.
Acho que é questão do período em que foi lançado ambos os consoles.
A Nintendo foi se reinventando várias vezes e nunca saiu muito do que era lá atrás, com um foco mais nas crianças. Hoje em dia pode se dizer que tem também um apelo a adultos nostálgicos, mas no geral é isso mesmo.
A Sony lanço o PS1 em 94. O foco era nos adolescentes da época, que tinham jogado NES quando criança ou SNES. Aí a medida em que esses jovens foram envelhecendo, o marketing foi acompanhando. PS2 era a fase da faculdade, PS3 a fase de jovem trabalhador, PS4 pai de família e agora o
PS5 meio que pega ali os quarentões.
O Xbox resolveu voltar atrás, apesar de ter começado depois, ele já entrou com o Xbox voltado ao mesmo público do Playstation, os jovens, no 360 focava também no jovem trabalhador, o Xone inicialmente era para o pai de família interagir com os filhos mas agora com o Series, voltaram ao que era no primeiro Xbox, com um foco nos adolescentes. Penso até que o Series S seja um console que seja barato para um jovem conseguir comprar e jogar nos dormitórios das faculdades.
Agora faz sentido do porque muita gente parece insatisfeita com o que a Microsoft mostra nas conferências aqui no fórum, enquanto que nas redes sociais parece que funciona esse tipo de marketing. É porque aqui no fórum, a maioria do público é justamente o que a Sony tenta cooptar no seu marketing, um público mais ali na faixa dos 30~40 anos.