O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que o espiritismo tá crescendo tanto no Brasil? [+Evangélicos +Classe Média]

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Eu não atribuiria o crescimento recente do espiritismo ao elemento "novela". O espiritismo cresce enquanto a audiência das novelas só caiu nos últimos anos, afinal.

A novela mais espírita que houve na Globo foi "A Viagem", acho que em 95. Lembro que naquela época foi observado um crescimento, inclusive, mas arrefeceu depois que a novela acabou.

Ademais, novela hoje em dia quase que só atinge público das classes chamadas D e E, enquanto o próprio OP - e outros usuários depois - disse aí que nota mais o fenômeno nas classes média-alta e alta.

Aliás, colocar qualquer coisa na conta da Globo e novelas hoje em dia é meio bobo, via de regra.

Não disse que o crescimento do espiritismo se deve apenas às novelas da globo.

Mas descartar a influência social que não só as novelas mas a globo como um todo tem em nosso país é no mínimo muito ingênuo.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.887
Reações
19.664
Pontos
1.689
Só sei que todo espírita que conheço é doido, não bate bem da cabeça...
 

Robisom_Vermelin

Bam-bam-bam
Mensagens
4.239
Reações
6.537
Pontos
314
Você sabe que essa questão de Santos da Igreja católica são falácias, não é?

Os Santos católicos são ícones e não ídolos.

A bíblia condena ídolos que são deuses, possuem autonomia. Os Santos Católicos são criaturas abaixo de Deus e dependem de Deus para realizar algum milagre -- os santos apenas rogam a Deus, que é basicamente rezar por quem o pediu algo.

Há muita diferença por exemplo, dos Santos católicos em relação aos deuses egípcios, que são o que o contexto daquela época remete.

Aliás, veneração =/= idolatria.

Como eu disse no começo do tópico, os católicos viram evangélicos por falta de instrução. Se lessem a bíblia pelo menos, sem cegueira, veriam como tudo é tão simples.

Há mais de 1 milênio atrás houve um movimento dentro da Igreja católica chamado mariolatria, isso foi proibido em pouco tempo, acho que deve ter até alguma citação disso em alguma encíclica.


meu irmão nego bota mais fé em nossa senhora aparecida do que no proprio DEUS, fizeram uma put* igreja la pra ela e o escambal, oficialmente os santos catolicos são apenas santos e Deus ainda é o mais importante, mais vai ver na pratica, santos são tratados como deuses e essa "falacia" que vc disse é apenas um escudo pra catolico não se sentir mau por ter mais fé em um santo do que em Deus.
 

Gutoos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.300
Reações
18.654
Pontos
749
Fico feliz com isso, se os dados forem reais e não mera impressão, apesar de ateu.

É bom ver as pessoas buscando crenças mais pessoais e espiritualizadas, que não dependem de uma estrutura central e dogmática.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Não disse que o crescimento do espiritismo se deve apenas às novelas da globo.

Mas descartar a influência social que não só as novelas mas a globo como um todo tem em nosso país é no mínimo muito ingênuo.


Não falava da sua manifestação, especificamente.

Claro que a Globo tem influência, mas existem muitas outras fontes abertas de informação hoje em dia.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
meu irmão nego bota mais fé em nossa senhora aparecida do que no proprio DEUS, fizeram uma put* igreja la pra ela e o escambal, oficialmente os santos catolicos são apenas santos e Deus ainda é o mais importante, mais vai ver na pratica, santos são tratados como deuses e essa "falacia" que vc disse é apenas um escudo pra catolico não se sentir mau por ter mais fé em um santo do que em Deus.

Muita gente realmente deve ter mais fé em Santo e esquece de Jesus e de Deus, mas isso é algo condenado pela Igreja. O que realmente vale são as tradições e a lei escrita na catolicismo por meio de encíclicas.

E qual o problema em levantar uma Igreja para a mãe de Deus? Isso não quer dizer nada, o templo no fim vai ser voltado para a celebração da eucaristia que é o ponto máximo que qualquer cristão chega em contato com Cristo, tudo é em torno de Cristo na missa.

E na pratica pra mim, eu não vejo católico por aí dizendo que Maria é mais importante do que Deus. E os que fazem idolatria aos Santos, estão em maus caminhos.

Essa questão dos Santos, pra se ter ideia, mesmo sofrendo perseguições, com frades assassinados e Igrejas saqueadas, a Igreja reafirmou tudo em torno do uso de imagens e na crença aos Santos.

católicos que antigamente torturou e executou milhares de pagãos por adorar outras entidades

Cara, me diz que você não está falando da Inquisição.

Só eram julgados católicos. Sem falar que era raro o uso de tortura, há documentos históricos onde era expresso a recomendação para não usá-la.
 


Robisom_Vermelin

Bam-bam-bam
Mensagens
4.239
Reações
6.537
Pontos
314
Cara, me diz que você não está falando da Inquisição.

Só eram julgados católicos. Sem falar que era raro o uso de tortura, há documentos históricos onde era expresso a recomendação para não usá-la.


skinheads tb tem documentos falando que holocausto nunca existiu e ai? ele tb não existiu?
 

BurnsCT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.759
Reações
9.577
Pontos
948
skinheads tb tem documentos falando que holocausto nunca existiu e ai? ele tb não existiu?

Em relação ao Holocausto ainda pode-se usar o argumento de que a história é escrita pelo lado vencedor, mas no caso da Igreja Católica ELA FOI A VENCEDORA quando passou por cima de culturas inteiras rsrsrs.

A impressão que fica que toda história ocidental está alienado e distorceu os fatos e só você tem acesso a verdade. Não acha que sua fé pode está "cegando" certos aspectos do seu conhecimento?
 

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.541
Reações
19.635
Pontos
1.049
Vejo com bons olhos uma religião que prega a caridade
 

Pl4y3r

Lenda da internet
Mensagens
13.053
Reações
61.578
Pontos
1.564
bem, é ilógico acreditar em reencarnação, visto que ta na biblia que homens só devem morrer uma vez e depois esperar o dia do juízo. Se a pessoa quer acreditar tudo bem eu posso respeitar isso, só não concordo

Deixe-me lançar uma questão: se Deus é totalmente justo e bom, haveria justiça em permitir que uns vivam uma única vida inteira de pura miséria e outros vivam uma única vida de pura riqueza?
 

BurnsCT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.759
Reações
9.577
Pontos
948
Deixe-me lançar uma questão: se Deus é totalmente justo e bom, haveria justiça em permitir que uns vivam uma única vida inteira de pura miséria e outros vivam uma única vida de pura riqueza?

Sei que não foi pra mim mas se prepare para: "Não conhecemos os planos de Deus...." ou traduzindo: "Aceita que doi menos miserável do karalho"
 

Pl4y3r

Lenda da internet
Mensagens
13.053
Reações
61.578
Pontos
1.564
Sei que não foi pra mim mas se prepare para: "Não conhecemos os planos de Deus...." ou traduzindo: "Aceita que doi menos miserável do karalho"

Pois é, a multiplicidade de existências permite que esse Deus seja totalmente justo.
 

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.541
Reações
19.635
Pontos
1.049
A inquisição nunca queimou pessoas por 'bruxaria' A paranóia da Inquisição rs Só católicos foram queimados

parece que estou na página da Montfort
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Daqui a pouco eu venho e dou mais detalhes.

A impressão que fica que toda história ocidental está alienado e distorceu os fatos e só você tem acesso a verdade. Não acha que sua fé pode está "cegando" certos aspectos do seu conhecimento?

O cara falou que milhares de pagãos foram torturados e mortos pela Igreja.

Sendo que as penas de morte nunca eram aplicadas por ela, sim pelo Estado. A Igreja também julgava só católicos. Pagão só quando o caso era muito grave.

Se isso não é distorção o que ele disse antes eu não sei o que é.
 

fernando_silva

Bam-bam-bam
Mensagens
4.707
Reações
3.753
Pontos
334
Você sabe que essa questão de Santos da Igreja católica são falácias, não é?

Os Santos católicos são ícones e não ídolos.

A bíblia condena ídolos que são deuses, possuem autonomia. Os Santos Católicos são criaturas abaixo de Deus e dependem de Deus para realizar algum milagre -- os santos apenas rogam a Deus, que é basicamente rezar por quem o pediu algo.

Há muita diferença por exemplo, dos Santos católicos em relação aos deuses egípcios, que são o que o contexto daquela época remete.

Aliás, veneração =/= idolatria.

Como eu disse no começo do tópico, os católicos viram evangélicos por falta de instrução. Se lessem a bíblia pelo menos, sem cegueira, veriam como tudo é tão simples.

Há mais de 1 milênio atrás houve um movimento dentro da Igreja católica chamado mariolatria, isso foi proibido em pouco tempo, acho que deve ter até alguma citação disso em alguma encíclica.
Santos estão mortos e a bíblia diz que os mortos não sabem coisa alguma.

A bíblia tbm diz que só Jesus é mediador entre Deus e os homens, ainda o compara a um advogado que temos diante do Pai.

Você não vai achar nenhum relato na bíblia incentivando a oração para homens mortos, o exemplo mais claro é a oração modelo que Jesus fez, que já começa direcionando o diálogo diretamente com Deus "Pai nosso que está nos céus". Outro ponto é que Jesus disse que tudo o que pedirmos no nome dele, e crermos, Ele o faria.

Sobre a veneração, João se prostou diante do anjo, e recebeu mais ou menos a seguinte resposta: sou conservo teu, adora a Deus.

Santos eram homens pecadores como eu e você e uma vez que estao mortos, não podem ajudar os vivos em nada.

Abraço.
 

BurnsCT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.759
Reações
9.577
Pontos
948
Daqui a pouco eu venho e dou mais detalhes.



O cara falou que milhares de pagãos foram torturados e mortos pela Igreja.

Sendo que as penas de morte nunca eram aplicadas por ela, sim pelo Estado. A Igreja também julgava só católicos. Pagão só quando o caso era muito grave.

Se isso não é distorção o que ele disse antes eu não sei o que é.

Mas esse mesmo Estado que era liderado pela Igreja?
Não faz sentido essa sua colocação, está tentando tirar uma culpa das costas da igreja.
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
Acho que dentre essas todas, a que mais me agrada ainda é o Budismo, apesar de eu conhecer bem pouco sobre ela também. Evangélicos são um tumor (pelo menos os que conheci no Brasil), já vivi por vinte anos em meio a eles e agora que sou independente, nunca mais quero voltar. Católicos sempre me pareceram mais gentis e menos fanáticos, as outras religiões eu nunca cheguei a conhecer, só eram taxadas de "adoradores do diabo", lol.
 

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
bem, é ilógico acreditar em reencarnação, visto que ta na biblia que homens só devem morrer uma vez e depois esperar o dia do juízo. Se a pessoa quer acreditar tudo bem eu posso respeitar isso, só não concordo

Sobre o offtopic da reencarnação:
Sua biblia só pode estar com defeito.
Olha só:
Tehilim 30 (Salmos) não fala claramente de reencarnação, ele dá a idéia, pois o rei David, como judeu, recebeu ensinamentos sobre o assunto...o que podemos dizer é que antes dele a idéia de reencarnação era algo comum entre nós judeus.

Mas em outros textos a idéia fica mais claro, principalmente no livro de Proverbios; 5:23 " O perverso morrerá, porque desviou-se da lei Divina por opção. Pelo excesso de erros perdera-se ! e retornará (para essa vida fisica)para consertar sua alma.

Na Biblia cristã está escrito no livro de Isaias: Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.

Mas o texto original do profeta nada cita de ressureição, o texto fala apenas : Os mortos se erguerão do pó, para acertar a balança cheia de erros de uma vida pervesa ( erros humanos), vcs são como o orvalho das folhas ao cairém pela manhã (fenomeno natural ) dessa mesma maneira (fenomeno natural ao conhecimento humano) a terra lançará vcs de volta para acertar os seus erros.

Portanto temos no Tanach (Antigo Testamento) a ideia de reencarnação, que depois foi explicada com detalhes no Zohar. Também a Torá Oral, que sempre acompanhou a Torá Escrita, contém essa ideia.
Ou seja, reencarnação está na Biblia, se foi interesse da ICAR tirar o conceito e alterar os livros, ai é outra história.
Sobre o assunto do tópico:

Eu vejo com bons olhos o crescimento dos espiritas, pois não ficam demonizando outras religiões e tem o livre arbítrio como uma das bases de sua crença.
Agora, obvio que, como toda associação de homens, está sujeito a equívocos.
 

Fox616

Supra-sumo
Mensagens
625
Reações
1.341
Pontos
163
Não fez ''m****'' nenhuma.

Muita coisa que você deve acreditar em relação à Igreja são distorções históricas.
Imagina.

História? Que tal casos de pedofilia que estão sendo abafados neste momento?

Lê meu post todo.

Eu respondi isto.

Idolatria a qualquer Santo é condenado.

E há grandes diferenças entre venerar e idolatrar.
Os cristãos em geral não pensam da mesma forma que você.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Santos estão mortos e a bíblia diz que os mortos não sabem coisa alguma.

"Pelo fato que os do céu estão mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a toda a Igreja na santidade... Não deixam de interceder por nós ante o Pai. Apresentam por meio do único Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, os méritos que adquiriram na terra... Sua solicitude fraterna ajuda, pois, muito a nossa debilidade." (CIC 956)

E em relação às pessoas que estão dormindo, mais da bíblia pra você.

"Com efeito, os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem mais nada; para eles não há mais recompensa, porque sua lembrança está esquecida" (Ecl. 9,5)

"Tudo que tua mão encontra para fazer, faze-o com todas as tuas faculdades, pois que na região dos mortos, para onde vais, não há mais trabalho, nem ciência, nem inteligência, nem sabedoria" (Ecl. 9,10).

Os mortos que se referem esta passagem, são os que morreram em inimizade com D'us.

"O sábio escala o caminho da vida, para evitar a descida à morada dos mortos" (Prov 15,24)

"Ignora ele que ali há sombras e que os convidados [da senhora Loucura] jazem nas profundezas da região dos mortos" (Prov 9,18)

São Mateus 17
1. Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha.
2. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
3. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele.

I São Pedro 3
19. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes,


A bíblia tbm diz que só Jesus é mediador entre Deus e os homens, ainda o compara a um advogado que temos diante do Pai.

1 Tim 2,1: "Acima de tudo, recomendo que se façam súplicas, pedidos e intercessões, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade."


O que a bíblia realmente quer dizer em chamar Jesus o único mediador entre Deus e os homens está relacionado com a salvação. Em lugar nenhum na Igreja você vai encontrar salvação por mérito de Maria, São Pedro, São João, São Paulo...

"Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos."(Rom 5,19)

É em relação a isto. Ninguém jamais será salvo sem a intermediação de Cristo que veio cumprir a lei, Jesus Cristo que é a lei, ou você a cumpre ou estará afastado de Deus.

Nós devemos interceder uns pelos outros.

Aqui o verso todo em que fala que Jesus Cristo é o único intermediador entre Deus e os homens.

I Timóteo
5. Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem
6. que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato, atestado em seu tempo;

Basta ler o 6 para entender o que realmente se diz aí, nem precisaria tudo o que postei acima.

Você não vai achar nenhum relato na bíblia incentivando a oração para homens mortos, o exemplo mais claro é a oração modelo que Jesus fez, que já começa direcionando o diálogo diretamente com Deus "Pai nosso que está nos céus". Outro ponto é que Jesus disse que tudo o que pedirmos no nome dele, e crermos, Ele o faria.

"Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra? Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos" (Ap 6,9-11).

Aí as pessoas já no céu clamando a Deus por justiça. Mas você pode dizer que eles estão intercedendo por eles mesmos e que eles não podem ouvir nossas orações.

Mas...

"assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro" (Rom 12,5)

Isto é bem mais detalhado pelo Pe. Paulo Ricardo neste vídeo abaixo.




Sobre a veneração, João se prostou diante do anjo, e recebeu mais ou menos a seguinte resposta: sou conservo teu, adora a Deus.

Prostrar-se como ato de humildade é incentivado pela bíblia. E João se admirou com a natureza do anjo e não se prostrou apenas por respeito.

Santos eram homens pecadores como eu e você e uma vez que estão mortos, não podem ajudar os vivos em nada.

Abraço.

Com exceção de Maria, não é negado isso em relação a mais ninguém.

Abraço.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Imagina.

História? Que tal casos de pedofilia que estão sendo abafados neste momento?

Tem um documento que visa proteger a identidade dos Frades, mas nunca protegê-los.

Nem toda acusação deve ser tomada como verdadeira de cara e é meio irresponsável expor alguém que pode ser considerada publica sem antes ter concluído a investigação. Eu sei que existem alguns erros na Igreja, nem todos são santos ali, mas nem por isso você pode condenar toda a Igreja por isso.

Sei também que existem Padres irresponsáveis que encobrem mesmo casos de pedofilia, mas errado é achar que todo católico concorda com isso e que não é algo combatido.

A propósito, muitas vezes confundem qualquer caso onde Padres estão fazendo sexo com algum jovem do mesmo sexo com pedofilia. Nem tudo é pedofilia.

Recomendo a leitura.

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,igreja-uma-megacobertura-imp-,1009983

Os cristãos em geral não pensam da mesma forma que você.

Nem todo mundo por estar na Igreja é exemplo de santidade. Muitos desconhecem a própria doutrina a fundo, não se interessam.

E outros caem em vícios que foram condenados em concílios séculos ou até milênio atrás.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Mas esse mesmo Estado que era liderado pela Igreja?
Não faz sentido essa sua colocação, está tentando tirar uma culpa das costas da igreja.

Você ignora altos e baixos e ignora que os reis também tinham sua soberania sobre o Estado. Também ignora que ai Igreja teve seus altos e baixos, momento em que tinha controle do Estado, momentos que sua função era diminuída a um mero clero.

O máximo que vi da Igreja mandando em um Estado foi a derrubada de um rei que andava fazendo não muita coisa boa.

E pra variar, a Igreja Católica foi também quem primeiro se manifestou contra o ato. Ainda recentemente víamos punição do tipo nos EUA -- ainda há pena de morte lá? -- pena de morte era algo que fazia parte do contexto da época.

E no fim, quem aplicava a pena era o Estado sim.

Material útil sobre a Santa Inquisição.





Se eu achar alguns textos interessantes eu posto aqui.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Alto Astral. E a coisa do espiritismo não é gratuita, sendo muito bem inserida na estória.

Você acompanha novelas?:eek:
sempre achei que você curtia o outro lado...
negrito= :karrepio não critiquei a obra apenas citei um exemplo recente
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
50% das pessoas que conheço que são espíritas não sabem nem me explicar direito a religião deles hue. Então vejo como uma modinha mesmo. Sou evangélico e ate na própria igreja que frequento vejo pessoas com a moda "costume" de ir na igreja, mais estão lá fazendo não se sabe o que rsrs. Então em todo lugar tem moda, mais a modinha do momento ou e pagar de ateu ou ser espirita. Pois pagar dizimo ninguém merece ne R$R$R$...

Enviado do meu NEXUS 4 usando tetapalk
 

o espicialista

Bam-bam-bam
Mensagens
8.518
Reações
7.627
Pontos
399
Talvez porque acreditar em espírito seja mais racional que acreditar em Deus

Há grande diferença entre eles ?
 

Fox616

Supra-sumo
Mensagens
625
Reações
1.341
Pontos
163
Tem um documento que visa proteger a identidade dos Frades, mas nunca protegê-los.

Nem toda acusação deve ser tomada como verdadeira de cara e é meio irresponsável expor alguém que pode ser considerada publica sem antes ter concluído a investigação. Eu sei que existem alguns erros na Igreja, nem todos são santos ali, mas nem por isso você pode condenar toda a Igreja por isso.

Sei também que existem Padres irresponsáveis que encobrem mesmo casos de pedofilia, mas errado é achar que todo católico concorda com isso e que não é algo combatido.

A propósito, muitas vezes confundem qualquer caso onde Padres estão fazendo sexo com algum jovem do mesmo sexo com pedofilia. Nem tudo é pedofilia.

Recomendo a leitura.

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,igreja-uma-megacobertura-imp-,1009983
É muito bem conhecido que a Igreja acobertou inúmeros casos.

Nem todo mundo por estar na Igreja é exemplo de santidade. Muitos desconhecem a própria doutrina a fundo, não se interessam.

E outros caem em vícios que foram condenados em concílios séculos ou até milênio atrás.
Com "desconhecem" você quer dizer terem uma visão diferente de você né?
 

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
Mensagens
10.377
Reações
8.451
Pontos
389
Todos os centros espíritas que eu conheço trabalham muito no trabalho voluntário pra ajudar a todos. Se for assim no país inteiro, fico feliz em saber que o espiritismo tá se espalhando no Brasil.
Nesse ano tô muito afim de ir num centro espírita no Sion pra começar a trabalhar lá, vamo ver se vai dar.
 
Topo Fundo