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Prey 2017
Com o maior orgulho que digo que fechei esse jogo. Antes tarde do que nunca. Demorei umas 24h pra fechar.
Expectativas
Primeiramente você precisa saber o que está jogando. Isso pode fazer toda a diferença. Se você está esperando uma continuação do Prey de 2006 ou reboot, vai se decepcionar, pois não tem nada a ver. Se você está esperando um FPS, vai se decepcionar.
O que esse jogo é então? Pra deixar claro esse jogo deveria se chamar System Shock 3 ou Bioshock 3. E na verdade ele ta mais pra System Shock do que pra Bioshock ainda.
O jogo é não linear na progressão (na verdade se seguir sempre os objetivos principais, é linear), mas você pode ir pra onde quiser e onde puder acessar. Alguns lugares, logicamente, vão estar indisponíveis , aí cabe você voltar mais tarde.
Ou seja, esse jogo é um mistura de System Shock, Bioshock, Deus Ex e Metroid Prime. É claramente um dos melhores metroidvanias em 3d ja feitos. O level design desse jogo é genial, como tudo o que a Arkane faz.
Começo do jogo
Aí que está o problema. O começo é chato, mesmo tendo um conceito interessante. Foi na primeira hora que dropei esse jogo no passado umas 3x.
Aí uns dias atrás resolvi dar outra chance pra esse jogo com as expectativas certas, vi videos sobre e quem gosta desse jogo, ama ele, tipo vira fanboy, pode ver os reviews na steam por exemplo. Aí comecei a jogar de novo e putz q saco, ja não tava curtindo muito de novo, mas decidi persistir por mais tempo...e la pelas 1:30h de jogo ele clicou comigo e minha mente explodiu
Quando você vê o real escopo do jogo, oq pode ser feito, oq pode ser desbloqueado, o level design, a atenção aos detalhes, vc percebe que ta na frente de uma obra de arte. Nível Half Life 2 mesmo, sério. A partir do momento que vi que dava pra levantar objetos pra entrar em lugares, pegar turrets e posicionar em qualquer lugar pra lutar por mim, criar caminhos na parede pra escalar com a gloo cannon.
Aliás, a Gloo Cannon é uma das armas mais geniais vistas num videogame.
Pois com ela vc pode paralisar inimigos e criar seus proprios caminhos pela geometria do jogo com toda liberdade que quiser. Da pra acessar áreas avançadas se vc souber onde ir. E a liberdade que esse jogo da é inacreditável, é o jogo saber que a pessoa que ta jogando ele é inteligente. E a primeira hora é pra separar o peasant de FPS que só quer "pew pew pew" de quem quer pensar um pouco mais.
Jogando mais e vendo as possibilidades absurdas
Há 3 áreas de neuromods pra desbloquear coisas em cada um. Coisas como hackear portas/turrets/robos, levantar objetos grandes, aumentar vida, etc. Já tava achando isso o máximo, pois são 3 áreas cheias de possibilidades. Aí depois de umas horas libera mais 3 áreas, só que alienígenas!!!! Ai vc pode usar poderes de raio, fogo, explosão, se transformar em objetos, interagir com objetos longes....ai pqp o jogo entra num patamar mais alto ainda.
Vamos a um exemplo:
Tem uma porta fechada pra sala e você quer acessar ela num jogo comum, você sabe que vai ter que procurar a chave ou código pra entrar. Nesse jogo da também. Só que não fica só nisso. Você pode achar um tubo de ventilação e entrar nessa sala. Pode hackear ela pra entrar. Se ela tiver aberta por cima ou ter uma janela alta você pode criar um caminho com a Gloo Cannon. Pode quebrar o vidro e acessar o computador (se ele estiver perto da janela) e abrir a porta por ali. Pode virar uma caneca e passar por uma abertura. Pode usar um poder pra apertar o botão que abre a porta dentro da sala. Pode usar uma arminha de brinquedo que joga balas de espuma pra apertar esse botão também. Pode criar uma escada de objetos pra escalar até aberturas altas. Pode jogar uma granada reciclante se tiver algo bloqueando a porta e pulverizar esse objeto. Pode jogar um botijão de gas nesse objeto e explodir tb ele. Agora me fala, qual outro jogo faria isso?
O replay desse jogo fica enorme, pq não da pra liberar todos os poderes numa jogatina só.
E mesmo se vc não achar a solução pra entrar num lugar, vc pode voltar mais tarde se achar a chave ou codigo. O jogo é backtracking o tempo todo.
Outra coisa extremamente viciante nesse jogo é coletar trocentos itens no cenário e reciclar eles. Quando recicla você ganha materiais que podem ser usados pra construir coisas (se você tiver adquirido a planta do item), então você pode fazer munição, vida, neuromods, armas, etc. Isso incentiva ao jogador a ficar olhando tudo no cenário ao invés de passar correndo por tudo.
E falando em reciclagem tem uma granada reciclante kkkk
Onde vc jogar ela cria uma singularidade que suga tudo em volta e transforma em material reciclado já. Inclusive objetos, inimigos e cadáveres.
Level Design / World Building
A mesma empresa já tinha feito os clássicos Dishonored 1 e 2 , então são mestres em level design. Nesse se superaram. Você está numa estação espacial invadida por aliens (que nem Dead Space, mas sem o terror). A maioria dos trabalhadores morreu, mas eventualmente você acha alguns vivos. E nessa jornada vc vai lendo emails, bilhetes e audiologs pra ver a interação das pessoas antes disso acontecer, durante e depois, pois é algo recente.
O lugar é gigantesco
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E divido em trocentas áreas que fariam todo sentido se tivesse mesmo uma estação espacial pra fazer testes ilegais em humanos e em aliens. Tem dormitórios, áreas de lazer, cinema, uma área só com árvores, controle de energia, controle de água, controle de oxigênio, lobby, laboratórios, etc. E cada lugar tinha seus trabalhadores q vc vai ver mortos, mas por mensagens de emails vai ver como interagiam com outros.
Tem muita história visual, onde vc ve oq aconteceu pelo visual, sem precisar de cutscenes te tirando o controle. E isso poucos jogos fazem bem.
Outra coisa, além de acessar tudo por dentro, você vai ter que fazer missões fora com gravidade zero.
Objetivos secundários começam a vir de monte, aí você vai vendo quais fazer e dar prioridades. Quer ajudar as pessoas? òtimo, quer matar elas, o jogo não vai dar gameover não, vc vai aguentar as consequências.
Considerações finais
Pra não ficar muito grande e começar a dar spoilers, vou resumir o resto aqui.
O jogo não é perfeito. O combate é meio desengonçado, mas faz sua parte. A história é simples, sem complexidade ou camadas como bioshock por exemplo. O final é zuado pq acaba muito rápido. Falta variedade de inimigos. E as últimas horas de jogo vai encher de inimigos no cenário que vão dar muito trabalho.
Mas é um jogo que as qualidades superam de longe os defeitos. Esse jogo é único e o último bastião dos immersive sims, jogos assim são raros na indústria.
Recomendo jogar com a mente aberta e ir desvendando as coisas no seu ritmo, não tem nada muito difícil e raramente vc vai se sentir perdido, o jogo facilita a vida do jogador em muitos sentidos (e quem é mais hardcore pode desligar muitas coisas que auxiliam e ainda colocar sistema de fome e sede).
Joguem, apenas joguem. Esse jogo não é só um jogo, mas uma experiência.
Nota 9,5