Hitman 2016 e Hitman 2
Tento a anos gostar dessa série, mas não consigo. Depois de fechar Dishonored 2, achei que poderia mudar de ideia sobre jogos mais stealth, mas não. Dishonored é um jogo que também é stealth, mas não tem foco nisso, aquele jogo é feito pro jogadores se divertir, Hitman é feito pro jogador se frustrar o tempo todo até depois de horas vagando pelo cenário entender como vai fazer (de acordo com oq os desenvolvedores do jogo pensaram) em matar o alvo.
Eu acho dahora ver os videos desse jogo, pq são engraçados e divertidos, mas até o cara descobrir como fazer essas mortes dele deve ter jogado a mesma missão trocentas vezes e morrido trocentas vezes tb.
Me corrijam se estou errado, mas o foco do jogo é apenas stealth, o jogo te da varias armas pra justamente vc não usar. Não da pra tacar o caos, vc precisa ser invisivel.
Mas pelo menos em jogos de stealth normais vc tem que matar os inimigos ou incapacitar eles, em hitman eu notei que o foco é trocar de roupa e se misturar. A ideia é interessante, mas oq o jogo faz? Ele deixa o npc com a roupa que vc precisa pra entrar em determinado lugar, no lugar mais visto, pra vc não conseguir nocautear ele com facilidade. Mas feito isso vc entra nos lugares, mas ai não vejo graça pq fico andando pelo cenario sem ideia do que fazer. Tem um milhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo e não consigo compreender como matar o alvo sem ser notado. O jogo é mtu dificil e não perdoa errinhos. Inimigo te avistou ja era, o cenário inteiro vem atrás de vc de tudo quanto é canto e sabem exatamente onde vc ta.
Então é um jogo de paciencia que não pode ter o minimo de ansiedade, pq vc não pode tacar o caos, sair matando, se divertir com o monte de gadgets e armas q vc recebe... no fim vc fica jogando moedas no chão toda hora (pq os inimigos tem uma vontade incontrolavel de pegar moedas no chão, eles saem da patrula deles só pra pegar a maldita moeda) e estrangular eles. Raramente vc pode dar um tiro, pq é rarissimo ter um npc sozinho, os lugares são geralmente lotados de pessoas q se vc tossir alerta o fbi e a cia ao mesmo tempo.
Esse é um jogo que se fosse mais casual eu adoraria, pois ele te joga num cenario enorme e diz q tem tantos alvos, e vc se vira. Oq facilita é sua visão q pode ver através de paredes e até saber exatamente onde está o alvo, mas não adianta se vc não sabe oq fazer com ele. Se vc ver um video de como da pra matar o alvo vc nem acredita nisso, o cara anda pelo cenario inteiro e faz coisas q vc pensa "mas pq ele fez isso?" pra depois vc ver as consequencias. Mas são coisas as vezes q nem parecem ligadas, tipo ir no banheiro e inundar o chão pra depois jogar um aparelho que da choque em quem pisar na agua, mas vc precisa saber q o alvo seu uma hora vai nesse banheiro. Entao é um jogo que só vai recompensar quem tem um grau alto de autismo, pois vc tem que ficar jogando e rejogando a mesma fase varias vezes pra descobrir jeitos novos pra matar o alvo. Mas metodos que claramente foram feitos com a linha de pensamento dos desenvolvedores, ou seja, vc precisa entender a linha de raciocinio deles. TEm uma missão de matar uma mulher, e uma hora ela se apoia num vidro, se vc for la antes e desparafusar esse vidro, qdo ela se apoia ela caiu e morre. Mas pra saber a hora exata que ela faz isso, achar a ferramenta pra fazer isso, pegar o disfarce pra poder entrar nesse lugar precisa de muita dedicação. Pq qdo vc ve o youtuber fazer parece facil e até de senso comum, mas jogando não, é tudo meio que caotico e acontecendo ao mesmo tempo, vc não sabe se segue seu alvo, se explora o cenario, que lugar que pode entrar e pq entrar la. Vc fica literalmente perdido.
Mas claro, essa sensações podem ser oq faz desse jogo ser o sucesso que é. Não to falando que é ruim ou que o jogo é ruim. Mas ele é um jogo de nicho total. Um jogador comum que quer se divertir rapidamente, sair tacando o caos vai se frustrar, pq o jogo é metódico demais no que se propoe, não é chegar na sala e dar um tiro na pessoa. É fazer um plano mirabolante pra matar ela sem ser visto no processo.