O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Street Fighter 2: o maior game de todos os tempos

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.486
Pontos
353
Brasileiros e suas filas... :facepalm

Indicativo de sucesso e construção de comunidade: filas.

Vender milhões de cópias individuais e criar uma comunidade enorme que se comunica sem precisar enfrentar trânsito para se encontrar: não chega nem perto do sucesso de uma boa fila.
Filas para se jogar videogame são raras pra cacete. Não é apenas uma boa piada, não. Principalmente filas que duram muito tempo (meses). Vender unidades por si só não é indicativo absoluto do marco que um jogo foi. Na época de Street Fighter 2, eram os aluguéis que imperavam - os jogos que mais vendiam costumavam ser bundles (salvo raras exceções). Criar comunidade online é a coisa mais fácil do mundo hoje em dia.

É quase como querer mensurar a importância de Justin Bieber na história da música popular só olhando os seus números de comunidade online (como a quantidade de suas visualizações, likes, comentários e subcribers). Mas não é tão simples assim. Estamos falando de possivelmente o maior arcade de todos os tempos, assim como o maior jogo de luta. Não é pouca m****, não.

Se você pegar todas aquelas revistas de games dos anos 90, principalmente do começo até meados daquela década, verá a (duradoura) febre que o jogo foi, contando os seus updates Turbo, Special Edition e Super. Sim, jogos como Minecraft e Battlegrounds são sucessos globais fascinantes, mas é preciso observar qual será o seu legado para o futuro. Eu também não vejo a mesma febre desvairada que houve com SF II, por mais que se possa argumentar que, pelo menos no caso de Minecraft, ela seja numericamente maior.

Como eu já falei, SF II teve trocentas versões, vendeu milhões de unidades em quase todas elas (mesmo em tempos de locadora), e foi jogado, por anos a fio, por um contingente incalculável de pessoas nos arcades (e ainda é, mesmo que só esporadicamente, até hoje por um bom número de pessoas). A influência geral de um jogo deve ser melhor ponderada antes de um ultimato. Não é tão simples assim.
 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.812
Reações
5.705
Pontos
1.449
Junto com Mario 64, foram os jogos que mais marcaram minha infância

Enviado de meu Mi Note 3 usando o Tapatalk
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.486
Pontos
353
Acordava todo sábado de manhã e esperava a locadora abrir só pra ter a certeza de pegar o jogo.
Todo final de semana estava jogando.
É o jogo da minha vida.
Meu amor por street fighter é por conta desse jogo.
Todo o ódio que Street V faz eu passar é suportável por conta do meu amor por street fighter 2.
Esta parte, que eu destaquei acima, é bastante importante. Acho que isto, e de forma ainda muito mais dramática, também vale para a "nossa" relação com o Sonic atual, por exemplo (e já de muito tempo). Eu diria que boa parte da sobrevida que Sonic teve foi justamente como este espectro morto-vivo gamístico, que ainda ronda por aí como uma aparição nostálgico-carismática de nossa memória coletiva, e à qual devemos certa devoção sacrificial.

Para simplificar ao máximo: é como você já disse, jogamos Sonic hoje porque já amamos demais o Sonic de antigamente, e mesmo que saibamos que jamais reviveremos novamente aqueles tempos áureos de Sonic The Hedgehog (1, 2 e 3), nós não conseguimos acreditar (ou aceitar) totalmente (n)isso. Algo assim, embora com menor severidade, também me parece valer para os Street Fighter(s) atuais (exceção feita a SF IV, que realmente foi um jogaço).

Nós continuamos a consumi-los para manter as aparências, e para camuflar do fato de que as nossas memórias já morreram - isto é, que elas são justamente só memórias de um passado já distante, e que já não se pode mais resgatar como um espírito coletivo. Noutras palavras, em plena "era (dita) esclarecida", ainda consumimos muita coisa hoje tendo como base este espetáculo público supersticioso, onde certas aparências são sinceramente encenadas e mantidas como se nós não soubéssemos o que de fato está acontecendo por detrás da sua realidade.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.331
Reações
28.574
Pontos
1.649
Não conheço ninguém que quer ser youtuber inspirado em Street Fighter..:klol
Uma procuradinha rápida e você acha canais dedicados. Mas de fato, SF2 é meio "out of time" e não tem mais o apelo que tinha há 20 anos atrás. Não tem muito cabimento essa comparação.
 


Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.486
Pontos
353
Para quem ainda duvida da penetração da marca Street Fighter 2 na cultura pop e no "inconsciente coletivo":



Os copos, que eu recentemente adquiri no Habib's, também contam uma outra estória do "ninguém lembra mais de Street Fighter" - e olha que eles esgotaram rapidinho, e são de um jogo de 27 fucking anos atrás. Not bad at all. :)
 

sonicflood

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
8.990
Reações
9.698
Pontos
1.049
realmente um jogo que impactou...nunca fui bom em jogo de luta..e confesso que nunca jogava...mas vi grandes amigos passarem horas no fliperama e snes.
Epoca boa que nao tinha mimimi...jogar em rede...crossplay...realmente um dos grandes de todos os tempos!
 

saintkyo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.428
Reações
4.106
Pontos
1.199
Saudades dos arcades, lendo esses relatos me recordo como era bacana a comunidade. Quando abriu o Habib's então, onde a esfiha era 0,5 centavos no comeco, era um put* combo. Jogávamos e depois juntavamos 3,00 e nos acabávamos comendo ali na Pça da Liberdade.
 

Mestre Padawan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.707
Reações
1.904
Pontos
609
É aqui que compara SFII de 1992 com Zelda de 96/98 num sistema de 64bits?

Anyway, SFII foi supremo e isso é fato, NENHUM jogo vai se comparar no alvoroço que foi SFII. E afirmo que foi o maior jogo de todos os tempos, não é questão de gosto pessoal, mas uma verdade absoluta.


O feito que a Capcom conseguiu na época não tem nada igual. Seu jogo trazia 8 chars, movimentações incríveis, 4 chefes, músicas fantásticas, vozes, golpes muito bem elaborados e tudo isso em 1992. Q no maximo seu "concorrente" era Double Dragon beat in up.


Zelda como melhor de todos os tempos? Meu pau de óculos

Enviado de Outer Rim
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.421
Reações
19.585
Pontos
1.469
Dizem que foi o jogo que venceu a geração 16bits pra Nintendo. A Sega perdeu a liderança quando saiu Street Fighter2 para o SuperNes.
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.670
Reações
27.427
Pontos
1.053
Não conheço ninguém que quer ser youtuber inspirado em Street Fighter..:klol
Mas Mega, nem Existia o Tube na decada de 90, se a época de lançamento fosse transportada para 2008 não teria tubers inspirados ? Não quero bater de frente com vc nem com ninguém, mas é até um pensamento logico mano
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.897
Reações
80.651
Pontos
1.839
Um dos expoentes, ainda o sendo, em todos estes anos desta indústria vital.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.003
Pontos
1.209
Filas para se jogar videogame são raras pra cacete. Não é apenas uma boa piada, não. Principalmente filas que duram muito tempo (meses). Vender unidades por si só não é indicativo absoluto do marco que um jogo foi. Na época de Street Fighter 2, eram os aluguéis que imperavam - os jogos que mais vendiam costumavam ser bundles (salvo raras exceções). Criar comunidade online é a coisa mais fácil do mundo hoje em dia.

É quase como querer mensurar a importância de Justin Bieber na história da música popular só olhando os seus números de comunidade online (como a quantidade de suas visualizações, likes, comentários e subcribers). Mas não é tão simples assim. Estamos falando de possivelmente o maior arcade de todos os tempos, assim como o maior jogo de luta. Não é pouca m****, não.

Se você pegar todas aquelas revistas de games dos anos 90, principalmente do começo até meados daquela década, verá a (duradoura) febre que o jogo foi, contando os seus updates Turbo, Special Edition e Super. Sim, jogos como Minecraft e Battlegrounds são sucessos globais fascinantes, mas é preciso observar qual será o seu legado para o futuro. Eu também não vejo a mesma febre desvairada que houve com SF II, por mais que se possa argumentar que, pelo menos no caso de Minecraft, ela seja numericamente maior.

Como eu já falei, SF II teve trocentas versões, vendeu milhões de unidades em quase todas elas (mesmo em tempos de locadora), e foi jogado, por anos a fio, por um contingente incalculável de pessoas nos arcades (e ainda é, mesmo que só esporadicamente, até hoje por um bom número de pessoas). A influência geral de um jogo deve ser melhor ponderada antes de um ultimato. Não é tão simples assim.
O sucesso de SF2 foi enorme, nao so pelo aluguel das fitas, tambem pelas vendas das mesmas, da quantidade de maquinas de flipeama que as lojas tinham de SF2. Nesse então eu morava na Agentina e la tinha uma rede fliperamas chamada Sacoa. Ainda existe la mas muito menor do que ja foi. A sede era na cidade onde eu morava e tinha um tamanho inmenso. Uma cuadra (100 metrtos)de profundidade e 40 de frente. Saida por duas ruas diferentes e dois andares de subsolo. Dentro desse salão eram corredores com paredes feitas de fliperamas e no geral tinha de 1 a 5 maquinas repetidas dependendo do sucesso do jogo. Mas no caso de SF2 chegaram a ter 3 corredores inteiros do arcade de SF antes do champion edition. Nesse fliperama eram so maquinas originais e nao tinham os hackeados. Em outros locais menores tinham promoções de 2x1 nas fichas mas nunca em SF. E todos tinham mais maquinas de SF2 do que de qualquer outro jogo. O mesmo acontecia em Buenos aires nas poucas vezes que fui viajar la nos 90. Fora o enorme sucesso do game no SNES que vendeu mais de 6milhoes de copias sendo um dos mais vendidos na geração. Fora que nesse entao se calculaba que pa cada jogo original se vendiam 5 piratas. Isso numa media tem jogos mais pirateados que outros acredito com uma dosse de 100% de acerto que SF2 foi o mais pirateado da geração. Minecaft acedito se aproxima nestes tempos modernos ao que foi SF, Tertis tambem acho que fica no mesmo hall da fama e o unicos outros dois games que acho entram seriam: Counter Strike que criou as lan houses e Pokemon.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.486
Pontos
353
O sucesso de SF2 foi enorme, nao so pelo aluguel das fitas, tambem pelas vendas das mesmas, da quantidade de maquinas de flipeama que as lojas tinham de SF2. Nesse então eu morava na Agentina e la tinha uma rede fliperamas chamada Sacoa. Ainda existe la mas muito menor do que ja foi. A sede era na cidade onde eu morava e tinha um tamanho inmenso. Uma cuadra (100 metrtos)de profundidade e 40 de frente. Saida por duas ruas diferentes e dois andares de subsolo. Dentro desse salão eram corredores com paredes feitas de fliperamas e no geral tinha de 1 a 5 maquinas repetidas dependendo do sucesso do jogo. Mas no caso de SF2 chegaram a ter 3 corredores inteiros do arcade de SF antes do champion edition. Nesse fliperama eram so maquinas originais e nao tinham os hackeados. Em outros locais menores tinham promoções de 2x1 nas fichas mas nunca em SF. E todos tinham mais maquinas de SF2 do que de qualquer outro jogo. O mesmo acontecia em Buenos aires nas poucas vezes que fui viajar la nos 90. Fora o enorme sucesso do game no SNES que vendeu mais de 6milhoes de copias sendo um dos mais vendidos na geração. Fora que nesse entao se calculaba que pa cada jogo original se vendiam 5 piratas. Isso numa media tem jogos mais pirateados que outros acredito com uma dosse de 100% de acerto que SF2 foi o mais pirateado da geração. Minecaft acedito se aproxima nestes tempos modernos ao que foi SF, Tertis tambem acho que fica no mesmo hall da fama e o unicos outros dois games que acho entram seriam: Counter Strike que criou as lan houses e Pokemon.
Exatamente. Concordo com você. Inclusive, no último parágrafo, eu basicamente falo estas mesmas coisas - que ele também vendeu muitas cópias (mesmo em tempos de locadoras), e foi um sucesso incalculável nos arcades. Apenas esqueci de citar a pirataria, que também foi importantíssima.

Quem pega apenas a quantidade de cópias oficialmente vendidas como supremo parâmetro de comparação com outros fenômenos gamísticos, está fazendo um enorme desserviço não só para SF, como também para os próprios videogames. Somente as vendas, contam apenas uma pequenina fração quase que negligenciável da sua história.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.486
Pontos
353
É aqui que compara SFII de 1992 com Zelda de 96/98 num sistema de 64bits?

Anyway, SFII foi supremo e isso é fato, NENHUM jogo vai se comparar no alvoroço que foi SFII. E afirmo que foi o maior jogo de todos os tempos, não é questão de gosto pessoal, mas uma verdade absoluta.


O feito que a Capcom conseguiu na época não tem nada igual. Seu jogo trazia 8 chars, movimentações incríveis, 4 chefes, músicas fantásticas, vozes, golpes muito bem elaborados e tudo isso em 1992. Q no maximo seu "concorrente" era Double Dragon beat in up.


Zelda como melhor de todos os tempos? Meu pau de óculos

Enviado de Outer Rim
Como eu já falei antes, colocar OoT no topo não é uma opinião excêntrica, mas sim um clichê. Ainda hoje, ele foi o jogo que mais vezes apareceu no topo da lista dos melhores games de todos os tempos, em todas as mídias e revistas. Também é, isoladamente, o único com 99 de escore no metacritic, o primeiro 40 na história da Famitsu, entre tantas outras honrarias.

Na época, a avaliação normal era que OoT havia atingido a "perfeição" (sério mesmo). Sendo assim, você não concordar com Zelda como o melhor jogo de todos os tempos, embora ainda algo respeitável e compreensível, de modo algum retira o brilhantismo que o jogo foi para a história. Você concordando com isto ou não, "objetivamente", ele foi imenso.
 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.812
Reações
5.705
Pontos
1.449
É aqui que compara SFII de 1992 com Zelda de 96/98 num sistema de 64bits?

Anyway, SFII foi supremo e isso é fato, NENHUM jogo vai se comparar no alvoroço que foi SFII. E afirmo que foi o maior jogo de todos os tempos, não é questão de gosto pessoal, mas uma verdade absoluta.


O feito que a Capcom conseguiu na época não tem nada igual. Seu jogo trazia 8 chars, movimentações incríveis, 4 chefes, músicas fantásticas, vozes, golpes muito bem elaborados e tudo isso em 1992. Q no maximo seu "concorrente" era Double Dragon beat in up.


Zelda como melhor de todos os tempos? Meu pau de óculos

Enviado de Outer Rim
Zelda foi um marco, mas ainda acho a experiência que tive com Mario 64 mais marcante. Mas em jogos 2D, SF2 é imbatível

Enviado de meu Mi Note 3 usando o Tapatalk
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.003
Pontos
1.209
Zelda foi um marco, mas ainda acho a experiência que tive com Mario 64 mais marcante. Mas em jogos 2D, SF2 é imbatível

Enviado de meu Mi Note 3 usando o Tapatalk
Eu acho que Mario 64 foi muito mais influente no mundo dos games que zelda, mais ate que o SF2, porque ele foi o principal referente de como seriam feitos os jogos dali pra frente. SF2 tem o mesmo mas com os jogos de luta, o que o deixa num patamar um pouco a baixo do clasico do nintendo64. Mas tem uma febre comercial ao redo dele que o coloca bem acima do Mario64. Tem jogos que são muito importantes pra industria SF2 e um deles . E suas influencias estão ainda entre nos, os games de luta nao mexeram ainda com os conceitos implementados em SF2 e nem o farão nunca.
 

Mestre Padawan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.707
Reações
1.904
Pontos
609
Como eu já falei antes, colocar OoT no topo não é uma opinião excêntrica, mas sim um clichê. Ainda hoje, ele foi o jogo que mais vezes apareceu no topo da lista dos melhores games de todos os tempos, em todas as mídias e revistas. Também é, isoladamente, o único com 99 de escore no metacritic, o primeiro 40 na história da Famitsu, entre tantas outras honrarias.

Na época, a avaliação normal era que OoT havia atingido a "perfeição" (sério mesmo). Sendo assim, você não concordar com Zelda como o melhor jogo de todos os tempos, embora ainda algo respeitável e compreensível, de modo algum retira o brilhantismo que o jogo foi para a história. Você concordando com isto ou não, "objetivamente", ele foi imenso.
Cara vc tem que entender o seguinte. Zelda foi sim um put* jogo bom e tal. Mas nao teve aquele "BOOMM" de SF, simples assim. E por favor nao venha com metacritic, mídia, famitsu e blablabbla.
Pois me diga um jogo a altura de SF2 em 1992? Nao existe, em uma época q era MegaDrive x SNES. Já Zelda Ocarina saiu na era PlayStation, pois havia concorrente fortíssimo, entao não foi tao impactante qnto SF. E como eu disse, Zelda foi um bom jogo? Sim claro, mas NUNCA foi como SF2 que REVOLUCIONOU toda a industria de fliperama e tbm os videogames.


Agora comparar Zelda vs SF com metacritic? Onde teve um review no ano 200x do zelda só pra nao cair a nota e tal...afffff não da pra levar a sério.
 

Mestre Padawan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.707
Reações
1.904
Pontos
609
Eu acho que Mario 64 foi muito mais influente no mundo dos games que zelda
Exato!! Também achei isso na época. Quando vi Mario 64 achei fantástico o que a Nintendo tinha feito. E quando saiu Zelda Ocarina, foi tipo um....."OK" Ta igual ao Mario com um mundo mais aberto.
Essa foi a expressão que tive
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.486
Pontos
353
Cara vc tem que entender o seguinte. Zelda foi sim um put* jogo bom e tal. Mas nao teve aquele "BOOMM" de SF, simples assim. E por favor nao venha com metacritic, mídia, famitsu e blablabbla.
Pois me diga um jogo a altura de SF2 em 1992? Nao existe, em uma época q era MegaDrive x SNES. Já Zelda Ocarina saiu na era PlayStation, pois havia concorrente fortíssimo, entao não foi tao impactante qnto SF. E como eu disse, Zelda foi um bom jogo? Sim claro, mas NUNCA foi como SF2 que REVOLUCIONOU toda a industria de fliperama e tbm os videogames.


Agora comparar Zelda vs SF com metacritic? Onde teve um review no ano 200x do zelda só pra nao cair a nota e tal...afffff não da pra levar a sério.
Mas entenda que eu, em momento algum, disse que Zelda era "o maior", mas sim "o melhor" (a minha defesa aqui sempre foi que SF II é "o maior"). Você está batendo numa porta aberta aqui - em alguém que, no final das contas, também concorda com você. Estamos falando a mesma língua aqui.
 

Mestre Padawan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.707
Reações
1.904
Pontos
609
Mas entenda que eu, em momento algum, disse que Zelda era "o maior", mas sim "o melhor" (a minha defesa aqui sempre foi que SF II é "o maior"). Você está batendo numa porta aberta aqui - em alguém que, no final das contas, também concorda com você. Estamos falando a mesma língua aqui.
Ata... entendido brother :)

Enviado de Outer Rim
 

Champion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.589
Reações
16.908
Pontos
1.424
SFII foi foda mesmo, minha cidade é minuscula tem 6 mil habitantes mais ou menos, então em meados de 94 eu tinha 12 anos quando vi SF pela primeira vez aqui em buteco da minha cidade quando o jogo chegou, o mais engraçado que tinha um amigo uns 4 anos mais velho que tinha família em BH e já tinha jogado e até então era o melhor jogador da cidade, e como falei aqui todo mundo conhecia todo mundo, e o cara também foi um dos primeiros a ter video-game aqui na cidade montou uma locadora com Snes e Mega-Drive em suma o cara é o mais procurado no quesito video-games e jogos, então a maioria da cidade aprendeu a jogar SF com ele, logo depois chegou a versão com acesso aos 12 personagens e foi uma época muito boa aqui, as filas sempre ficavam cheias no fliperama no mais tradicional tira-tira, durante muito tempo foi assim e o jogo marcou época mesmo, inclusive nas exposições que aconteciam na cidade sempre tinham fliperamas de diversos jogos mas SF era sempre o mais jogado, e as disputas eram acirradas ainda mais quando vinham uns muleques das cidades vizinhas aí algumas vezes as brigas saiam das maquinas e acabavam em brigas no braço mesmo:klol.
Depois de tanto tempo estas recordações nunca são esquecidas e hoje quem acaba sendo a pessoa procurada pra informações sobre jogos e video-games sou eu:kbeca, tanto que um ano depois o amigo que me ensinou acabou sendo superado pelo aluno e eu acabava ganhando as disputas com ele.
E depois de SF tivemos dezenas de maquinas de jogos de luta por aqui: Mortal Kombat, Kof, Fatal Fury, Double Dragon, Street Fighter x X-men etc...
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.391
Reações
34.129
Pontos
1.053
Mas Mega, nem Existia o Tube na decada de 90, se a época de lançamento fosse transportada para 2008 não teria tubers inspirados ? Não quero bater de frente com vc nem com ninguém, mas é até um pensamento logico mano

Eu fiz uma brincadeira.
Acho que o outro user também brincou em relação a karate.:klol
 
Topo Fundo