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ANÁLISE DO RUN SABER:
JOGABILIDADE:
Eu joguei só com o homem, nem cheguei a experimentar a mulher (ui), então minha análise será baseada somente na jogatina com ele.
Uma coisa que me incomoda um pouco nesse jogo é o pulo alto e com aquela sensação de baixa gravidade, porém acho que isso se faz necessário e é proposital por causa do level design do jogo. Mas o problema mesmo é que em alguns chefes e subchefes acaba sendo meio complicado controlar o pulo enquanto você tenta acertar um hit e evitar de tomar dano.
Também me incomoda um pouco alguns trechos de escalada ou de ficar pendurado. Mas de resto, a jogabilidade é decente. A hit box é boa, a distância pra acertar os inimigos é justa e o salto onde o personagem fica invencível ajuda bastante, mas não ao ponto de poder abusar dessa habilidade em bosses.
Tem também o ataque especial, que dá uma boa ajudada contra os bosses, mas acho que poderiam ter mais ataques do tipo pra dar uma variada.
LEVEL DESIGN:
Tudo bem simples. Embora o jogo não siga uma linha reta, ainda assim é bem linear, tendo até uma seta indicando pra onde você tem que ir.
Como tinha dito antes, algumas partes de escalada me incomodaram, mas aí já é um problema que tive mais com a jogabilidade e não com o level design dessas partes em si.
GRÁFICOS:
Mesmo tendo umas partes não tão caprichadas, tipo umas animações simples ou até mesmo feias, como um chefe que quando cai parece uma placa, ou uns cenários com fundo morto, ainda assim considero o Run Saber um jogo bonito. Tem trechos dele e design de chefes que acho belos. Um exemplo é o chefe da imagem abaixo. Curti bastante esse visual.
Uma curiosidade sobre esse boss é que a princípio era pra ser uma mulher "normal", mas a Nintendo ficou com receio de isso acabar sendo uma referência a violência contra mulheres, então mudaram o design pra uma mulher morta.
Mas voltando aos gráficos do jogo, digamos que no geral eles são no máximo ok, ficam na média. Como disse, tem partes bem legais e outras que deixam a desejar.
TEMÁTICA:
Eu curto bastante as temáticas futuristas criadas nos anos 90, seja em jogos ou filmes. Pra mim é um ponto positivo do jogo, que se passa num futuro onde a terra ficou fudida da poluição e os recursos ficaram escaços. Alguns cenários, como a fase do chefe da imagem acima, que mostra uma cidade meio "
cyberpunk" de fundo, passa bem essa vibe de futurismo.
TRILHA SONORA:
Bem basicona e esquecível. Nada de mais.
DIFICULDADE:
O jogo não é hardcore, mas também não é fácil a ponto de ser zerado numa primeira ou segunda jogada sem dar game over. Ou eu que sou ruim mesmo, vai saber, haha.
Algumas partes me comeram muita vida, mas o jogo é justo a ponto de te colocar no mesmo lugar de onde morreu quando der continue. Alguns inimigos também deixam pacotes de saúde, power up pro sabre e cargas de ataque especial. Embora o pacote de saúde não heale tanto, há uma quantia considerável deles durante a jogatina, além de algumas vidas.
O que mais dificulta as coisas é o fato de o jogo te obrigar a começar do zero se você der game over, mas pelo menos há alguns continues, só não lembro quantos.
CONCLUSÃO:
Run Saber não é nenhuma masterpiece, mas é um bom jogo. Peca em alguns pontos, acerta em outros, mas no fim das contas diverte, tem uma dificuldade equilibrada e não tem um gameplay frustrante ou quebrado em algum ponto (não que eu lembre). No fim das contas é um jogo na média, que não inova em nada, foi feito numa zona de conforto e até copia muito do Strider (que eu conheço pouco), porém parte da "bonzisse" dele está justamente nisso.
Minha nota final é
7 / 10.