Boa noite pessoal.
Ainda estou devendo as fotos, eu sei.
Mas, como é de praxe, fui fazer orçamento de manutenção no primeiro carro e... um baita susto.
A primeira oficina que fui, me passaram um orçamento de 7 mil reais, mais ou menos.
Passado o susto inicial, optei por rodar mais um pouco e pedir segunda e terceira opiniões.
Já sabia que ia ter que trocar a junta da tampa de válvulas, que estava vazando, a mangueira que vai ali junto da tapa de válvulas, que estava estourada, e o reservatório da água do radiador.
Ainda assim, precisava de dois pneus novos.
Conversei com alguns amigos meus e me indicaram duas mecânicas aqui na cidade. Uma para pneus, alinhamento, balanceamento, óleo e filtros e a outra para fazer a manutenção das peças do motor.
Certo. Fui primeiro nas coisas mais básicas.
Alinhamento, balanceamento, troca de óleo, filtros de óleo, combustível e de ar e dois Michelin 195/55/16. Tudo deu R$1.260,00.
Pois bem. ADOREI a diferença com os pneus 195. Os 205 além de não gostar do visual, estavam pesando a direção.
OK, vamos à manutenção do motor.
Correia dentada, tensor, reservatório da água do radiador, aditivo do radiador, velas, cabos de velas, mangueira do respiro, correia da direção hidráulica, correia do alternador, junta da tampa de válvulas, uma bieleta que estava estourada. R$1.167,00.
Pois bem. Ainda não chegou nem na metade do orçamento da primeira oficina e o carro virou outro. Consegui meter 160Km/h em uma pequena viagem que fizemos.
Lendo bastante a pasta aqui, imaginei que, depois da limpeza do sistema de arrefecimento e da aplicação do aditivo apareceriam problemas relacionados à ferrugem que o antigo dono cultivou.
Vejam o estado do reservatório:
Visualizar anexo 82755
Dito e feito. Na manhã seguinte à segunda manutenção, havia óleo pingado no chão. Não me importei. Conferi o nível do óleo e peguei estrada e estrada de chão cheia de cascalhos e muita poeira no fim de semana.
Na manhã de segunda, mais óleo. Decidi levar de volta na mecânica. Tinha até esquecido de problemas com a ferrugem.
Chegando lá, o veredicto: não era óleo. Era o fluído do radiador. A bomba de água estava indo pro saco.
Então trocamos: bomba de água, válvula termostática e o sensor de temperatura. Todos vazando por conta da ferrugem. Perguntei sobre os selos do motor, mas disseram que só trocam quando vaza. Se vazar um, já trocam os 4.
Pois bem. Depois disso estou muito satisfeito com o carro. Acho que o valor pago valeu cada centavo e eu não esperava me apaixonar por um Fiat assim.
Ainda faltam algumas coisinhas pra arrumar, mas tudo pode esperar. Ainda mais que não vejo como vou abrir mão dele, já que gostei tanto.
Peço desculpas pelo longo post, mas queria muito compartilhar minha [pouca] experiência com vocês, que tanto me ajudaram.
Abraços!