Não é nebuloso, é só olhar a transição do PS3 para PS4. No ano do lançamento do PS4 a Sony lançou o Last of Us no PS3, ela poderia ter segurado e lançado day one no PS4? Sem dúvida, seria um grande game day one, a M$ usou esta estratégia com Xbox360. Só que não há necessidade, é melhor fazer dinheiro com o Last of Us no PS3 (como fez, depois lança um remaster), para o PS4 você manda um game como Killzone Shadow Fall, que é muito inferior, que não teve como vender muito por causa da base, mas que ajuda a vender console porque é tecnicamente bem melhor que tudo que os consoles da geração inteira fazia. Em suma, é game para vender tecnologia e não para dar muito lucro. O mesmo aconteceu na transição do PS2 e PS3, enquanto no PS3 você tinha Genji, no PS2 você recebia God of War 2, a empresa não vai queimar cartuchos sem necessidade, ela não está lá pela crença, mas pelo lucro.
Não se iluda, nenhum jogo day one é feito exclusivamente em dev kit do novo console, não dá tempo. Ele é feito nos moldes dos jogos antigos e depois vão migrando, este é um dos motivos do pessoal do Demon Souls não ter trabalhado com RT, não estava pronto na época que precisavam. Então é uma decisão meramente comercial, se a Sony não precisa de
GoW exclusivo para vender
PS5 ela não precisa sacrificar as vendas no PS4, nada disso foi escrito na rocha tempos atrás.
Isso fica claro quando você analisa a questão do upgrade gratuito. A Sony havia relativamente que seria assim, já tinha definido que game de
PS5 seria U$ 10 mais caro, mas se viu com um problema nas mãos que é ter um monte de jogo crossgen que a galera pode comprar por U$ 60 e pedir upgrade de graça. Daí ela teve que voltar atrás. Se o
PS5 estivesse tendo dificuldade em vender pode ter certeza que as coisas seriam diferentes.