O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.


Playstation VR, vale a pena?

FDaldegan

Bam-bam-bam
Mensagens
5.711
Reações
2.315
Pontos
434
Hoje eu testei o PsVR e fiquei em dúvida se compro ou não.

No teste que eu fiz, achei estranho, pq fica embaçado a imagem... Outra coisa foi que o óculos não ficou totalmente ajustado no meu rosto, deixando entrar luz.

Qual a opinião de vocês? Vale a pena?
 


FDaldegan

Bam-bam-bam
Mensagens
5.711
Reações
2.315
Pontos
434
https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/ps-vr-gráficos-pixelados-fui-na-loja-devolver-final-inesperado.478529/

Os gráficos embaçados alguns falam que é falta de calibração, mas eu tentei na época e não consegui também. Ficou tudo Blur e horrível de se jogar.

Nota: eu uso óculos também, mas não vi tantas luzes entrando pelo headset.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
Eu fui testar o PSVR com a expectativa la em cima, mas me decepcionei. E pelo que eu vi no seu tópico, melhor guardar esses 2000 reais, rs.

Valeu pela ajuda.
 

andersonjpr

Bam-bam-bam
Mensagens
8.118
Reações
6.695
Pontos
384
Eu tive o desprazer de comprar 2 x e digo uma coisa, não, não vale a pena, sistema ainda esta cru e os "jogos" não valem a pena, é irritante ligar aqueles inúmeros cabos, chega a ser ridículo, e sim, a resolução é uma porcaria, não uso óculos e nem tenho problema de visão, melhor deixar seu dinheiro guardado por este valor, aqui na minha região já encontrei por 1300temers novo.
 

lantisearth

Habitué da casa
Mensagens
259
Reações
23
Pontos
54
Pelo jeito geral não curtiu muito o psvr, rs.
Tive a oportunidade de pagar 300 dólares na versão 1 do headset com a câmera e já possuía um move. Comprei outro no olx e saí comprando tudo que era jogo vr que me interessava.
De fato, a resolução do headset é 1080p, mas 1080p colado nos seus olhos, então quem está preocupado com crispy graphics provavelmente vai incomodar-se um pouco.
Outra característica de jogos vr é que texturas e contagem de políginos vão ser sempre menores do que um jogo rodando na tv. Isso por conta de que o mesmo console/aparelho precisa renderizar constantemente não só os 1080 pontos que você está vendo em dado momento, mas todas as outras "telas" dentro do campo de visão possível do jogo, por exemplo.
Então quem espera jogar algo no vr que seja 1x1 com o que estamos acostumados na tv, talvez só tenha suas vontades atendidas daqui umas duas gerações de consoles/aparelhos.
Dito isso, vamos aos detalhes interessantes.
Desde minha adolescência, numa feira de computadores onde fiquei um bom tempo em uma fila para jogar heretic (pc) com um headset vr da época, fiquei imaginando como seria ter um daquilo em casa.
Comecei testando os demos que vinham junto com o bundle e achei bem interessante a imersão do london heist. Ficar olhando pros lados/cantos e pra detalhes fora do ponto principal de visão me deixou de boca aberta.
Dei uma brincada com o playroom vr e com o psvr demo disc 1 e 2. Gostei do que vi e decidi enfiar o pé na jaca e comprar todo jogo que me interessasse.
Seguem pequenos reviews dos jogos, em ordem alfabética:
Archangel:
Você controla um mech gigante que anda on rails. Cada psmove é um braço com armas e escudos. Implementeção muito boa do que um jogo vr pode ser. Historinha ok e valeu a grana investida. Terminado.
Bound:
Jogo-arte desenvolvido pela "plastic" (turma de demosceners das antigas) que retrata de uma forma bem peculiar um assunto que em outra situação passaria como algo normal da vida. Utilização bacana do psvr aumentou bastante a imersão na "viagem" que é esse jogo. Terminado.
Dirt rally:
Talvez a melhor implementação de vr em um jogo de corrida. Dentre Driveclub vr, Gran turismo sport e este. Dirt rally ganha disparado na questão gráficos e jogabilidade. Nem de longe terminado por conta de ter bastante conteúdo.
Doom vfr:
Sonho molhado. Jogar Doom em vr. Implementação ficou bem boa (desligando-se todas as opções de conforto) e os gráficos não deixaram a desejar. Não fiz mais nada enquanto não terminei. Único defeito é ser curto.
Driveclub vr:
Segundo lugar em jogos de corrida vr. Gráficos e texturas um pouco piores que o Dirt, mas um jogo mais completo do que o modo vr do Gran turismo sport. Não estou nem na metade ainda.
Endspace:
Cockpit de nave espacial dando tiros e soltando mísseis + vr, outro lance que esperei anos pra poder experimentar. Jogo bem simples que entrega o que propõe. Tropes clássicos de jogos do tipo (mate toddo mundo, defenda a nave gigante, passe escondido, etc). Mais simples e ágil do que Eve valkyrie. Ainda não terminado.
Eve valkyrie warzone:
Muito parecido com o Endspace, mas com um ritmo mais lento. O jogo foca mais no online multiplayer e os menus não ajudam muito. Em contrapartida, tem uma história melhor. Joguei menos que Endspace, mas pretendo terminar.
Farpoint:
Fps interessante com história bacana. A implementação do dual shock enquanto "held gun" é bem interessante. Você segura o controle como se fosse a arma que usa no jogo. A princípio é estranho mas logo acostuma-se e a coisa fica bem dinâmica. Apesar de todos os atrativos, pode ficar um pouco chato devido à falta de variedade de inimigos e tem uma história com um final que achei bem meia boca.
Gran turismo sport:
Com um modo vr que permite apenas correr no modo arcade contra somente um outro carro, o atrativo fica na possibilidade de poder ver os carros por dentro e ficar pirando no console, bancos, etc (mesmo que em baixíssima resolução). Tudo o que dava pra ser jogado em vr, já joguei. E fiquei de fato, querendo mais.
Gunjack (eve):
Um dos jogos vr que mais me prendeu. Você é um operador de turret de nave espacial e deve eliminar os inimigos que vem em waves pra cima da nave. Pense num GALAGA, só que vr. Recomendo fortemente. Terminado com força.
Hustle kings vr:
Fã se sinuca que sou, peguei a versão vr do Hustle kings que já jogava na tv. Achei a implementação bem fraquinha e joguei umas duas vezes apenas. Caso sobre tempo, darei atenção mais pra frente.
Mortal blitz:
Fps on rails que lembra os jogos arcade de tiro da Sega (gunblade, virtua cop, etc). Uma das constantes no vr são os jogos com uma levada mais arcade. Mortal blitz é um deles. Use dois psmoves, cada um sendo um braço com uma arma. Powerups, explosões, bichos mutcho locos pra encher de tiro. Achei bacana mas ainda não terminei. Acredito que seja o próximo da lista pra ganhar uma atenção especial.
Rec room:
Esse aqui não é bem um jogo. Está mais para um hub recreativo online em vr. Trocentas pessoas conectadas com seus avatares num lugar com trocentas coisas/atividades/jogos para se realizar sozinho ou com amiguinhos. Brinquei duas vezes apenas (por não ser muito fã de interação online) mas achei impressionante todas as possibilidades que o universo do aplicativo oferece. Revisitarei quando possível.
Rez infinite:
O que é melhor que rez? Rez vr! Jogar o original mirando com o headset, não tem preço. Depois disso ainda tem um modo novo, feito exclusivamente pro vr que é ainda melhor que o jogo original. Recomendo fortemente. Terminado com um sorriso no rosto.
Rigs:
Esporte com robô gigante. Gráficos bonitos, mechs, historinha leve. Caso uma hora eu consiga me acertar com os controles, volto aqui e faço um review que preste. (Sério, eu perco todas as partidas por que simplesmente não consigo me acertar com a jogablididade.)
Starblood arena:
Pense em descent, remova os objetivos, junte outras naves numa arena. Um skirmish de naves malucas com piotos malucos em arenas malucas num jogo com gráficos excelentes (um dos melhores gráficos do psvr). Proposta extremamente interessante com uma curva de aprendizado não muito rasa, mas que é garantia de diversão. Está na minha fila de "a terminar".
Superhot vr:
Um dos mais festejados títulos vr, que não me agradou muito. Escape de situações dignas de filmes de ação. Use armas, móveis, itens de decoração e o que mais estiver ao seu alcançe para impedir que os "bad guys" cheguem até você. A idéia é excelente, mas um pouco mal executada. Talvez um dia eu tente jogar de novo.
The last guardian vr demo:
Um pequeno demo de last guardian onde você pode ver o trico do ponto de vista do guri do jogo. Achei válido pela possibilidade de ver o mundo do jogo à partir de outro ponto de vista.
The solus project:
Se esse jogo não fosse vr, seria um point and click à la The dig (mas com um orçamento muito menor). Gráficos meia boca e falta de intuitividade colocaram ele em segundo plano até sabe-se lá quando.
Trackmania turbo:
Achei uma pena o modo vr não ter a opção de visão de dentro do carro. Você continua com a visão de fora, mas pode olhar pros lados, num jogo onde se você perde um segundo, ferra tudo. Não está mais nem no meu hd.
Unearthing mars:
Como o solus project, um adventurezinho. Só que mais feio e mais chato. Vai ser o último dos últimos a ser revisitado.
Until dawn rush of blood:
Jogo de "pistola" on rails. Excelente implementação e execução em vr. Eu que não tenho muita frescura com jogo de terror cheguei a ter uns dois momentos de cagaço forte. Bons gráficos e ambientação. Terminado. Recomendo.
Zoe mars (demo):
Esse tem um review mais completo aqui:
https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/zone-of-the-enders-the-2nd-runner-mars-demo-está-disponível-para-download-na-ps-store-brasileira.516303/#post-15921392
E é isso.
Eu me diverti bastante com a coisa toda e achei que valeu a grana. Mesmo tendo dado um azar com meu modelo 1 do psvr (algumas unidades possuem um problema que quando você está no theater mode/vendo conteúdo não vr numa tela virtual, a tela vai "fugindo" pra esquerda, necessitando ser re-centralizada segurando-se o botão options do controle) ainda achei que valeu a pena. (Dizem que o modelo 2 não tem esse problema).
Outro ponto que vale ser mencionado é que vr não é pra todo mundo. Muita gente fica tonta (mesmo com opções de conforto ligadas) ou não consegue perceber as coisas, ou sua um monte (embaçando as lentes), etc.
Então acho que vai mais de ter muita curiosidade e decidir investir a grana na pira, ou de já ter dado uma brincada e achar que vale o investimento.
No meu caso, espero que o vr se mantenha no mercado e evolua junto com computadores e consoles. Se depender de mim, acompanharei jogando enquanto me for possível.
 
Mensagens
2
Reações
2
Pontos
1
Não, não vale à pena. Em um país de terceiro mundo como o Brasil você pagar 1,200 reais em um produto que no exterior é proporcional a renda per capita do cidadão médio, não tem sentido. Esse mercado de "realidade virtual", até agora não me surpreendeu... se fosse mais barato até valeria por ser uma bugiganga nova. Se você quer jogar dinheiro no lixo, vai lá!
 


lantisearth

Habitué da casa
Mensagens
259
Reações
23
Pontos
54
Então.
Sexta à noite consegui "terminar" mais 2 jogos vr... que não tem final...
Endspace e Mortal Blitz tem poucas fases e acabam "no meio do nada" rs...
O Mortal Blitz tem algumas poucas fases e depois que voce termina, ele avisa q "estamos planejando mais fases" (lol) e q vc pode aumentar a dificuldade para "mais desafio". Além disso, ele nao exibe nem um "congratulations" da vida.
O endspace chega em uma fase (que não demora muito a vir) onde vc tem que destruir uma estacao espacial. De repente a complicação e a dificuldade multiplicam por 10 e essa tb eh a ultima fase. Aki tb, nada de "end" ou "a winner is you", sem final.
Mesmo assim, achei q cada jogo valeu a grana (peguei os 2 em promocao e cada um saiu por uns 30 pilas).
Agora eh escolher outras coisas do backlog...
 

BlooMorte

Bam-bam-bam
Mensagens
5.166
Reações
5.429
Pontos
374
Eu tenho o meu a mais de um ano e não me arrependo da compra não, mas quando testei também me arrependi, em especial porque o jogo que testei (RE7) ficou com uma resolução muito ruim.

Quando vi que a resolução era maior para esse jogo no PS4 Pro, fiz o upgrade e arrisquei. Era isso mesmo, a resolução desse jogo em particular ficou bem melhor no Pro. Daí pra frente foi só alegria, tem uns jogos muito legais sim...VR transforma muito lixo em luxo.
 

Pockett

Bam-bam-bam
Mensagens
9.200
Reações
24.218
Pontos
353
parece ser divertido, se eu tivesse dinheiro sobrando compraria um
 

Aldighieri

Bam-bam-bam
Mensagens
5.067
Reações
2.004
Pontos
414
Olha o PSVR eu não utilizei, mas o GearVR, da Samsung, com resolução muito mais alta que o do PS ja da pra perceber os pixels, nessa ja se percebe que fullhd nao vai dar conta. E o detalhe de ficar embaçado é a mesma coisa, nao da foco 100%... Deixa isso pra la, compra um WiiU pra jogar Mario Kart e boa. Kkkk
 

jairasj

Habitué da casa
Mensagens
437
Reações
400
Pontos
98
Olha o PSVR eu não utilizei, mas o GearVR, da Samsung, com resolução muito mais alta que o do PS ja da pra perceber os pixels, nessa ja se percebe que fullhd nao vai dar conta. E o detalhe de ficar embaçado é a mesma coisa, nao da foco 100%... Deixa isso pra la, compra um WiiU pra jogar Mario Kart e boa. Kkkk
O PSVR tem 1080p de resolução tbm. E você só ve pixel se procurar.
 

AlanAds03

Ser evoluído
Mensagens
132
Reações
26
Pontos
48
Tenho um psvr e gostei muito da experiência.

Recentemente comprei a aimcontroller e a imersão com a arma é muito grande.
Vale a pena.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
 

XaPeToNeS

Ser evoluído
Mensagens
55
Reações
27
Pontos
38
Comprei recentemente um Ps4 Pro com VR 2.0 e não sabia que isso poderia existir. Experiencia fantastica, só me arrependo de não ter comprado antes.
 

gagames

Veterano
Mensagens
593
Reações
251
Pontos
134
Vale, é o melhor aparelho que comprei em anos.
Resolução é sim mais baixa, Gráficos são piores, mas mesmo assim a experiência nos jogos é incrível.
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.781
Reações
7.297
Pontos
379
Só vejo utilidade pra jogos da "Illusion". :ksafado
Mas como é só pra ps4, não vale a pena.
Pena que os de PC são tipo o dobro do preço.
 

Hellskah

Bam-bam-bam
Mensagens
3.570
Reações
6.084
Pontos
344
Então...é praticamente outro universo, outro console - vide o preço. Porém comprei o meu em abril e joguei algumas vezes até maio. Depois não mais.
Só posso usar depois que meu filho ( 3 anos ) dorme e isso acontece as 20h30. Depois disso tenho pouco fôlego para jogar pois além de demandar de fios espalhados, dá um pouco de calor e, não tem como negar, é meio cansativo.

É uma excelente EXPERIÊNCIA porém não chega a ser algo para jogar TODOS OS DIAS.

Não me arrependo de tê-lo comprado pois é um tipo de experiência para poucos e a mesma é muito restrita para testes. Essa é minha humilde opinião.
 

princesa123

Larva
Mensagens
9
Reações
5
Pontos
3
ganhei o óculos vr da samsung numa promoção que vinha de graça com a compra do celular. A qualidade não é incrivelmente maravilhosa mas na minha opinião é boa e imagino que a qualidade do psvr não seja tão diferente. Realmente não dá pra falar que não vale a pena, pq a experiência é beeeeem legal, mas você tem que ver se está disposto a investir essa grana em uma coisa que(a não ser que você vicie e se apaixone muito) vai em pouco tempo ficar encostado na sua casa sem uso nenhum, o meu não uso a meses. Mas se você tiver aquele dinheirinho sobrando acho que se comprar não vai ter arrependimentos.
 

Dante Viggo

Bam-bam-bam
Mensagens
5.097
Reações
2.423
Pontos
414
Estou querendo comprar um.
Mas tenho muitas dúvidas:

1- o move é necessário?
2- da pra usar no PC?
3- da pra usar deitado pra assistir filmes?
 

AlanAds03

Ser evoluído
Mensagens
132
Reações
26
Pontos
48
Estou querendo comprar um.
Mas tenho muitas dúvidas:

1- o move é necessário?
2- da pra usar no PC?
3- da pra usar deitado pra assistir filmes?
1- Move não é necessário porém tem alguns jogos que só funcionam com ele.

Porém recomendo comprar pois a imersão no jogo é maior.
2- oficialmente não, existe um aplicativo chamado trivus que consegue ligar ele no Pc porém não é 100% compatível.

3-este vou ficar te devendo , vou fazer um teste amanhã e te falo.

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk
 

Dante Viggo

Bam-bam-bam
Mensagens
5.097
Reações
2.423
Pontos
414
1- Move não é necessário porém tem alguns jogos que só funcionam com ele.

Porém recomendo comprar pois a imersão no jogo é maior.
2- oficialmente não, existe um aplicativo chamado trivus que consegue ligar ele no Pc porém não é 100% compatível.

3-este vou ficar te devendo , vou fazer um teste amanhã e te falo.

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk
Quase comprei, mas estou com receio de jogar pouco e largar, já que custa caro.

Outra pergunta: da pra usar sem conectar na TV?
 

kiahal

Veterano
Mensagens
1.282
Reações
100
Pontos
129
Eu nunca consegui jogar mais de meia hora sem ficar REALMENTE muito tono :(
 
Topo