O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


RicOS - Falando de DINHEIRO, MONEY, GRANA!!!

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Há vários tipos de estudos, de fazer algo por hobbie (música) até uma questão mais profissional (pós). Acho que aprender idiomas se torna o melhor custo benefício de idiomas, principalmente sem ser o inglês. Estou já aprendendo italiano faz um tempo e quero saber francês depois (já sei português e inglês, além de um pouco de espanhol). Independente do rumo que a vida da pessoa segue, saber uma língua diferente sempre vai ajudar.
Eu acabo colocando todos esses estudos no mesmo balaio: Investimento. Por exemplo, gosto de mecânica. Desembolsei uma grana com curso pra ter noção das coisas e agora estou gastando mais dinheiro comprando equipamento. Mas tudo isso é hobby. Porém, há N formas do hobby começar a incrementar na renda. Já tive várias ideias de como fazer isso usando o meu.

A questão que você comentou, de idiomas é muito boa também. Sem dúvida nenhuma saber mais linguagens é um ótimo investimento. Além de divertido. Meu plano é ficar bom em inglês e aprender francês. Só não acho bacana aprender e não ficar fluente. Pra mim aprender é ter a fluência.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.681
Reações
15.119
Pontos
453
Eu acabo colocando todos esses estudos no mesmo balaio: Investimento. Por exemplo, gosto de mecânica. Desembolsei uma grana com curso pra ter noção das coisas e agora estou gastando mais dinheiro comprando equipamento. Mas tudo isso é hobby. Porém, há N formas do hobby começar a incrementar na renda. Já tive várias ideias de como fazer isso usando o meu.

A questão que você comentou, de idiomas é muito boa também. Sem dúvida nenhuma saber mais linguagens é um ótimo investimento. Além de divertido. Meu plano é ficar bom em inglês e aprender francês. Só não acho bacana aprender e não ficar fluente. Pra mim aprender é ter a fluência.
Tenho mt vontade de aprender mecânica, pro dia-a-dia mesmo, qual curso vc fez?
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Derivativos. A princípio, mini contratos de índice e de dólar. Clichê, não? :kgozo

Mas é como eu disse. Não tenho absolutamente nenhuma ilusão de milhões. Gostaria de aprender a operar e como iniciante, ficaria feliz com pequenos ganhos para complementar a renda. Caso eu sinta que possuo o perfil, sem dúvida partiria para explorar outras opções.

No momento, estou tentando me informar com o que há de gratuito na internet, e depois pretendo fazer algum curso. Só estou no nível básico do básico. Não pretendo fazer nada tão cedo.

Não sou eu que vou te desanimar mas tem que ter em mente que são os gráficos mais difíceis de serem operados, você não está jogando contra a tia que pegou a grana da poupança e colocou nas ações do Eike Batista e sim contra profissionais que trabalham com 6 telas e pagam terminal da Bloomberg, tesourarias de banco e corretoras que mandam no índice como a Ideal. Entra leve com 1 mini por vez pra testar sua assertividade, não mete uma cacetada de contrato pq se tiver um movimento rápido você perde tudo e a corretora te stopa.

O André Machado deixou o curso todo online gratuito, se você fosse comprar esse conteúdo gastaria uma nota.



O básico do basico



 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Derivativos. A princípio, mini contratos de índice e de dólar. Clichê, não? :kgozo

Mas é como eu disse. Não tenho absolutamente nenhuma ilusão de milhões. Gostaria de aprender a operar e como iniciante, ficaria feliz com pequenos ganhos para complementar a renda. Caso eu sinta que possuo o perfil, sem dúvida partiria para explorar outras opções.

No momento, estou tentando me informar com o que há de gratuito na internet, e depois pretendo fazer algum curso. Só estou no nível básico do básico. Não pretendo fazer nada tão cedo.
Cara, um conselho, nao perca tempo estudando pra virar day trader.. Aqui ja postaram um pouco sobre uns dados, mas pesquise o tempo de estudo necessario nisso e a probabilidade de sair no lucro a longo prazo, é coisa minima!! E caso alguem ganhe a longo prazo com consistencia, nao é muita coisa pelo tempo e stress envolvidos... No fim voce vai ter mais retorno investindo em si mesmo para evoluir na sua area e ganhar mais..

Mesmo que voce entre com esse pensamento de só conseguir uma renda extra, a nao ser que voce tenha uma mentalidade muito foda, uma hora ou outra voce vai ganhar um bom $, achar que descobriu a formula pra ganhar dinheiro ali, achar que ta com muita sorte, e vai fazer m**** e perder tudo ou mais do que tem..

Faça um favor a si mesmo e foque o seu tempo para ganhar mais dinheiro no seu trabalho, aprenda mais sobre investimentos, e invista seu dinheiro com pensamento a longo prazo, é só isso, simples, nao tem formula magica. Voce nao precisa cometer erros graves brincando em day trade pra aprender, aprenda com o que os outros ja passaram.
Bolsa nao é cassino, nao é só os bilionarios que ganham na bolsa tbm, é só questao de tempo, paciencia, consistencia, a matematica ta aí pra te mostrar isso.
 


IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Conheço um trader que ganha bastante dinheiro operando majoritariamente mico (também opera blue chips e índice mas em menor escala), não vou postar o nome pra não influenciar ninguém mas esse é um que eu sigo a mais de 10 anos e admiro o tradesystem dele pq operar mico é uma arte, se você não sair na hora certa vai de 30% de lucro pra 10% prejuízo.

124183

124185
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Derivativos. A princípio, mini contratos de índice e de dólar. Clichê, não? :kgozo

Mas é como eu disse. Não tenho absolutamente nenhuma ilusão de milhões. Gostaria de aprender a operar e como iniciante, ficaria feliz com pequenos ganhos para complementar a renda. Caso eu sinta que possuo o perfil, sem dúvida partiria para explorar outras opções.

No momento, estou tentando me informar com o que há de gratuito na internet, e depois pretendo fazer algum curso. Só estou no nível básico do básico. Não pretendo fazer nada tão cedo.

Mini contratos é triturador de sardinha. Não se ganha nada que não se perca em dobro.

Daytrade em geral é uma proposta perdedora.

Swing trade é até mais palpável e mesmo assim não recomendo a ninguém que está começando na bolsa.

Pra mim o melhor é começar aos poucos, comprando somente ações das melhores empresas e fundos, e observando o mercado. Com o tempo você pega mais o feeling da coisa, aprende a não se desesperar com quedas e altas repentinas aprende a fazer o imposto, etc. Somente depois de uns dois anos, você estará apto a fazer um swing trade aqui e ali com confiança, somente com objetivo de tirar mu lucrinho pra engordar a carteira de longo prazo.
 

ts1447

Larva
Mensagens
3
Reações
4
Pontos
3
Não ambiciono FICAR RICO, mas se eu tirar entre 4 e 5 mil por mês, numa meta de médio prazo, já me sentiria bem pra avançar pra uma próxima meta (ou não...)

Me formei em adm em 2010, cheguei num nível legal na época de faculdade e um pouco depois tb, em 2017 e 2018 ganhei MUITO dinheiro trabalhando numa pequena empresa onde foi meu auge, onde comprei carro cheirando novo, fiz uma reserva de emergência que tenho até hoje, ainda to nessa empresa mas tá quebrando e só to aqui ainda pra não ficar em casa, to na 2ª parcela do seguro desemprego, mandando currículo que nem louco, sabendo que CLT não enriquece mas ficar parado não dá.

Paralelo a isso to fazendo um curso relacionado a gestão de tráfego pra ajudar negócios locais a decolar com as vendas usando as redes sociais, inicialmente a ideia é trabalhar com isso sozinho, futuramente quem sabe formando parcerias, quiçá montar uma agência, partir pra negócios digitais, lançamentos, as possibilidades são enormes, porém é necessário subir degrau a degrau e tenho plena consciência disso, to bem pé no chão de conseguir me virar sozinho por um bom tempo com umas hamburgueria, pizzaria, dentista, etc...

Dupla dificuldade:

1: Cair de cabeça nisso, fazer acontecer
2: Ver umas vaga b*sta pagando salário lixo e se imaginar ali por anos
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Vocês gostam de ver a história das pessoas por trás de marcas famosas? É legal notar que muitas delas superaram desconfiança (seja de inteligência ou não colocarem fé) e traumas no processo de 'sucesso" da sua marca. Um exemplo bom é do Enzo Ferrari, que fez a marca mais famosa de carros sendo nem considerado o mais inteligente dos filhos pela mãe.

 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.375
Reações
15.829
Pontos
503
@Teco- , @IamBulljim e @Comedor de Caixinha

Agradeço os conselhos. Creio que eles serviram para me fazer colocar os pés com ainda mais firmeza no chão. Vou fazer uma tentativa, até porque os fundamentos parecem ser úteis para outras formas de atuar na bolsa. O dinheiro empregado não fará falta (algo que estou separando só pra isso) e, no mínimo, o aprendizado será útil. Enfim, vejamos no que vai dar.

O curso será muito útil. Estou vendo agora o material do Curinga Econômico, que me parece bastante realista. Assim que terminar, vou pular para esses do André Machado.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.800
Reações
9.040
Pontos
753
Digamos que você tenha um trabalho seguro, com boa renda, mas sem potencial de crescimento.

E exista a oportunidade de conseguir um trabalho ótimo, melhor remunerado, mas que exija grande sacrifício pessoal por pelo menos 10 anos.

O que fariam?

Vai da pessoa , nao existe o certo

Eu sou porra louca pra emprego , já trabalhei em 13 empresas diferente. Surgiu uma oportunidade melhor eu caio fora.

Eu já parei pra pensar nisso , no lado positivo e negativo desse meu estilo

Lado negativo :

- Voce nao cria raiz em lugar algum. Visito grandes empresas como consultor técnico e conheço os mais diversos tipos de profissionais. Numa das últimas vezes o coordenador de produção de uma grande multinacional tinha só 26 anos. Entrou lá com 15 anos pelo Senai como ajudante e foi crescendo dentro da empresa , fez engenharia até virar coordenador. Deve tirar no mínimo uns 8 mil e tem 26 anos.

- Tem a questão de aumento de salário , se a empresa tiver oportunidade de crescimento

Lado positivo :

  • Voce conhece gente pra caraio e a troca de experiencias com novas pessoas e aprender novos processos é gratificante
  • Voce nunca fica cansado , pois quando começa a cansar de trabalhar numa empresa , já muda para outra
  • Como sempre fiz acordo para me mandarem ( só pedi as contas uma vez) , sempre tiro uma grana razoavel do FGTS com os 40% de multa , mais rescisão e as vezes seguro desemprego ( 4 empresas aceitaram eu trabalhar sem registro enquanto pegava o seguro) , entao dá pra tirar uma grana boa. Da ultima empresa que sai tirei 22 mil reais contando rescisão , FGTS com multa mais seguro desemprego, fiquei dois anos lá.


Eu poderia ter parado na quinta empresa que trabalhei quando entrei em 2009 como técnico de controle da qualidade , provavelmente estaria como supervisor do controle de qualidade hoje em dia e estaria ganhando em torno de 4 mil reais

O trabalho era relativamente tranquilo , eu era responsável por liberar instrumentais cirúrgicos vindo do processo produtivo para a expedição. A empresa era de médio porte, pessoal era legal pra caramba tanto que mantenho contato com alguns , trabalhava sempre contando piadas e rindo com o pessoal , a empresa tinha ótima área de descanso , depois do almoço jogávamos pembolin ,sinuca , pingue pongue ou dominó. Tenho um amigo que ainda tenho contato do qual fizemos Senai juntos e ele está lá até hoje. Ele Só reclama de dinheiro , mas do trabalho em si continua na mesma tranquilidade. Ele era da areá de teste de equipamentos e hoje é supervisor dessa área.

Mas se eu nao tivesse saido , eu nao teria a grana que tenho hoje e nem a troca e ganho de experiencia se tivesse ficado la


Vai de voce saber se isso é bom ou ruim , eu nao me arrependo






Alias , já estou a um ano nessa empresa atual e já estou meio cansado. Já estou começando a procurar algo , já fiz três entrevistas online ...vamos ver o que acontece



Trabalhar por osmose é foda, a vida é uma só , quando me canso eu caio fora
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Digamos que você tenha um trabalho seguro, com boa renda, mas sem potencial de crescimento.

E exista a oportunidade de conseguir um trabalho ótimo, melhor remunerado, mas que exija grande sacrifício pessoal por pelo menos 10 anos.

O que fariam?
Eu acho que qualquer trabalho que vale a pena exige grande sacrifício pessoal. Aliás, digo que o sacrifício pessoal é mais importante que o trabalho em si. É o que te coloca no caminho do sucesso pessoal e profissional.

Trabalho que não exige nada, não paga nada e tende a acumular um bando de acomodados. Tenho certeza que podem pensar em exemplos fáceis.

Mas a pessoa pode ter três, quatro, cinco fontes de renda diferentes e trabalhar feito um camelo. Esse é o sujeito que vai ter um bom futuro. Basta não torrar o dinheiro ganho com bobagens.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Ah, complementando...

Sobre a ideia de trabalhar feito um condenado, eu tambem penso que quanto mais se trabalha, e mais você cresce, menos você tem que trabalhar no futuro. Primeiro porque no futuro você terá salário/renda muito maior, merecidamente conquistados após anos de experiência.

Segundo, se você poupou e construiu patrimônio ao longo dos anos, você já terá liberdade para escolher o quanto você quer dedicar ao trabalho, ou a qualquer outra coisa que queira. Essa fase não precisa necessariamente ser a tal da independência financeira, mas é aquela coisa, se você tem dinheiro suficiente pra pagar um ou dois anos de contas....você não tem nada te segurando num emprego que odeia, aguentando chefe ou cliente chato.

Estudos mostram que depois que a maioria das pessoas, depois de alcançar um certo nível de independência financeira, passa a fazer mais dinheiro do que nunca fez antes na vida, pelo simples fato de que abandonam empregos indesejados, se dedicam a fazer o que gostam, e transformam isso em renda.

Mas isso é muito difícil pra alguem com 18 anos, cabeça oca, sem nenhuma qualificação ou experiência. Esse garoto não tem muito a oferecer, senão braços fortes, disposição de jovem e uma cabeça vazia pronta pra adquirir conhecimento.

O pessoal tem que reclamar menos de pegar no batente, principalmente quando jovem, e tirar proveito. Nunca mais na vida ele terá a mesma disposição que tem nessa fase. É a hora de trabalhar, sofrer, se foder, aprender, se erguer e deixar essa fase pra trás pra nunca mais precisar pegar uma fila kilométrica de agência de emprego de novo.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Ah, complementando...

Sobre a ideia de trabalhar feito um condenado, eu tambem penso que quanto mais se trabalha, e mais você cresce, menos você tem que trabalhar no futuro. Primeiro porque no futuro você terá salário/renda muito maior, merecidamente conquistados após anos de experiência.

Segundo, se você poupou e construiu patrimônio ao longo dos anos, você já terá liberdade para escolher o quanto você quer dedicar ao trabalho, ou a qualquer outra coisa que queira. Essa fase não precisa necessariamente ser a tal da independência financeira, mas é aquela coisa, se você tem dinheiro suficiente pra pagar um ou dois anos de contas....você não tem nada te segurando num emprego que odeia, aguentando chefe ou cliente chato.

Estudos mostram que depois que a maioria das pessoas, depois de alcançar um certo nível de independência financeira, passa a fazer mais dinheiro do que nunca fez antes na vida, pelo simples fato de que abandonam empregos indesejados, se dedicam a fazer o que gostam, e transformam isso em renda.

Mas isso é muito difícil pra alguem com 18 anos, cabeça oca, sem nenhuma qualificação ou experiência. Esse garoto não tem muito a oferecer, senão braços fortes, disposição de jovem e uma cabeça vazia pronta pra adquirir conhecimento.

O pessoal tem que reclamar menos de pegar no batente, principalmente quando jovem, e tirar proveito. Nunca mais na vida ele terá a mesma disposição que tem nessa fase. É a hora de trabalhar, sofrer, se foder, aprender, se erguer e deixar essa fase pra trás pra nunca mais precisar pegar uma fila kilométrica de agência de emprego de novo.
Só discordo dessa parte do jovem precisar trabalhar ao extremo por conta da idade. Se a pessoa tem condições financeiras ou conseguiu algum auxílio tipo bolsa, tem que enfiar a cara nos estudos (aí inclui todo o pacote). Até porque, tirando empreendedorismo, música e algo no esporte (ia colocar concurso nível médio, mas hoje a maioria dos aprovados já possuem diploma), a maioria do que realmente vai ganhar bem será vindo dos estudos, até para amadurecer na vida em vários pontos. Isso sempre aliando com uma hora de descanso, porque fica insustentável aguentar viver sempre com compromisso e não tem um momento para relaxar (em tudo).

Além de ter um emprego que odeia vai muito da sua área de atuação. Se escolher uma área que não curte, dificilmente um emprego será bom (independente do dinheiro envolvido). Por isso até questiono se somos obrigados a escolher um caminho de profissão cedo demais e o próprio estilo das universidades no Brasil contribuem para piorar esse processo.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.755
Reações
10.888
Pontos
453
É sabido que, no trato do dinheiro, um golpe de audácia pode fazer uma fortuna. Mas, na média, os muito ricos fizeram sua riqueza desprezando tentações, querendo garantias, empregando certo, exigindo mais no momento emm que o cliente tem menos e menos quando o cliente é poderoso e pode negociar. O gênio dos grandes banqueiros é evitar mais os riscos do que aproveitar as oportunidades

Os milionários gostam de fazer mistério sobre sua fortuna, acrescentando ao gozo material do que possuem a superioridade intelectual sobre os que os frequentam. Mas é muito fácil ficar milionário. Basta para isto dormir e acordar só pensando em dinheiro. Não abrir mão de qualquer possibilidade de ganhar dinheiro, mesmo que o contrário lhe dê prazer. Ser frio e racional na hora de dar ou emprestar a seu melhor amigo, parente e até irmão, cobrando os juros e as taxas exatas, embora seu coração lhe diga que desta vez você devia ser generoso. Não ter qualquer escrúpulo, em qualquer ocasião. Pensar sempre no melhor partido que voc~e pode tirar de uma situação desastrosa em que se encontram seus companheiros de negócio. Não temer o castigo de Deus, a opinião pública, a perseguição legal. Pensar que um lucro grande é melhor que um pequeno mas que um lucro pequeno, repetido muitas vezes, pode vir a ser melhor do que um lucro grande. Se você, em suma, usar da subserviência exata no momento em que esta for necessária, a audácia e a grosseria precisas nos momentos em que a canalhice e a violência forem os melhores caminhos, se não tiver nenhum problema de conciência, nenhuma dúvida moral, nenhuma ambição de cultura, nenhuma preocupação quanto aos outros o acharem indecente, pérfido ou criminoso, o caminho da fortuna está facilmente aberto para você, como para qualquer um.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.182
Pontos
1.434
(...)tirando empreendedorismo, música e algo no esporte (ia colocar concurso nível médio, mas hoje a maioria dos aprovados já possuem diploma), (...)
Vendas cara, nunca esqueça das vendas.

Muita gente tem preconceito quanto a vendas, mas um bom vendedor sempre vai ter emprego garantido, além de uma renda superior a média nacional.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.182
Pontos
1.434
Vendas não poderia se encaixar entre os empreendedores?
Depende.

Se vc me contrata pra fazer vendas pra sua empresa, CLT, com salário + comissão, não seria um empreendedor.

Se vc me contrata para fazer as mesmas vendas, mas como PJ, é meio que empreendedor, pero no mucho.
 

bastrik

Bam-bam-bam
Mensagens
104
Reações
79
Pontos
213
Você quer fircar rico?
Não necessariamente rico, mas pelo menos ganhando o piso da minha futura profissão (que é difícil), eu já conquisto meus objetivos.

Não sabe como?
Sei sim, porém a minha área é o termômetro da economia, se o país tiver na b*sta eu tô junto

Tem um plano?
Tenho sim, primeiramente é adquirir conhecimento e experiência.
Um dos pontos fortes de seguir na construção civil é a oportunidade de ser empreendedor. Porém se você não tiver a experiência de obra e a capacidade para gerir uma, você pode causar algumas tragédias por aí.
Talvez eu precise de 10 anos ou mais para ter o conhecimento "pleno" de Engenheiro Civil? Talvez, porém não terei receio de alguma obra minha cair posteriormente (pois terei a responsabilidade do projeto)

Acha impossível?
Não acho impossível. A contrução civil teve uma extrema queda nos últimos 8 anos, porém ninguém vive sem uma residência.
Meu foco e executar métodos construtivos que seja compatível com a realidade do povo brasileiro, para claro, não perder obras para o "pedreiro faz tudo".

Já caiu em pirâmidade?
Não

Tá endividado?
Ainda não, espero me manter assim .
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Vendas cara, nunca esqueça das vendas.

Muita gente tem preconceito quanto a vendas, mas um bom vendedor sempre vai ter emprego garantido, além de uma renda superior a média nacional.
Isso é algo que quero aprender, acredito ser uma skill bem importante independente do que faça

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.628
Reações
33.145
Pontos
1.048
@Comedor de Caixinha
O que você disse não deixa de ser verdade na teoria, na prática é bem diferente.

Estou com 40 anos. Até 2017 estava empregado ganhando 20k/mês. Foi tudo pro saco por conta da crise. Desde então eu não consigo me recolocar no mercado de trabalho, nem pra ganhar 5k/mês. Já mandei + de 1000 currículos por aí e só fui chamado pra uma entrevista que não deu em nada. Desde então estou de subemprego Uber e vendo minhas reservas e patrimônio regredirem pelo simples fato que o $$$$$ simplesmente não entra na proporção que eu preciso.

5k daria e sobrava se eu tivesse só minhas despesas ordinárias pra manter. Porém já não dava pra chegar perto desse valor antes da pandemia, agora então está impossível.

Nunca pensei que eu estaria nesse tipo de situação. Em 2016 eu estava rumo a minha independência financeira, e hoje eu estou praticamente quebrado mal fazendo pra comer.

Como se resolve isso?
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
@Comedor de Caixinha
O que você disse não deixa de ser verdade na teoria, na prática é bem diferente.

Estou com 40 anos. Até 2017 estava empregado ganhando 20k/mês. Foi tudo pro saco por conta da crise. Desde então eu não consigo me recolocar no mercado de trabalho, nem pra ganhar 5k/mês. Já mandei + de 1000 currículos por aí e só fui chamado pra uma entrevista que não deu em nada. Desde então estou de subemprego Uber e vendo minhas reservas e patrimônio regredirem pelo simples fato que o $$$$$ simplesmente não entra na proporção que eu preciso.

5k daria e sobrava se eu tivesse só minhas despesas ordinárias pra manter. Porém já não dava pra chegar perto desse valor antes da pandemia, agora então está impossível.

Nunca pensei que eu estaria nesse tipo de situação. Em 2016 eu estava rumo a minha independência financeira, e hoje eu estou praticamente quebrado mal fazendo pra comer.

Como se resolve isso?
É a vida que acontece, ninguém está livre disso. Mesmo que a sua situação esteja ruim, e você está sangrando dinheiro, você pelo menos ter (ou teve) dinheiro pra sangrar. É melhor posição do que aqueles que não tem nada de onde tirar. Quando não se tem gordura pra queimar, o corpo começa a devorar os órgãos.

Mas se foi em 2017, já se foram 3 anos....isso é tempo o bastante pra juntar os cacos e recomeçar. Pq não tem outro jeito, é recomeçar...e você ainda é novo o bastante pra fazer isso.

Eu não passei pessoalmente pela situação de crescer meu patrimônio e custo de vida, pra depois perder a fonte e estar preso em um padrão de vida incompatível, mas conheço várias pessoas que passaram, sei que é dureza. O que complica quase todos os casos é: divórcios, pensões e/ou gastos com saúde própria ou na família. O próximo item são negócios que, do dia pra noite, se transformam de fonte gorda de renda para um problemaço pois as dívidas se tornam impagáveis quando o negócio rui.

Eu acho que o melhor é ser o mais pragmático possível....abstrair o máximo possível o pesar dos problemas irreparáveis, por exemplo, estar preso a alguma decisão judicial ou dívida que pesa muito na conta....se não há remédio, remediado está. Aceitar a realidade e procurar vencer os obstáculos seja quais forem.

O que você fazia quando ganhava + de 20k/mes? Suponho que tenha algum skill de alto valor....se não conseguiu se rocolocar, já pensou em se mudar de estado ou até país, onde seu skill está em demanda? E abrir sua própria empresa?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.628
Reações
33.145
Pontos
1.048
É a vida que acontece, ninguém está livre disso. Mesmo que a sua situação esteja ruim, e você está sangrando dinheiro, você pelo menos ter (ou teve) dinheiro pra sangrar. É melhor posição do que aqueles que não tem nada de onde tirar. Quando não se tem gordura pra queimar, o corpo começa a devorar os órgãos.

Mas se foi em 2017, já se foram 3 anos....isso é tempo o bastante pra juntar os cacos e recomeçar. Pq não tem outro jeito, é recomeçar...e você ainda é novo o bastante pra fazer isso.

Eu não passei pessoalmente pela situação de crescer meu patrimônio e custo de vida, pra depois perder a fonte e estar preso em um padrão de vida incompatível, mas conheço várias pessoas que passaram, sei que é dureza. O que complica quase todos os casos é: divórcios, pensões e/ou gastos com saúde própria ou na família. O próximo item são negócios que, do dia pra noite, se transformam de fonte gorda de renda para um problemaço pois as dívidas se tornam impagáveis quando o negócio rui.

Eu acho que o melhor é ser o mais pragmático possível....abstrair o máximo possível o pesar dos problemas irreparáveis, por exemplo, estar preso a alguma decisão judicial ou dívida que pesa muito na conta....se não há remédio, remediado está. Aceitar a realidade e procurar vencer os obstáculos seja quais forem.

O que você fazia quando ganhava + de 20k/mes? Suponho que tenha algum skill de alto valor....se não conseguiu se rocolocar, já pensou em se mudar de estado ou até país, onde seu skill está em demanda? E abrir sua própria empresa?
Então. Fui empresário minha vida profissional inteira praticamente até 2015 (fora 2 anos de estágio em multinacional que fiz obrigatoriamente por conta da faculdade). Comecei a trabalhar com 15 anos de idade na empresa da família (minha pouca experiência em CLT) o qual fui comprando quotas ao longo da vida até virar majoritário em 2008. Em 2014 as coisas estavam bem ruins, e pra evitar ter que fechar, a vendi em 2015 pra uma outra empresa do mesmo ramo, o qual fui recontratado em seguida por CLT como Diretor Administrativo e Financeiro com o salário que eu citei. Aconteceu que em 2017 a empresa controladora ruiu e a minha ex-empresa foi junto no processo. Com isso começou essa fase negra na minha vida.

Desde 2017 eu estou com um processo trabalhista rolando pois tenho + de 150K pra receber deles e não sei até que ponto esse processo me atrapalha em arrumar um emprego formal novo.

Por outro lado, eu fui o penúltimo de um "lote de empresas" de mesma atividade a falir, então meu network estava nulo pois todo mundo que eu conhecia e mantinha relacionamentos profissionais estavam em pior situação que eu. O contato que sobrou foi a empresa que me absorveu, ou seja, era minha ultima ficha na mesa.

Antes mesmo da coisa ir pro vinagre eu fiz meu dever de casa e enxuguei a vida. Vendi casa de praia, vendi carro importado, acabei com um monte de luxo que me geravam contas fixas, troquei plano de saúde por um mais barato e por aí vai.

Porém eu tenho gastos esporádicos que sei que vão acontecer uma hora e são esses gastos praticamente que comem minhas reservas: procedimentos de saúde que o plano não cobre, a saúde dos meus pets (estou no momento com uma gata internada na veterinária me comendo 400 reais/dia), fora a manutenção da minha antiga sede (o único imóvel que eu tenho atualmente além do apê que eu moro) que infelizmente não consegui alugar ou vender até o momento.

E claro, o problema principal de ter um emprego com um salário.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Então. Fui empresário minha vida profissional inteira praticamente até 2015 (fora 2 anos de estágio em multinacional que fiz obrigatoriamente por conta da faculdade). Comecei a trabalhar com 15 anos de idade na empresa da família (minha pouca experiência em CLT) o qual fui comprando quotas ao longo da vida até virar majoritário em 2008. Em 2014 as coisas estavam bem ruins, e pra evitar ter que fechar, a vendi em 2015 pra uma outra empresa do mesmo ramo, o qual fui recontratado em seguida por CLT como Diretor Administrativo e Financeiro com o salário que eu citei. Aconteceu que em 2017 a empresa controladora ruiu e a minha ex-empresa foi junto no processo. Com isso começou essa fase negra na minha vida.

Desde 2017 eu estou com um processo trabalhista rolando pois tenho + de 150K pra receber deles e não sei até que ponto esse processo me atrapalha em arrumar um emprego formal novo.

Por outro lado, eu fui o penúltimo de um "lote de empresas" de mesma atividade a falir, então meu network estava nulo pois todo mundo que eu conhecia e mantinha relacionamentos profissionais estavam em pior situação que eu. O contato que sobrou foi a empresa que me absorveu, ou seja, era minha ultima ficha na mesa.

Antes mesmo da coisa ir pro vinagre eu fiz meu dever de casa e enxuguei a vida. Vendi casa de praia, vendi carro importado, acabei com um monte de luxo que me geravam contas fixas, troquei plano de saúde por um mais barato e por aí vai.

Porém eu tenho gastos esporádicos que sei que vão acontecer uma hora e são esses gastos praticamente que comem minhas reservas: procedimentos de saúde que o plano não cobre, a saúde dos meus pets (estou no momento com uma gata internada na veterinária me comendo 400 reais/dia), fora a manutenção da minha antiga sede (o único imóvel que eu tenho atualmente além do apê que eu moro) que infelizmente não consegui alugar ou vender até o momento.

E claro, o problema principal de ter um emprego com um salário.
Aí é osso, vc tinha cargo de confiança né. Esses cargos conta muito o QI, realmente não é fácil de recolocar no mercado sem indicação....você pode até ter o perfil correto pra uma vaga, mas se aparece algum candidato conhecido ou por indicação, ele terá a preferência. Difícil, mas não impossível.

Será possível que todos seus contatos estejam frios até hoje? Alguns devem poder lhe ajudar. No mais, olho aberto para oportunidades de negócio. Dirigir Uber põe pão na mesa, mas não aposenta né. Força brou, vc tem tempo pra reencontrar seu caminho.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.500
Reações
91.324
Pontos
1.503
@Piga você não tem interesse em mudar o foco para educação? Com sua experiência acredito que não seria difícil dar aulas em cursos técnicos e faculdades. O salário não é bom, mas paga as contas. Acho que bastaria somente complementar sua formação com disciplinas voltadas ao ensino, coisa de um ano. Futuramente, quem sabe, poderia até passar num concurso para um IF. :kjoinha
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.628
Reações
33.145
Pontos
1.048
@Piga você não tem interesse em mudar o foco para educação? Com sua experiência acredito que não seria difícil dar aulas em cursos técnicos e faculdades. O salário não é bom, mas paga as contas. Acho que bastaria somente complementar sua formação com disciplinas voltadas ao ensino, coisa de um ano. Futuramente, quem sabe, poderia até passar num concurso para um IF. :kjoinha
Quando eu fiz meu TCC pra faculdade (na verdade foi um Plano de Negócios), além de ter ficado com 10 no trabalho, meu CR foi bastante alto também, a coordenadora do meu curso me convidou pra lecionar PN1, 2 e 3, Empreendedorismo e duas outras matérias técnicas lá que eu não recordo o nome.

Na ocasião além de trabalhar período integral já como empresário, eu estava pra casar, além da obrigatoriedade de estar fazendo Mestrado. Naquela época não era o momento. Então declinei.

Hoje eu não sei se eu teria saco de fazer mais um curso de capacitação ou até mesmo um mestrado.

Eu cheguei a fazer curso de Piloto de Helicóptero logo após ficar desempregado, concluí a parte teórica, passei nas provas teóricas da ANAC, passei nos exames médicos e psicológicos, fiz o ground do Robson 22, mas com a crise a hora de voo saltou dos 800 reais/hora pra 1500 reais/hora, aí infelizmente eu tive que abortar. E infelizmente o mercado da aviação contínua muito ruim.

Então, pra uma pessoa que nunca gostou de estudar, eu estudei demais nessa vida. No meu caminho profissional que trilhei eu me especializei demais em "comandar" do que em fazer. Eu cheguei a prestar consultorias mas quase ninguém está disposto a pagar por uma. Sempre fui um solucionador de problemas empresariais, principalmente de gestão, motivo esse que eu não não estou hoje endividado ou cheio dos processos como a grande maioria do empresariado brasileiro.

Porém o que o mercado hoje demanda duas habilidades o qual reconheço que as minhas são fraquíssimas: não sou um bom vendedor ativo, daqueles que prospectam clientes e vendem gelo pra esquimó. Na minha empresa, os clientes é que vinham até a mim. Então o máximo de venda que eu consigo realizar são as vendas passivas. Anuncio algo espero aparecer comprador.

A segunda habilidade requerida é ser um profissional mão-na-massa, prático, que faz, tipo um marceneiro, mecânico, programador, ou seja, ser a pessoa a executar o trabalho. Sei fazer muitos trabalhos manuais, mas nada a nível profissional, pois nunca desenvolvi tais habilidades. Muito destes trabalhos aprendi por ter que saber como são feitos até porque, pra mandar fazer, tem que saber fazer. Mas nunca foi meu foco.

Então hoje eu sinto que fiquei num mato sem cachorro. Muito qualificado sim, mas não no que o mercado necessita atualmente.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
@Piga você pode tentar nessa atual situação estudar para algum cargo público, mesmo podendo ser um pouco frustrante de um lado e a atual situação não ser tão favorável para os concursos. O tenso é dificilmente ter um concurso para ganhar 20k logo de cara e os que oferecem isso estão demorando para dá posse ao pessoal (tipo o pessoal do fisco de SC que fizeram a prova em 2018 e ainda não foram chamados). Ou mesmo tentar um mestrado (isso se não já tiver) e doutorado focando ser professor.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.628
Reações
33.145
Pontos
1.048
@Piga você pode tentar nessa atual situação estudar para algum cargo público, mesmo podendo ser um pouco frustrante de um lado e a atual situação não ser tão favorável para os concursos. O tenso é dificilmente ter um concurso para ganhar 20k logo de cara e os que oferecem isso estão demorando para dá posse ao pessoal (tipo o pessoal do fisco de SC que fizeram a prova em 2018 e ainda não foram chamados). Ou mesmo tentar um mestrado (isso se não já tiver) e doutorado focando ser professor.
Infelizmente eu não consigo mais conciliar trabalho com estudo. A uber me consome 12hs diárias, e infelizmente é o que está pagando as contas. O que eu precisava era minha esposa chegar mais junto com $$$$, mas ela ganha muito pouco, ela é professora de inglês. E é um dos motivos de eu nunca me interessar pela área de educação.
 
Topo Fundo