Acho que qualquer RPG depois que você estuda os sistemas, sabe o que vai acontecer e etc acaba ficando mais fácil.
O que mais pegava no Matador tambem eram os dodge, no SMT3 é bem punitivo quando você erra um ataque... se o cara tiver null/drain/reflect aí que fodeu de vez, encontra o inimigo pela primeira vez e bate um socão foda pra descobrir que ele da reflect em dano físico.
Mas não chego a achar o SMT3:Nocturne injusto, ele é bem dificil pq não da pra upar os demonios e você precisa descartar eles por novos e quando faz isso não leva todas skills, pra quem ta jogando pela primeira vez as cegas sem usar guia e descobrindo as coisas jogando é tudo umas 10x mais difícil que qualquer FF e isso acaba apavorando alguns. No fim o jogo sempre tem lá uma opção pra tu não travar, se o problema é mahama/mamudo da pra engolir um parasita que anula essas magias, mesmo que um inimigo tenha muita esquiva o Fog Breath destruía eles e etc...
Se saísse um remaster hoje acredito que facilitariam muitas coisas que tem no jogo e até acharia interessante isso.
Sem contar que uma nova tradução cairia bem.