O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Resultados da Sony ano fiscal 2020 - Maior ano da história do PS [$3.23 bi de lucro + 7.8 mi PS5 vendidos + 330 mi software]

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.247
Reações
16.452
Pontos
1.544
E aquela coisa, ele pegou a divisão em um período muito bom, não que ele está sendo um bom presidente.

A Sony está colhendo o que plantou desde o fim do PS3/início do PS4. Qualquer um que estivesse lá na presidência conseguiria vender fácil isto a menos que fosse cagado demais como o PS3.

PlayStation está lucrando muita apesar do Rian e não graças a ele.

por exemplo, Xbox lucrou muito durante os primeiros anos do Don Matrick, inclusive foi o período mais lucrativo da história do Xbox se não me engano, e todos sabem o que aconteceu.
PS está vendendo porque a Sony é a única empresa que está fazendo um trabalho sério de ter uma linha de jogos AAA consistente ao longo dos anos. Foi a única que apostou nos jogos AAA focado em narrativa e gráficos de ponta. Hoje está colhendo seu esforço. Tendência é só crescer daqui para frente.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.144
Reações
172.583
Pontos
1.714
Pro futuro, o importante pra Sony é isso:

109 milhões de MAU (monthly active users) que gastaram uma média de USD 120,26 cada na PS Store no FY20 (inclui jogos digitais e DLC/MTX mas não inclui assinaturas (PS+, por exemplo)).

Crescimento de +44.0% nesse quesito, em relação ao ano anterior.

Recorde histórico de monetização por consumidor ativo na PS Store.

Se levar em conta que o PS4 tá com 116kk vendidos (e os donos de PS5 devem ser, em sua maioria, antigos donos de PS4 (ou seja, já com PSN)), é um belo de um attach-rate para monetização.


A tendência é a Sony investir mais pesado em formas de monetizar a base ativa. O PS5 começa com uma base muito mais saudável do que o PS4 começou.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.515
Pontos
1.129
Sony espera uma receita maior com jogos firts party no próximo ano fiscal em relação a esse que acabou. No FY 20/21 tivemos grandes como TLoUs 2, GoT e SP: MM. O que ela tem em mente? Ou será somente pelo aumento no preço dos jogos? Por que o que tem para lançar são: Returnal, R&C e Horizon FW. GoW Ragnarok não deve vir no próximo ano fiscal mais.



Eu acho que significa que GoW e GT7 deverão sair até 31/03/2022.
 


Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.792
Reações
9.841
Pontos
994
PS está vendendo porque a Sony é a única empresa que está fazendo um trabalho sério de ter uma linha de jogos AAA consistente ao longo dos anos. Foi a única que apostou nos jogos AAA focado em narrativa e gráficos de ponta. Hoje está colhendo seu esforço. Tendência é só crescer daqui para frente.


Eu acho que depender de apenas deste tipo de jogo é uma espada de dois cumes. Tudo bem se vender, mas um fiasco de vendas pode ser desastroso, sem falar que levam muito tempo para fazer um jogo (Santa Monica lançou apenas um God of War(

Por exemplo, Nintendo faz jogos pensando mais em jogabilidade, com custo de jogos bem menores, bem mais rápido de produzir e estão vendendo bem mais.

Tipo, os grandes da Nintendo Animal Crossing, Pokemon, Zelda, Mario kart, Smash Bros, etc... custam uma fraçao de Last of Us 2 e vendem bem mais (pelo menos o dobro).

Não estou achando que a Sony deveria abandonar os seus jogos AAA ou algo do tipo, mas ela tem que tomar cuidado para não ficar que nem o Xbox que ficou dependente de Halo/Gears of War/Forza e no momento que eles perderam o apelo a divisão caiu bastante. Ela deveria ousar com jogos menores com associações com outras empresas, como a Sony Japan fazia, que inclusive saiu Demon's Soul que a Sony não valorizou e se fudeu.

Com estes investimentos a Nintendo por exemplo criou Splatoon e Ring Fit, que são bem baratos e em termos de venda coloca muito AAA no chinelo.

Sony também deveria tentar criar seus Splatoons e Ring Fit, com o sucesso do PS4 e PS5 dinheiro para investir é o que não falta. No entanto a Sony está se fechando a algumas séries ao invés de expandir e diversificar, uma medida feita por Don Matrick.
 
Ultima Edição:

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.295
Reações
33.612
Pontos
1.399
A tendência é maximizar cada vez mais a venda de softwares; o público que consome dessa forma tá cada vez mais centralizado no Playstation e Nintendo.

Saiu essa semana as vendas do Nier Replicant no UK, a versão PS4 representou simplesmente 90% do total !!! Tá certo que é um game japonês, mas a média está sempre numa medida de 60% a 70% em todos os jogos.

Creio que no fim a Microsoft criou sua própria abordagem como a Nintendo fez após a era do Game Cube.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
só nao tem mais ps5 vendido ai porque estou a 4 meses tentando comprar e não consigo...
quando as lojas recebem, vendem antes de eu chegar com o cartao de credito na mão..


sinistro!
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.144
Reações
172.583
Pontos
1.714
PS4 vai passar game boy

Consoles de mesa.. os 3 primeiros são da sony

Visualizar anexo 184568

Visualizar anexo 184569

Visualizar anexo 184571

Só fazendo um adendo que tem número meio inflado ae :klolz

PS2 é 155kk e alguma coisa
DS é 154,02kk
PS3 é 87,4kk

O resto tá certo. As posições não mudam mas só pra fazer esse adendo mesmo.

PS4 vai ficar tete-a-tete com o Gameboy. Provavelmente este ano fiscal deverá ser o último que teremos informações mais precisas do PS4, o foco agora é o PS5.
 

*Eduardo*

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.367
Reações
2.821
Pontos
1.249
Interessante analisar que o maior gerador de receita no balanço é a VENDA DE SOFTWARE, representando 60% da receita (sendo 5% de venda de software fisico e 55% venda digital). A venda de hardware representa apenas 20% da receita e a venda de serviços 14% (PSPlus e PSNow).

Olhando esses numeros é possivel entender perfeitamente porque a Sony não adota o modelo de assinatura como a Microsoft e segue um modelo mais de defesa. Se por ventura o modelo de assinaturas virar algo mais relevante, a Sony estaria pronta, mas virar a chave de um modelo que representa mais da metade de sua receita para quê?

Como fã da marca estou feliz pelo resultado. PS5 é um hardware muito acertado, equilibrado. A marca Playstation é sinonimo de videogame e vem se fortacelecendo cada vez mais. As vendas vão muito fortes e está entrando grana para investir ainda mais nesse modelo.

Com os jogos que estão para sair agora, Returnal e Ratched & Clank, imagino que terão vendas altíssimas (serão mais lançamentos exclusivos para uma base de quase 8 milhões de consoles, vão vender muito, eu imagino). Só corroborará com a estratégia assertiva da SONY.

Sempre que comento essa estratégia gosto de frisas que sou fã de modelos de assinatura, tanto que assino o PSNOW e assinaria o GamePass quando ele tivesse uma versão streaming funcional no iOS para jogar no ipad. E ficaria feliz com um incremento do psnow para funcionar a lá gamepass com lançamentos dayone. Mas se eu fosse quem toma as decisões lá na Sony, faria o mesmo e continuaria lucrando bilhões por ano com a venda se SOFTWARE e mantendo uma base cada vez maior de pessoas com assinatura da PLUS.
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.178
Reações
14.479
Pontos
1.019
PlayStation Game & Network Division:
~$25.04 billion revenue
(~$3.23 profit)

Microsoft Gaming:
~$15 revenue

Tá na hora da mãe tirar o escorpião do bolso e fazer algumas aquisições
 

caniggiaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
2.250
Reações
2.025
Pontos
353
Sony planejando gastar $18bi em aquisições.... vejo potencial, a Sony precisa de mais estúdios no Japão.


Triste que não possam fabricar ainda mais PS5s porque parte dos wafers são desperdiçados com o lanternoso.
onde diz sony pretende fazer 18 bilhões de dolares em compras ?
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.178
Reações
53.705
Pontos
1.284
Lucro de "somente" U$312 milhões no Q4 mostra que estão sangrando com o lançamento do PS5. Mas ainda fecharam com saldo positivo.

PS5 um monstro que só não fez 10 milhões (ou mais) nesse período desde o seu lançamento por falta de consoles. E ficou "só" 200 milhões acima do mesmo período do PS4.

PS4 parece que se chegar a 120 milhões será seu marco final. A Sony realmente o deixou pelo PS5 que é retrocompatível.

PS4 com média de 13,6 jogos por console.

Média de 926 mil (quase 1 milhão) jogos PlayStation vendidos por dia. :eek:
Faltou umas coisas aqui Malleo :

Major records broken / milestones reached this quarter or fiscal year by PlayStation :

  • PlayStation reached an all-time high of 25.04B Revenue during FY2020 and set a new record for the industry
    • Previous record was Sony FY18 with $20.84B Revenue
    • The second time PlayStation broke the $20B barrier
    • Only PlayStation ever generated more than $18.5B Revenue during a fiscal year, let alone $20B
  • PlayStation reached an all-time high of $6.24B Revenue during Q4, a new record for the industry
    • Previous biggest Q4 Revenue was Sony Q4 FY18 with ¥498.1bn (= $4.52B)
    • A jump by +32.6% from previous biggest Q4 Revenue
    • First time, any platform holder ever reached $5 Billion and $6 Billion Revenue during Jan-March
    • Biggest Revenue ever for PlayStation (and for any platform holder) during a non-Holiday quarter (non-Q3)
  • PlayStation generated $3.23B Profits in FY20, a new record for them (despite the launch of a new hardware)
    • First time, they broke the $3B barrier
    • Previous most profitable year was FY18 with $2.81B Profits
  • PlayStation 5 sold-in 3.3m units (LTD: 7.8m) and is now the most sold console during its first fiscal year
    • Beating PS4's 7.6m units in its launch fiscal year, previous record holder
  • PlayStation 4 is now the console which has sold the most games in video game history, with at least 1.577B games sold
    • Surpassing PS2's 1.537B games sold, previous record holder
  • PlayStation Platforms sold more than 338.9m games in FY20, the highest yearly software sales in PlayStation ecosystem
    • Previous record was FY18 with 287.9m games sold
  • PlayStation Network reached an all-time high of $17.32B Revenue in FY20 (+36.4% YoY)
    • Previous record was $12.88B Revenue in FY18
  • PlayStation Network reached an all-time high of $4.04B Revenue in Q4 FY20 (Jan-Mar 2021) ; +23.7% YoY
    • Previous Q4 record was $3.27B Revenue in Q4 FY18 (Jan-Mar 2019)
  • PlayStation Software & Services reached an all-time high of $18.62B Revenue in FY20 (+34.9% YoY)
    • Previous record was $14.61B Revenue in FY18
  • PlayStation Software & Services reached an all-time high of $4.19B Revenue in Q4 FY20 (Jan-Mar) ; +21.0% YoY
    • Previous Q4 record was $3.57B Revenue in Q4 FY18 (Jan-Mar 2019)
Em negrito está o mais impressionante ao meu ver.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.631
Reações
38.937
Pontos
2.069
2020 foi um ano forte em lançamentos pra Sony. 2021 tende a ser muito bom também, se conseguirem normalizar a produção do PS5. E 2022 deve estourar a boiada, com exclusivos de ainda mais peso saindo.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Só fazendo um adendo que tem número meio inflado ae :klolz

PS2 é 155kk e alguma coisa
DS é 154,02kk
PS3 é 87,4kk

O resto tá certo. As posições não mudam mas só pra fazer esse adendo mesmo.

PS4 vai ficar tete-a-tete com o Gameboy. Provavelmente este ano fiscal deverá ser o último que teremos informações mais precisas do PS4, o foco agora é o PS5.

Ou seja, é console de mesa brigando em vendas contra portáteis lol vide PS5 x Switch nessa geração.

A Sony é monstra demais em consoles de mesa meu Deus...
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.202
Reações
35.845
Pontos
803
Bons números , a Microsoft e Sony lucrando muito com os consoles , só não entendo que a Microsoft não divulga dados assim como q Sony . Pelo menos divulgasse o número de assinantes do Gamepass. Enfim.

Pelo que vi o PS5 vendeu mais que o PS4 no mesmo período , isso com a pandemia e a falta de componentes para fabricação em massa. Monstro demais.
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.178
Reações
14.479
Pontos
1.019
Saiu essa semana as vendas do Nier Replicant no UK, a versão PS4 representou simplesmente 90% do total !!! Tá certo que é um game japonês, mas a média está sempre numa medida de 60% a 70% em todos os jogos.
Parece ser uma tendência, não é só com o Nier que está acontecendo... o publico Xbox não anda comprando jogos, estão esperando sair tudo no gamepass. Errado pensar assim? Não, é o marketing que a MS vendeu... e pode causar um grande efeito negativo a longo prazo, principalmente paras as thirds.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Parece ser uma tendência, não é só com o Nier que está acontecendo... o publico Xbox não anda comprando jogos, estão esperando sair tudo no gamepass. Errado pensar assim? Não, é o marketing que a MS vendeu... e pode causar um grande efeito negativo a longo prazo, principalmente paras as thirds.

Com certeza, imagina a Square vendo que 90% das vendas do Nier Replicant no Reino Unido provém da Sony , se fosse Japão até entenderia mas Reino Unido era um lugar aonde a marca Xbox teoricamente era forte.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.532
Pontos
1.629
Vendas digitais estão infladas pela pandemia, acredito que com notícias de jogos de PS3/Vita e cia sumindo das lojas o público perceba que o barco desta tecnologia tá afundando e a mídia física volte a dominar.

Contudo a PS+ crescendo é um sinal preocupante pois demonstra que os jogadores estão lentamente aceitando ser explorados por uma venda casada
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.501
Reações
23.125
Pontos
803
PS4 vai passar game boy
Não vale a menção, não são o mesmo típo de produto. O @DATUM fez uma analogia interessante em outro tópico, geladeiras vs frigobares (embora não se aplique total e especificamente ao caso do Switch fora do Japão)

Eu uso velocípedes vs bicicletas

Fazem coisas aproximadamente semelhantes, ao ponto dum leigo aglutinar por aproximação os mercados, mas não são a mesma coisa. É como o segmento Mobile, é aceitável que se elenque a performance em relatórios financeiros, mas ninguém compara as vendas de Fate Grand Order da Sony com as de Returnal

PS: a Nintendo combinou as vendas do Game Boy original e Color, que são duas gerações de portátil diferentes, sobrevalorizando os números.
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.415
Reações
43.461
Pontos
1.384
Jim Ryan:

images
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.501
Reações
23.125
Pontos
803
Quer dizer então que em média cada dono de PS4 comprou aproximadamente 3 jogos? Meu Deus...
Nem no XBox, que tem a menor média das 3 (por volta de 6), há um tie-ratio desses

São 116 milhões de PS4, e 1 bilhão e 600 milhões de jogos vendidos, dá ~14 games em média por dono, o PS4, além de ser o videogame com mais sofrware vendido da história, é o que tem o maior tie-ratio corrigido por base também.

@Matemático , ajude o RafaelBrce com os números aqui pfv
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394
Com certeza, imagina a Square vendo que 90% das vendas do Nier Replicant no Reino Unido provém da Sony , se fosse Japão até entenderia mas Reino Unido era um lugar aonde a marca Xbox teoricamente era forte.


Mais o próprio FFXV não vendeu 80 % no PS4 no lançamento no Reino Unido?

Só enfatiza que o público que gosta de jogos japoneses é bastante consolidado nas plataformas PlayStation.
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
Nem no XBox, que tem a menor média das 3 (por volta de 6), há um tie-ratio desses

São 116 milhões de PS4, e 1 bilhão e 600 milhões de jogos vendidos, dá ~14 games em média por dono, o PS4, além de ser o videogame com mais sofrware vendido da história, é o que tem o maior tie-ratio corrigido por base também.

@Matemático , ajude o RafaelBrce com os números aqui pfv
300 milhões de software dividido por 100milhões de ps4(estou arredondado para cima) da quanto meu filho?
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Mais o próprio FFXV não vendeu 80 % no PS4 no lançamento no Reino Unido?

Só enfatiza que o público é bastante consolidado nas plataformas PlayStation.

FFXV eu até entendo pelos gráficos mas me pergunto se Nier Replicant não seria muito mais vantagem pra Square ter lançado no Switch ao invés do XBOX lol teria vendido muito mais e não acredito q no Switch ficaria ruim ....
 
Topo Fundo