BaronDumass
Novato
- Mensagens
- 98
- Reações
- 4
- Pontos
- 16
Com o anúncio de Sonic Generations e a volta do Sonic barrigudinho, fases nostálgicas como Green Hill Zone e Chemical Plant, todos pensamos que a Sega finalmente tinha ouvido os fãs e feito um Sonic repleto de velocidade e tudo aquilo que consagrou o personagem no Genesis!!!
Grande engano...
Sonic Generations bem que podia ter chego lá...mas mais uma vez a teimosia do Sonic Team em colocar os malditos amiguinhos do Sonic em todos os jogos e um grau de frustração IMENSO, arruinaram o que podia ser um grande rival de Mario Galaxy.
Sonic continua um mendigo dos jogos qualidade "C"....
O JOGO:
Sonic Generations abre com aquela musiquinha que tem na abertura dos Sonic do Genesis, no logo , Sonic magrelo e Sonic Barrigudinho fazendo sinal com o dedo ...de cara começa uma sessão de nostalgia
press start...
Tem um filminho de introdução, contando a historinha que á das mais banais e mongolóides possível , com Sonic e seus amiguinhos insuportáveis num pique-nique que se revela ser a festinha de aniversário de 20 anos do personagem...quando surge um monstro dimensional e acaba com tudo, sugando os amigos ridiculos de Sonic pra outra dimensão, o passado.
Tudo fica preto e branco, e você surge em um mapa 2d com as fases, e a primeira delas é a Green Hill Zone, do Sonic 1. Você ouve um remix em violinos da música tema da Green Hill Zone, muito lindo.
Nem preciso falar que nesse momento a nostalgia é imensa e o jogador fica diante do melhor Sonic de todos os tempos...Você começa com o Sonic Magrelo na Green Hill Zone moderna, fase perfeita, rápida, sem frustração de ficar caindo no abismo do nada como acontecia nos Sonic 3d à partir do Adventure 1...
É bem fácil, mas é bem gostosa de jogar e não é frustrante, e visualmente é impressionante, não só pelo visual de babar mas também pelos loopings e zoons e toda velocidade insana e ininterrupta da fase.
Depois de uma fase maravilhosa no estilo dos Sonic modernos, você deve trocar de personagem, do Sonic magrelo, você troca para o barrigudinho e joga a mesma Green Hill Zone linda, com o Sonic barrigudinho!!!
Nostálgico demais, a fase 2d é tão maravilhosa como a Green Hill 3D...o Sonic barrigudinho pode até virar bolinha!!!
Enfim, depois de passar a primeira fase com ambos os Sonic, vc libera mais duas por era, após passar os 2 acts de cada fase (2d e 3d) você enfrenta um boss e deve derrotá-lo para abrir mais 3 fases de uma nova era do passado de Sonic.
As fases são:
Era Genesis/MegaDrive:
Green Hill Zone (Sonic 1)
Chemical Plant (Sonic 2)
Sky Sanctuary (Sonic & Knuckles)
Era Dreamcast:
Speed Highway (Sonic Adv 1)
City Escape (Sonic Adv 2)
Seaside Hill (Sonic Heroes)
Era do Sonic Mendigo (de jogos péssimos):
Crisis City (Sonic 2006)
RoofTop Run (Sonic Unleashed)
Planet Wisp (Sonic Colors)
Como falado, após terminar cada act de cada fase, é liberado um boss para se derrotar e assim abrir uma nova era no passado de Sonic com mais 3 fases de pura velocidade...
É aí que começa o problema dos jogos de Sonic moderno e desse também:
a quebra de ritmo...Ao passar os 2 acts de cada fase, vc salva um amiguinho maldito....e para abrir o portal do Boss, vc deve completar missões ridiculas de chatas em cada fase...coletar 3 chavinhas e então enfrentar o boss...
Não é obrigatório passar todas essas 10 missões...com 1 só já dá pra pegar a chave do boss...mas é uma quebra de ritmo que arruinou grande parte do prazer do jogo que é a velocidade desenfreada...
Enfim, as missões variam de Sonic 2d e Sonic 3d...como não tive saco fiz só algumas:
essas missões variam de :
- ajudar amiguinhos idiotas, ou ser ajudado por eles e suas habilidades especiais
- ou disputar contra eles uma corrida super lerda (como por exemplo, correr em cima de uma plataforma que só se move quando vc corre em cima dela, enquanto a sua rival Amy pega velocidade girando o martelo)
- time attack com o fantasma do Sonic barrigudinho (as melhores , são as que eu costumo fazer)
- banalidades como terminar a fase em certas condições no tempo certo com trezentos obstáculos como monstros gigantes, ou com tanto número de anéis, ou alguma outra situação chata que quebra o ritmo do jogo e te enche de frustração...
Já vou avisando que essas missõezinhas são péssimas e super frustrantes, só servem pra irritar...
Há também as missões para pegar a Chaos Emerald, como quando você enfrenta Shadow ou Silver e são igualmente chatas...
Enfim, passada essa tortura, a chave do boss é liberada e em cima de cada fase surge um sino, que ao tocar vc pega uma nota musical que libera conteúdo extra , como artworks ou trilha sonora de jogos clássicos, o que seria bem legal se não fosse preciso passar por uma sessão de tortura pra liberar esse conteúdo...
Bem, os bosses são aquela maravilha de sempre: uma repetição sem fim e um grau de frustração imensurável, você vai cair trocentas vezes do abismo e se irritar muito até conseguir passar... um desses bosses é visualmente impressionante , assim como a fase dele, mas correr rápido com plataforma não combina e há sim muita frustração!
Após derrotar um boss chatíssimo, aí sim as novas fases são liberadas...e vc pensa, finalmente mais 3 fases maravilhosas cheias de velocidade e adrenalina...
Grande engano!!!!
À medida que o jogo avança, as fases vão ficando mais complexas e cheias de obstáculos quebrando o ritmo e arruinando a experiência...
Na Sea Side Hill, por exemplo, que era a fase mais gostosa do Sonic Heroes, você cairá na água milhares de vezes, até perceber que não pode tocar no controle enquanto corre , nem pular e que as partes de plataforma devem ser feitas com a maior paciencia do mundo... eu me decepcionei demais nessa fase.
Chega em um ponto do jogo que realmente fica insuportável continuar, a última fase do jogo, Planet Wisp (Sonic Colors) é lamentável...tem um puzzle retardado de mexer os ponteiros do relógio , demorei bons minutos pra passar da primeira vez, totalmente desnecessário, um absurdo de obstáculos no meio da pista, quebrando o ritmo, e poucas, mas bem poucas seções de corrida e velocidade... é de dar raiva e vontade de malhar o controle no chão.
Dá vontade de só jogar a Green Hill Zone e a Chemical Plant e esquecer do resto, pois essas duas fases são maravilhosas...à medida que o jogo avança as fases são cheias de obstáculos e o jogo se torna um jogo de plataforma como Mario, e a velocidade que deveria ser o foco principal fica em segundo plano.
O boss da era moderna/mendigo é frustrante ao extremo, ao ponto de que para se ter uma oportunidade de ataque, você deve pular/desviar de uns 30 projéteis e se perder essa oportunidade , terá que repetir tudo de novo....morri com 20 minutos de jogo nessa fase, e depois de dar 5 golpes nele, ele não tinha morrido.
Enfim, por quesitos técnicos fica assim:
Gráficos e arte: 10 (Sonic Generations é muito bonito, velocidade absurda)
Som, música e vozes: 8,0 (Sonic barrugudinho tem os sons clássicos como da bolinha e do pulo, e também da parada e as músicas são quase sempre excelentes...até a era Dreamcast não tenho reclamação quanto às músicas....a era moderna é mediana e as músicas não tem o mesmo carisma, as vozes são ok, mas era melhor mesmo que o Sonic magrelo ficasse de bico calado assim como o barrigudinho que não fala nada)
Jogabilidade: 6,0 (bem, poderia ser 10 se não tivesse tanta frescura e variações, se fosse só a velocidade frenética seria 10, mas como o jogo é lotado de babaquice, tenho que tirar pontos, mas a jogabilidade é super precisa...perde pontos mesmo pela falta de visão da SEGA em incluir tanta babaquice no jogo)
Diversão: 4,0 (como falado no review, o jogo tem um começo ótimo e o nível vai caindo ladeira à baixo na medida em que a frustração e um péssimo design de fases + objetivos mongóis, na tentativa de extender o jogo, vão tomando conta)
Conclusão: A nostalgia do começo com duas fases lindas cheias de velocidade e emoção, deixam muito evidente o que era o Sonic barrigudinho do passado, o que ele representou pra uma geração de jogadores, com o mendigo que vive de favor nos jogos esportivos do Mario de hoje e que seus jogos de aventura são sinônimo de jogos péssimos, com design frustrante e pouca diversão.
É uma pena mas não foi dessa vez que a SEGA colocou Sonic nos eixos...mas é impressionante como com os erros de todos os SONIC 3D desde o Adventure , que a SEGA não tenha sacado que a simplicadade do passado era o que fazia de Sonic uma série brilhante...
VEREDITO: Sonic Generations é um jogo "C", nada além disso