O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que o espiritismo tá crescendo tanto no Brasil? [+Evangélicos +Classe Média]

cait_sith

Bam-bam-bam
Mensagens
12.116
Reações
2.143
Pontos
444
Acho que o espiritismo está mais acessível, digamos assim. Tem aqueles livros estilo Zibia Gasparetto que vendem em tudo que é canto, referências em novelas e tudo mais.
O pessoal vê e se interessa.


Tenho uma amiga q eh espirita e acho q ela so eh por ficar lendo esses livros rsrs. Pq quando perguntei varias coisas pra ela sobr eo q ela fazia pra praticar isso e tal, ela nem sabia responder.

Igual naquele ano de 2006~2008 foi um boom de gente se convertendo a evangelico so por causa das musicas da Aline Barros. :klol

Incrivel como o povo eh influenciado pela midia.
 

weito

Supra-sumo
Mensagens
718
Reações
589
Pontos
164
Muito boa a discussão aqui, continuem contribuindo.

OFF e sem querer tumultuar por favor, mas será que a Universal não vai 'santificar'(reforçando o entre aspas) o Edir Macedo quando ele morrer?
 

Nets

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.222
Reações
2.797
Pontos
1.104
No meu trabalho a maioria é espírita, eu acho bom porque não costumam ficar criticando muito as religiões alheias mas as vezes enchem o saco reclamando de coisas tipo fulano tá tentando fazer algo contra mim (espiritualmente falando) e coisas parecidas.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Ex-católico aqui. Um dia deram-me de presente "O Evangelho segundo o Espiritismo". Quase o jogara no lixo achando coisa de herege, mas a curiosidade fora maior do que o preconceito. Li-o e não parei nele.

Abracei o "kardecismo" porque ele fala à lógica. Do ponto de vista religioso, sou ecumênico.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Irei responder a alguns dos primeiros posts por enquanto, para questões de informação.



Muito se comenta acerca da religião evangélica e o crescimento gradativo dela no país nos últimos anos, como uma consequência do declínio do catolicismo por aqui.

Mas outra consequência que vejo é o crescimento do espiritismo. E sem guerra de classes nem nada do tipo, mas esse crescimento pelo o que eu vejo ocorre mais entre os ex-católicos da classe média e/ou classe alta brasileira, enquanto os "neo-evangélicos" tendem a ser os ex-católicos de origem mais pobre. Quer dizer, há 10, 15, 20 anos atrás, o que não faltava era família católica de classe média que ia na igreja. Hoje, fale com algumas pessoas dessas mesmas famílias, e verá que alguns se debandaram pro espiritismo, passando a frequentar cada vez mais centros/pousadas/etc, e menos igrejas.

E bem, a pergunta é: por que logo o espiritismo pra substituir aos poucos o catolicismo entre a classe média? Só pra ter uma ideia mesmo.

P.S.: Claro que também houve um aumento dos ateus, mas ainda não devem ser mais que 5% da população, ou melhor, devem estar abaixo desse número até.

Na verdade ocorre o contrário. Desde que Bezerra de Menezes (o maior deturpador do Espiritismo e 'criador' de uma religião mística que levou seu nome) assumiu a presidência da FEB, o Espiritismo, tal como concebido por Kardeec, está em declínio em EM VIAS DE EXTINÇÃO.
O que existe na verdade é o que eu apelidaria de 'neo-catolicismo'. Isto é, o catolicismo misturado com outras crenças espiritualistas. É fato que tal religião nada tem a ver com o Espiritismo, que por sinal não é uma religião.



Antes o espiritismo não era bem visto por aí, agora com essa aceitação maior de religiões ele está mais livre e mais "aberto".
Mas na minha opinião também tem o "a moda da vez", assim como a evangélica foi a alguns anos atrás.

Sou evangélica, mas cada um sabe do seu, não vejo mal na religião espírita, desde que pregue o bem e acredite em Deus acima de tudo, tá ótimo, isso que importa.

(O kardecista, digo)

Só existe um Espiritismo. O Espiritismo é uma doutrina compilada por Kardec, ponto. Todas as outras coisas são outras crenças espiritualistas (Chico Xavier, Umbanda, Candomblé). A diferença é que a Umbanda teve a honestidade intelectual de tomar um nome próprio. Não fizeram dessa forma o Chico Xavier, Zíbia Gasparetto e outros, que ridicularizaram o Espiritismo.


Acho que o lobby forte que a Globo faz em suas novelas ano após ano influenciou bastante também.

Com certeza isso contribuiu para o advento do tal "Chiquismo". Para o Espiritismo foi um desserviço, uma vez que manchou sua imagem com fantasias.


Acredito que o que faz catolicos se tornarem ou envagelicos ou espiritas varia com a crença em santos, por exemplo:

Na realidade espiritismo é a segunda, antes dela tem a umbanda
Tem nego que venera são jorge e é catolico consequentemente nessa ele ja é um espirita catolico, e dai é um passo pra ele virar espirita e engajar numa religião half-monoteista e atualmente a igreja catolica eu considero como politeista, veneram mais nossa senhora aparecida do que a proprio Deus e Jesus.
Mais existem aqueles católicos, uma parcela deles que observam bem e refletem sobre o mandamento de moisés de não adorar imagens e ai viram evangélicos, e ai começa a discussão dos evangélicos com os católicos que antigamente torturou e executou milhares de pagãos por adorar outras entidades e que hj libera mais e mais santos apadrinhando em busca de fieis, isso para não perder território.

Finalizando, Igreja catolica ta no meio do muro liberando e cagando os seus princípios e enquanto ela resolve oq fazer, tem nego que ta caindo pra um lado (espiritismo-umbanda-kimbanda) e pro outro (evangelica)

Não existe Espírita católico. É impossível ser Espírita e ser católico. O 'único' ponto afim é a existência de Deus. Não existem santos no Espiritismo (São Jorge por exemplo). Você cometeu um erro muito comum que é achar que o que você vê por aí é de fato o Espiritismo. Na verdade é uma fantasia que utilizou-se desse nome, que foi advindo de um trabalho extremamente sério e duradouro. Mas isso é normal e eu mesmo cai nessa desinformação antigamente.


Também percebo essa questão levantada pelo OP. No meu circulo social percebo o aumento crescente de novos espiritas (desculpem os entendidos no assunto mas não sei muito bem a diferença de cada "escola" espirita, então tratarei do espiritismo trazido pela onda Chico Xavier e romances de auto ajuda) justamente na parcela da sociedade com certo nível escolar e consequentemente financeira mais elevado, enquanto os novos evangélicos concentram-se na parcela mais pobre mesmo.



E vendo de fora assim, fico até feliz de certas pessoas procurarem esse tipo de crença que tenta passar a ideia de evolução espiritual e a caridade como forma de se elevar. Nada contra os evangélicos obviamente, mas essa onda de dizimo em primeiro lugar deturpam tanto a fé das pessoas que acabamos sem querer generalizando e perdendo o respeito.

Eu acho é engraçado como alguns aqui já postam com certa arrogância afirmando que "minha religião" é melhor que a sua.

Quanto às "escolas", vide respostas acima.


xico chavier + globo + livros acessiveis, curto o espiritismo e das historias das religioes é a que eu mais curto.

Na verdade você quer dizer a Religião CHiquista. Chico Xavier não era espírita, muito menos os seus livros e a globo não passou nenhum conteúdo espírita em suas novelas. E o Espiritismo não é religião.


Acho que o espiritismo está mais acessível, digamos assim. Tem aqueles livros estilo Zibia Gasparetto que vendem em tudo que é canto, referências em novelas e tudo mais.
O pessoal vê e se interessa.

Zibia Gasparetto não é Espírita e não existe nenhum livro Espírita, excetuando-se os compilados por Kardec, até o momento. Todo o resto são romances espiritualistas.
 


Robisom_Vermelin

Bam-bam-bam
Mensagens
4.239
Reações
6.537
Pontos
314
Não existe Espírita católico. É impossível ser Espírita e ser católico. O único ponto a fim é a existência de Deus. Não existem santos no Espiritismo (São Jorge por exemplo). Você cometeu um erro muito comum que é achar que o que você vê por aí caracterizado como Espiritismo na verdade é uma fantasia que utilizou-se desse nome, advindo de um trabalho extremamente sério e duradouro.


put* cara, tentei falar de uma forma que desse pra entender que o católico chega a um ponto onde a sua espiritualidade se divide, entre uma e outra, existem mais casos onde a pessoa fica entre duas religiões e só depois de um tempo, ela muda, não o caso onde ela bate o olho numa religião e larga a fé e passa acreditar magicamente na nova religião, isso so pra deixar claro. e por isso disse espirita católico, so pra facilitar o entendimento.

Outro erro de interpretação ou não fui muito claro, são jorge pra católicos acredito eu que seja um santo, e se não for é uma imagem respeitada que tb esta presente na umbanda em forma de entidade, no caso o católico que se simpatiza com são jorge e descobre que existe na umbanda, sabe se la por que, por acaso, em algum exemplo da vida ela resolve experimentar a umbanda, e ex católico é o que mais tem em terreiro de umbanda, e ainda tem os católicos experimentando a umbanda, pelo menos no meu terreiro sempre tem gente nova e quase sempre católico.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Irei responder a alguns dos primeiros posts por enquanto, para questões de informação.





Na verdade ocorre o contrário. Desde que Bezerra de Menezes (o maior deturpador do Espiritismo e 'criador' de uma religião mística que levou seu nome) assumiu a presidência da FEB, o Espiritismo, tal como concebido por Kardeec, está em declínio em EM VIAS DE EXTINÇÃO.
O que existe na verdade é o que eu apelidaria de 'neo-catolicismo'. Isto é, o catolicismo misturado com outras crenças espiritualistas. É fato que tal religião nada tem a ver com o Espiritismo, que por sinal não é uma religião.





Só existe um Espiritismo. O Espiritismo é uma doutrina compilada por Kardec, ponto. Todas as outras coisas são outras crenças espiritualistas (Chico Xavier, Umbanda, Candomblé). A diferença é que a Umbanda teve a honestidade intelectual de tomar um nome próprio. Não fizeram dessa forma o Chico Xavier, Zíbia Gasparetto e outros, que ridicularizaram o Espiritismo.




Com certeza isso contribuiu para o advento do tal "Chiquismo". Para o Espiritismo foi um desserviço, uma vez que manchou sua imagem com fantasias.




Não existe Espírita católico. É impossível ser Espírita e ser católico. O 'único' ponto afim é a existência de Deus. Não existem santos no Espiritismo (São Jorge por exemplo). Você cometeu um erro muito comum que é achar que o que você vê por aí é de fato o Espiritismo. Na verdade é uma fantasia que utilizou-se desse nome, que foi advindo de um trabalho extremamente sério e duradouro. Mas isso é normal e eu mesmo cai nessa desinformação antigamente.




Quanto às "escolas", vide respostas acima.




Na verdade você quer dizer a Religião CHiquista. Chico Xavier não era espírita, muito menos os seus livros e a globo não passou nenhum conteúdo espírita em suas novelas. E o Espiritismo não é religião.




Zibia Gasparetto não é Espírita e não existe nenhum livro Espírita, excetuando-se os compilados por Kardec, até o momento. Todo o resto são romances espiritualistas.


Bom post.

Eu estava me referindo ao advento dessa "crença deturpada" mesmo, e não o espiritismo original. Não sabia do declínio do espiritismo original, mas pelo o que eu vejo, essa crença "neo-espiritualista-católica(pois esses "espíritas" acreditam em santos)está avançando.

A mudança que eu percebo é que eles frequentam menos igrejas e mais centros, mas ainda mantém certas crenças católicas como os santos e tudo mais.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Com certeza isso contribuiu para o advento do tal "Chiquismo". Para o Espiritismo foi um desserviço, uma vez que manchou sua imagem com fantasias.

Sim, eu estava me referindo a este "neo espiritismo brasileiro" que no fundo é o que a população em geral chama de espiritismo, apesar de não ser.
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
bem, é ilógico acreditar em reencarnação, visto que ta na biblia que homens só devem morrer uma vez e depois esperar o dia do juízo. Se a pessoa quer acreditar tudo bem eu posso respeitar isso, só não concordo
Ilógico? Hahagaha. Como se acreditar em alguma coisa da biblia fosse logico.
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Meus pais são espíritas kardecistas. Eu sou ateu.

Sinceramente, nunca vi nenhuma religião menos ilógica ou fantasiosa que as outras. Pra mim estão todas no mesmo barco. Mas diferente dos religiosos que tentam o tempo todo converter os infiéis não fico enchendo o saco de ninguém pra virar ateu.
 

soukaigi

Bam-bam-bam
Mensagens
9.060
Reações
6.162
Pontos
444
Na infância eu não tinha religião definida, na adolescência fui Mórmon e agora estou descobrindo o catolicismo. Vou fazer o curso de catecismo esse ano.
As igrejas evangélicas, pentecostais e, principalmente, as neopentecostais se deram bem no Brasil porque o povo aqui é emotivo em demasia e pouco instruído.
O aumento do espiritismo se deve muito ao "marketing" que a mídia televisiva faz. Gostaria de saber o porquê dele ter se desenvolvido só aqui e não em outras regiões do mundo... será que notaram ser fraude? É uma dúvida genuína mesmo.

Acredito que a tendência é de aumentar o número de ateus. Boa parte devido à sociedade cada vez mais materialista e imoral (nos padrões bíblicos).
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Na infância eu não tinha religião definida, na adolescência fui Mórmon e agora estou descobrindo o catolicismo. Vou fazer o curso de catecismo esse ano.
As igrejas evangélicas, pentecostais e, principalmente, as neopentecostais se deram bem no Brasil porque o povo aqui é emotivo em demasia e pouco instruído.
O aumento do espiritismo se deve muito ao "marketing" que a mídia televisiva faz. Gostaria de saber o porquê dele ter se desenvolvido só aqui e não em outras regiões do mundo... será que notaram ser fraude? É uma dúvida genuína mesmo.

Acredito que a tendência é de aumentar o número de ateus. Boa parte devido à sociedade cada vez mais materialista e imoral (nos padrões bíblicos).
Na verdade o aumento do espiritismo (entre as classes mais abastadas) não tem a ver com marketing de tv ou cinema, o movimento é o contrário. Vc tem um diretor ou produtor espírita que resolve filmar algo de Chico Xavier.

Acho que o espiritismo Kardecista cresce mais entre pessoas mais instruídas porque as doutrinas deles envolvem muita leitura de diversos livros, discussões filosoficas, etc. Isso requer geralmente mais background educacional.

Ah, mas os crentes tb leem muito. Sim, mas praticamente só a Bíblia, e tem a tendência de ficar só repetindo as coisas como "mantras", interpretando a Biblia literal ou quase literalmente e praticamente não aprofundam em discussões de significado. É tudo muito mais visceral e menos cerebral.

Não que eu convorde com as doutrinas espíritas. Li uma vez um livro de Chico Xavier indicado pelo meu pai e achei raso, infantil e até racista em determinado ponto. Ou seja, os espíritas podem até pensar mais, mas não quer dizer que não pensem besteira.
 

Fox616

Supra-sumo
Mensagens
625
Reações
1.341
Pontos
163
Vale lembrar que foram vários membros da Igreja. Na maioria dos casos, o máximo que poderia acontecer com um padre pedófilo era ser realocado para outra região onde ele não era conhecido.

Se isto for referente à católicos, não há diferenças de pensamentos, há apenas o catecismo.
Para você. Agora pensamentos divergentes dentro do catolicismo não falta.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Vale lembrar que foram vários membros da Igreja. Na maioria dos casos, o máximo que poderia acontecer com um padre pedófilo era ser realocado para outra região onde ele não era conhecido.

Vários em uma proporção de quantos por centos? 80% dos membros da Igreja ou uma parcela de 3% ou menos corrompida?

Recomendo ler o artigo que eu mandei. Do jeito que falam, parece ser raro um Padre que não pratique pedofilia.

Para você. Agora pensamentos divergentes dentro do catolicismo não falta.

Qualquer coisa que vá contra o catecismo é heresia.

No catolicismo hoje por exemplo, tem muita gente metida a espírita. É totalmente proibido, é um caso grave de heresia, passível de excomunhão.

Agora, depende do que você se refere com divergências, depende do tema. Quando não se trata de dogma de fé, pode haver divergência mesmo, como no caso do celibato.
 

Makenshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.549
Reações
8.468
Pontos
1.124
... até racista em determinado ponto ...


Isso é uma questão relacionada à época de surgimento da doutrina, no século XIX. Embora a escravidão já fosse repudiada na Europa, ainda persistia em muitos lugares, e a visão Positivista de mundo ainda entendia que, embora todas as "raças" fossem de fato humanas, as "raças brancas" eram as mais avançadas, e a "raça negra" a mais primária, devendo ser guiada. Essa idéia, apesar de hoje sabermos que é errada, era a mais avançadas da época e foi adotada pelos Positivistas. E ainda assim não eram maioria, pra você ver o estado das coisas.

Da mesma forma que a bíblia fala muito de pastores, ovelhas, manjedouras, etc. São coisas da época em que surgiu, refletem costumes da época. A menos que seja um fundamentalista, um espírita não deve acreditar mais nisso. Novos livros provavelmente não endossam essas idéias.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Da mesma forma que a bíblia fala muito de pastores, ovelhas, manjedouras, etc. São coisas da época em que surgiu, refletem costumes da época. A menos que seja um fundamentalista, um espírita não deve acreditar mais nisso. Novos livros provavelmente não endossam essas idéias.

Mas se não me engano, não existem mais novos livros que são realmente da doutrina espírita. Só os escritos por Kardec. Nada mais passou pelo cuee.
 

Virgin Superstar

Bam-bam-bam
Mensagens
5.500
Reações
7.252
Pontos
384
Não vejo esse aumento de espíritas, tem dados oficiais disso?

Sem querer ser preconceituoso, mas já sendo.. nunca conheci ou vi espíritas kardecistas q tivessem mentes extremamente fechadas ou pregassem ódio como eu vejo evangélicos e católicos fazendo. Os vejo como pessoas mto evoluídas.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Ilógico? Hahagaha. Como se acreditar em alguma coisa da biblia fosse logico.

Meus pais são espíritas kardecistas. Eu sou ateu.

Sinceramente, nunca vi nenhuma religião menos ilógica ou fantasiosa que as outras. Pra mim estão todas no mesmo barco. Mas diferente dos religiosos que tentam o tempo todo converter os infiéis não fico enchendo o saco de ninguém pra virar ateu.



Excelente post.

Se for usar a pura lógica óbviamente qualquer religião você observa uma série de coisas ilógicas e fantasiosas. Muito díficil verificar uma religião mais fantasiosa que a outra.

O problema principal de qualquer religião é a pessoa pregadora que quer impor sua crença aos outros.
Esses são uns Filhas da put*, disgraçados, cuzões e diversos outros adjetivos ofensivos. São os piores. Inclusive existem sim alguns ateus que querem dar uma de pregadores.

Tenha sua crença mas não amole, incomode ou encha o saco das outras que possuem uma outra convicção.

Aqui onde moro tem bastante budistas. E no meio que frequento tem muitos descendentes de japoneses (eu tenho um pouco de descendencia japonesa) onde a concentração de budista são maiores ainda.
Mas apesar disso nunca me deparei com um budista pregador ou querendo impor sua crença. Apenas convites para ir ao templo e tal. Nada de insistencia ou pregação.

Por isso apesar de ser agnóstico (sempre fui agnóstico pois nunca vi sentido em qualquer religião) eu tenho muito respeito por eles.

Os evangélicos é o que possum a maior quantidade de pregadores, coisa chata do cacete. Felizmente no meu círculo social são poucos os evangélicos, mas na rua uma vez ou outra me deparo com esse tipo de indíviduo que já vem falando, o qual ignoro totalmente e vou embora.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Cara, pelo ponto de vista social e como simpatizante do zen budismo e do espiritismo (tenho algumas divergências, mas concordo com bastante coisa), eu te digo que em nenhum centro espírita que conheci nunca vi:
- Pedido de dinheiro ou contribuição;
- Pedido para aderir;
- Opinião anti-qualquer religião;
- Qualquer tentativa de doutrinação.
Por isso eu te digo, pelo menos do ponto de vista social, que se a pessoa simpatiza com o espiritismo e encontrar verdadeiros espíritas, o ambiente de convivência é muito melhor do que na maioria das religiões encontradas aqui no Brasil.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não vejo esse aumento de espíritas, tem dados oficiais disso?

Sem querer ser preconceituoso, mas já sendo.. nunca conheci ou vi espíritas kardecistas q tivessem mentes extremamente fechadas ou pregassem ódio como eu vejo evangélicos e católicos fazendo. Os vejo como pessoas mto evoluídas.


Como já foi falado, não é o espiritismo em sua forma original, mas sim uma mistura dele com crenças católicas, sendo assim, um "neo-espiritualismo-católico" que cada vez mais é incorporado pelas classes média e alta, que cada vez mais vão a centros/pousadas/afins, e menos à Igrejas.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
A destruição da Igreja está profetizada.

O papa Francis, o crescimento dos evangélicos e tantas outras coisas afins são apenas o começo de algo que já está previsto desde o início dos tempos.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
De fato, não importa se o espírita é kardecista ou chiquista, nunca vi nenhum ter o nível de arrogância que muitos evangélicos e até católicos, muito pelo contrário.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.209
Pontos
1.839
Simplesmente porque na classe média / alta a formação cultural do indivíduo é maior. Ele pensa mais, e passa a contestar doutrinas que pregam rebanhos seguindo cegamente preceitos ou líderes sem a possibilidade do questionamento.

Já os mais pobres...qualquer pastor com fala mansa (e enérgica quando é preciso) consegue angariá-los ao "rebanho".
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Gostaria de saber o porquê dele ter se desenvolvido só aqui e não em outras regiões do mundo... será que notaram ser fraude? É uma dúvida genuína mesmo.

Isso se deve ao fato de que Kardec não preparou um sucessor na França e após a sua morte, Leymarie se tornou diretor e redator da "Revue Spirite" (Revista Espírita , na qual a abriu a artigos místicos que não tinham a ver com o Espiritismo. Leymarie era um místico e se simpatizava com J.B Roustaing, que tinha Kardec como inimigo. O fim dessa história se sucedeu com Leymarie publicando fotos de manifestações. Manifetações essas que NÃO SÃO comprovadas nem aprovadas pelo Espiritismo e o próprio Leymarie assumiu fraudar algumas. O que aconteceu foi que Leymarie, o fótografo e mais um outro sujeito que esqueci o nome foram processados. Esse fato rendeu a Leymarie 1 ano de prisão (a sentença foi anulada, por isso ficou só 1 ano) e ao Espiritismo sua ridicularização na Europa. Após ser solto Leymarie voltou à diretoria da Revista Espírita. Mesmo nomes influentes como León Dennis não foram suficientes para superar esse escândalo.




De fato, não importa se o espírita é kardecista ou chiquista, nunca vi nenhum ter o nível de arrogância que muitos evangélicos e até católicos, muito pelo contrário.


Os Chiquistas costumam ser extremamente arrogantes às vezes. AI daquele que falar que São Chico participou de uma fraude.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Simplesmente porque na classe média / alta a formação cultural do indivíduo é maior. Ele pensa mais, e passa a contestar doutrinas que pregam rebanhos seguindo cegamente preceitos ou líderes sem a possibilidade do questionamento.

Já os mais pobres...qualquer pastor com fala mansa (e enérgica quando é preciso) consegue angariá-los ao "rebanho".
Exatamente, nesse contexto aí, o espiritísmo passa a fazer mais sentido. Não é difícil a pessoa se sentir convencida, quando comparada a religião que ela tinha antes (cheia de regras e sem sentido).

A ideia do pecado em si, não soa tão absurda no espiritísmo como em outras religiões, pelo contrário, tem muita coisa que apela pra lógica, embora como eu já disse, nada possa de fato ser provado. Aliás, não acho que esse tipo de coisa tem como provar mesmo então vai da "fé" de cada um.

Osmin infelizmente é como você disse, boa parte só é espírita por causa do chico, e aqui mesmo se tu falar que é uma fraude (o que eu não tenho dúvidas) as pessoas te achincalharão, dizendo que ele era uma pessoa boa etc. Confundem o fato de ele ter sido uma pessoa boa, que é inegável, e alegam que quem o critica está desmerecendo o que ele fez de bom, sendo que só estamos dizendo que ele fantasiou (pra não dizer outra coisa) mesmo sendo por uma boa causa.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.209
Pontos
1.839
Não gosto muito desse site, mas enfim, essa matéria vale: http://www.vice.com/pt_br/read/desp...-contra-as-religioes-de-matriz-africana-no-rj

Me digam quando um centro espírita vai fazer algo assim? Sei lá, me perdoem os evangélicos aqui da OS, mas essa religião vai causar MUITO problema num futuro próximo.


Manja aqueles lances da idade média, caça ás bruxas e talz? Pois é...infelizmente Manolo, essa m**** toda vai voltar (já voltou) na mão desses maníacos.
 

Vigilante Master

Bam-bam-bam
Mensagens
4.258
Reações
9.027
Pontos
293
Respeito muito o espiritismo.
Acho a religião deles muito mais sincera que a Evangélica.
Não ficam falando o tempo inteiro sobre o Diabo e buscam ajudar o próximo, pelo menos é o que vejo.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
A destruição da Igreja está profetizada.

O papa Francis, o crescimento dos evangélicos e tantas outras coisas afins são apenas o começo de algo que já está previsto desde o início dos tempos.


Por que o Papa Francis seria algo envolvendo a destruição da Igreja?
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Por que o Papa Francis seria algo envolvendo a destruição da Igreja?

Ele não é um papa de verdade. O negócio dele é o populismo fácil. De igreja mesmo ele sabe muito pouco. Ter um sujeito assim no poder enfraquece a igreja, e contribui para sua destruição.
 
Topo Fundo