O ponto de mudança na tecnologia que usava miniaturas, montagens e efeitos mais práticos para o cenários e efeitos puramente digitais CGI veio com o "Parque dos dinossauros" em 1993. Na época o Spielberg queria fazer a maior parte dos dinos a partir de bonecos robotizados ou miniaturas, mas Industrial Light and Magic do George Lucas provou que dava para fazer a maior parte do filme em animações computadorizadas CGI, tendência que foi progressivamente adotada para a maioria dos filmes de ação, aventura etc. Hoje até filmes ditos "normais" usam muita CGI, seja para fazer multidões, ou fazer cenários em externas sem alterar locações reais etc. Por exemplo, uma fachada de um prédio antigo colocada digitalmente sobre um prédio novo, simular circulação de pessoas num cenário etc.
Sem falar que depois da trilogia 456, o George Lucas se envolveu em outros projetos, auxiliou em filmes do Spielberg e outros diretores (sim de coisas com Howard o Super Pato, Caravana da Coragem, a Roger Rabbit, onde trabalhou como produtor, produção de filmes de Indiana Jones etc).
Se ele tivesse retomado os trabalhos em Star Wars no começo dos anos 90, talvez ele adotaria os mesmos conceitos que foram usados no Parque dos Dinossauros ; não iria mudar muita coisa, apenas adiantaria o padrão que ele adotou no final dos anos 90 pra fazer a trilogia 123 - com a diferença das estações de trabalho Silicon Graphics de uma geração anterior...