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Quais jogos de Arcade deveriam ter sido portados pros 16 Bits?

jadersnes

Supra-sumo
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Sempre ouço um colega ou outro dizendo que "tal jogo deveria ter tido port pro Mega Drive, pro SNES".

A Ideia é bem simples e acho que pode render um bom tópico: indique jogos que seriam tecnicamente viáveis pra serem feitos ports pros 16 bits mas que, por algum motivo como tempo, ou pouco sucesso, não foram portados.

Se atente às seguintes regras: Nome do jogo, justificativa de que seria possível portar o game. Uma tela da versão arcade, e de um jogo semelhante tecnicamente do console. Obs: os jogos nos 16 bits naturalmente tinham um downgrade em suas conversões, portanto, não se apegue muito a isso. Apenas quanto a viabilidade dos ports.

Bom, vou começar com alguns exemplos:
Cowboys of Mo Mesa e Mystic Warriors, apesar de mais avançados tecnicamente que Sunset Riders, utilizam estilos gráficos e engine muito semelhantes às de Sunset Riders, game visto no SNES.
151152 151154
Cowboys of Mo Mesa- Arcade Mystic Warriors-Arcade

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Sunset Riders-Snes

Clock Work Knight(méritos ao @edneilopes que mencionou no tópico do Mega Drive), apesar de também ser um jogo muito mais avançado tecnicamente que Toy Story, o Mega Drive poderia muito bem ter tido um port digno do game, haja vista a semelhança, fluidez e capricho da versão de Toy Story da Sega.
151159 151160
Clock Work Knight Toy Story-Mega Drive
Existem muitos outros exemplos, e conforme eu for lembrando, vou adicionando ao tópico.

E pra você? Quais jogos mereciam um port pros 16 bits?

 


Kroma

Bam-bam-bam
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Uma das maiores decepções da era 16bits foi eles nunca terem lançado um port dos Simpsons e do primeiro TMNT de arcades.
Pelo menos no caso do TMNT ainda tivemos os ótimos Turtle in Time de SNES e o Hyperstone Heist de MEGA.
Agora, ter q engolir akele Virtual Bart, Bart vs Space Mutants "remake" e akele Krusty Fun House no caso do Simpsons foi trágico.
 


GEESEHOWARD83

Ser evoluído
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Acho que alguns teriam chance de entrar nesta fila de ports:

Vendetta (1991)

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Frustração por ter que perder muito dinheiro jogando isso flyper


Violent Storm (1993)

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World Heroes Perfect

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Agressors of Dark Kombat

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Cadillacs and Dinosaurs


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Máxima raiva por não ter esse jogo para curtir em casa nos anos 90


Aero Fighters 2

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Gastei todo meu dinheiro de jogando este clássico terrivelmente difícil.
 

DreamCuPS

Bam-bam-bam
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Acho que os jogos abaixo somariam bem às bibliotecas do Snes, Mega ou Pc Engine.

- Tinkle Pit



- Macross 1 e 2





- Recalhorn (esse foi só um protótipo que nem pra arcade saiu oficialmente. Tem bem cara de jogo de Snes...)



- Pnickies



- Dr. Toppel's Adventure



- Ghox



- Bay Route


Teria sido bom se portassem pros 32 bits tantos jogos quanto costumavam portar pros 8 e 16. Ainda assim, sinto que há inúmeros jogos que ficariam bem nos 16, mas ficaram restritos aos arcades...
 

2D GAMER

Ser evoluído
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Cadillacs and Dinossaurs, Simpsons, o Castlevania e Battletoads do Arcade e aquele famoso do Homem-Aranha que se não me engano não teve port. No momento são estes que vem à cabeça, mas tem um bocado!!
 

CrimsonKiryu

Supra-sumo
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Eu queria ver um port do R-TYPE LEO no SNES.






E para finalizar, podia ter saído o Castlevania do X68000 para o SNES:

Então, eu ia mencionar R-Type Leo, o negocio e que foi mencionando por um dos devs da M2 durante uma entrevista que eles queriam portar esse jogo para o Mega Drive na época mas não havia nenhuma publisher interessada, realmente uma grande perda.

Akumajo Dracula X68000 saiu para o PS1 sob o nome Castlevania Chronicles;
 
Ultima Edição:

CrimsonKiryu

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jadersnes

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Show, galera!! Se puderem postar algum jogo semelhante existente nos consoles caseiros como referência, vai ser legal também!!
 

jor28001

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Cadillacs and dinossaurs e Simpsons arcade game.
Mesmo com perdas gráficas e sonoras seriam ports totalmente possíveis de ótimos jogos.
Nunca entendi porque não fizeram já que os games fizeram muito sucesso nos árcades.

Enviado de meu MS50L usando o Tapatalk
 

Asha

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Algumas das minhas escolhas:

Rolling Thunder:




Rolling Thunder foi portado para o NES e certos computadores antigos, porém, gostaria de ter o visto no PC-Engine e Mega Drive. Pessoalmente, diria que o jogo não seria problema para nenhuma das duas plataformas por ser bem antigo (1986) e simples se comparado a ports e títulos de ação que ambas possuem. O Mega Drive até recebeu duas sequencias, sendo a última exclusiva:

Rolling Thunder 2 e 3 (Mega Drive):


Do que lembro de cabeça, o jogo mais semelhante a Rolling Thunder no PC-Engine é o port de Shinobi do Arcade. No entanto, há games mais avançados no console:

Shinobi (PC-Engine):


Castlevania: Rondo of Blood (PC-Engine CD):


Iga Ninden Gaiou (PC-Engine CD):


Cadash (jogo de arcade também portado para o Mega Drive):


Rastan e Warrior Blade: Rastan Saga Episode III:








O primeiro é um game de ação que já foi portado para o Master System, Game Gear e vários computadores enquanto o outro é basicamente um Beat'em Up obscuro que infelizmente não fez muito sucesso.

Pelos mesmos motivos do Rolling Thunder, acho que o primeiro Rastan teria se beneficiado bastante em consoles 16-bit e não seria muito trabalhoso de portar para qualquer um deles. No entanto, penso que o Warrior Blade teria que ser adaptado com algumas diferenças graças ao tamanho dos sprites, a quantidade de inimigos e a resolução da tela (a máquina de fliperama utiliza dois monitores em união para gerar imagem).



Em termos de gameplay, os jogos mais próximos dele em máquinas 16-bits são os Golden Axe do Mega Drive, o primeiro Golden Axe do PC-E e o port de King of Dragons do SNES:

Golden Axe (PC-Engine CD):


Golden Axe II (Mega Drive):


King of Dragons (SNES):


O PC-E e o Mega Drive possuem ports de The Ninja Warriors, um outro game da Taito que continha uma cabine de três telas para gerar imagem. Dando uma olhada neles, dá para se ter uma ideia do que poderia ser feito com a resolução e sprites do Warrior Blade:



The Ninja Warriors (Arcade):


The Ninja Warriors (Sega CD):


The Ninja Warriors (PC Engine):


A sequencia de SNES (The Ninja Warriors Again) também dá uma luz em relação a esses prováveis empecilhos:
 

tiagao_extremo

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Eu vejo muitos jogos dos fliperamas ali do final dos anos 80/início dos anos 90 que acredito que não eram portados porque os consoles caseiros simplesmente não teriam condição de rodar uma versão minimamente convincente do jogo. Cadillacs and Dinosaurs seria muito mutilado para rodar no snes. Outro exemplo é o maravilhoso Golden Axe: The Revenge of Death Adder que perderia muito da sua essência no Mega Drive:




Tem outro que é incrível, o Guardians: Denjin Makai II, que por ser de 1996 acredito que rodaria bem no Sega Saturn, mas nunca foi portado:
 

doraemondigimon

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Esse quase saiu pro Mega.
Ele e o R-Type 2 quase saíram pro mega. Mas deve ter tido algum motivo feio pra não sair (R-Type 2 tem uma ou duas fotos do beta dele no mega, perdidas na net)

Agora, jogos que considero que poderiam ter uma boa versão pros 16 bits seriam:

L.E.D. Storm/Mad Gear


Air Gallet


M.I.A. Missing in Action (nem foi tão conhecido, mas é a continuação do Green Beret que nunca chegou nos consoles caseiros)


Raiga - Strato Fighter (é shmup? Sim. É genérico? Sim, mas e daí?)


Terra Force (outro que sou apaixonado na versão arcade)

E, pra finalizar..... Dangar UFO Robo (cresci apaixonado nesse jogo e NUNCA HOUVE UMA VERSÃO DELE PRA NENHUM VIDEOGAME OU COMPUTADOR PESSOAL)

 

jadersnes

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Vários jogos citados aí teriam um DOWNgrade tremendo nos 16 bits....

se fosse portar pros 32 bits beleza, mas nos 16 bits é bom que não tenha saído mesmo.
Mas é aí que tá a graça, meu camarada. O desafio de terem portado os games dos arcades pra consoles muito mais fracos, a falta que estes games fizeram na época, os obstáculos que os programadores teriam para desenvolver os games. Todos os jogos portados na época tiveram um downgrade significativo, mas nem por isso deixaram de divertir e suprir a necessidade de muitos jogadores na época. Quer um bom exemplo? Turtles in Time do SNES. Apesar de ter menos animações, qualidade gráfica e sonora, foi um jogo significante, com bosses e fases inéditas e se tornou um grande clássico. Por isso salientei no início do tópico: Não se apegue demais aos downgrades, pois naturalmente eles existiriam. Argumentando que existiu jogos páreos/semelhantes nos consoles caseiros, que viabilizaria os ports, já está ótimo.
 

DreamCuPS

Bam-bam-bam
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- Arabian Magic
152549


- Avenging Spirit
152550


- Bucky o' Hare
152551


- Astyanax (a versão de Nes é praticamente outro jogo, acho que merecia uma mais fiel para algum 16 bits).
152552


- Magical Crystals
152553


- Xexex
152554


- Dyna Gear
152555


- Blade Master
152556


- China Gate
152557
 

evil_akuma

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Eu vejo muitos jogos dos fliperamas ali do final dos anos 80/início dos anos 90 que acredito que não eram portados porque os consoles caseiros simplesmente não teriam condição de rodar uma versão minimamente convincente do jogo. Cadillacs and Dinosaurs seria muito mutilado para rodar no snes. Outro exemplo é o maravilhoso Golden Axe: The Revenge of Death Adder que perderia muito da sua essência no Mega Drive:




Tem outro que é incrível, o Guardians: Denjin Makai II, que por ser de 1996 acredito que rodaria bem no Sega Saturn, mas nunca foi portado:

esse tinha que ter saído no SATURN...
 

Maxwelsoonage

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- Midnight Wanderers e Chariot (os dois jogos abaixo, foram lançados em conjunto numa mesma máquina, pela Capcom)
Visualizar anexo 151365
O SNES teve uma cópia safada desse jogo chamada Nighmare Busters.



Já dá uma ideia de como ficaria.
Mas se tratando de jogos da CPS-1, seria necessário um downscale em toda a arte pra se encaixar na proporção diferente.

Eu também dou meu voto ao jogo dos Simpsons. Não vejo motivo algum de não ter sido portado pros consoles, ele é perfeitamente adaptável assim como o TMNT4 foi. :(
 

Eduard[o]

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64th Street: A Detective Story

Daria um bom port pro Snes

Na verdade é até uma surpresa esse jogo não ter sido portado.

152638
 

Retroaholic

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o simpsons de arcade saiu pra MS-DOS, então da pra ter uma ideia


Fiquei maravilhado quando achei isso numa pilha de disquetes que meu irmão pegou emprestado de um conhecido. O problema é que o jogo tinha um sistema de proteção que exigia um password pra entrar no jogo. Eu não lembro o que a gente fez na época pra jogar... se adivinhou ou o quê, mas eu lembro que tinha isso. Acho que era Krusty a password.
 

Maxwelsoonage

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o simpsons de arcade saiu pra MS-DOS, então da pra ter uma ideia


Fiquei maravilhado quando achei isso numa pilha de disquetes que meu irmão pegou emprestado de um conhecido. O problema é que o jogo tinha um sistema de proteção que exigia um password pra entrar no jogo. Eu não lembro o que a gente fez na época pra jogar... se adivinhou ou o quê, mas eu lembro que tinha isso. Acho que era Krusty a password.
Puts, lendo um comentário desse vídeo, soube que o motivo da Konami não ter portado para consoles na época é por que a Acclaim possuía os direitos de Simpsons para consoles caseiros.
Então...
Por motivos legais, nós tivemos que nos contentar com jogos m**** do Bart.
 

Yotsuya

Supra-sumo
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Super Spacefortress Macross , não sei se algum console em 16Bit seria capaz de portar ele, sempre adorei esse jogo.
 

Stranger_Eddie

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Considerando a época, ports decentes de Double Dragon I e II seria muito bem vindos.
Foram portados... Eu tive ambos os cartuchos do Mega!

Double Dragon

O som deixa a desejar (recomendo jogar no volume baixo porque o som é irritante), mas o jogo em si para um port ficou ótimo
pra época. O jogo tem toda sequencia do arcade. Destaque para a velocidade do jogo no Mega onde não se vê os slowdowns característicos do Arcade.
Comparativo
v
v

.
.
Double Dragon 2

Este sofre com a qualidade. Os personagens ficaram menores, as telas tem algumas mudanças com relação ao arcade, o som é fraco (mas não tão irritante quanto ao primeiro do mega). O jogo tem seus problemas de lentidão. Nem se compara ao arcade, mas é um jogo que valeu ter ele na época pra variar a jogatina em dupla variando entre os Streets of Rage de vez em quando pra dar uma variada.
 
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