Bom, depois de ver todo mundo postando vários jogos aleatoriamente, eu decidi fazer algo mais organizado, mostrando os jogos mais impressionantes de cada console (todos sem ajuda de chips especiais), e vou começar com o Master System:
Primeiramente, uma escolha um tanto óbvia, mas necessária, o primeiro Phantasy Star:
Primeiramente, é incrível a compressão de código feita pelo sr. Naka para que toda a arte do jogo (feita pela maravilhosa Rieko Kodama) coubesse num cartucho de apenas 4MB, as dungeons em primeira pessoa rodando suavemente em 30fps (segundo o Yuji, eram pra rodar ainda mais rápido mas não foi possível devido a previamente citada compressão de código), que até em alguns jogos na geração seguinte ainda não tinham um scrolling tao suave, as cutscenes, os cenários e inimigos coloridos totalmente animados que em alguns momentos chegavam perto de atingir o limite do console de 32 cores simultâneas, e o mundo enorme dividido entre 4 planetas, pra não é só o RPG mais avançado da geração 8-bits como também o melhor.
Aladdin no Master simplesmente parece um jogo de Mega, intro com belas imagens, sprites grandes e super fluidos, varias cores na tela, backgrounds detalhados com um efeito 3D nos prédios e velocidade constante:
Deep Duck Trouble com certeza é o jogo do Master que mais utiliza cores simultâneas e é lotado de diferentes animações, acho que seu análogo no Mega seria Ristar:
Sonic Chaos não é tão rápido quanto os do Mega, mas tem as longas fases, caminhos alternativos, loopings e as pistas parafuso de Sonic 2 e Tails é jogável com o voo, tudo rodando a estáveis 30fps:
Continuando com ports, temos os de Space Harrier, onde consegue exibir vários sprites enormes ao mesmo tempo a uma velocidade decente, tem todo o conteúdo do Arcade, mais prologo, boss final (Haya-Oh), e um final, lembrando que esse foi um dos jogos que chegaram logo no começo da vida do console:
Road Rash, se comparado com o port mais famoso do seu irmão mais potente, e surpreendentemente próximo, tendo apenas a esperada queda na resolução e framerate, que mesmo assim, é bem menos notável do que por exemplo, um jogo do NES para o SNES:
Wonder Boy 1 no Master System é basicamente o mesmo jogo da System 2, apenas perdendo o HUD e usando cores levemente diferentes, e esse é outro jogo que saiu no começo da vida do console: