O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quanto é o mínimo que se deve ganhar para sair de casa?

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Não compensa trocar os aparelhos não?
Por esse absurdo de gastos aí se pá compensa pagar prestação de aparelhos que gastam menos. :klolz
Maior parte aí é calculo em cima da média de aparelho relativamente eficiente, não tem nada absurdo aí não.

O que você achou absurdo, e quanto você acha que deveria consumir?

No máximo o ar condicionado que varia dependendo da tecnologia, só que se você pegar um fraco pro ambiente ele acaba precisando ficar mais tempo ligado.

Me ajudaria a entender a sua comparação se tivesse uma referência em cima desse tipo de coisa.

O pessoal ali tratou os 300 conto (Que eu joguei nas coxas, porque o post é mais pra falar de tr*v*c0 que qualquer outra coisa) mas ninguém coloca uma referência, só diz: "Ah eu uso bastante o chuveiro elétrico e não gasta tanto". Mas bastante é quanto tempo na média? Mesmo um chute por cima já ajudava.

Se a galera desse umas referência mais pontual do que só ficar tirando sarro e sendo sarcástico me daria uma luz.
 

heyaqualung

Ser evoluído
Mensagens
18
Reações
30
Pontos
23
Quando saí de casa aos 18 ( interior do RS) pra trabalhar no Mato Grosso ganhava 2k, como a empresa dava moradia, não havia despesa alguma. Dois anos depois vim para São Paulo, sem renda e sem emprego para cursar a graduação, morando por um tempo na casa do meu irmão. Arrumei um estágio, pagando 1500 e fui morar em uma república, 750 por um quarto e outros 750 de mensalidade na época, para alimentação usava o almoço do serviço e demais gastos com rendimentos da poupança (cerca de 100 reais por mês). Como eu tinha bastante dinheiro guardado do primeiro emprego, não passei apertos, mas também não.vivi com muito conforto. Posteriormente aluguei um apartamento com minha namorada, onde vivo até hoje, nossa renda conjunta na época era 3500, sendo que o aluguel era 1300 e ainda tinha a mensalidade da faculdade, 1000reais na época, mas nunca passamos dificuldade. Para viver sozinho, a melhor coisa a se fazer é ter uma reserva de segurança, cerca de cinco vezes o seu gasto mensal para ter tempo de se reerguer, conseguir viver sem muitos luxos, e principalmente aprender a cozinhar, da pra fazer muita refeição maravilhosa gastando muito pouco.

Como você mora sozinho ainda, a melhor opção ao meu ver seria alugar um quarto no AP de alguém ou em uma república, vai gastar em média metade do valor de aluguel em um apartamento legal, não terá tanta privacidade, óbvio, não sei se é esse seu objetivo, mas com certeza vai te tornar mais responsável.
 

heyaqualung

Ser evoluído
Mensagens
18
Reações
30
Pontos
23
Complementando o posto anterior, se você não tem problemas com seus pais e não tá sofrendo pressão pra sair de casa e não está com uma vontade imensa de tocar a própria vida e se foder todos os dias (meu caso), fica onde você está, contribua mais nas contas da casa, passe bons momentos com seus familiares que vai ser melhor.
Você terá mais tempo para estudar e se dedicar a se aprimorar, use esse dinheiro que vc vai economizar morando com seus pais para fazer cursos, assistir palestras, ler, se divertir, lá na frente vai fazer uma diferença gigante, mas não se acomode.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.144
Reações
94.327
Pontos
1.353
Maior parte aí é calculo em cima da média de aparelho relativamente eficiente, não tem nada absurdo aí não.

O que você achou absurdo, e quanto você acha que deveria consumir?

No máximo o ar condicionado que varia dependendo da tecnologia, só que se você pegar um fraco pro ambiente ele acaba precisando ficar mais tempo ligado.

Me ajudaria a entender a sua comparação se tivesse uma referência em cima desse tipo de coisa.

O pessoal ali tratou os 300 conto (Que eu joguei nas coxas, porque o post é mais pra falar de tr*v*c0 que qualquer outra coisa) mas ninguém coloca uma referência, só diz: "Ah eu uso bastante o chuveiro elétrico e não gasta tanto". Mas bastante é quanto tempo na média? Mesmo um chute por cima já ajudava.

Se a galera desse umas referência mais pontual do que só ficar tirando sarro e sendo sarcástico me daria uma luz.

ar-condicionado, geladeira e pc também varia de acordo com o modelo.


vai la,
eu uso o ar-condicionado, tanto no inverno quanto no verão.
No Verão pra comparação, ele liga as 4 da tarde e desliga as 7:30 da manhã durante a semana, fim de semana tem vez que ele passa os 2 dias inteiros ligados.
Além da temperatura,
pelo menos no Japão, existe a informal regra dos "setar o ar no max a 24 graus no inverno e 22 no verão" (acho que é 22).
que é meio que o limiar do melhor custo X beneficio de uso do ar. Eu só vejo plaquinha avisando no trabalho, embora ja tenha visto na tv, analises das maneiras mais eficientes de se usar um ar-condicionado.
Tanto no verão quanto no inverno eu sempre deixo no 23, só no inverno que muda porque eu ativo o vento forte,senão o ar quente vai tudo pro loft e embaixo só falta aparcer pinguins :klolz)

PC sempre ligado, antigamente meu pc gastava bem mais energia porque era 4 monitores, passei a usar um netbook e a conta caiu muito. E olha que eu percebi os gasto extra porque eu via as contas dos outros que eram/são bem mais baratas que a minha e ficava pensando "algo de errado não esta certo ".

Chuveiro eletrico não uso,
uso secador de cama 1x por semana, fica ligado 2hs.
fogão IH, as vezes passa horas ligado. (tem dia que chega a ficar 2hs direto).
microondas uso direto (faço uma caralha de comida e depois só esquento).
garrafa elétrica todo dia pelo menos 2x ( de manhã e anoite). fim de semana uso bem mais, coisa de 4~5x por dia se eu ficar em casa.
lavo roupa na maquina de lavar com a secadora ligada por meia hora 4x por semana.
Metade do meu apartamento não tem janela, logo, pra qualquer coisa que eu vá fazer eu preciso acender a luz e ligar o exaustor.
2 panelas eletricas de cozinhar ligadas o tempo todo (embora parte do tempo seja em standby).
Assisto pelo menos 1h de TV por dia.
Minha privada é "hightec", logo usa energia.


Não sei o total em kWh que eu gasto porque costumo jogar o papel de aviso fora logo que chega.
Mas numa conta por cima em um mes que não seja dez/jan (aqui calcula metade de cada mes), gasto 126kWh
2400yens (a média tirando dez/jan e jul/ago), a 19.88yen/kWh.

E olha que eu gasto mais que o povo que eu costumo conversar sobre, que mora sozinho.
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
ar-condicionado, geladeira e pc também varia de acordo com o modelo.


vai la,
eu uso o ar-condicionado, tanto no inverno quanto no verão.
No Verão pra comparação, ele liga as 4 da tarde e desliga as 7:30 da manhã durante a semana, fim de semana tem vez que ele passa os 2 dias inteiros ligados.

PC sempre ligado, antigamente meu pc gastava bem mais energia porque era 4 monitores, passei a usar um netbook e a conta caiu muito. E olha que eu percebi os gasto extra porque eu via as contas dos outros que eram/são bem mais baratas que a minha e ficava pensando "algo de errado não esta certo ".

Chuveiro eletrico não uso,
uso secador de cama 1x por semana, fica ligado 2hs.
fogão IH, as vezes passa horas ligado. (tem dia que chega a ficar 2hs direto).
microondas uso direto (faço uma caralha de comida e depois só esquento).
garrafa elétrica todo dia pelo menos 2x ( de manhã e anoite). fim de semana uso bem mais, coisa de 4~5x por dia se eu ficar em casa.
lavo roupa na maquina de lavar com a secadora ligada por meia hora 4x por semana.
Metade do meu apartamento não tem janela, logo, pra qualquer coisa que eu vá fazer eu preciso acender a luz e ligar o exaustor.
2 panelas eletricas de cozinhar ligadas o tempo todo (embora parte do tempo seja em standby).
Assisto pelo menos 1h de TV por dia.

Não sei o total em kWh que eu gasto porque costumo jogar o papel de aviso fora logo que chega.
Mas numa conta por cima em um mes que não seja dez/jan (aqui calcula metade de cada mes), gasto 126kWh
2400yens (a média tirando dez/jan e jul/ago), a 19.88yen/kWh.

E olha que eu gasto mais que o povo que eu costumo conversar sobre, que mora sozinho.
Cara é que essas coisas não fazem sentido sentido pra mim. Um ar condicionado inverter de 9000 btus extremamente eficiente por aí, vai gastar mais de 100kWh sozinho ligado por tanto tempo assim. Mesmo considerando o termostato e etc.

Ar condicionado/aquecedor, computador, geladeira e chuveiro elétrico são coisas que consomem muito kWh. Dependendo da tua placa de vídeo, teu monitor nem faz diferença nessa conta. Minha 3060ti é mais eficiente que um monte de placa antiga, ela consome 120W rodando com 50% de Power Limit. Meu monitor de 29 polegadas da LG consome 30W.

Não é nem questão de eu estar usando valores surreais, em muita coisa inclusive, pro tanto que vocês tão falando que usam aí, eu estou até considerando coisas ultra eficientes que eu nunca vi no mercado pra vender.

O pessoal fala que toma banho demorado em chuveiro elétrico e não sei o quê, mas cara, um chuveiro elétrico da Lorenzetti desses que parecem uma nave do Star Trek que um monte de gente tem aqui no Brasil, chega a ter 6400W de potência. Dando uma colher de chá, e considerando que o cara consome 4500W, se o cara tomar banho de 10 minutos só isso já bota 20kWh na conta.

Por isso eu queria ter uma noção dos valores de consumo dos aparelhos do pessoal aí. Porque não me entra na cabeça o cara falar que toma banho de 30 minutos no talo, usa ar condicionado sem parar, deixa a 1080ti dele ligada 24/7 e tem 50 bobinas de tesla tocando Caneta Azul no quintal com uma conta de luz de 100 reais na bandeira vermelha.

Eu pago quase 50 reais só de taxa de iluminação pública.
 


Homerzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
352
Reações
537
Pontos
784
Cara é que essas coisas não fazem sentido sentido pra mim. Um ar condicionado inverter de 9000 btus extremamente eficiente por aí, vai gastar mais de 100kWh sozinho ligado por tanto tempo assim. Mesmo considerando o termostato e etc.

Ar condicionado/aquecedor, computador, geladeira e chuveiro elétrico são coisas que consomem muito kWh. Dependendo da tua placa de vídeo, teu monitor nem faz diferença nessa conta. Minha 3060ti é mais eficiente que um monte de placa antiga, ela consome 120W rodando com 50% de Power Limit. Meu monitor de 29 polegadas da LG consome 30W.

Não é nem questão de eu estar usando valores surreais, em muita coisa inclusive, pro tanto que vocês tão falando que usam aí, eu estou até considerando coisas ultra eficientes que eu nunca vi no mercado pra vender.

O pessoal fala que toma banho demorado em chuveiro elétrico e não sei o quê, mas cara, um chuveiro elétrico da Lorenzetti desses que parecem uma nave do Star Trek que um monte de gente tem aqui no Brasil, chega a ter 6400W de potência. Dando uma colher de chá, e considerando que o cara consome 4500W, se o cara tomar banho de 10 minutos só isso já bota 20kWh na conta.

Por isso eu queria ter uma noção dos valores de consumo dos aparelhos do pessoal aí. Porque não me entra na cabeça o cara falar que toma banho de 30 minutos no talo, usa ar condicionado sem parar, deixa a 1080ti dele ligada 24/7 e tem 50 bobinas de tesla tocando Caneta Azul no quintal com uma conta de luz de 100 reais na bandeira vermelha.

Eu pago quase 50 reais só de taxa de iluminação pública.

Pelo comentário do pessoal, também fiquei assustado.

Imagino que a maioria superestime o tempo de A/C ligado e o tempo que fica no banho.

O Ar aqui é inverter da Fujitsu e em meses de verão vem 400+ a conta. Duas pessoas e um bebê.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.452
Reações
41.035
Pontos
934
Cara é que essas coisas não fazem sentido sentido pra mim. Um ar condicionado inverter de 9000 btus extremamente eficiente por aí, vai gastar mais de 100kWh sozinho ligado por tanto tempo assim. Mesmo considerando o termostato e etc.

Ar condicionado/aquecedor, computador, geladeira e chuveiro elétrico são coisas que consomem muito kWh. Dependendo da tua placa de vídeo, teu monitor nem faz diferença nessa conta. Minha 3060ti é mais eficiente que um monte de placa antiga, ela consome 120W rodando com 50% de Power Limit. Meu monitor de 29 polegadas da LG consome 30W.

Não é nem questão de eu estar usando valores surreais, em muita coisa inclusive, pro tanto que vocês tão falando que usam aí, eu estou até considerando coisas ultra eficientes que eu nunca vi no mercado pra vender.

O pessoal fala que toma banho demorado em chuveiro elétrico e não sei o quê, mas cara, um chuveiro elétrico da Lorenzetti desses que parecem uma nave do Star Trek que um monte de gente tem aqui no Brasil, chega a ter 6400W de potência. Dando uma colher de chá, e considerando que o cara consome 4500W, se o cara tomar banho de 10 minutos só isso já bota 20kWh na conta.

Por isso eu queria ter uma noção dos valores de consumo dos aparelhos do pessoal aí. Porque não me entra na cabeça o cara falar que toma banho de 30 minutos no talo, usa ar condicionado sem parar, deixa a 1080ti dele ligada 24/7 e tem 50 bobinas de tesla tocando Caneta Azul no quintal com uma conta de luz de 100 reais na bandeira vermelha.

Eu pago quase 50 reais só de taxa de iluminação pública.
Galera da OS deve ter gato na energia elétrica, única explicação possível
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.144
Reações
94.327
Pontos
1.353
Cara é que essas coisas não fazem sentido sentido pra mim. Um ar condicionado inverter de 9000 btus extremamente eficiente por aí, vai gastar mais de 100kWh sozinho ligado por tanto tempo assim. Mesmo considerando o termostato e etc.

Ar condicionado/aquecedor, computador, geladeira e chuveiro elétrico são coisas que consomem muito kWh. Dependendo da tua placa de vídeo, teu monitor nem faz diferença nessa conta. Minha 3060ti é mais eficiente que um monte de placa antiga, ela consome 120W rodando com 50% de Power Limit. Meu monitor de 29 polegadas da LG consome 30W.

Não é nem questão de eu estar usando valores surreais, em muita coisa inclusive, pro tanto que vocês tão falando que usam aí, eu estou até considerando coisas ultra eficientes que eu nunca vi no mercado pra vender.

O pessoal fala que toma banho demorado em chuveiro elétrico e não sei o quê, mas cara, um chuveiro elétrico da Lorenzetti desses que parecem uma nave do Star Trek que um monte de gente tem aqui no Brasil, chega a ter 6400W de potência. Dando uma colher de chá, e considerando que o cara consome 4500W, se o cara tomar banho de 10 minutos só isso já bota 20kWh na conta.

Por isso eu queria ter uma noção dos valores de consumo dos aparelhos do pessoal aí. Porque não me entra na cabeça o cara falar que toma banho de 30 minutos no talo, usa ar condicionado sem parar, deixa a 1080ti dele ligada 24/7 e tem 50 bobinas de tesla tocando Caneta Azul no quintal com uma conta de luz de 100 reais na bandeira vermelha.

Eu pago quase 50 reais só de taxa de iluminação pública.

aqui tem um site que calcula maomenos quanto gasta um ar-condicionado por mes usando da "conta maior" (o valor do kWh varia pelo gasto, quanto mais gasta mais caro fica).

Se ligar por 5hs todo os dias, num final do mes da por volta de 2300 yens de energia (118 reais).

Mas tem outro que testou com um mitsubishi aparentmente igual ao meu, deixando ligado 24hs por dia TODO DIA durante o mes inteiro, a 23ºC com o resto no automatico. Em um apartamento 50% maior que o meu, a conta foi 2643 yens (135 reais)
Isso com uma geladeira, uma secadora, e um microondas ligado junto.

Esse artigo abaixo:
explica que um ar-condicionado normal tem um aumento de consumo de energia em 13% a cada 1ºC diminuido ou aumentado.

Esse artigo:
explica que se manter o filtro do ar-condicionado limpo, economiza 6~10% no consumo de energia.


esse artigo:
tem uma tabela de consumo das mesmas linhas em um periodo de 15 anos.
Um ar-condicionado de 2020 em um apartamento 2.5x maior que o meu,
gasta apenas 65% do que o mesmo tipo gastava em 2005.



Eu lembro de ter visto um artigo na TV que, no verão, a regra dos 13% a cada 1ºC diminuido deixa de valor se a temperatura for configurada pra abaixo dos 24ºC, por algum motivo de precisar forçar mais o ar-condicionado.



Nota, estamos falando de uma pessoa "jovem" que quer ir morar sozinho que provavelmente não vai poder ficar ostentando salarios altos.
Não uma familia inteira, ou alguém filhinho de papai que só quer viver na mordomia. Ou alguém que ja ta com a vida encaminhada e não precisa ou não tem mais paciencia pra "passar por pequenos perrengues".

Quando eu sai de casa eu não tinha nada além de uma mochila com meia duzia de roupas, um psp, um passaporte e uns trocos pra passar uns tempos sozinho. Passei meses sem ar-condicionado, incluindo no verão (e verão japones é "meio" assassino), até se assentar. Passei meses sem PC, mais de 1 ano sem internet própria porque por lei eu era menor de idade.
E o povo postando aqui como se fosse necessario sair de casa pra viver logo de cara exatamente como vivia na casa dos pais. :klolz

Tem uma caralha de gente no Japão que nem usa ar-condicionado no inverno, preferem "aquecedor a querosene",
eu acho meio zuado porque "dos bons" são caros demais pra 1 pessoa e os "normais" precisa acender fora do apartamento pra depois que tiver funcionando enfiar de volta pra dentro.

Eu morava no MT e não usava ar-condicionado.
Aonde fazia 45ºC fora de casa, eu literalmente fritava ovo no asfalto, dentro de casa simplismente não precisava porque era bem arejado. Ai vai depender da moradia.
 
Ultima Edição:

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.846
Reações
9.090
Pontos
753
Acho engraçado esses caras que criticam quem acha que precisa de 4k+ pra viver bem numa capital, sem luxos mas com algum conforto

A vida não é só trabalhar, chegar em casa e bater pnhta não, carai

Nego que consegue viver BEM com menos que isso em SP me ensina o caminho das pedras

Se for pra morar em quitinete e jantar miojo e esfiha do habibs, é melhor se estruturar melhor antes de sair de casa, NA MINHA OPINIÃO

MAS, levando em consideração o post do op, fica muito vago. Tem nego na OS que consegue viver com 1,5k (mas me pergunto que tipo de vida o cara leva), eu não conseguiria com menos de 4k

SP Capital aqui

Custo de vida de 2 mil , vivendo na excelencia tomando minhas cervejas importadas , video game de ultima geração , viagens a praia ......

Sou casado e tenho uma filha de 5 anos





Deal with it :kcool










Novamente , sempre me divirto com esses tópicos :klol



Antes que voce pergunte meu custo de vida mensal , la vai :

  • Supermercado : R$ 1.100
  • Financiamento do apartamento na caixa : R$ 145 ( em um outro topico eu até tirei print do boleto )
  • Internet Claro 35 megas : R$ 62
  • Conta de Luz : R$ 140
  • Condominio : R$ 380 ( incluso água e gás )
  • Pizzas aos sábados : R$ 140
  • Cervejas artesanais : R$ 100
  • Gastos esporádicos ( roupas , algum restaurante ou passeio) : R$ 400

Esse é o custo fixo . Tinha 500 reais da escola da minha filha , mas desde o ano passado devido a pandemia ela esta em casa.


Vendi meu carro em dezembro do ano passado , entao nao tenho mais IPVA, seguro e gasolina :rox ....... Antes tinha custo de 115 reais mensais de seguro , 1.100 de IPVA anual e 300 mensais de Gasolina ( que a empresa pagava, entao nao era um custo)



E sobre aluguel , tambem ja mostrei em outro tópico que dava para locar varios bons apartamentos em SP por 600- 700 reais mais condominio. Coloquei link de uns 5 apartamentos para um user daqui que iria mudar para Sao Paulo e estava perdido.



Eu mesmo tenho um bom ap que esta locado para uma senhora por R$ 1.100 incluso condominio. Apto zerado do lado da estação de trem. Pasmem em SP capital rs... nao precisa pagar mais de 2 mil em um AP em SP capital para viver bem.



Em relação a opções de lazer , Sao Paulo talvez seja a cidade do Brasil com mais opções gratuitas em relação a isso . Tem inúmeros parques, museus , cinemas, amostras culturais, oficinas e etc ...tudo gratuito


É só saber viver que dá


Mas mas mas e o meu ar condicionado como é que fica ? ..... nao consigo viver sem , nao é luxo é necessidade... :klol
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.041
Reações
2.176
Pontos
709
Segundo o meu pai, o mínimo q vc tem q ter pra sair de casa é:

  • Um trabalho q te dê de 6 a 8 mil reais de salário mínimo líquido
  • 100 mil na conta

Isso se vc for comprar um patrimônio. Mas se for morar de aluguel vc precisará metade disso.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.452
Reações
41.035
Pontos
934
SP Capital aqui

Custo de vida de 2 mil , vivendo na excelencia tomando minhas cervejas importadas , video game de ultima geração , viagens a praia ......

Sou casado e tenho uma filha de 5 anos





Deal with it :kcool










Novamente , sempre me divirto com esses tópicos :klol



Antes que voce pergunte meu custo de vida mensal , la vai :

  • Supermercado : R$ 1.100
  • Financiamento do apartamento na caixa : R$ 145 ( em um outro topico eu até tirei print do boleto )
  • Internet Claro 35 megas : R$ 62
  • Conta de Luz : R$ 140
  • Condominio : R$ 380 ( incluso água e gás )
  • Pizzas aos sábados : R$ 140
  • Cervejas artesanais : R$ 100
  • Gastos esporádicos ( roupas , algum restaurante ou passeio) : R$ 400
Esse é o custo fixo . Tinha 500 reais da escola da minha filha , mas desde o ano passado devido a pandemia ela esta em casa.


Vendi meu carro em dezembro do ano passado , entao nao tenho mais IPVA, seguro e gasolina :rox ....... Antes tinha custo de 115 reais mensais de seguro , 1.100 de IPVA anual e 300 mensais de Gasolina ( que a empresa pagava, entao nao era um custo)



E sobre aluguel , tambem ja mostrei em outro tópico que dava para locar varios bons apartamentos em SP por 600- 700 reais mais condominio. Coloquei link de uns 5 apartamentos para um user daqui que iria mudar para Sao Paulo e estava perdido.



Eu mesmo tenho um bom ap que esta locado para uma senhora por R$ 1.100 incluso condominio. Apto zerado do lado da estação de trem. Pasmem em SP capital rs... nao precisa pagar mais de 2 mil em um AP em SP capital para viver bem.



Em relação a opções de lazer , Sao Paulo talvez seja a cidade do Brasil com mais opções gratuitas em relação a isso . Tem inúmeros parques, museus , cinemas, amostras culturais, oficinas e etc ...tudo gratuito


É só saber viver que dá


Mas mas mas e o meu ar condicionado como é que fica ? ..... nao consigo viver sem , nao é luxo é necessidade... :klol
c***lh0, 145 reais de financiamento? Pqp

Tá nas ultimas parcelas? Que bizarro mano hahahaha

Como comprei na planta, acabei de pagar o combinado de entrada há uns 3 meses. O apê deve ser entregue em maio, quando começarei o financiamento. Devo fazer em 120 parcelas, mas só de pensar nessa dívida já me dá azia. Odeio parcelar as coisas hahaha
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
aqui tem um site que calcula maomenos quanto gasta um ar-condicionado por mes usando da "conta maior" (o valor do kWh varia pelo gasto, quanto mais gasta mais caro fica).

Se ligar por 5hs todo os dias, num final do mes da por volta de 2300 yens de energia (118 reais).

Mas tem outro que testou com um mitsubishi aparentmente igual ao meu, deixando ligado 24hs por dia TODO DIA durante o mes inteiro, a 23ºC com o resto no automatico. Em um apartamento 50% maior que o meu, a conta foi 2643 yens (135 reais)
Isso com uma geladeira, uma secadora, e um microondas ligado junto.

Esse artigo abaixo:
explica que um ar-condicionado normal tem um aumento de consumo de energia em 13% a cada 1ºC diminuido ou aumentado.

Esse artigo:
explica que se manter o filtro do ar-condicionado limpo, economiza 6~10% no consumo de energia.


esse artigo:
tem uma tabela de consumo das mesmas linhas em um periodo de 15 anos.
Um ar-condicionado de 2020 em um apartamento 2.5x maior que o meu,
gasta apenas 65% do que o mesmo tipo gastava em 2005.



Eu lembro de ter visto um artigo na TV que, no verão, a regra dos 13% a cada 1ºC diminuido deixa de valor se a temperatura for configurada pra abaixo dos 24ºC, por algum motivo de precisar forçar mais o ar-condicionado.



Nota, estamos falando de uma pessoa "jovem" que quer ir morar sozinho que provavelmente não vai poder ficar ostentando salarios altos.
Não uma familia inteira, ou alguém filhinho de papai que só quer viver na mordomia. Ou alguém que ja ta com a vida encaminhada e não precisa ou não tem mais paciencia pra "passar por pequenos perrengues".

Quando eu sai de casa eu não tinha nada além de uma mochila com meia duzia de roupas, um psp, um passaporte e uns trocos pra passar uns tempos sozinho. Passei meses sem ar-condicionado, incluindo no verão (e verão japones é "meio" assassino), até se assentar. Passei meses sem PC, mais de 1 ano sem internet própria porque por lei eu era menor de idade.
E o povo postando aqui como se fosse necessario sair de casa pra viver logo de cara exatamente como vivia na casa dos pais. :klolz

Tem uma caralha de gente no Japão que nem usa ar-condicionado no inverno, preferem "aquecedor a querosene",
eu acho meio zuado porque "dos bons" são caros demais pra 1 pessoa e os "normais" precisa acender fora do apartamento pra depois que tiver funcionando enfiar de volta pra dentro.

Eu morava no MT e não usava ar-condicionado.
Aonde fazia 45ºC fora de casa, eu literalmente fritava ovo no asfalto, dentro de casa simplismente não precisava porque era bem arejado. Ai vai depender da moradia.
Que o cara provavelmente não vai ter um sistema de climatização, uma televisão de 50 polegadas e um rig de bitcoin eu entendo.

O que me assustou é que no meu post inicial, que é uma piada feita nas coxas, eu só pensei: "A casa da minha vó sem ninguém usar ela, só com uma geladeira nela, gasta 60~ reais por mês, com alguém usando deve chegar em uns 100 reais..." e pro máximo eu imaginei alguém tomando banho demorado, ar condicionado na hora de dormir, pc ligado 24/7, coisas que facilmente você consegue chegar em 300 conto de conta.

Não acho que o cara que está contando centavos pra sair de casa vá ser tão porra louca assim. Por isso eu botei uma margem ali.

O que me assustou é que essa margem aí foi tratada como algo alienígena e insano. Sendo que se o cara pegar uma casa com um freezer e um AC já dá pra fazer m**** na conta de luz.

Eu fiquei um mês em Maringá num cortiço de m**** com uma geladeira e um freezer velho que eu fiz a burrada de não desligar da tomada, quase sem nada no lugar (Sem computador inclusive) que eu pagava quase duzentos conto de luz. Sem ar, sem panela elétrica... Nem luz no banheiro tinha aquela m****. Praticamente só o consumo do chuveiro (Banho rápido, mas no talo do aquecimento) e a geladeira e o freezer compondo a conta.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.264
Reações
10.977
Pontos
503
Que o cara provavelmente não vai ter um sistema de climatização, uma televisão de 50 polegadas e um rig de bitcoin eu entendo.

O que me assustou é que no meu post inicial, que é uma piada feita nas coxas, eu só pensei: "A casa da minha vó sem ninguém usar ela, só com uma geladeira nela, gasta 60~ reais por mês, com alguém usando deve chegar em uns 100 reais..." e pro máximo eu imaginei alguém tomando banho demorado, ar condicionado na hora de dormir, pc ligado 24/7, coisas que facilmente você consegue chegar em 300 conto de conta.

Não acho que o cara que está contando centavos pra sair de casa vá ser tão porra louca assim. Por isso eu botei uma margem ali.

O que me assustou é que essa margem aí foi tratada como algo alienígena e insano. Sendo que se o cara pegar uma casa com um freezer e um AC já dá pra fazer m**** na conta de luz.

Eu fiquei um mês em Maringá num cortiço de m** com uma geladeira e um freezer velho que eu fiz a burrada de não desligar da tomada, quase sem nada no lugar (Sem computador inclusive) que eu pagava quase duzentos conto de luz. Sem ar, sem panela elétrica... Nem luz no banheiro tinha aquela m**. Praticamente só o consumo do chuveiro (Banho rápido, mas no talo do aquecimento) e a geladeira e o freezer compondo a conta.

Soube de um amigo há uns tempos atrás que mora no Paraná em que ele me dizia que o custo de energia lá (era) é muito caro em relação ao CEMIG.


Ele tem esquema parecido com o do meu que é a de economizar sempre que possível, mas vimos que a cota para cada 1kWh passava dos 2 reais fácil, era muita grana desperdiçada se fosse pra abusar do consumo elétrico
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.144
Reações
94.327
Pontos
1.353
Que o cara provavelmente não vai ter um sistema de climatização, uma televisão de 50 polegadas e um rig de bitcoin eu entendo.

O que me assustou é que no meu post inicial, que é uma piada feita nas coxas, eu só pensei: "A casa da minha vó sem ninguém usar ela, só com uma geladeira nela, gasta 60~ reais por mês, com alguém usando deve chegar em uns 100 reais..." e pro máximo eu imaginei alguém tomando banho demorado, ar condicionado na hora de dormir, pc ligado 24/7, coisas que facilmente você consegue chegar em 300 conto de conta.

Não acho que o cara que está contando centavos pra sair de casa vá ser tão porra louca assim. Por isso eu botei uma margem ali.

O que me assustou é que essa margem aí foi tratada como algo alienígena e insano. Sendo que se o cara pegar uma casa com um freezer e um AC já dá pra fazer m**** na conta de luz.

Eu fiquei um mês em Maringá num cortiço de m** com uma geladeira e um freezer velho que eu fiz a burrada de não desligar da tomada, quase sem nada no lugar (Sem computador inclusive) que eu pagava quase duzentos conto de luz. Sem ar, sem panela elétrica... Nem luz no banheiro tinha aquela m**.

freezer que tu fala é a geladeira né?
:klolz

porque do jeito que voce fala ja to começando a imaginar que é freezer mesmo, desses que o povo usa pra congelar carne por meses :klolz


sei lá cara,
300 reais numa conta de energia eu não acho tão absurdo assim "se o cara pode e o cara quer", o dinheiro é dele e o problema é dele, lembro-me de um casal de br que trabalhava comigo a muito tempo atras que pagava 1400 reais só na contade energia (convertido na cotação atual), justamente porque não aguentava "passar frio" e desconhecia a existencia do aquecedor a querosene.

agora meio que dizer que esse vai ser o gasto de um cara solteiro ja abre margem pra perguntas.
Principalmente de alguém que mora sozinho numa das regiões mais caras de viver no planeta e não consegue chegar a isso "nem fodendo" só com o que tem em casa. Talvez se eu começar a plantar maconha eu passe disso.

de acordo com o google, a renda média do brasileiro é de 1439 reais.
Surreal ler "menos de 4k não da pra viver" e lembrar da realidade do Brasil. :klolz
Ta certo que há "muita prestação a ser paga", mas porra. é diferença demais.
 
Ultima Edição:

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.672
Reações
9.529
Pontos
653
SP Capital aqui

Custo de vida de 2 mil , vivendo na excelencia tomando minhas cervejas importadas , video game de ultima geração , viagens a praia ......

Sou casado e tenho uma filha de 5 anos





Deal with it :kcool










Novamente , sempre me divirto com esses tópicos :klol



Antes que voce pergunte meu custo de vida mensal , la vai :

  • Supermercado : R$ 1.100
  • Financiamento do apartamento na caixa : R$ 145 ( em um outro topico eu até tirei print do boleto )
  • Internet Claro 35 megas : R$ 62
  • Conta de Luz : R$ 140
  • Condominio : R$ 380 ( incluso água e gás )
  • Pizzas aos sábados : R$ 140
  • Cervejas artesanais : R$ 100
  • Gastos esporádicos ( roupas , algum restaurante ou passeio) : R$ 400
Esse é o custo fixo . Tinha 500 reais da escola da minha filha , mas desde o ano passado devido a pandemia ela esta em casa.


Vendi meu carro em dezembro do ano passado , entao nao tenho mais IPVA, seguro e gasolina :rox ....... Antes tinha custo de 115 reais mensais de seguro , 1.100 de IPVA anual e 300 mensais de Gasolina ( que a empresa pagava, entao nao era um custo)



E sobre aluguel , tambem ja mostrei em outro tópico que dava para locar varios bons apartamentos em SP por 600- 700 reais mais condominio. Coloquei link de uns 5 apartamentos para um user daqui que iria mudar para Sao Paulo e estava perdido.



Eu mesmo tenho um bom ap que esta locado para uma senhora por R$ 1.100 incluso condominio. Apto zerado do lado da estação de trem. Pasmem em SP capital rs... nao precisa pagar mais de 2 mil em um AP em SP capital para viver bem.



Em relação a opções de lazer , Sao Paulo talvez seja a cidade do Brasil com mais opções gratuitas em relação a isso . Tem inúmeros parques, museus , cinemas, amostras culturais, oficinas e etc ...tudo gratuito


É só saber viver que dá


Mas mas mas e o meu ar condicionado como é que fica ? ..... nao consigo viver sem , nao é luxo é necessidade... :klol
Está morando em que região?

Abçs.
 

Mario Verde

Larva
Mensagens
11
Reações
21
Pontos
3
Mano, a conta de luz aqui vem 200 conto com 3 pessoas em casa e já acho caro, e tem gente que chega a 1k? :eek:

@topic

Brother, se você não tem problema com sua família, eu repensaria bem. Não é ser um vagal e deixar todos seus gastos pros seus pais, mas pega alguma coisa para contribuir, que ainda vai sair mais barato que morar sozinho. A menos, claro, que seus pais façam questão de não aceitar sua ajuda financeira. Porque não é só uma questão financeira de poder se manter, tem o lance afetivo. Eu não consigo me imaginar vivendo sozinho.
 

puchu

Bam-bam-bam
Mensagens
973
Reações
2.009
Pontos
433
Olha aqui em Campinas interior de SP é o seguinte. Apartamento menos de 1.500,00 você não paga aqui ( aluguel + condomínio) Aí acrescenta as despesas de água luz internet vai pra 2 mil. Se você tiver carro, gasolina é mais 500. Mercado mais 500 por mês. Fora os luxo se quiser sair e tal então eu diria que 3.500,00/4.000,00.
Entoa resumindo morar sozinho gasta muito. Se tiver com quem dividir já fica mais suave.

Mano, a conta de luz aqui vem 200 conto com 3 pessoas em casa e já acho caro, e tem gente que chega a 1k? :eek:

@topic

Brother, se você não tem problema com sua família, eu repensaria bem. Não é ser um vagal e deixar todos seus gastos pros seus pais, mas pega alguma coisa para contribuir, que ainda vai sair mais barato que morar sozinho. A menos, claro, que seus pais façam questão de não aceitar sua ajuda financeira. Porque não é só uma questão financeira de poder se manter, tem o lance afetivo. Eu não consigo me imaginar vivendo sozinho.
Aqui vem isso tbm. 200 e toda vez eu pago chorando.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.728
Reações
14.828
Pontos
503
Pretendo ficar por aqui ou morar muito próximo da empresa que eu trabalho atualmente, uma que eu acho interessante é Araquari, já acordo as 3 da manhã para ir trabalhar, se eu tiver que acordar mais cedo ainda pra pegar estrada praticamente não vou ter um horário de sono
Tá com trampo fixo agora? Na área da construção ainda?

Respondendo à pergunta do tópico: 2000 sem luxos.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.644
Reações
13.258
Pontos
1.189
@konata não sei sua idade, sua formação ou seus objetivos profissionais. Mas acho que posso contar uma história.

Quando saí de casa para começar a vida, era um período de dinheiro curto para minha família. Aluguei um quarto em uma república que sequer tinha janelas. Tinha uma basculante para a área de serviço do apartamento. Comprei a cama e o colchão que consegui, uma mesa para estudar e levei a TV que tinha comprado alguns anos antes. Meus pais ajudaram. Me deram um computador, ajudavam a pagar a mensalidade da faculdade, não passei necessidade. Mas tinha meses que por vários dias comia Miojo e até hoje me lembro de uma vez que tive uma infecção brava e não tive dinheiro para comprar os remédios; tive que pedir dinheiro emprestado.

Meu irmão já pegou outro período da nossa vida. Meus pais já tinham se recuperado financeiramente, eu já tinha um emprego decente, e ele veio morar comigo. O apartamento em que eu morava era bacana, já estava mobiliado, tinha máquina de lavar, até TV a cabo (década de 90, era um certo luxo).

O que isso influenciou em nossas trajetórias? Acredito que foi fundamental. Quando comecei a trabalhar, precisava imediatamente ganhar dinheiro, pois tinha contas a vencer. Minha trajetória profissional foi sempre tomando a decisão de menor risco possível. Não reclamo, tenho uma vida decente. Mas meu irmão vislumbrou um cenário em que ele podia se arriscar. Tinha teto, comida, as contas pagas. Se desse errado em alguma empreitada, tinha onde cair e se levantar. E ele arriscou, e após determinado momento, prosperou. O mesmo acontece com minha irmã. Pôde parar, planejar e tentar.

Por que lhe contei isso? Porque acho que você, pelo que contou aqui, está em situação semelhante à dos meus irmãos. Pode se dar a chance de arriscar mais e buscar recompensas maiores. Entrar na moedor de carne sozinho é difícil e acaba lhe limitando. Se tem teto, comida, contas pagas, talvez seja o caso de pensar em estudar mais, empreender, tentar planos mais ambiciosos. Porque uma vez dentro da rodinha do hamster (em que você corre, corre e não sai do lugar), meu amigo... sair fica cada vez mais complicado.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.769
Reações
35.096
Pontos
903
Tá com trampo fixo agora? Na área da construção ainda?

Respondendo à pergunta do tópico: 2000 sem luxos.
Estou na experiência ainda, não posso arriscar muita coisa, mas estou na área da metalúrgica, construção larguei ano passado, me surgiu uma oportunidade numa empresa de alumínio.
@konata não sei sua idade, sua formação ou seus objetivos profissionais. Mas acho que posso contar uma história.

Quando saí de casa para começar a vida, era um período de dinheiro curto para minha família. Aluguei um quarto em uma república que sequer tinha janelas. Tinha uma basculante para a área de serviço do apartamento. Comprei a cama e o colchão que consegui, uma mesa para estudar e levei a TV que tinha comprado alguns anos antes. Meus pais ajudaram. Me deram um computador, ajudavam a pagar a mensalidade da faculdade, não passei necessidade. Mas tinha meses que por vários dias comia Miojo e até hoje me lembro de uma vez que tive uma infecção brava e não tive dinheiro para comprar os remédios; tive que pedir dinheiro emprestado.

Meu irmão já pegou outro período da nossa vida. Meus pais já tinham se recuperado financeiramente, eu já tinha um emprego decente, e ele veio morar comigo. O apartamento em que eu morava era bacana, já estava mobiliado, tinha máquina de lavar, até TV a cabo (década de 90, era um certo luxo).

O que isso influenciou em nossas trajetórias? Acredito que foi fundamental. Quando comecei a trabalhar, precisava imediatamente ganhar dinheiro, pois tinha contas a vencer. Minha trajetória profissional foi sempre tomando a decisão de menor risco possível. Não reclamo, tenho uma vida decente. Mas meu irmão vislumbrou um cenário em que ele podia se arriscar. Tinha teto, comida, as contas pagas. Se desse errado em alguma empreitada, tinha onde cair e se levantar. E ele arriscou, e após determinado momento, prosperou. O mesmo acontece com minha irmã. Pôde parar, planejar e tentar.

Por que lhe contei isso? Porque acho que você, pelo que contou aqui, está em situação semelhante à dos meus irmãos. Pode se dar a chance de arriscar mais e buscar recompensas maiores. Entrar na moedor de carne sozinho é difícil e acaba lhe limitando. Se tem teto, comida, contas pagas, talvez seja o caso de pensar em estudar mais, empreender, tentar planos mais ambiciosos. Porque uma vez dentro da rodinha do hamster (em que você corre, corre e não sai do lugar), meu amigo... sair fica cada vez mais complicado.
Tens razão. Não pensava em sair logo agora de casa mas queria em coisa de dois anos, porém não creio que até lá eu tenha estabelecido algo estável que me de essa garantia de sair de casa. Vou tentar crescer na minha área até conseguir uma renda considerável, juntar um bom montante de dinheiro e aí pensar em sair de casa. Aliás, tenho vinte anos.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.846
Reações
9.090
Pontos
753
Para um usuario que me mandou mp porque iria se mudar para SP

Segue apartamertos na região do Tatuape e região. Bairro nobre da zona leste de SP , onde voce nao irá precisar se deslocar para nada, pois a região possui toda infraestrutura para qualquer necessidade. Tambem fica a 10 minutos de metro do centro de SP.








Isso que eu procurei em 5 minutos e já postei aqui.

Se voce fizer uma busca minuciosa irá encontrar coisas melhores.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.728
Reações
14.828
Pontos
503
Eu curto a Bela Vista. Lá é mais caro né?
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.846
Reações
9.090
Pontos
753
Eu curto a Bela Vista. Lá é mais caro né?

Um pouco mais de onde postei , mas se garimpar dá para achar uns apto até mil.

Assim, eu prefiro mil vezes a região do Tatuapé do que a Bela vista , mas vai de gosto.

Minha irmã mora de aluguel em um Apto na Republica na famosa praça Rossevelt , paga 2.200 reais com condomínio para um espaço de 68 metros quadrados. put* ignorância esse espaço para uma pessoa.

Essa região do centro de SP ( Republica, Paraiso, Bela vista , Sé , liberdade) tem o lado bom e lado ruim .

O lado bom é que as possibilidades de rolé sao infinitas , pois tudo está proximo e voce consegue ir a pé , uber ou metro em questao de minutos. Entao as possibilidades de fazer uma coisa diferente cada semana é infinito.

O lado ruim é a sujeira, mendigos, assaltos e violência. Meu irmão mesmo foi assaltado a duas semanas atras na região da luz por volta da uma da tarde. Um noia com estilete levou 500 reais dele :facepalm.........pelo menos está vivo.


Eu nao curto muito o centro de SP não , mas é inegavel que o polo cultural de SP ( restaurantes, baladas , padarias diferenciadas , museus e etc) esta 70% concentrado nessa região.


Eu sou mais uma região como o Tatuapé que é lotado de barzinhos gourmet com mulher gatas e algumas baladas , pubs diferenciados e é mais tranquila e limpa. Lotado de mulher gata e com bom poder aquisitivo ,entao voce nao encontrará as pés de barro do funk nessa região.

E falando sobre mulheres, nessa região do centro , o que voce vai encontrar de pessoas alternativas nao ta no gibi , é bem bizarro para quem nao esta acostumado.


Sou mais morar no Tatuape e se quiser dar um role diferenciado no centro é só pegar o metro e em dez minutos voce está lá.



Mas se quiser ir para a bela vista achei um apto top ja mobiliado , só que está 2.300 com condominio. Se voce nao quiser um apto mais caido como os que te mostrei e tiver condição para pegar um mais top , a faixa de preço será de 2000 mil . Esse esta acima do valor pois ja vem mobiliado



 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
10.415
Pontos
353
Eu curto a Bela Vista. Lá é mais caro né?

Por coincidência é lá que eu vou morar. Vou dividir apartamento com um amigo. Vai sair 1,2k já com o condomínio e todas as contas incluídas. Eu curti demais o bairro. Andei sem medo todas as vezes que saí e tem tudo perto por ser próximo da paulista. Vale a pena dar uma garimpada por lá.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.867
Reações
80.498
Pontos
1.839
50k, sendo solteiro.

Putaria tá caro meu...tudo tá inflacinado. Alccol de qualidade tudo subiu 60%.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.728
Reações
14.828
Pontos
503
Por coincidência é lá que eu vou morar. Vou dividir apartamento com um amigo. Vai sair 1,2k já com o condomínio e todas as contas incluídas. Eu curti demais o bairro. Andei sem medo todas as vezes que saí e tem tudo perto por ser próximo da paulista. Vale a pena dar uma garimpada por lá.
1,2 pra cada um?
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.798
Pontos
453
Mas sério, nego sai de casa com um trabalho que paga 3k e sem garantia que vai ficar anos com aquele emprego... o cara é demitido e tem que voltar para a casa dos pais.
É o que mais acontece. Se tiver uma namorada/esposa que trabalhe ainda consegue, fora isso não.

Eu só consegui meu canto com uma ajudinha marota dos pais no início. Brasil não é pra amador

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
 
Topo Fundo