26 Platina no
PS5!
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Agora, antes de começar a falar do jogo eu preciso dizer que eu platinei ele mais por birra do que qualquer outra coisa. Devo ter levado cerca de 2 anos para fazer isso e eu não pretendo jogar os DLCs dele. Por si só Valhalla já é um jogo muito inchado, levando em torno de 100h para platinar e o jogo não conseguiu me prender aos personagens ou a historia como um todo para eu querer ver mais deles nas dlcs.
Como todos sabem, Valhalla é o terceiro AC "RPG", mas eu diria que dos 3 (Eu já "platinei" o Odyssey no Steam) ele é o que menos sabe o que é. Ele que ter uma arvore de habilidades gigante, mas nada nela é interessante. Ele quer ter arvore de dialogo, mas nada realmente afeta a narrativa ou o final do jogo. Ele quer ter um combate mais "souls" com uma barra de estamina, mas se vc acertar um ataque no inimigo vc regenera a estamina que vc perdeu no ataque, fazendo o sistema de estamina inútil. Basta vc ficar atacando o inimigo que vc nunca vai ficar sem estamina.
O jogo é uma mistureba de elementos que não funcionam muito bem juntos. O jogo é extremamente longo e cansativo. A historia é um dos pontos mais baixos dele, só perdendo para as "atividades" secundarias.
Diferente dos outros 2 AC rpgs, em Valhalla vc não tem bem side-quests, mas cada área do mapa tem 3 tipos de atividades para vc realizar, que são os "tesouros", "mistérios e "artefatos". Cada um deles tem algumas mini atividades, como em artefatos tem o clássico seguir o pergaminho que está voando. Pegar mascas romanas e etc. Os tesouros é literalmente coletar baús, mas a maioria deles está atrás de portas que precisam ser quebradas ou achar as chaves delas, e finalmente temos os mistérios, que são as "side quests" do jogo. Mas elas são muito rasas e pouco inspiradas. Como vencer uma corrida contra uma criança. Dar um bilhete para alguém, matar um urso, beber uma "cerveja". Vc faz elas em questões de segundos. É realmente difícil acreditar que alguém foi pago para escrever elas. Esses "mistérios" são a prova que a IA pode tomar o emprego dos roteiristas a qualquer hora e ninguém ia notar a diferença.
Agora outro ponto que eu preciso criticar antes de falar do que eu realmente quero e joguei 100 horas para poder falar sobre. Assim como o Odyssey vc pode escolher se quer jogar com um homem ou uma mulher, e assim como o Odyssey a Ubisoft sentiu que ela precisava colocar um deles como canonico. Se vc quer que um deles seja realmente a escolha correta, então não de a opção ao jogador. Deixe só o personagem canonico e acabou. E o engraçado dessa historia toda é que o personagem que aparece em todos os trailer, material promocional e na CAPA DO JOGO é o errado. É a opçao não canonica. Mass Effect fez isso de uma forma melhor, onde ela fez o mesmo trailer com os 2 Shepard. Vc quer que a versão feminina do Shepard seja a "canonica" pra vc? Blz, vc tem a capa reversivel, vc pode escolher qual personagem é o certo e pronto. Até mesmo Dragon Ball Xenoverse conseguiu fazer melhor. Ele pega o seu save do jogo anterior para que ele seja a versão "oficial" do patrulheiro.
E ao jogar o jogo da para ver claramente que ele foi feito pensado e escrito com a versão feminina em mente.
Acho que já falei demais sobre versões canonicas dos personagens, então vamos falar do que eu realmente quero. Vamos falar um pouco sobre historia! O jogo se passa em 872, bem no auge da invasão viking na inglaterra. Vc como jogador está jogando com um grupo invasor, matando, saquenado e conquistando terras, e o jogo faz de tudo para parecer que eles é que estão certos. Os viking não tinham uma "causa", não estavam invadindo por um bem maior. Ele invadiram a inglaterra pq queriam adquirir e vender metais preciosos como prata, e o jogo transforma eles em um bando de "samurais" com um codigo de honra e o escambau.
Vc poem um grupo que invadiu, saqueou, matou e estuprou incontaveis pessoas como um bastião da moralidade, como um grupo justo e honrado e coloca os invadidos como covardes, fracos e corruptus. Como um jogo "historico" (e eu coloco muitas, mas muitas aspas aqui), ele é um tapa na cara da historia e fatos registrados. Fazer um jogo num momento historico, e colocando figuras historia é um negocio complicado. É pisar em ovos, mas quando se trata de um conflito como esse, onde nitidamente se tem um grupo que não se importa em invadir e estuprar como os "mocinhos" é falhar em entender a historia. Se a Ubisoft realmente queria fazer um jogo sobre viking, e sobre a mitologia deles ela poderia muito bem fazer ele se passar em outra epoca. Podia ser uma historia totalmente mitologica e não baseada em acontecimentos reais. Melhor ainda, vc podeia ser um viking que não concordava com o que estava acontecendo e virou a casaca!
O jogo se esforça muito, mas muito em tentar fazer os viking parecerem samurais. Vc tem um sistema de incursões, onde vc navega nos rios com a sua tripulação para saquear vilas e acampamentos, mas olha como eles são bonzinhos! Vc não pode matar "inocentes"! Só saquear todas as riquezas, matar todos os guardas e colocar fogo nas casas!
Valhalla deve ser o jogo mais hipocrita que eu já joguei na minha vida. E o meu problema não é vc jogar como um viking invadindo a inglaterra, mas sim com essa versão de viking que a ubi decidiu escrever. O jogo já é 18+, então me deixe matar inocentes, me deixe ser um viking de verdade, e não finja que todas as atrocidades que vc faz durante o jogo sejam absolvidos pq temos que parar o grande "vilão". O Kratos antigo está ai para mostrar que o seu protagonista pode ser uma pessoa horrivel, que pode fazer atrocidades e estar errado e mesmo assim vc torcer por ele.
Bem, depois de 2 anos finalmente consegui desabafar e agora só falta falar sobre a platina. E não tem muito o que falar. É o tipico Ubisoft the game. Faça 100% em todas as areas, evolua o seu acampamento até o level 6, faça coisa X e Y aqui e ali. Mas os piores trofeus sem duvida são de pescar todos os tipos de peixes, chegar no nivel 6 no seu acampamento e matar 3 inimigos dificeis enquanto vc pega fogo sem quebrar os escudos deles.