O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Série "Jogos miraculosos" Como alguns jogos desafiam seu hardware de origem?

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Não sei se já foi postado, mas no inicio de vida do Mega Drive lançaram um game poligonal e 3D sem nenhum auxilio de chip especial.



Loucura, um mundo aberto poligonal no mega drive em 1990.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.559
Pontos
453
4 players sem slowdown e ainda por cima os personagens escalam loucamente na tela, tudo isso numa plataforma de 1988.


Esse Yuyu Hakusho e mesmo incrível, mas, observando as barras horizontais negras na tela, parece que foi necessário um certo sacrifício na resolução para faze-lo rodar mais suavemente com todos esses elementos. Posso estar dizendo besteira, no entanto...não conheço nada sobre programação.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.248
Reações
104.770
Pontos
1.299
Esse Yuyu Hakusho e mesmo incrível, mas, observando as barras horizontais negras na tela, parece que foi necessário um certo sacrifício na resolução para faze-lo rodar mais suavemente com todos esses elementos. Posso estar dizendo besteira, no entanto...não conheço nada sobre programação.

Isso mesmo, significa que o console tem menos linhas pra desenhar, poupando processamento.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Red zone é um absurdo mesmo.
Um absurdo Red zone e The Lost World rodarem num Mega Drive de 1988 sem nenhum auxílio nos cartuchos.
Este merece gifs. Bruxaria.
:karrepio

iTPjjkt.gif


XMeMmCX.gif


24ULwZ1.gif


tbIhgPG.gif


q7Twk2H.gif
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não sei se já foi postado, mas no inicio de vida do Mega Drive lançaram um game poligonal e 3D sem nenhum auxilio de chip especial.



Loucura, um mundo aberto poligonal no mega drive em 1990.
Tem um de sinuca interessante:

www.youtube.com/watch?v=JN5DPC6V0JM

Mas, que me lembre agora, um jogo com polígonos onde acho que o hardware do mega deu um show, sem ajuda de chips, foi esse jogo aqui:

www.youtube.com/watch?v=bkcTtW-qzC0

c2op2fM.gif


0RlsVQz.gif


Tiveram o cuidado de inclinar o horizonte. Ficou muito interessante.
 
Ultima Edição:


NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.248
Reações
104.770
Pontos
1.299
Esse game é do mega drive né? Impressão minha ou ele tem efeito zoom na mudança de plano (reparei no toguro)

Sim ele escala faz escala dos sprites dos personagens simultaneamente, o que podemos dizer ser um milagre, pois o console não possui suporte de hardware para tal.

 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse game no nes parece ter gráficos de um 16 bits

reviewviceprojectdoomnes-4.jpg
Para a geração em si é incrível. Desanima exaltar no tópico porque pelo visto Nintendinho quase sempre contava com hardware extra no cartucho. Então muitos gráficos incríveis não eram superação do hardware obtido exclusivamente graças à habilidade da desenvolvedora. O videogame que recebia upgrade escondido.
 
Ultima Edição:

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Para a geração em si é incrível. Desanima exaltar no tópico porque pelo visto Nintendinho quase sempre contava com hardware extra no cartucho. Então muitos gráficos incríveis não eram superação do hardware obtido exclusivamente graças à habilidade da desenvolvedora. O videogame que recebia upgrade escondido.

Saber disso me desanimou em relação ao NES. Achava que a evolução gráfica de 83 a 92 fosse feito através de software, nunca de hardware. Examinando sobre essa ótica, o Master System foi MUITO, mas MUITO mais hardware do que o NES.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Bom, depois de ver todo mundo postando vários jogos aleatoriamente, eu decidi fazer algo mais organizado, mostrando os jogos mais impressionantes de cada console (todos sem ajuda de chips especiais), e vou começar com o Master System:
Primeiramente, uma escolha um tanto óbvia, mas necessária, o primeiro Phantasy Star:

Primeiramente, é incrível a compressão de código feita pelo sr. Naka para que toda a arte do jogo (feita pela maravilhosa Rieko Kodama) coubesse num cartucho de apenas 4MB, as dungeons em primeira pessoa rodando suavemente em 30fps (segundo o Yuji, eram pra rodar ainda mais rápido mas não foi possível devido a previamente citada compressão de código), que até em alguns jogos na geração seguinte ainda não tinham um scrolling tao suave, as cutscenes, os cenários e inimigos coloridos totalmente animados que em alguns momentos chegavam perto de atingir o limite do console de 32 cores simultâneas, e o mundo enorme dividido entre 4 planetas, pra não é só o RPG mais avançado da geração 8-bits como também o melhor.

Aladdin no Master simplesmente parece um jogo de Mega, intro com belas imagens, sprites grandes e super fluidos, varias cores na tela, backgrounds detalhados com um efeito 3D nos prédios e velocidade constante:


Deep Duck Trouble com certeza é o jogo do Master que mais utiliza cores simultâneas e é lotado de diferentes animações, acho que seu análogo no Mega seria Ristar:

Sonic Chaos não é tão rápido quanto os do Mega, mas tem as longas fases, caminhos alternativos, loopings e as pistas parafuso de Sonic 2 e Tails é jogável com o voo, tudo rodando a estáveis 30fps:


Continuando com ports, temos os de Space Harrier, onde consegue exibir vários sprites enormes ao mesmo tempo a uma velocidade decente, tem todo o conteúdo do Arcade, mais prologo, boss final (Haya-Oh), e um final, lembrando que esse foi um dos jogos que chegaram logo no começo da vida do console:


Road Rash, se comparado com o port mais famoso do seu irmão mais potente, e surpreendentemente próximo, tendo apenas a esperada queda na resolução e framerate, que mesmo assim, é bem menos notável do que por exemplo, um jogo do NES para o SNES:


Wonder Boy 1 no Master System é basicamente o mesmo jogo da System 2, apenas perdendo o HUD e usando cores levemente diferentes, e esse é outro jogo que saiu no começo da vida do console:
 
Ultima Edição:

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Para a geração em si é incrível. Desanima exaltar no tópico porque pelo visto Nintendinho quase sempre contava com hardware extra no cartucho. Então muitos gráficos incríveis não eram superação do hardware obtido exclusivamente graças à habilidade da desenvolvedora. O videogame que recebia upgrade escondido.
Embora que o NES é um primo em termos de hardware do atari 2600 e consegue fazer coisas incríveis.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Saber disso me desanimou em relação ao NES. Achava que a evolução gráfica de 83 a 92 fosse feito através de software, nunca de hardware. Examinando sobre essa ótica, o Master System foi MUITO, mas MUITO mais hardware do que o NES.
Mesma coisa com o Mega e o SNES, muito das coisas impressionantes que ele rodava eram graças aos chips auxiliares, sem eles em comparação direta com o Mega ele e bem inferior:
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Bom, depois de ver todo mundo postando vários jogos aleatoriamente, eu decidi fazer algo mais organizado, mostrando os jogos mais impressionantes de cada console (todos sem ajuda de chips especiais), e vou começar com o Master System:

Deep Duck Trouble com certeza é o jogo do Master que mais utiliza cores simultâneas e é lotado de diferentes animações, acho que seu análogo no Mega seria Ristar:

Continuando com ports, temos os de Space Harrier, onde consegue exibir vários sprites enormes ao mesmo tempo a uma velocidade decente, tem todo o conteúdo do Arcade, mais prologo, boss final (Haya-Oh), e um final, lembrando que esse foi um dos jogos que chegaram logo no começo da vida do console:


Wonder Boy 1 no Master System é basicamente o mesmo jogo da System 2, apenas perdendo o HUD e usando cores levemente diferentes, e esse é outro jogo que saiu no começo da vida do console:


Um jogo de Master System que me impressionou demais foi o WonderBoy in Monster World. É muito próximo do Mega Drive, simplesmente incrível e sem nenhum chip extra, já que o SMS nunca recebeu algo assim nos cartuchos e nem de forma externa. A única exceção é o chip FM que ficou só no Japão:
Monster World SMS:


Monster World Mega Drive:


Eu achei espetacular o SMS chegar tão perto da qualidade do Mega. Impressiona demais para um singelo 8 bits.

Sobre o Space Harrier eu acho a versão 3D do Master mais legal que a original de Arcade/SMS (tela dividida por causa do 3D, no console roda em tela única. Saudade desse cartucho....):
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.559
Pontos
453
Já que citaram o SNES, vou postar o jogo que considero o mais graficamente impressionante do console, sem auxílio externo de chips:


Pessoalmente, ainda estou para ver um RPG 16-Bit mais bonito que esse. O mais perto que vi foi Beyond Oasis do Mega Drive (Na minha opinião, o segundo mais belo), mas acho que Seiken 3 faz um uso incrível da palheta de cores do console, criando coisas que parecem ser até dignas do PS1 algumas vezes. As animações do jogo também são bem suaves, levando as limitações do console em conta.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Bom, depois de ver todo mundo postando vários jogos aleatoriamente, eu decidi fazer algo mais organizado, mostrando os jogos mais impressionantes de cada console (todos sem ajuda de chips especiais), e vou começar com o Master System:
Primeiramente, uma escolha um tanto óbvia, mas necessária, o primeiro Phantasy Star:

Primeiramente, é incrível a compressão de código feita pelo sr. Naka para que toda a arte do jogo (feita pela maravilhosa Rieko Kodama) coubesse num cartucho de apenas 4MB, as dungeons em primeira pessoa rodando suavemente em 30fps (segundo o Yuji, eram pra rodar ainda mais rápido mas não foi possível devido a previamente citada compressão de código), que até em alguns jogos na geração seguinte ainda não tinham um scrolling tao suave, as cutscenes, os cenários e inimigos coloridos totalmente animados que em alguns momentos chegavam perto de atingir o limite do console de 32 cores simultâneas, e o mundo enorme dividido entre 4 planetas, pra não é só o RPG mais avançado da geração 8-bits como também o melhor.

Aladdin no Master simplesmente parece um jogo de Mega, intro com belas imagens, sprites grandes e super fluidos, varias cores na tela, backgrounds detalhados com um efeito 3D nos prédios e velocidade constante:


Deep Duck Trouble com certeza é o jogo do Master que mais utiliza cores simultâneas e é lotado de diferentes animações, acho que seu análogo no Mega seria Ristar:

Sonic Chaos não é tão rápido quanto os do Mega, mas tem as longas fases, caminhos alternativos, loopings e as pistas parafuso de Sonic 2 e Tails é jogável com o voo, tudo rodando a estáveis 30fps:


Continuando com ports, temos os de Space Harrier, onde consegue exibir vários sprites enormes ao mesmo tempo a uma velocidade decente, tem todo o conteúdo do Arcade, mais prologo, boss final (Haya-Oh), e um final, lembrando que esse foi um dos jogos que chegaram logo no começo da vida do console:


Road Rash, se comparado com o port mais famoso do seu irmão mais potente, e surpreendentemente próximo, tendo apenas a esperada queda na resolução e framerate, que mesmo assim, é bem menos notável do que por exemplo, um jogo do NES para o SNES:


Wonder Boy 1 no Master System é basicamente o mesmo jogo da System 2, apenas perdendo o HUD e usando cores levemente diferentes, e esse é outro jogo que saiu no começo da vida do console:
Falando em Master System, não joguei este game na época e me impressionou quando conheci: Jurassic Park é um jogo caprichadíssimo. Nem sonhava que ele era capaz desses gráficos aqui enquanto tive o console.

tjhTVzl.gif


9im4nyD.gif


QxO07Q4.gif
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Mesma coisa com o Mega e o SNES, muito das coisas impressionantes que ele rodava eram graças aos chips auxiliares, sem eles em comparação direta com o Mega ele e bem inferior:
Curioso como que um videogame que desde cedo rodava tão bem o F-Zero, que era bem sofisticado e impressionante, rodasse tão porcamente um jogo poligonal sem chip. No Kawasaki foi outra surra.

B6mTZGM.gif
pLSQWO4.gif


Legal da geração era bem isso de cada máquina ter pontos fortes e fracos bem definidos. Os jogos ficavam com um "jeitão diferente" e um videogame complementava o outro.
 
Ultima Edição:

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Falando em Master System, não joguei este game na época e me impressionou quando conheci: Jurassic Park é um jogo caprichadíssimo. Nem sonhava que ele era capaz desses gráficos aqui enquanto tive o console.

tjhTVzl.gif


9im4nyD.gif


QxO07Q4.gif

Esse jogo ( sem chip auxiliar) parece ser mais bonito que o jogo mais belo feito no NES com ajuda de chip auxiliar ( Batman) . Se realmente o for, só confirma o abismo entre hardwares de uma mesma geração.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Curioso como que um videogame que desde cedo rodava tão bem o F-Zero, que era bem sofisticado e impressionante, rodasse tão porcamente um jogo poligonal sem chip. No Kawasaki foi outra surra.

B6mTZGM.gif
pLSQWO4.gif


Legal da geração era bem isso de cada máquina ter pontos fortes e fracos bem definidos. Os jogos ficavam com um "jeitão diferente" e um videogame complementava o outro.

Surra??

Manda o Mega Drive rodar F-Zero a 60 fps sem ajuda de hardware ou software.


Meio nada a ver sua comparação.

Em primeiro lugar esses jogos poligonais sem chip da era 16 bits eram todos uma porcaria independente de qualquer console, os que se salvavam era Star Fox e Virtua Racing que usavam chips, nada a ver comparar com F-Zero, F-Zero era Mode 7 e rodava a 60 fps, um game extremamente jogável ate hoje diferente dessa porcaria de hard driving.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Surra??

Manda o Mega Drive rodar F-Zero a 60 fps sem ajuda de hardware ou software.


Meio nada a ver sua comparação.

Em primeiro lugar esses jogos poligonais sem chip da era 16 bits eram todos uma porcaria independente de qualquer console, os que se salvavam era Star Fox e Virtua Racing que usavam chips, nada a ver comparar com F-Zero, F-Zero era Mode 7 e rodava a 60 fps, um game extremamente jogável ate hoje diferente dessa porcaria de hard driving.
Surra.

www.youtube.com/watch?v=l8eaHk0IXps

E eu que elogiei e citei F-Zero. Precisa ficar dolorido não;
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.559
Pontos
453
Acabei esquecendo de mencionar Panorama Cotton do meguinha no meu post anterior. Esse jogo e OBRIGATÓRIO para todo tópico que menciona os jogos incríveis Mega Drive. A bruxaria desse jogo não está no gibi:



Se o Google Chrome não estivesse travando tanto no meu tablet, postava mais coisas sobre ele. Como já disse antes no fórum, isso aí e coisa de máquina de Arcade do meio dos 90 para cima, não console do final dos 80.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Surra??

Manda o Mega Drive rodar F-Zero a 60 fps sem ajuda de hardware ou software.
Seu pedido é uma ordem... Vish, F-Zero vou ficar devendo, mas Outrun 2019 que é tao rapido quanto, e tem variação de terreno e pistas paralelas em diferentes planos, algo q F-Zero do SNES só sonha, tem, serve?

Se não quiser, a gente também tem um jogo que roda a fullscreen mais rapido que Top Gear, e com criador de pistas também:
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Desculpa, mas essa comparação que é nada haver. Mega Drive não tem mode 7. É um hardware de 1988. Nem Neo Geo tem mode 7.
Comentário Ista e nada haver.
Bom o sujeito que começou essa comparação sem sentido enfiando Mode 7 no assunto.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Desculpa, mas essa comparação que é nada haver. Mega Drive não tem mode 7. É um hardware de 1988. Nem Neo Geo tem mode 7.
Comentário Ista e nada haver.
Alguém falar alguma coisa negativa do santo snes o cara roda a baiana.
Esse Mode 7 desse Sonic é 60 fps e sem ajuda de software?
Sem ajuda de software.
Sem ajuda de software.
Sem ajuda de software.
:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Bom o sujeito que começou essa comparação sem sentido enfiando Mode 7 no assunto.
Ninguém dúvida da superioridade do SNES em tudo (excessão clássica do processador com velocidade de Master Sustém). É um hardware do final de 1990. Quase 3 anos de vantagem tecnologica. Por isso é tão legal ver o Mega Drive fazendo coisas que supostamente não era para conseguir fazer.
A Sega no auge fazia coisas incríveis. Não deixou legado, mas era inegável o talento dela (Sega) na construção de jogos.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Esse Mode 7 desse Sonic é 60 fps e sem ajuda de software?

E o Toy Story nem Mode 7 é.
Esquece Mode 7. Vc sabe que o Mega Drive não faz isso via hardware.
Fica uma discussão boba, tipo "golpe baixo".
Daqui a pouco aparece a questão das transparências via hardware e a contagem de cores.
O Mega Drive é um hardware muito mais interessante do que o SNES justamente por ser quase 3 anos mais antigos.
Assim como o hardware do Turbografx.
A surra do SNES em relação ao Mega deveria ter sido tipo a do Dreamcast em relação ao Nintendo 64. 3 anos de diferença. E você é inteligente, entende de games, sabe que não foi isso que aconteceu.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ninguém dúvida da superioridade do SNES em tudo (excessão clássica do processador com velocidade de Master Sustém). É um hardware do final de 1990. Quase 3 anos de vantagem tecnologica. Por isso é tão legal ver o Mega Drive fazendo coisas que supostamente não era para conseguir fazer.
A Sega no auge fazia coisas incríveis. Não deixou legado, mas era inegável o talento dela (Sega) na construção de jogos.
graças a seu processador eficiente e amigável, foi possível o triunfo do conjunto software+hardware para tarefas impensadas no projeto inicial.

www.youtube.com/watch?v=BFVXamfmbrU
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Esquece Mode 7. Vc sabe que o Mega Drive não faz isso via hardware.
Fica uma discussão boba, tipo "golpe baixo".
Daqui a pouco aparece a questão das transparências via hardware e a contagem de cores.
O Mega Drive é um hardware muito mais interessante do que o SNES justamente por ser quase 3 anos mais antigos.
Assim como o hardware do Turbografx.
A surra do SNES em relação ao Mega deveria ter sido tipo a do Dreamcast em relação ao Nintendo 64. 3 anos de diferença. E você é inteligente, entende de games, sabe que não foi isso que aconteceu.

SNES e MD tinham dois anos de diferença mas ainda sim eram quase a mesma potencia, os dois consoles eram de 16 bits, os hardware se equiparavam bem, a diferença era que o SNES tinha alguns efeitos a mais, mas a diferença de hardware não era nada exorbitante.

E essa coisa de idade não tem muito a ver, o Neo Geo e o SNES tem praticamente a mesma idade e ainda sim o Neo Geo é um monstro de hardware comparado ao SNES, o Wii foi outro lançado um ano depois do X360 e ainda sim levava uma surra.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
SNES e MD tinham dois anos de diferença mas ainda sim eram quase a mesma potencia, os dois consoles eram de 16 bits, os hardware se equiparavam bem, a diferença era que o SNES tinha alguns efeitos a mais, mas a diferença de hardware não era nada exorbitante.

E essa coisa de idade não tem muito a ver, o Neo Geo e o SNES tem praticamente a mesma idade e ainda sim o Neo Geo é um monstro de hardware comparado ao SNES, o Wii foi outro lançado um ano depois do X360 e ainda sim levava uma surra.
Idade de sistema tem tudo haver.
Nós sabemos que o Neo Geo é algo a parte da história dos videogames. É um arcade em forma de videogame. Um preço fora da realidade, uma Ferrari dos videogames.
Já o Wii, mesmo contemporâneo ao Xbox 360 é PlayStation 3, sabemos também que é outra pegada. Outro público alvo. Algo que a Nintendo vem fazendo desde o Wii.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.718
Pontos
969
Um exemplo de jogo bem otimizado pra NES é a versão recente de Donkey Kong (feita do zero e lançada no final do ano passado).

É praticamente o jogo do fliperama, contendo inclusive os sons digitalizados. Está bem superior ao port da Nintendo de 83 e, pra mim, se enquadra aí nessa categoria "miraculosa" (dentro do que o console foi projetado pra oferecer, sem nada extra ajudando no cartucho):

 
Ultima Edição:
Topo Fundo